Review: Super Mario Bros - O Filme

 


Fala meus amigos! tudo certo?

Confesso que eu estava com um certo receio com esse filme/animação, lembrando que eu assim como a maioria de nós jogamos e conhecemos Mario, ou vimos a animação ou jogamos em algum momento da vida ou na própria casa ou na casa de alguém.

A não ser que você seja um youtuber ex bolota que NUNCA JOGOU MERDA NENHUMA e fica pagando de fodão. Você com certeza já deve ter ouvido falar do nosso bom e velho Mario.

Mario carrega a sina de ter sido a "primeira" e PIOR ADAPTAÇÃO DA HISTÓRIA DOS GAMES.

Eu não sei como a toda poderosa Nintendo permitiu aquela bomba de sair.

Vamos lá; falemos um pouco da Nintendo: ela é uma empresa pouco (nada) democrática, SEMPRE FEZ DINHEIRO  e com aquele pensamento "eu sou o topo e o topo sou eu" ela sempre foi linha dura seja dando strike no youtube, seja perseguindo pessoas que simplesmente faziam gameplay ou até mesmo foi pra cima da galera da emulação... etc. 

Existe um "senso comum" de dizer que um Nintendista e um Terraplanista são quase a mesma coisa, visto que a Nintendo vive em seu próprio mundo e como QUALQUER coisa que eles façam sempre fez e sempre fará dinheiro. Conquistou todo um séquito de defensores.

Isso tudo que eu disse é meio que "senso comum" (todo mundo sabe) e não se trata de julgamento de valor. E isso compõe o preâmbulo pra poder falar do meu sentimento, expectativa em relação a essa superprodução.

Uma coisa que qualquer gamer sabe é que: essa "mão de ferro" da Nintendo sempre fez com que eles primassem por uma excelência em seus produtos. Beirando até a uma certa arrogância. Mas não cabe a mim julgarmos ou debatermos isso agora.

Falo isso pra termos em conta o tamanho do cuidado ao eles tentarem retornar ao cinema, lembrando que em 1993 tivemos um filme bisonho e pavoroso que de Mario só tinha o nome, ponto.

Toda a comunidade geek estava em polvorosa ao saber que seria uma animação em computação gráfica e que traria grandes atores em seu elenco de voz. Como Chris Pratt na voz de Mario e Jack Black como o Bowser... (entre muitos outros).

A net meio que se dividiu (principalmente lá fora) devido a algumas polêmicas ridículas e desnecessárias (a citar: o Luigi do antigo filme querendo biscoito, internautas se opondo a escolha de Chris Pratt simplesmente por ele ser cristão (sim. o twitter odeia esse cara nesse ponto) e também teve rumores a respeito da Princesa Peach "ser mais do que uma princesa", reclamaram do ator não usar o "sotaque italiano" (apenas julgando pelos trailers...)

Enfim, o filme foi produzido pelo estúdio Ilumination (dos Minions, Malvado Favorito... etc) e acompanhado de perto pela própria Nintendo.

E posso dizer: eles acertaram muito, em sua maioria de suas escolhas!

Fui com meu sobrinho pequeno de 6 anos, se ele se divertisse eu já iria me sentir satisfeito, vamos esclarecer uma coisa: não é porque é animação que precise ser "mal feito" ou ""mal escrito" com a desculpa de que "ah é pra criança", afinal a criança também é um expectador, e pode gostar ou desgostar ou até mesmo perder o interesse no meio de uma película.

O filme vai direto ao ponto! É uma história de "origem" com a chamada "jornada do herói" e com algumas cenas bem colocadas, entendemos Mario, Luigi e onde estão inseridos.

Independente de você conhecer a fundo a franquia ou não, você fica com aquele sensação de "familiaridade" mesmo sendo o "primeiro filme" deles entende? O Mario tem posters no quarto, joga vídeo game, tem falta de grana... etc. Fácil de se identificar, fácil de você "comprar a ideia.


Após uma "trapalhada" muito louca da dupla Mario e Luigi, já somos levados ao "reino dos cogumelos" . Ou seja, assim como o reino é "novidade" pro Mario também se trata de uma novidade pro expectador, mesmo que ele já tenha tido contato ou já tenha jogado e platinado centenas de milhares de vezes.

O filme por ser muito ágil, vivo e colorido, têm muitas referências e easter eggs o tempo todo, mas aí que está, isso não atrapalha a história de forma alguma se você não souber o nome de alguma planta ou de algum cenário entende? 

Agora vou falar com quem é gamer: eu fico curioso imaginando os roteiristas com os manuais dos jogos pensando... "ah vamos colocar isso, ah vamos colocar aquilo...!" é animal cara! eu vi dois vídeos com referências diferentes sobre esse filme e eu encontrei coisas que não estão nos vídeos.

Sério, coisas simples, que apenas quem jogou tipo todo dia quando era criança, vivenciou.

Vou citar um exemplo do que EU ENCONTREI: Em Mario III, existia um "navio voador" que as vezes servia de "atalho" pra você passar da primeira fase direto pra algum castelo/fortaleza, mas que: se você morresse na primeira tentativa, voltaria pro mapa comum e teria que seguir tudo de forma natural.

E esse navio dos atalhos está lá, numa cena envolvendo o Luigi!

Ou seja; esse filme é tipo Space Jam, você tem que ver repetidas vezes pra poder perceber novas e novas pistas e referências.

