Minha versão da Guerra civil

 Segue abaixo texto que fiz por volta de 2019 imaginando como seria minha versão da guerra Civil. Encontrei esse texto por acaso no meu one-drive e, como não tenho nada a perder, resolvi compartilhar. Eu o fiz descompromissadamente em um intervalo da faculdade, por isso, peço que desconsiderem eventuais erros de português ou de coerência. Aproveito e coloco, para ilustrar o texto, alguns microheroes que eu mesmo fiz pensando nessa versão do filme. São um hábito que tenho desde 2012. Quem sabe um dia não posto algo sobre?

Primeiro de tudo, o filme não seria do Capitão América. Não é justo, visto que a premissa da história é não apresentar lados certos ou errados. O meu filme, se chamaria "Based on a Marvel Comic Book: Civil War”.  Outra coisa importante é que na minha versão do MCU, a cena pós crédito de Era de Ultron seria diferente. Seria essa aqui:



O logo da Marvel Estúdios iria surgindo na tela, mas em vez de ser acompanhado pela música tema, ouve-se sons de noticiários falando do aumento da presença de vigilantes em nova York, trechos de entrevistas falando sobre o perigo deles. E em determinado ponto, o logo da Marvel Estúdios seria substituído abruptamente pela gravações caseiras do Homem Aranha salvando a cidade (as mesmas apresentadas no Guerra Civil Original, só que em vez de estar com o “pijama”, ele já estaria se traje clássico). Ao fundo, o som de noticiários discutindo a questão dos vigilantes e heróis e quão perigosos eles são para a sociedade prevalece, até que uma jornalista menciona o incidente de Sokovia. Quando ela diz Sokovia, há uma pausa com um “eco” e a logo do filme entra abruptamente.

Então, o filme começaria com uma reunião no congresso da ONU (com direito a representantes de todos os países da ONU envolvidos, inclusive o Rei T'Chaka e há também a presença de Tony Stark como a “voz” dos aprimorados) há seis meses atrás discutindo sobre o aumento no número de aprimorados no mundo e levantaria uma questão: será que estamos seguros? Eles iriam dizer que Aliens, Ultron, Loki, Chicote Negro e assim por diante surgiram apenas por causa da interferência dos super-humanos na sociedade. O presidente da sessão então, diria que recentemente os Vingadores deixaram centenas de mortos em Sokovia e que eles eram um risco. T'Chaka (que está com seu filho Tchalla ao lado)  também os acusa de terem criado Ultron que roubou Vibranium de Wakanda. Então, a Lei de Registro é proposta: TODOS os super-humanos (não apenas os  Vingadores) devem se registrar e agir somente com autorização do governo. Tudo isso já havia sido combinado antes e essa reunião seria apenas para retificar a Lei de Registro. O General Ross questiona o que fazer com os super humanos que se rebelarem ou não aceitarem a lei.  E é aí que Tony Stark entra em cena: ele diz que pouco antes de Thor levar o Tesseract para Asgard, ele resolveu estudar um pouco o artefato e alega que descobriu como abrir uma fenda para outra dimensão. Ele explica brevemente o conceito de mundos paralelos e garante que pode deixar os heróis que não concordarem com isso "seguros" numa dimensão alternativa que ele chama de  42 (se chama 42 pois foi no 42º teste que Stark conseguiu abrir a brecha). 

Depois vemos as palavras "Dias atuais" e vamos para o Complexo dos Novos Vingadores, onde vemos uma cena empolgante deles interagindo entre si em treinamento numa espécie de sala de perigo. Falcão e Máquina de Combate tendo uma rivalidade saudável nos treinos (devido ao fato de ambos terem uma carreira militar), e também podemos perceber um "clima" entre Visão e Wanda. Eles chegam a conclusao de que são uma família. Abaixo alguns rascunhos dos visuais:






