REVELAÇÕES: COMO SERIA O FINAL REAL DE "A CAVERNA DO DRAGÃO" E O QUE PODE TER COLABORADO COM SEU CANCELAMENTO

 Um dos assuntos preferidos dos saudosistas é a animação "A Caverna do Dragão". Seu cancelamento sem uma solução para os garotos perdidos, incendeia as discursões e levanta teorias...Bem, nossa matéria fala sobre o roteiro com o final da saga. O que seria seu final REAL. Também destacamos alguns pontos que colaboraram com o cancelamento da animação e que talvez voce ainda não saiba...Vai ficar de fora? Então vamos lá! Leia a matéria! 





Um dos jogos de RPG mais popular, com certeza é "Dungeons and Dragons" ('Masmorras e Dragões'), isto já por quase 5 décadas! E durante três anos também foi uma produção de TV co-produzida pela Marvel Productions, Toei Animation e TSR. Como inúmeras outras animações e séries em live-action, foi cancelada antes que o episódio final fosse produzido. 


Porém, o roteiro para o episódio final já estava escrito. E durante algum tempo não foi divulgado. O titulo do episódio seria: "Requiém". Finalmente ele foi gravado no estilo de uma peça de rádio e alguns fãs fizeram cortes e uma nova edição dos vários episódios exibidos contando a história. Ambas as versões estão disponíveis no YouTube


Até que tais gravações fossem feitas, havia muitos que juravam que tinham assistido ao último episódio. E defendiam isto com unhas e dentes. Seria difícil alguém ter assistido já que não havia sido produzido...Provavelmente houve confusão, pois eu mesmo lembro de pelo menos dois episódios em que as crianças voltaram, mas não puderam ficar por motivos diferentes. 


Em um deles, Uni (o unicórnio chatinho) não podia passar para o mundo real das crianças e se ficasse era morte certa. Bobby (o barbaro) não podia aceitar isto e voltou, os demais claro o seguiram, embora Eric (como era de se esperar) vacilasse um pouco...No segundo, eles voltaram ao parque, mas o Vingador foi junto e eles tiveram de retornar uma vez mais. É possível, que aqueles que juravam ter visto o final tenham confundido estes dois com o fim...


Outra teoria que ganhou força com o passar do tempo, é que o último episódio mostrava que na verdade o Mestre dos magos era o vilão e enganava as crianças o tempo todo. Enquanto o Vingador na verdade era o verdadeiro herói da animação e desejava ajudar as crianças, além claro de derrotar o maligno Mestre...


A ANIMAÇÃO...


Enfim, "Dungeons and Dragons", que inexplicavelmente foi traduzido "A Caverna do Dragão", seguia a história de seis crianças que foram transportadas de um parque de diversões para um mundo mágico. Neste mundo, viveram inúmeras aventuras orientados pelo Mestre dos Magos, que na verdade não dava orientação alguma. O que dava eram enigmas, que teriam alguma aplicação prática na história e ensinariam algum ponto moral...


Para que cumprissem sua missão naquele lugar, o Mestre lhes deu algumas habilidades. Bobby se tornou o bárbaro, munido de uma clava e grande força. Presto, com este nome só poderia ter-se tornado o Mágico. Sheila se tornou a Ladra e Diana se tornou a Acrobata. Ficaram faltando Hank e Eric, que viviam disputando a liderança. Hank se tornou o 'Ranger', no Brasil o 'Guarda', munido de um arco que atirava flechas energéticas e Eric se tornou o 'Cavaleiro' e recebeu um escudo capaz de proteger de ataques mágicos ou físicos...também se tornou o 'elemento cômico' da série. 






O QUE CONTRIBUIU COM O CANCELAMENTO...


Embora a animação fizesse sucesso entre as crianças e muitos marmanjos, alguns pais não gostaram do que viram. Estes pais começaram a achar os vilões muito amedrontadores. Que a animação provocava medo nos filhos. Também achavam a animação violenta, embora fosse uma violência não explicita. A coisa piorou quando em certo episódio, as crianças cogitaram...assassinar o Vingador!