Falemos da (s) trilha (s) sonora (s): é salutar o que os produtores fizeram aqui, ao colocar até em momentos pequenos, coisas que puxavam nossa memória tanto afetiva quanto até corporal. O toque do celular do Luigi que era a tela de inicialização de um dos modelos de game da Nintendo, a nota musical quando Bowser toca com seu capanga... etc. 



Agora teve uma espécie de "maneirismo" (palavra dos críticos, não minha) a respeito do filme colocar grande músicas da cultura pop no meio do filme... (todos os vídeos que eu vi, eles queriam 100% as músicas do game), vamos lá: EM MINHA OPINIÃO isso "faz parte do show" quase como se o filme fosse uma grande comemoração, uma grande festa, então eu NUNCA VOU RECLAMAR se tocar A-HA em qualquer filme /animação que seja, isso apernas engrandece a experiência. Mas enfim vai do gosto peculiar de cada pessoa, as músicas dos jogos, como eu disse estão lá, então não vejo quaisquer problemas em dividir com outras músicas consagradas da cultura pop.

Sobre o roteiro: lembre se que é uma animação, sobre um vídeo game que é pra crianças de 6 a 8 anos. Ok, eu tenho 38 e jogo games até hoje. Mas lembremos que: a Nintendo é uma empresa que PRIMA PELO ZELO COM SEUS PERSONAGENS. prima por QUALIDADE então nada mais justo que "eles jogassem no seguro".

Traduzindo: VAI TOMAR NO MEIO DO CU FOLHA DE SÃO PAULO. Vocês queriam o Mario da crackolandia e a princesinha com o cabelo raspado errado falando pronome errado de maneira estúpida e com o peito caído na costela aparecendo e criticando o ex presidente do Brasil e com a Anita na trilha.

Vão a merda. a Nintendo NÃO É A DISNEY.

DESENHO DE CRIANÇA É PRA CRIANÇA E PRONTO. SEM MENSAGEM SUBLIMINAR VAGABUNDA, SEM NENHUM TEXTO ESCRITO OCULTO EM UMA PAREDE. ENTENDERAM OU QUEREM QUE EU DESENHE????

Voltando: Por se tratar de um "filme de game" (no bom sentido) a história é toda linear e suas mudanças em seus setpieces e cenas nunca nos deixam esquecer disso. Temos uma sequência "parkour" logo no começo do filme que lembra aqueles jogos em 2d de 8 bits (Wrecking Crew, acredito que seja o nome) e muitas das cenas de treinamento, ação e batalhas, o ângulo da câmera nos dá a emoção de como se também estivéssemos lá, seja pela "memória afetiva" ou seja pela construção da cena em si, tem se a sensação de que estamos subindo aqueles "degraus" junto com os personagens (assim como John Wick) e até esquecemos que não temos um joystick entende?

Ou seja: vivemos a "gameplay" assistindo o filme. De uma maneira divertida e satisfatória.

Como esse filme é uma "festa/introdução" muitos personagens, cenários, temas, roupas etc vieram de diversos games e programas envolvendo a franquia, de modo que: meio que "cria algo novo" simplesmente misturando o que já se conhece sobre a franquia.



Vamos esmiuçar: muita gente falou que a verborragia do Toad no filme, em certos momentos lembrava o "Toad" surtado da animação antiga. (isso é suposição dos fãs ou apenas a memória afetiva falando) mas enfim, Toad está muito divertido no filme, com seus trejeitos e cenas.

O plot de Mario precisar "salvar seu irmão" veio direto de Mario II, onde além do Mario, a Princesa, o Luigi e o Toad são JOGÁVEIS. Ok?

Na animação antiga que todos lembram, a princesa também era parte importante da história e 'não aparecia APENAS NO FINAL" (como em alguns jogos), continuando: o movimento da Princesa de "planar" com o vestido era muito útil em Mario II e também muita gente zerou Mario Kart pq tinha um macete que dava pra "arrancar" com a princesinha e no modo "100 cc" era o personagem que permitia "zerar" com mais facilidade.

PORQUE eu falei tudo isso? pra justificar que essa polêmica da "Princesa ser empoderada" foi apenas fogo de palha de quem não jogou os games direito ou má vontade de terra planistas na net.

Ela continuou feminina, bonita, com o seu penteado CORRETO (e não raspado errado) E levando em conta o retrospecto do que eu disse, serviu pra dinamizar a história, sendo a "guia/mentora" para Mario no filme, e (aos puristas) ela É SEQUESTRADA NO FINAL DO FILME ((ela se rende pra evitar uma guerra maior. como uma estadista faria. ponto.)



E sobre Luigi; ainda tendo em mente Mario II, Luigi teve uma participação "de ouro", cada personagem em suas peculiaridades, independente de seu tempo de tela, colaboraram muito pro filme, Donkey Kong estava demais com sua ferocidade jovial e ingênua, Bowser com sua "veia musical" cara!!!!!!



Eles deram um banho em um filme que parece "voar" (parece curto em meio a tanta coisa acontecendo) e cumpre o que promete.

Vá, leve suas crianças, e não dê biscoito pra caras como o Mando Noura (que usou o filme pra falar de curso (!) ou a comunidade 4 mundo (que está fazendo hate gratuito só pra ser "os do contra" na net).

Irei de novo, nota 9,6!

Postar um comentário

0 Comentários