TOP 10 - LUTAS ENTRE HERÓIS DAS HQS

 


TOP 10 LUTAS ENTRE HERÓIS DAS HQS

Um dos recursos muito utilizados por roteiristas para vender hqs são as lutas entre os heróis, momentos tensos em que discussões entre esses combatentes do crime chegam ao seu auge e eles partem para cima um do outro.



Esse tipo de história é uma espada de dois gumes. Se feito de forma incorreta pode resultar numa história forçada, pretensiosa e que descaracteriza os personagens envolvidos, privando eles de aspectos que os tornaram tão interessantes para os leitores. Mas se feito da forma certa, elas ser histórias com um drama bem complexo e emocionante.

Como exemplo desses tipos de histórias, eis o meu top 10 melhores lutas entre heróis nas HQs.

 

10) QUARTETO FANTÁSTICO VS PANTERA NEGRA (Quarteto Fantástico v1 nº52)



Um dos motivos pelos quais a fase do Quarteto Fantástico, feita Stan Lee e Jack Kirby é uma das HQs mais importantes da Marvel é pela forma como a dupla de criadores fez uso de seu sucesso para construir o resto do Universo Marvel que conhecemos, incluindo introduzir novos heróis nas páginas da Família de heróis, como foi o caso do Pantera Negra.



Considerado o primeiro super herói negro, o Pantera era um personagem bem misterioso em sua primeira aparição, sendo mostrado como rei de Wakanda que convida o Quarteto para se juntar a ele numa caçada...apenas para revelar pros heróis, quando chegam ao seu reino, que eles serão sua caça. A edição é o Pantera conseguindo emboscar o Quarteto e capturar seus membros, um a um, em suas armadilhas. Sua derrota apenas acontece graças a ajuda que o Quarteto recebe de seu amigo Wyatt Wingfoot, fazendo o rei de Wakanda aprender uma valiosa lição de humildade e reconhecer o valor daqueles que não possuem habilidades especiais.


9) HAL JORDAN VS GUY GARDNER (Lanterna Verde v3 nº25)



Os lanterna verdes Hal Jordan e Guy Gardner são perfeitos contrastes um do outro. Enquanto Hal é admirado por sua coragem, ousadia e senso de dever, Guy é muitas criticado e rejeitado por causa de sua atitude arrogante e rude. Nesse cenário não é difícil de imaginar que a relação dos dois teriam momentos tensos e de instabilidade.

Um dos momentos onde a rivalidade subiu de nível foi quando Hal, após passar bom tempo no espaço, retornou a Terra, para retomar seu posto de protetor do setor 2814. Guy, sendo o teimoso que ele é, se recusou, desafiando o lanterna veterano a um duelo cujo perdedor entregaria seu anel.



Conforme a história vai se desenvolvendo, a briga dos dois vai evoluindo de um choque de energia dos anéis para um simples duelo de punhos entre os dois Lanternas. 



Infelizmente para Guy, mesmo com esforço (com a história dando uma pequena simpatia pelo lanterna anti-herói), acaba sendo vencido por Hal, que reassume sua posição como Lanterna principal da Terra.



8) HULK VS X-MEN (Hulk Contra o Mundo: X-men)



A metade dos anos 2000 não foram nada gentis com os X-men nem com os mutantes, que passaram por situações que os colocaram a beira da extinção, desde o genocídio em Genosha causado pelo sentinela da Cassandra Nova ou o fim da Dinastia M, o evento onde Wanda, com sua magia, privou muitos mutantes de seu poderes, reduzindo a quantidade da população mutante no mundo. Quando parecia que as coisas não podiam piorar...o Hulk chega aos portões da Escola Xavier.



Tendo voltado do Planeta Skaar após os Illuminati terem banido da Terra, Hulk, cheio de ódio pela nave dos Illuminati ter explodido e matado vários habitantes de Skaar incluindo sua esposa Caiera, estaria em busca de vingança contra os responsáveis por seu exílio. Como Xavier era um membro principal dos Illuminati, ele acaba sendo colocando na lista negra do Hulk.

