Superman versus Brainiac - Primeiro confronto

 



Superman pode não ter uma galeria de vilões tão variada como os de Batman, Homem-Aranha ou Flash, mas ele possui alguns muito representativos e clássicos, conhecidos até pelo público leigo, que não lê quadrinhos. Brainiac sempre foi conhecido como o “segundo maior inimigo do Superman”, abaixo apenas de Lex Luthor. Inclusive, ele na Era de Prata vez por outra se unia a Luthor para formar a dupla Luthor/Brainiac e tentar destruir o Homem de Aço. No entanto, você sabe quando esse vilão surgiu e qual sua aparência original?



Primeira aparição de Brainiac foi em Action Comics no 242, na história Superduelo no espaço, publicada em 1958, escrito por Otto Binder e Al Plastino. Nessa história, Clark Kent e Lois Lane estavam a bordo do foguete espacial Columbus, para fazer uma reportagem especial, quando o foguete topa com uma nave alienígena. Em seu interior, encontrava-se Brainiac, que não gostou nem um pouco de se deparar com o foguete terrestre. Repare que o vilão tinha um mascote na época, o macaquinho alienígena Koko, que posteriormente foi homenageado por Alex Ross, um sua versão de Brainiac na HQ Justiça.


Clark não tem dúvidas, coloca um traje espacial e pula do foguete, enquanto Lois pensa que ele é um covarde. Logo, ele troca de roupas para seu uniforme, mas, ao tentar abordar a nave alienígena, é repelido por um campo de força. Enquanto isso, Brainiac aproveita para dar início a seu hobbie, que é miniaturizar cidades e colocá-las em garrafas. A primeira cidade da Terra que ele miniaturiza é Paris. Por quê? Brainiac fazia isso para repovoar seu mundo, devastado por uma praga. No caso, o planeta dele é Colu; porém, nessa história, ele não é nomeado. E, assim, as maiores cidades da Terra são miniaturizadas e guardadas em garrafas.


Superman percebe que Brainiac aterrizou sua nave em um planetoide e deixou seu interior. Rapidamente, o Homem de Aço investe contra o alienígena, mas em vão, pois Brainiac também tem um campo de força impenetrável. E nada que Superman lança nele tem efeito. O Homem da Aço faz o inimaginável e foge, deixando Lois espantada.


Em seguida, o Homem de Aço retorna para Metrópolis e volta a assumir a identidade de Clark Kent. Entretanto, Metrópolis é a cidade que é miniaturizada dessa vez por Brainiac. Clark logo volta a ser Superman e, graças à sua superforça, consegue forçar a tampa da garrafa e escapar. Brainiac o confunde com uma mosca e tenta esmagá-lo, mas, mesmo em um tamanho liliputiano, ainda tinha sua supervelocidade. Para quem não sabe, liliputianos são como se chamavam os cidadãos de Liliput, no livro As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Superman esconde-se em uma garrafa que estava destampada, e ele se surpreende ao perceber que é uma cidade kriptoniana.




Ao adentrar a cidade, o Homem de Aço imediatamente perde seus poderes, porque a gravidade de Krypton também tinha sido duplicada na garrafa. Primeira coisa que Superman faz lá é procurar um cientista. Oportunamente, ele conhece o professor Kimda, ex-colega de quarto de seu pai, Jor-El. Kimda diz que eles estão em Kandor, a antiga capital de Kripton. Superman conta para Kimda como chegou à Terra. O professor diz para o Homem de Aço que estudou como Brainiac consegue miniaturizar as cidades. Enquanto isso, Kimda mostra para Superman como Kandor teve grande avanço científico, com direito até a um sol artificial.


Por sua vez, Brainiac usa um gás em si e em Koko para ficar em animação suspensa enquanto sua nave volta para seu planeta. O professor Kimda percebe isso e relata para Superman, que traça um plano. O Homem de Aço pilota um foguete emprestado pelo professor e usa um dos animais do zoológico de Kandor, a toupeira comedora de metal, para que ela abra um buraco na tampa da garrafa. Na superfície, Superman volta a ter seus poderes. Sem pestanejar, ele começa a dar cabeçadas nos botões para ir restaurando as cidades uma a uma. Ao fim, ele fica em conflito, pois restava apenas uma carga do raio miniaturizador, e o Homem de Aço estava em dúvida se restauraria Kandor a seu tamanho original ou a si próprio. Nesse momento, o professor Kimda solucionou o impasse, ao acertar o botão enquanto pilotava o foguete e restaurar Superman ao tamanho normal. A justificativa para o sacrifício foi que “ele não poderia deixar a Terra ser privada de seu maior herói” e preferiu permanecer como em tamanho liliputiano. Dessa forma, a cidade de Kandor acabou se tornando parte da decoração da Fortaleza da Solidão.


Brainiac em sua primeira aparição era bem diferente das versões posteriores e não era um androide, como se convencionou depois. O vilão foi reformulado como um androide com inteligência de décimo grau. Graças a Lex Luthor, Brainiac teve a inteligência configurada para décimo segundo grau. Ele também ganhou aquelas lantejoulas na cabeça. Particularmente, chego a gostar do Brainiac até um pouco mais que o Luthor como vilão do Superman. Pena que nem sempre ele foi bem aproveitado ao longo das décadas.

Postar um comentário

0 Comentários