TOP 10: momentos inspiradores do Superman

 


TOP 10 momentos inspiradores do Superman

2023 está sendo um ano pra ser fã do Superman, com o personagem voltando a receber destaque da DC seja nas suas novas hqs, na nova série animada My adventures with Superman e no futuro filme de James Gunn Superman Legacy.




Vários fãs já estão especulam o que o futuro aguarda para o homem de aço e, embora eu já desenvolvendo teorias e ideias, o que mais espero ver do Superman é uma boa representação de seu lado inspirador.



Por causa das críticas que o Superman sofre de ser “chato, bobo datado e não relacionável”, muita gente acaba tendo uma ideia errada quanto herói, julgando que o legal do personagem são os poderes e as cenas de luta e pancadaria (o fato que uma das defesas ao Superman do Cavill é ele ser “um Superman que dá soco nas coisas” já é o exemplo perfeito dessa visão errada).

Não estou dizendo que as histórias do Superman não devem ter cenas lutas e ação. Muito pelo contrário, eu curto várias lutas do Superman, seja em hqs ou adaptações. Contudo, uma cena de ação só funciona se a história for bem escrita, com momentos que conectem o público com o protagonista, que demonstre o que torna ele legal.

No caso do Superman, muitas de suas melhores histórias tinham aventura, mas também sabiam dar espaço para momentos chaves que contribuem para tornar a história mais emocionante e mostravam os aspectos que torna o Homem de aço tão icônico, como sua compaixão, altruísmo e força de vontade para salvar o mundo se mantendo fiel aos seus ideais, inspirando o melhor nas pessoas por meio de sua bondade.



Para exemplificar isso...esse é o meu top 10 momentos mais inspiradores do Superman:

10) Usou o fogo de Olgrun para salvar uma criança (Superman Warworld Apocalypse)


Uma das melhores sagas feitas nas hqs do Superman nos anos recentes foi o arco do Planeta Bélico, de Phillip Kennedy Johnson, onde Superman, liderando uma nova versão da Elite, vai ao planeta governado por seu inimigo, Mongul, para libertar escravos kriptonianos. 

Essa tarefa não é fácil, com Clark e seus colegas sendo capturados e forçados a participar dos jogos mortais de Mongul, que tenta quebrar o espírito deles.  Porém, com sua determinação, Clark resiste as torturas do vilão e aos poucos vai inspirando uma rebelião.



Ao mesmo tempo, o homem de aço vai aprendendo sobre a mitologia do Planeta Bélico, conseguindo obter o poder do Fogo de Olgrun. Querendo obter esse poder a qualquer custo, Mongul captura os aliados do Superman, tentando força-lo a abrir mão do Fogo de Olgrun. Mongul até chega até mesmo matar o jovem Othul na frente do Superman.



 Porém, o que ele não contava era que Clark opta em não usar o Fogo de Olgrun para derrota-lo, e sim para salvar a vida de Othul, demonstrando como a visão pessimista dos vilões do Superman levam a subestimar o herói e, com consequência, aos seus fracassos em derrota-lo.



9) Convenceu o Parasita a salvar Metrópolis (Superman Man of Tomorrow 2020 nº14 e 15)



Um dos vilões que deu muito trabalho para o Superman lidar foi o Parasita, um personagem com poder de absorver energia de outros seres vivos (no caso de super heróis ele pode drenar seus poderes. Apesar de ser um dos inimigos mais assustadores do Homem do Amanhã, Parasita, dependendo do roteiro, pode ser retratado como uma figura bem simpática, um coitado forçado a viver dependendo da energia de outros para sobreviver.

Um dos momentos em que esse lado humano foi melhor destacado foi na hq digitial Superman Homem do Amanhã, onde Clark derrota o Parasita, mas promete ajudá-lo a encontrar uma cura para sua “fome”.



Os dois viriam a se reencontrar edições depois, quando Superman estava tendo dificuldades de enfrentar Metallo. Pedindo ajuda ao Parasita, Superman acaba virando a luta ao seu favor e derrota Metallo, com a radição de seu coração de kriptonita servindo de alimento para o Parasita. 



Apesar de não encontrar uma cura para o Parasita, ele foi capaz de encontrar uma solução para sua fome, além de dar ao Parasita a chance de usar sua maldição para o bem.

8) Ajudou Supergirl a superar sua insegurança (Superman: Brainiac)



Se tem uma personagem que se inspira no Superman é sua prima, Kara Zor-El. Desde que chegou na Terra, ela tentou seguir o exemplo do seu primo, vivendo entre os humanos e adotando a identidade de Supergirl. Porém, isso levou ela passar por momentos de ansiedade, temendo falhar com seu primo e os humanos, tal como ela falhou em salvar seus pais e Krypton.