Após o fim desse treinamento, o Capitão recebe uma chamada urgente de General Ross. Steve vai até um alto edifício Governamental e se encontra com Ross cercado de agentes armados. Lá, ele diz que foi aprovada uma Lei que iria obrigar os aprimorados a se registrar e explica o que estava envolvido. Ele diz que eles desejam que o Cap seja o "rosto" desse movimento. No Complexo, Sam e Rhodes estão tendo.uma “discussão” cômica após o treino até que Sam recebe um sinal de seu Programa Para Encontrar Desaparecidos e fica atônito. De volta ao edifício governamental, Capitão diz que não concorda com a Lei de Registro e pergunta sobre as consequências. Ross o leva até uma instalação onde o Portal para a 42 está operando. Ele explica do que se trata (sem dizer que era obra do Stark) e Steve fica indignado, em seguida, recebe um chamado de Sam Wilson dizendo que Bucky foi encontrado, então ele diz que não pode ser o rosto desse movimento e que precisa ir embora, pois tem um compromisso. Ross diz que ele será preso se não se registrar IMEDIATAMENTE. Então Steve tenta fugir da instalação em uma cena idêntica à dele batendo nos Agentes de Maria Hill na HQ original (incluindo a iluminação avermelhada). Ele consegue escapar, abandonando sua máscara na instalação. Rouba um dos helicópteros que estavam decolando no heliporto do prédio (algo similar a cena dele segurando o helicóptero no filme original, só que dessa vez ele estaria trajado colo capitão, embora sem máscara) e o coloca em modo furtivo para não ser rastreado e vai em busca de Bucky, antes, emitindo a chamada a todos os Novos Vingadores: "Vingadores, estamos em guerra. Encontrem-se comigo". 

Enquanto isso, a Nova Lei de Registro é divulgada entre os meios de comunicação dizendo que todos tem o prazo máximo de duas semanas para se registrar e temos um breve relance de pessoas como Natasha Romanoff, Wanda Maximoff, Visão, Clint Barton ,Jessica Jones, Cage, Peter Parker (que eu não sei quem seria o ator,, mas NAO sería o Holland. E  o personagem já estaria com seus 20 anos de idade) e um jovem casal de um negro e uma loira (Michael B. Jordan e Amber Heard) vendo isso enquanto a lei é narrada na TV. (Cage e Jones são apenas fan service, visto que eles não aparecerão no resto do filme).

 O General Ross informa a Stark sobre a fuga de Steve e Stark diz que vai capturá-lo. Steve reencontra Bucky na Alemanha, no lugar onde ele supostamente morreu. Os dois tem um diálogo deveras emocionante e Steve fala que ele corre perigo, já que é aprimorado e um procurado da lei mesmo se não fosse aprimorado. Steve chama os Novos Vingadores para uma base da SHIELD abandonada que havia no local. No Complexo, eles recebem o chamado e discutem quanto a se devem ou não atender devido a Lei que torna ilegal qualquer ação deles antes de se registrar. Falcão e Viúva Negra decidem ir, enquanto Wanda, Visão e Rodes decidem aderir-sem ao ato de registro. (Wanda por se sentir insegura de usar seus poderes sem supervisão). Os heróis tem uma despedida emocionante, visto que acham que nunca mais Vao se ver.

 Logo após o Quinjet com os que não se aderiram ao registro sair, o Homem de Ferro chega ao Complexo dizendo que o Capitão traiu a equipe, explica o que ele fez, que os Novos Vingadores devem registrar-se e pegá-lo, e diz que interceptou uma chamada dele para a equipe e que sabe sua localização. Wanda pergunta o que farão com ele e Stark diz que o "manterão seguro". Visão diz que Natasha e Sam foram encontrar-se com ele na alemanha. Stark diz que tem um plano. 

Um incêndio de proporções monumentais se inicia em uma universidade perto da Alemanha e Stark chama o Capitão para ajudar (o Cap ainda não sabe que Stark está do lado pró-registro nem que o está caçando). Cap diz o que está envolvido e Stark diz que também não apoia o Registro, por isso não chamou os outros. O time do Capitão (que inclui o Bucky) chega na universidade e ajuda a salvar as pessoas, mas não há ninguém lá, até que chegam Stark, Rhodes, Wanda e Visão junto com vários drones do Máquina de Combate  e mandam Steve se render ou irá para uma prisão projetada especialmente para ele.