E não parou por aí! Uma mãe culpou o suicídio de seu filho ao seu envolvimento com o jogo. Isto fez com que a série animada fosse obrigada a ir ao ar com um aviso: "A Caverna do Dragão foi associada a mortes violentas na vida real"...Nos EUA, um aviso destes é o equivalente a um fuzilamento! A série foi pega bem no meio de uma guerra cultural, com detratores acreditando que os RPGs continham influência satânica! Resultado: cancelamento!!!


A aparência do Vingador não ajudava na questão dos jogos serem 'satânicos'




O FIM PLANEJADO...





Não sei dizer se o radio drama e a animação disponíveis seguem o roteiro que vamos expor, pois não ouvi e nem assisti a nenhum dos dois. Mas em "Requiém", o Mestre dos Magos e o Vingador decidem testar a coragem do grupo com uma missão. A missão consistia em encontrar uma chave, mas como sempre havia complicações. Seu cumprimento colocaria o grupo diante de uma escolha que envolveria sua lealdade ao Mestre ou sucumbir as tentações do Vingador. 




Como sempre o Mestre desaparece, justo quando o grupo enfrentaria uma hidra de sete cabeças, que obviamente vencem. Seguindo em busca da tal chave, eles acabam em uma bifurcação. Hank quer pegar a estrada menos percorrida para o oeste, o que significa que Eric prefere seguir para o leste, que por acaso é o caminho mais fácil. Eles decidem por este ultimo caminho. 


A certa altura do caminho, eles param para descansar e se encontram com o Vingador. Ele promete que se o grupo recuperar a chave e jogá-la no abismo, ele concederá o desejo que eles tem de voltar para o parque de diversões em seu mundo. Antes desta proposta ele insinua que as intenções do Mestre talvez não sejam assim tão corretas...


Claro que Hank desconfia do Vingador devido aos confrontos anteriores, mas Eric acredita e se amotina. Isto provoca uma divisão no grupo e eles saem separados em dois em busca da chave. O conflito de opiniões quase provoca a morte de alguns membros, mas só acaba quando enfrentam um monstro gelatinoso. Durante o conflito, Hank aparentemente morre ao cair em um abismo. 


O restante recupera a chave e Eric esta para jogá-la no abismo, como o Vingador havia pedido. Mas, no último momento tem dúvidas e ao invés de jogar a chave, ele a utiliza para abrir um sarcófago que traz a grande revelação da animação: o Vingador é filho do mestre dos Magos! 


Ele havia sido amaldiçoado por um mago maligno e rival do Mestre. E a abertura do sarcófago o libertaria! O Mestre recebe o filho de volta com grande alegria e a alegria é ainda maior quando Hank reaparece tendo sobrevivido a queda...Agora se declara que o grupo atingiu o verdadeiro propósito pelo qual havia sido trazido para aquele mundo  e é hora de voltar para o lugar de onde veio.


Mas, a ideia dos escritores e produtores não era terminar a série neste ponto, isto ficaria demonstrado em algo que Hank diz durante a jornada de retorno. Perguntado sobre algo, ele responderia: "Vamos nos preocupar com isto mais tarde...se houver um mais tarde". Ao que parece, o fim da terceira temporada reiniciaria a série, que focaria menos em armas e violência e mais na autoconfiança e inteligência das seis crianças. Contudo jamais saberemos os caminhos que a série tomaria já que foi interrompida abruptamente...


Para terminarmos: o grupo aparece rapidamente (bem como outros elementos dos jogos da franquia) no filme "Dungeons and Dragons: honra entre ladrões" (que não sei porque no Brasil virou 'honra entre rebeldes' - ora, eles não eram rebeldes e nem participaram de alguma rebelião!), em sua parte final quando acontecem os jogos...














Postar um comentário

0 Comentários