Mas logo veio o momento em que ela teve que encarar seu medo. Durante o arco de Brainiac, na fase do Geoff Johns, Kara se uniu ao seu primo na batalha final contra o Encolhedor de Mundos, que tinha disparado um míssil contra o sol, que provocaria a destruição da Terra. Estando ocupado lutado com Brainiac, Superman envia Kara para deter o míssil. De inicio ela hesita, temendo não conseguir deter o míssil, porém Clark, com apenas umas palavras calmas, consegue convencer sua prima a enfrentar seus medos. Inspirada, ela consegue destruir o míssil e salvar a Terra.




7)  Salvou uma vítima de pai abusivo (Superman nº705)



Superman não luta apenas com cientista loucos, monstros ou invasores alienígenas. As vezes suas histórias podem problemas bem realistas, como relações abusivas e violência doméstica. Um dos exemplos foi durante a fase de JMS, onde Superman, após os eventos de Nova Krypton, decide fazer uma caminhada pela América, se reconectando com as pessoas.

Ao chegar numa vizinhança, Clark escuta um pedido de socorro e descobre um garoto sendo espancado por um pai abusivo. Diante aquela cena, Clark fica furioso, com a história criando um suspense sobre o que ele vai fazer com o abusador.


No final, ele simplesmente agarra o homem e o leva para a polícia. Durante a denúncia, Superman pergunta o que vai acontecer com o garoto e ainda entrega a ele um cartão de contato, dizendo que pode chama-lo caso queira conversar.



6) Ajudou o Jimmy Olsen a conseguir um emprego (Superman Secret Origins nº04)



Assim como Superman, Jimmy Olsen também é subestimado por alguns fãs, julgando-o apenas como um sidekick bobo e alívio cômico. Porém histórias como Origem Secreta revelam um outro lado do aspirante a fotografo.  Tal como Clark, Jimmy também é um garoto novo em Metrópolis, tendo vindo pra cidade buscando uma vida melhor, apenas para encarar várias dificuldade, como falta de emprego, amigos e até mesmo suporte de seus pais.

Isso chegou a ponto dele considerar deixar Metrópolis. Por sorte o garoto acabou se encontrando com o Superman, que também estava lidando com dificuldades de se adaptar a sua nova vida como herói, com Luthor tendo virado a opinião do pública contra ele.



O dialogo dos dois acaba resultando não só em um ajudando o outro (Superman permite que Jimmy tire uma foto, conseguindo um lugar como fotógrafo no Planeta Diário, e Jimmy convence Lois e Perry a darem suporte para o Superman) como também Clark encontrando um amigo, alguém para lembra-lo das pessoas em Metrópolis que ainda acreditam nele.


5) Inspirou uma mulher a ser doadora (Superman v02 nº64)


Só porque Superman é poderoso não significa que ele pode resolver qualquer problema. Cedo ou tarde ele é forçado a encarar situações que não podem ser resolvidas com seus poderes

Um exemplo foi durante uma edição de Natal, onde Superman recebe uma carta de um garoto pedindo para que ele curasse seu pai, vítima de tumor cerebral. Sabendo que poderá atender o pedido do garoto, Superman fica arrasado mas decide ir ao hospital contar a verdade para o coitado, apenas pra descobrir que o pai do menino já tinha morrido.



Enquanto consola a família, Superman descobre outro paciente passando por dificuldades, precisando de doador. Apesar de não poder ajuda-lo, Clark percebe que a mãe do menino pode doar um de seus órgãos. Inspirada pelas palavras do herói, a moça participa do transplante salvando a vida do paciente, evitando que sofram a mesma perda que ela e seu filho sofreram.





Apesar de ter falhado em salvar a vida do pai menino, Superman conseguiu não só salvar a vida do outro paciente, como ainda ajudou a família do falecido a superar sua perda ajudando outras pessoas.

4) Derrotou a Elite (Action Comics nº775)



Existe outras formas de desafiar o Superman do que só a força física. No caso da Elite, um grupo de meta-humanos liderados pelo telepata Manchester Black, eles desafiam a fé do Superman em seus valores.

Diferente de inimigos como Luthor e Brainiac, Manchester e a Elite não são vilões ou buscam dominar o mundo. São apenas anti-heróis que, tal como Superman, querem combater o crime. Porém seus métodos violentos e questionáveis acabam criando oposição por parte do Homem de Aço. Pra piorar as coisas, embora Clark e seus aliados como a Lois e seus pais sejam contra Elite, o público inicialmente dá suporte a eles, julgando que suas ações são mais efetivas que os métodos “datados” do Superman.



A rivalidade de Superman com o grupo leva a eles terem um conflito na luta onde o herói, puxado ao seu limite, dá ao Manchester um gosto do próprio remédio, matando os membros da Elite um por um e neutralizando os poderes de Manchester, tudo isso sendo transmitido para as TVs do mundo.



No entanto, é revelado no final que tudo não passou de um truque. Superman não matou nenhum dos membros da Elite e apenas os nocauteou. Foi tudo um plano do Clark para dar um susto tanto no vilões quanto na população, demonstrando o quão terrível seria se ele adota-se os métodos da Elite, provando que seus valores não o tornam fraco mas sim um grande herói.