Mas os X-men, demonstrando sua lealdade a Xavier, se recusam a entregar seu mentor sem luta e, assim, partem para enfrentar o Hulk, que derrota todos, incluindo antigos rivais como Wolverine e Fanático.



Xavier só é poupado após a mutante Mercury revelar pro Hulk todo sofrimento que eles, mutantes, estão passando e a culpa que Xavier carrega por ter falhado. O Hulk não vê sentido em punir Xavier que, em suas palavras, está num inferno que ele mesmo criou.

7) CAROL DANVERS VS VAMPIRA (X-men Legacy nº269)



Mesmo sendo uma das heroínas mais poderosas do universo Marvel, Carol passou por momentos bem traumatizantes, com um dos mais importantes tendo sido seu primeiro encontro com a Vampira. Sendo uma integrante da Irmandade na época, ela roubou os poderes de Carol, além de partes de suas memórias, deixando a coitada num coma. Embora ela tenha conseguido despertar com a ajuda de Xavier, ela nunca perdoou Vampira, mesmo quando a mutante se redimiu e virou uma integrante dos x-men.



A relação das duas acabou chegando a desenvolvimento durante o arco dos Vingadores vs X-men, onde a Fênix acabou possuindo cinco integrantes dos Filhos do Átomo (Ciclope, Emma Frost, Magia, Colossus e Namor) e eles usaram seu poder para criar uma Utopia. Isso foi visto pelos Vingadores como um abuso de poder e privação da liberdade das pessoas, causando uma guerra entre as duas equipes. Estando em lados opostos, obvio que Carol e Vampira teriam uma revanche.



Tendo absorvido os poderes do Homem de Gelo e de sua adversária, Vampira consegue derrotar Carol, porém a vingadora aponta os erros cometidos pelos Quinteto Fênix em sua busca de tentar criar uma Utopia. 



Apesar de não querer acreditar, Vampira percebe os métodos cruéis que o Quinteto Fênix estava tomando para conter os Vingadores e se rebela contra eles. Ela pode ter vencido a luta física, porém Carol venceu a luta ideológica.

6) MULHER MARAVILHA VS BATMAN E SUPERMAN (LJA Um por todos)



Quando se fala em lutas de heróis muitos citam Superman e Batman, o que é natural considerando como os dois são ícones da cultura pop. No entanto, é fácil esquecer que a Mulher Maravilha também é parte da trindade principal e já teve conflitos com seus dois amigos.



Embora tenham histórias onde ela enfrentou só o Superman e outras onde ela encarou só o Batman, o exemplo onde ela confrontou os Melhores do Mundo foi no LJA Um por todos, onde Diana tenta capturar seus colegas da Liga, tentando evitar que enfrentem um dragão que, de acordo com uma profecia, irá mata-los. Enquanto J’onn, Aquaman, Lanterna e Flash caem em suas armadilhas, Batman e Superman são mais difíceis, forçando a amazona a ter um confronto físico.



Cada uma das lutas demonstra não só a inteligência da Mulher Maravilha como também as dinâmicas da Trindade, mostrando o quão forte é o laço entre eles, tornando trágico o fato de estarem lutando por motivos justos: Os heróis não querendo que Diana lute contra o dragão sozinha e ela não deseja que eles participem e a profecia se torne realidade.

5) HERCULES VS ATLAS E THUNDERBOLTS (Thuderbolts v1 nº22)



Carol Danvers não é a única vingadora a ter rixa contra um inimigo específico. O Hercules também desenvolveu um ódio pelos Mestres do Terror de Zemo, após os vilões, durante o arco “Sob Ataque” terem cercado o guerreiro mitológico e o deixado gravemente ferido. 



