TOP 10 MELHORES ORIGENS DE SUPER HERÓIS

 


TOP 10 MELHORES ORIGENS DE SUPER HERÓIS

Um do aspectos fundamentais de um super herói é sua origem, o evento que o fez se tornar combatente do crime fantasiado. Embora muitas pessoas atualmente não sejam tão fãs desses tipos de histórias, preferindo já ver o herói em ação, não acho que esses pontos importantes da história do herói devam ser ignorados. Na realidade, uma origem de herói garante uma explicação para seus poderes e decisão de ser um herói, mas permite ao público criar uma conexão com o personagem e conhecer o homem por trás do super homem.




Com tantos super heróis nas hqs e adaptações, cria-se uma pergunta: Quais são os personagens com as melhores origens? Quais tiveram um desenvolvimento maior e mais complexo no início de sua jornada como heróis?

Para responder essas perguntas, eis o meu top 10 melhores origens de super heróis.

10) HULK





Para muitos a história do Hulk é uma história bem simples de um cientista, Bruce Banner, que sofre um acidente com um aparelho de raios gama, sendo transformado num monstro incontrolável. No entanto, ao observar uns detalhes na história, essa origem se torna muito mais complexa: Diferente dos filmes como o Hulk do Norton ou o seriado do Bill Bixby, nas hqs Banner é pego pela explosão, ao tentar salvar a vida do jovem Rick Jones, o que torna sua transformação muito mais trágica visto que Banner fez uma coisa heroica, pagando o preço tendo que viver com esse monstro dentro de si.



O fato do aparelho de Banner nas hqs ser uma bomba também ajuda a tornar o Hulk uma boa metáfora para os testes nucleares e suas ações meio que um simbolismo do castigo sendo aplicado aos humanos por terem mexido com forças além do seu controle (tipo os filmes do Godzilla).

9) HOMEM DE FERRO



Nem todo super herói começa perfeito. Um dos maiores exemplos sendo o Homem de Ferro, que em sua primeira história era apenas um fabricante de armas arrogante, nunca ligando para os outros, estando bem longe de ser a figura heroica que muitos esperam.



O ponto de virada veio durante a Guerra do Vietnã, quando Stark caiu numa armadilha, com um estilhaço de uma bomba chegando perto de seu coração, e em seguida foi capturado pelo exército inimigo. Sendo forçado a trabalhar para eles, Tony, com a ajuda do professor Yin Sen criou uma armadura para garantir sua sobrevivência, usando suas invenções para conseguir escapar.



Embora Tony criar uma armadura e usa-la para derrotar seus inimigos seja uma história legal, o ponto onde ele evolui e quando fica amigo do Professor Yin Sen, uma vítima de guerras causadas por indivíduos financiados por empresários como Tony, dando a ele uma perspectiva nova nas pessoas. Tony pode ter construído a armadura que o tornou Homem de Ferro, mas foi Yin Sen e seu sacrifício que deu ao Tony o coração de um herói.






8) BATMAN



Não tinha como fazer um top desses sem citar a origem do Batman, uma das histórias mais reconhecidas entre fãs e adaptada em muitas mídias. Apesar da história de um garoto que perde os pais e decide ser um vigilante parecer algo simples, é o que torna a história tão memorável, com essa tragédia estabelece com clareza a motivação do Bruce Wayne em querer se tornar um vigilante.



Porém isso não significa que ela não possua umas complexidades, com o fato do trauma do Bruce por ter perdido seus pais para um homem armado sendo o motivo dele odiar armas e se recusar a matar seus inimigos, convertendo assim seu desejo de vingança numa promessa para proteger as pessoas e impedir que sofram o mesmo tragédia que ele.


7) THUNDERBOLTS



Já ficou claro que pessoas como Tony são capazes de aprender com os erros e virar heróis, mas será que o mesmo pode acontecer com vilões já estabelecidos?

Essa é a pergunta criada com a aparição dos Thunderbolts, um grupo de heróis misteriosos que na realidade eram os Mestres do Mal, inimigos dos Vingadores. Liderados pelo Barão Zemo, eles planejavam fingir serem heróis para distrair a população enquanto Zemo executava um plano maior. No entanto, o tempo que passaram como heróis contribuiu para que os Thunderbolts fossem percebendo as virtudes que vem com o papel, decidindo se rebelarem contra seu líder.



