A Esquecida Série Do Constantine


"Sabe quando se lembramos de algo que nossa mente tentou apagar da existência? aquele fagulho de memória que está escondido em nosso subconsciente e a partir de um gatilho, nos desperta milhões de ideias e possibilidades acerca daquilo?"

Então, dias atrás minha memória traiçoeira me lembrou de algo que não deveria, de uma adaptação de um personagem que gosto muito, o John Constantine. Para deixar claro, não quero parecer o chato que critica qualquer tentativa de adaptação de um personagem, porém nesse caso, eu acabo sendo bem criterioso pois infelizmente a bastante tempo vejo a DC não sabendo oque faz com esse personagem, e me incomoda não terem feito uma série ou filme digno de qualquer arco das HQs, pois quem já leu suas edições na extinta Vertigo sabe que há inúmeras historias sensacionais em que bastava um bom diretor no comando e um orçamento razoável que teríamos uma obra que mereça aplausos.

Para quem não lembra ou não sabe, o personagem do John possui 3 adaptações para Tv/Cinema, a primeira é a mais conhecida, onde ele é interpretado pelo Keanu Reeves (vai ganhar sequencia inclusive, Blargh), a segunda é para televisão e a terceira foi a mais recente com a personagem Johanna Constantine na série do Sandman da Netflix.

Porém o post de hoje é sobre a adaptação para televisão de 2014 de Constantine, que mesmo sendo antiga, ainda dá pra tirar algum proveito em analisar isso e comparar com sua versão original dos quadrinhos e julgar se foi uma série qualificada, o que já digo de antemão que não foi rsrsrs.

A SÉRIE DO CONSTANTINE

Minha reação assistindo!
 

Como escrevi antes, eu adoro o Constantine, foi esse personagem quem me iniciou nos quadrinhos e me fez logo criar um grande interesse por suas historias e particularidades (já fiz alguns textos sobre ele).

Quando lembrei dessa série, coloquei The Police no Music e logo corri atrás no Google, e quando me deparei com as imagens do ator Matt Ryan tive um choque pela extrema semelhança. Então comecei a imaginar como seriam as adaptações, se haveria um mínimo de tentativa, então não poupei tempo para assistir. Deixei a comédia e felicidade de The Office de lado e fui para a magia, demônios e o caralho a 4 de John Constantine.


No primeiro episódio, a série já apresenta o caminho que seguirá, abordando os traumas de Constantine (Astra) enquanto ele vai desbravando o mistério que circula o mapa de sangue. Com um tom de suspense bem fraco e com uma premissa bem qualquer coisa apenas pra dar um contexto pro personagem atuar.

 

Falando um pouco do Matt Ryan, o ator que interpretou o Constantine, ele se encaixa bem ao papel (ser britânico ajuda rsrs), pesquisei e ele realmente procurou se dedicar ao papel, e no fim das contas foi bem na série, uma pena que o roteiro raramente lhe ajudou.

É fácil notar que a produção é de baixo orçamento, seja pelos efeitos especiais que beiram o tosco ou simplesmente a necessidade obsessiva de terem episódios autossuficientes que se fecham (estilo caso da semana, bastante frequente em séries policiais americanas), que apenas atrapalham o desenrolar de uma trama e dão o sentimento de alguns episódios serem perda de tempo.

Falando agora de alguns personagem, o "melhor amigo" do John, o Chas, está adaptado como sendo um cara que possui o poder de ter "várias vidas” por conta de um erro anterior do John. Mesmo que a ideia seja razoável, a série acabou transformando o Chas num tipo de Robin casca grossa e imortal que encara tudo ao lado de John, o que deixou bem sem graça em comparação a sua contra parte em quadrinhos.

 

Momentos antes da merda rolar solta.

 

Um personagem que gostei bastante foi o "vilão" Papa Meia Noite, cheio de boas cenas com o John, e os episódios com ele foram bem divertidos. O restante dos personagens não tiveram grande brilho, principalmente o par romântico de John, sendo algo bem clichê de série americana.

Alguns arcos são adaptados na série mas bem reduzidos, como a primeira história do selo Hellblazer (Fome), que é um episódio que gostei (junto com o episodio dos anjos, são os que mais gostei), porém a resolução da trama se tornou algo bem meloso em comparação com o que de fato rolou nos quadrinhos, provavelmente pra suavizar uma história pesada. Vale citar que o protagonista que MORREU por câncer de pulmão, não pode fumar durante boa parte da série, o que me faz pensar em pra que fazer uma série de um personagem assim para TV aberta e horário nobre?


Claro que eu não poderia esperar uma fidelidade e qualidade tão alto, visto que foi cancelada antes do fim da temporada, porém mesmo diante todas suas limitações, foi uma série que incrivelmente me prendeu a atenção até o final precoce, mas nem de longe é uma série boa. Recomendo apenas pra quem quer ver algo sobre o personagem pois até tem um mísero esforço em tentar transmitir um Constantine mais pé no chão, diferente do Keanu Reeves usando pistola ou do Harry Potter adulto (como nas animações).

 

Literalmente "Bem Vindo Ao Inferno!", já que a partir daqui tudo declinou.


Enfim, acredito que dificilmente teremos algum material seja série/filme do personagem que seja levado ao tom sério, pois infelizmente ainda temos uma grande leva de roteiros bem infantis e genéricos em relação a adaptação de quadrinhos, a maioria feito apenas pra agradar uma massa que aceita qualquer coisa que tenha um misero Fanservice tosco, apenas pra fazerem um hype enorme em cima. Inclusive, minha mente buga quando me deparo com uma enorme quantidade de pessoas se animando e chorando por referencias que nunca leram, infelizmente o universo das adaptações está fadado a algo extremamente comercial e manjado.


Caso tenha uma opinião contrária ou algo a dizer, sinta-se a vontade em comentar e se expressar. Obrigado pela leitura.

Até o próximo post!!!




Postar um comentário

0 Comentários