Eventualmente essa versão dos Mestres do Terror acaba se rebelando contra Zemo e passaram a serem os Thunderbolts, ex-vilões tentando conseguir redenção. Tal busca virou um drama recorrente nas histórias do grupo, visto que nem a população ou os heróis tinham confiança de que os vilões realmente mudaram. Tendo contas a acertar com seus antigos inimigos, principalmente Atlas (antigo vilão Poderoso ou Golias), Hercules ao descobrir a localização dos Thunderbolts, foi atrás deles, resultando numa luta entre os dois.



Em histórias passadas, tinha sido revelado que a origem de Atlas, que ele acabou virando um criminoso por suas tentativas de tentar fugir de seus traumas e problemas. Porém, nesse conflito com Hercules, é mostrado sua evolução, com o membro dos Thunderbolts assumindo responsabilidade por seus atos, chegando até mesmo permitir que Hercules dê o golpe final, como castigo por seus crimes.



É essa atitude, mais as palavras do Gavião Arqueiro, que fazem Hercules mudar de idea, dando ao seu inimigo a chance de continuar com seus colegas na busca para se provarem como heróis.

4) DEMOLIDOR VS NAMOR (Demolidor v1 nº07)



O Demolidor não é chamado de “Homem sem Medo” a toa. Apesar de ser um vigilante das ruas, tal como Homem Aranha ou Batman, o herói já encarou oponentes com habilidades muito além do seu nível. Um deles foi o soberano de Atlantis, Namor.

O duelo aconteceu na sétima edição da HQ do Diabo de Hell’s Kitchen, onde o Príncipe Submarino contrata Matt e Foggy para processar a humanidade por crimes contra Atlantis.


 

Ao ser informado que não poderiam realizar seu processo, Namor decide iniciar um ataque a cidade para convencer os humanos. Após uma breve luta com o Demolidor, o Príncipe Submarino se entrega para conseguir seu dia no tribunal. Infelizmente, não o processo lento  entra em conflito com a atitude exigente do Namor.



Para piorar, Namor descobre que seu inimigo, General Krang, estava se aproveitar de sua ausência para tomar o trono de Atlantis, fazendo o Príncipe Submarino fugir, disposto a passar por qualquer um que tente impedi-lo de voltar ao seu reino.



Embora seja clara a grande diferença de poder entre Namor e Demolidor, o Homem sem Medo usa todas táticas a sua disposição para tentar parar o Filho Vingador, chegando arriscar sua própria. 



Apesar de seus esforços serem em vão, eles não passam despercebido por Namor, que decide poupar os humanos, reconhecendo Demolidor como o herói mais vulnerável de todos os heróis que ele já enfrentou...e também o mais corajoso.



 

3) HOMEM DE FERRO VS CAPITÃO AMERICA (Homem de Ferro v1 nº228 e Capitão América 341)



A relação do Capitão América e Homem de Ferro é uma das mais complexas entre os Vingadores. Os dois lutaram juntos em muitas histórias, mas também tiveram conflitos entre si por causa de suas diferenças ideológicas. Embora muitos apontem Guerra Civil ou a fase dos Vingadores do Jonathan Hickman como principais exemplos de sua rivalidade, eu considero Guerra das Armaduras a melhor luta entre os dois vingadores.

Nesse arco, após descobri que sua tecnologia foi roubada e vendida para criminosos, Tony, carregando culpa pelo sofrimento que os vilões causaram com suas invenções sai numa busca para encontrar qualquer um, sejam criminosos ou agentes do governo, que possua sua tecnologia e desativa-la. Sua imprudência acaba fazendo Homem de Ferro se torna um homem procurado e eventualmente faz com que ele tenha que encarar Steve, tentando impedir seu antigo amigo de invadir a prisão Gruta para desativar os trajes dos seguranças, os Guardiões.



Apesar da luta não ser grandiosa como nos exemplos citados anteriormente, a história consegue dar motivação compreensível para ambos heróis, com Tony querendo recuperar sua tecnologia para não caia em mãos erradas e o Steve entende a necessidade da tecnologia do Tony para os Guardiões cumprirem com seu dever. 