As primeiras armaduras de Stark e Rhodes no filme


Steve percebe assim que quem criou a 42 foi Stark e fica indignado e uma pequena, porém empolgante, batalha começa em meio aos escombros. O time do Capitão perde devido ao fato de estarem em menor número e de serem menos poderosos que o Time Stark. Encurralado, Steve aceita uma propósta de Tony de apenas ver uma clausula da lei e ver os detalhes. Steve aperta a mão de Stark e o eletrifica (numa cena igual a das HQs), o olhando com um olhar malígno. e revela a todos a respeito da 42. Wanda fica furiosa em saber a verdade e joga uma rajada de seu poder em Tony. Capitão diz que ele traiu os Vingadores e todos os super humanos. Capitão faz um discurso “emotivo-manipulador” para Wanda dizendo que eles vão cuidar dela e então ela passa ao lado deles. A partir desse ponto, o que era apenas diferença ideológica, torna-se rivalidade. O que era um grupo de amigos, torna-se dois grupos de inimigos extremamente ressentidos com a quebra de confiança.

 Wanda usa seus poderes e deixa os outros membros do Team Stark desacordados para que o Team Cap possa fugir.

No Queens, vemos um Homem Aranha salvando uma senhora de um assalto, até que a senhora mostra-se ser Maria Hill disfarçada e dá um golpe imobilizador no Aranha. Ela dá um sinal com o comunicador e então uma densa nuvem negra se abriria, com Maria levando um surpreso Homem aranha para dentro dela. Eles saem em uma instalação do governo e o Homem Aranha se depara com Manto e Adaga lá dentro (Michael Jordan e Amber Heard citados anteriormente), ambos devidamente trajados. Aranha pergunta de modo cômico oq está acontecendo e Maria diz que ele, assim como Manto e Adaga, foram investigados por meses e chamaram a atenção do governo. Ela diz que Stark ordenou que ela os contatasse e os convencesse a aderir ao registro. Também diz que o casal (manto e Adaga) já se registrou e que agora é a vez de Peter o fazer. (fazendo com que ele fique surpreso ao ser chamado por nome). Como “incentivo” ela diz que ele seria bem pago pelo governo pelos atos de heroísmo. 

Então há um corte para o  time Stark (agora composto somente por ele, visão e Rhodes) adentrando o angar do Complexo dos Novos  Vingadores (todos com roupas civis, exceto Visão), se encontrando com General Ross que acusa Stark de ser ineficiente e dizendo francamente que  nunca gostou  dele e que só não.ira demiti-lo pois o governo exige que Steve seja pego e sabe que só Tony conseguiria fazer isso. “Felizmente”, diz Stark, “eu irei ter mais apoio dessa vez”. Então, Maria Hill, Manto, Adaga  e Spider aparecem em cena. Tony faz  uma piada elogiando a obediência de Maria (que contesta dizendo que não os contatou somente porque Stark tinha pedido). Stark apresenta os novos registrados para Ross, que  não demonstra  muita confiança.

Enquanto isso, o time Cap (só para relembrar: Steve, Wanda, Falcão, Viúva e Bucky) Está  em uma localização desconhecida,numa floresta,  ao redor de uma fogueira, com roupas civis, desanimados, falando sobre como a “família” Vingadores foi desmantelada pela Lei. Eles tambem se questionam o que é de fato ser um herói e se fazia sentido infringir a lei, uma vez que o dever deles era mantê-la. Bucky diz que nao os conhecia mas já os admirava muito. Sam faz alguma  piada sobre a luta  anterior dos dois (em capitão América WS). Steve começa a fazer para eles  um discurso inspirador (o mesmo que ele fez para o Aranha nas HQs do “mova-se você”) e diz que ser herói é sobre se sacrificar.  Então, é interrompido com um som vindo das arvores. Eles se poem em estado de alerta até que do meio das arvores sai Gavião arqueiro (com o traje clássico das HQs)  que diz que é um prazer revê-los e tira sua máscara.


Eles ainda se sentem desconfiados mas Wanda lê a mente dele e diz que ele veio para os apoiar pois os federais o tiraram de sua família. Sam parece surpreso e pergunta porque ele está usando aquela roupa espalhafatosa (em tom cômico). Clint diz que é para não chamar a atenção (o que é uma piada, devido ao caráter chamativo do traje).  Clint diz então que tem um plano para tirar Stark da cola deles. Sam, ainda perplexo pergunta como ele os achou, Clint dá um sorriso esnobe e diz “I'm Hawkeye” (é exatamente a referência que você está pensando).