No entanto, Zemo não deixou essa traição sair impune, revelando o segredos deles ao mundo, fazendo com que os Thunderbolts se torna-se fugitivos, não sendo mais vilões tentando fugir da lei para executar outros crimes mas sim tentando reconquistar a confiança da população e provar que podem se redimir.

6) HOMEM ARANHA



“Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”

Essas palavras são as que perfeitamente definem a história do Peter Parker, um jovem nerd que ganha poderes ao ser picado por uma aranha radioativa. De início ele usa seus talentos para conseguir dinheiro e fama, porém após seu tio ser morto por um criminoso que ele deixou escapar, ele aprende a lição e se torna um dos maiores heróis das hqs.


Até os dias hoje, com o Aranha tendo tido várias versões diferentes a origem continua a apresentar as mesma temática, mostrando crescimento do Peter de um jovem com potencial para um homem responsável.

5) MS MARVEL (KAMALA KHAN)



Se Homem Aranha foi o herói adolescente que marcou a década de 60, Kamala Khan é a heróina adolescente da geração atual. Tal como Peter, Kamala também é uma jovem que teve sua vida alterada ao ser exposta a névoa terrígena, despertando seus poderes inumanos de mudar de forma, que ela usou para proteger sua cidade como a heróina Ms Marvel.



Apesar das semelhanças de suas histórias com o Peter (uma adolescente que tem que lidar com sua vida de heroína e os problemas de sua vida normal) a origem da Kamala toma uma direção diferente, envolvendo a mais a busca dela por sua identidade própria, com ela ficando dividida entre os costumes de sua família e seus interesses cultura americana e hábitos de adolescentes. Até mesmo quando ela ganha seus poderes, ela vira uma cópia de sua ídola Carol Danvers.



Isso torna o momento onde ela passa a usar seu uniforme próprio muito mais importante, pois não representa Kamala trocando de fantasia, mas sim deixando de ser uma cópia de outros e decidindo ser uma heroína própria, representando o melhor de si mesma.



4) SUPERMAN



Tal como Batman e Homem Aranha, a origem do Superman é icônica, Até mesmo quem nunca leu uma hq na vida conhece a história do bebê kriptoniano que, antes de seu planeta natal ser destruído, é enviado por seus pais para a Terra. Sendo adotado por um casal de fazendeiros simpáticos e batizado de Clark Kent, o jovem vai descobrindo seus poderes e, ao atingir maturidade, decide usar seus poderes para ajudar as pessoas.



Superficialmente essa origem parece uma história bem simples, com alguns achando a história chata por não dar algo maior para motivar Clark em querer ser um herói. No entanto, é esse aspecto que torna a origem do Superman tão interessante: Ele não é motivado por desejo de justiça como Batman, ou por culpa e arrependimento como Homem Aranha. Ele é apenas um cara legal, que quer ajudar pessoas porque ele é uma boa pessoa, tendo criado por pais que também são bons e lhe passaram esses valores.



Tem também uns aspectos nas suas origens que muitos ignoram como o fato do Clark sempre ser criado numa fazenda em Smallville, no Kansas, que é representa como uma comunidade pequena mas tranquila, um contraste a Metrópolis, que é grande, tecnológica, e domina por corruptos como Lex Luthor.




Isso torna a decisão do Clark em deixar Smallville bem simbólica pois representa ele dando um grande passo em maturidade, deixando sua zona de conforto (Smallville) e passando a ajudar o mundo exterior (Metrópolis) com os valores que aprendeu em sua cidade natal.

3) NOTURNO



O que torna as histórias dos x-men tão interessantes é o fato deles serem um grupo de rejeitados, vítimas do preconceito dos humanos contra os mutantes, mas mesmo assim eles usam seus poderes para proteger a humanidade que os teme e odeia. Entre os membros dos x-men, o que melhor representa esses ideais é o Noturno, o que é comprovado em sua origem.

Sendo filho do demônio Azarel e a vilã Mística, Kurt Wagner foi abandonado quando criança e criado num circo, tendo  amigos e trabalhando como acrobata. 