O conflito dos dois também reflete a direção mais pessoal da história. Não tem uma batalha épica, mas sim um conflito rápido e breve que termina com Tony paralisando o Steve num momento de distração. Ele demonstra remorso por suas ações mas reconhece que já não pode mais voltar atrás. 

Foi a primeira vez que a confiança entre os dois vingadores foi abalada e levaria um tempo até os dois conseguirem se entender.

2) HOMEM ARANHA VS TOCHA HUMANA (Espetacular Homem Aranha v1 nº76 e 77)



Uma das relações que mais se desenvolveu nas histórias da Marvel foi a dinâmica do Homem Aranha e o Tocha Humana. De início os dois não se davam bem porém aos poucos foram se aproximando e virando aliados e amigos. No entanto, a jornada até lá foi cheia de conflitos entre os futuros amigos.

Enquanto maior parte dos conflitos foram resultados de mal entendidos ou implicância entre eles, o que teve um grau de drama foi durante o conflito do Aranha contra seu inimigo o Lagarto. Apesar de ser um dos vilões mais icônicos do Homem Aranha, o Lagarto também é o alter-ego de Curt Connors, um dos maiores aliados do herói, o que faz Peter conter sua força durante as lutas. No entanto, O Tocha Humana, não tendo conhecimento do segredo do vilão réptil, não contém seus ataques, fazendo o Aranha ficar dividido entre ajudar seu amigo Johnny a derrotar o Lagarto ou proteger seu amigo Curt do Tocha Humana.



No final Peter consegue enganar o Tocha e faze-lo recuar, porém a luta demonstra como ser Homem Aranha faz o Peter ter que tomar escolhas que afetam a ele e suas relações.

1) LIGA DA JUSTIÇA VS VINGADORES



Um dos maiores crossovers a acontecer nos quadrinhos foi o encontro da Liga da Justiça com os Vingadores. Numa época em que DC e Marvel davam um desconto em sua rivalidade e faziam esses encontros entre seus personagens, eles permitiram a criação dessa história épica feita por Kurt Busiek e George Perez, onde os heróis da DC são escolhidos pelo Grão-Mestre a irem ao universo da Marvel atrás de relíquias, ao mesmo tempo que os Vingadores, com a ajuda de Metron, acabam indo para o universo DC numa missão parecida. 





Chegando nos seus destinos, os dois grupos acabam tendo opiniões criticas um do outro, Enquanto Superman julga que os heróis da Marvel são irresponsáveis por permitir que catástrofes como o preconceito contra mutantes, a destruição causada pelo Hulk e deixar vigilantes como Justiceiro a solta, Capitão América considera os heróis da DC como tiranos devido a forma como são “venerados” pela população.





Isso tudo acaba levando a o encontro oficial das duas equipes e um conflito épico cheio de momentos icônicos como Flash competindo com o Mercúrio. Mulher Maravilha lutando contra Hercules da Marvel ou até mesmo Batman e Capitão América percebendo que estão sendo manipulados pelo Grão-Mestre e fazendo uma trégua (tendo um momento breve mas bem emocionante onde Capitão percebe que Batman também perdeu seu parceiro Jason Todd, tal como ele perdeu Bucky).



No final é revelado que essa caça as relíquias era tudo um esquema do Grão Mestre para poder impedir Krona, o Guardião Renegado, de destruir o universo, levando os heróis a deixarem suas diferenças de lado e trabalharem juntos. É uma história bem básica, porém muito memorável, com a interação dos heróis da DC e da Marvel mostrando os dois lados (representados pelo Superman e o Capitão America) reconhecendo o valor um do outro, apesar de suas diferenças, é um bom desenvolvimento assim como uma mensagem valiosa para os fãs das hqs das duas editoras. Por esse motivo que considero LJA/Vingadores uma das melhores lutas entre heróis nas hqs de todas.



Então é isso! Para vocês quais foram as melhores lutas entre heróis nas histórias em quadrinhos? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.


Postar um comentário

0 Comentários