3) Redimiu o Superman da Terra 2 (Crise Infinita)



Uma das versões alternativas que interagiu com o Superman foi Kal-L, o Superman da Era de Ouro e o maior herói da Terra 2. De início os dois eram aliados, trabalhando juntos em vários crossovers da Liga com a Sociedade da Justiça, incluindo a Crise nas Infinitas Terras, que terminou com Superman tendo um reboot enquanto Kal-L se uniu a sua Lois e Superboy Prime numa dimensão feita pelo Alexander Luthor onde poderiam viver em paz.

No entanto, os sobreviventes retornariam anos depois, durante a Crise Infinita. Tendo observado os eventos recentes no universo DC (ex: Mulher Maravilha matando Maxwell Lord, Batman criando o Irmão Olho e provocando o incidente com os OMACs, a Liga revelando ter feito apagado as mentes de vilões), Kal-L ficaram insatisfeitos com o fato do universo ter ficado tão sombrio e decidiriam provocar uma nova crise para ressuscitar o multiverso e, consequentemente a Terra 2, para que tudo volte a ser perfeito como era antes.



No entanto, devido as manipulações do Alexander Luthor, a Lois da Terra 2 acaba morrendo nos braços de Kal-L.



Enfurecido, ele ataca Superman, dizendo como toda essa tragédia é culpa dele por não ter agido como um símbolo de esperança e que ele estava tentando consertar as coisas e trazer o seu “mundo perfeito”.



 A luta termina com a interferência da Mulher Maravilha e Clark fazendo Kal-L perceber seu erro com apenas uma frase“Se você (Kal-L) existe não tem como sua Terra ser perfeita, pois uma terra perfeita não precisa de um Superman!”



Feita essa observação, Kal-L finalmente percebe seu erros e tem sua chance de redenção, ajudando Clark na luta final contra Superboy Prime, perdendo sua vida para salvar o universo mais uma vez.

2) Treinou seu filho Jon (Superman v04 nº02)



Durante a fase Renascimento, a DC realizou uma grande mudança de status quo nas hqs do Superman, com Clark agora sendo um pai e seu filho Jon começando a despertar seus poderes, criando um novo desafio para o Ultimo Filho de Krypton.

No primeiro arco da hq do Superman, escrita Peter J Tomasi e com a arte Patrick Gleason, Jon acaba usando sua visão de calor e acidentalmente mata o gato da família. 





Esse incidente, combinado com o fato de ter que esconder suas habilidades do mundo deixam Jon bastante nervoso, chegando gritar com Clark.



Diante a atitude de seu filho, Clark toma uma ação: Ele leva Jon para uma missão no ártico onde o garoto não só observa seu pai usando seus poderes para ajudar pessoas como também usa sua visão de calor para poder salvar seu pai.



Na realidade Clark sabia sobre o que seu filho tinha feito, porém ao invés de puni-lo, ele entendeu a situação e ajudou Jon a ver o potencial que suas habilidades possuem para ajudar as pessoas, além de também lhe dar a chance de se abrir sobre seus problemas ao invés de exigir do filho a verdade.



1) Um herói bondoso até os últimos momentos (Grandes Astros Superman)



Uma das histórias do Superman que captura perfeitamente a essência do personagem é Grandes Astros Superman.  Escrito por Grant Morrison, essa HQ  envolve o Superman, ao tentar salvar uns cientistas, se aproximando demais do sol, o que afeta suas células, aumentando seus poderes porém, aos poucos começam a mata-lo. A partir desse ponto, a história passa a mostrar o Superman, com seus dias contados, tendo várias aventuras diferentes, enquanto aproveita o tempo que ainda tem.



Admito que  essa opção são vários momentos inspiradores do Superman em uma história, ao invés de apenas um (ex: Ele salvando a vida de dois kriptonianos mesmo após terem tentado dominar a Terra; Clark inspirando os habitantes de Kandor a salvarem pacientes de Câncer). Porém o melhor momento que torna essa história tão inspiradora é o próprio Superman em todas essas histórias. Ao invés de ficar arrasado com sua condição ou depressivo, ele usa sua situação para motiva-lo a se dedicar mais em ajudar as pessoas, aproveitando o melhor dos momentos que ele compartilha com os outros, como a Lois, o Jimmy,seus pais ou até mesmo personagens introduzidos na história como Zibarro. 








O fato do Superman estar numa situação bem trágica mas ainda conseguir ter momentos bem tocantes e emocionantes entre o Superman e seu elenco de apoio reflete perfeitamente como essa história demonstra o que torna o Superman tão inspirador: Sua habilidade de encontrar esperança mesmo em situações, difíceis, se mantendo fiel aos seus ideais e ao  homem amigável e altruísta que ele é.



Então é isso! Para vocês, quais foram os  momentos mais inspiradores do Superman? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.


Postar um comentário

0 Comentários