No entanto, sua vida afundou após o circo ter sido comprado e novo dono, ciente que a aparência de Kurt não era uma fantasia, ordenou que ele fosse dopado e colocado no show de aberrações. 



Por sorte, Kurt conseguiu escapar porém agora estava sozinho, sendo caçado pelas pessoas da região que o julgavam ser um demônio. Foi graças a chegada do Professor Xavier e sua oferta para se unir aos X-men, que Kurt encontrou uma nova família e um lugar onde ele é aceito por quem ele é.



Interessante do Kurt é sua personalidade. Com uma história tão trágica e o fato de ser filho de vilões como a Mística, era de se esperar que ele seria também um mutante maligno ou um anti-herói revoltado que nem o Wolverine, porém não foi caso. Noturno é um dos heróis mais pacíficos e otimistas, tendo a aparência de um demônio mas o coração de um anjo. Mesmo com o preconceito que sofre dos humanos, ele opta por perdoar a todos ao invés de odiá-los. É a personificação da ideia por trás dos X-men e sua luta contra o preconceito.



2) DOUTOR ESTRANHO


Assim como Kamala Khan é comparada com Peter Parker, Doutor Estranho também é comparado com o Homem de Ferro, visto que ambos são homens arrogantes que, por meio de circunstâncias trágicas e difíceis, aprendem lição de humildade. No caso do Stephen Strange, ele era um cirurgião arrogante que tem suas mãos gravemente feridas num acidente de carro. Incapaz de poder continuar com seu trabalho, ele sai pelo mundo tentando encontrar uma cura para suas mãos. Essa jornada acaba levando ao templo do Ancião, um feiticeiro que o ensina as artes místicas, ajudando Strange a encontrar um novo propósito como o Feiticeiro Supremo da Marvel.

A grande diferença da história do Strange é que, ao contrário de personagens como Tony Stark ou o Arqueiro Verde, a origem dele possui uma construção mais estruturada, mostrando diferentes fases do Strange: Seu auge como um cirurgião arrogante, sua queda após o acidente, sua vida arruinada e ele sendo um homem desesperado e seu renascimento como um aprendiz das artes místicas.



Destaque também para o fato dele ter que passar anos aprendendo magia para se tornar o herói que ele na atualidade, dando a redenção do Strange um ritmo bem mais natural.

1) DEMOLIDOR



Assim como Homem Aranha e Batman, o Demolidor também possui uma origem bem trágica. Tendo perdido sua visão quando criança após tentar salvar um velho de ser atropelado por um caminhão de produtos químicos, Matt Murdock, descobriu que o produto que causou sua cegueira acabou ampliando seus sentidos, ironicamente permitindo que ele conseguisse “ver melhor que qualquer um”



Após seu pai ser morto por criminosos, Matt foi em busca de justiça, passando a proteger Hell’s Kitchen de dia, como advogado, e de noite, como o Demolidor, o Homem sem medo.



Olhando de forma resumida, a origem do Demolidor não parece tão diferente de outras histórias trágicas como a do Batman ou do Homem Aranha. Porém, existe um fator que a torna superior a essas outras: A relação do Matt com seu pai.



Antigamente, pais não tinham tanto espaço nas histórias, com muitos estando na história para serem mortos e motivar os heróis (tio Ben, os pais do Batman) ou para deixarem o herói preocupado em sua vida pessoal (tia May). Mas no caso do Jack “Batalhador” Murdock, ele tem um arco próprio na história do Demolidor, tentando ser um bom pai e criar seu filho, enquanto é forçado a trabalhar nas lutas armadas pelo mafioso “Arranjador”.  



A decisão dele de não entregar a luta com o Arranjador queria, se recusando a decepcionar seu filho, ajuda os leitores simpatizarem com o pai de Matt, vendo de onde veio a coragem e determinação do Demolidor, além de tornar a morte dele bem trágica, com os leitores tendo uma compreensão melhor da decisão do Matt em se tornar um vigilante.

É essa dinâmica  entre o Matt e seu pai que torna a origem do Demolidor uma das melhores, e um exemplo de como fazer dinâmica de um herói com seus pais e familiares.

Então é isso! Quais são suas origens favoritas dos super heróis? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.


Postar um comentário

0 Comentários