Na manhã seguinte, o time Cap (que agora inclui o Gavião) aparece na porta do complexo e diz que vai se entregar. Ross, cegado pela diplomacia e fanatismo político diz simplesmente aos guardas: “Prendam-nos”. Então, corta para eles sendo escoltados para o prédio do governo onde se encontra a 42. Eles são recebidos por Stark e os outros membros do seu time (todos em trajes civis) e as duas equipes se encaram frente a frente, porém não conseguem dizer nada um ao outro. Há apenas ressentimento. (sendo que a equipe do cap está “algemada”). Um enorme portal roxo é aberto e o Team Cap é escoltado lá para dentro, em fila, com Maria Hil a frentel os guiando até lá (e ela tem os controles das algemas tecnológicas inibidoras). Clint é o último da fila e olha com um olha para Stark dizendo estar decepcionado. “Decepcionado por eu cumprir as leis?”, pergunta Stark. “Não”, responde Clint, “decepcionado por vocês serem tão arrogantes a ponto de acreditar nesse teatro”, então ele grita para Hill e ela desarma as algemas deles e o portal para a 42 é fechado. (Sim, ela é uma traidora). Então, Manto teleporta Adaga, Maria e o Team Cap para outro local. Enquanto Manto os teleporta ela diz: o”eu disse que não os havia recrutados  porque você pediu”. Stark olha Peter, que diz que não tem nada a ver com isso. (Num tom cômico)

O Team Cap é transportado para o Depósito de Itens, onde pegam seus trajes e os vestem (com direito a Wanda colocando uma tiara vermelha que estava lá). Desta vez, Clint não usa a máscara do traje espalhafatoso e a troca por uma máscara similar a do Universo Ultimate. (A classica era apenas fan service).


Maria Hill entrega a máscara do Cap, dizendo que ele havia a esquecido por aí (se referindo a luta do começo do filme), mas Steve diz que os ideais representados pelo “A” estampado nela não mais o representam. “Nem os dessa estrela”, completa ele, arrancando a estrela do seu traje. “Eu não sou mais um capitão desde que me tornei um fugitivo. Tampouco represento a América. Eu sou apenas…. Um Nómade”. Então há uma explosão no local e de lá sai o Time Stark (com Tony dizendo “achou que não implantariamos rastreadores em vocês?”). Então, Tony diz aos membros de seu time: “Vingadores..”, ao passo que Steve completa, só que falando aos membros de seu time: “Avante” então uma feroz luta começa dentro daquela base do governo, onde eles vão destruindo cada setor de lá. Adaga diz que eles teriam mais chances de escapar se estivessem num espaço aberto, então, manto os teleporta dali, desesperadamente, sem saber direito o que está fazendo. Então, eles despencam nos céus de nova iorque, em uma cena em slow motion impactante que mostra os heróis literalmente caindo do céu a vista de toda a cidade. Eles caem mais ou menos perto um do outro e começam a lutar com muita violência em uma batalha de proporções épicas (do mesmo nível de “epicidade” da “batalha de NY”)

A segunda Máquina de Combate usada por Rhodes para a guerra

O segundo traje do Stark pra guerra


 As pessoas ficam assustadas, horrorizadas de verem seus heróis lutando entre si e destruindo a cidade que deveriam proteger. Homem aranha nota isso e começa a se focar em ajudar as pessoas. Visão persegue o falcão, quebra suas asas e atira uma rajada da jóia da mente nele, fazendo-o cair dentro da estação de metrô de NY, assustando quem estava lá.  Stark e Steve tem uma intensa luta bem similar a dos quadrinhos  e jogam verdades duras um na cara do outro. (quando Steve diz que os mortos pelo Ultron eram responsabilidade do Stark, ocorre a famosa cena dos quadrinhos do soco na cara do Cap). Wanda atira contra um prédio o Máquina de Combate mas é surpreendida por Visão que tenta apelar a razão dela e tenta justificar a existência da 42. Ela diz que o Team Stark não era diferente dos homens maus que haviam abusado de sua família quando ela era jovem e desfere uma rajada em visão. Manto e Adaga vão atrás do Homem Aranha, que pergunta porque eles não o convidaram pro “clube dos vira casacas”. Deppis de uma brevíssima luta, Peter diz que está se concentrando em salvar as pessoas e mostra pra eles todo o estrago que essa guerra civil causou (ele literalmente usa o termo “guerra civil”.). , mas eles não ouvem e dão-lhe um golpe que o faz cair.

O ensanguentado Steve, vendo que o time Stark estava todo neutralizado/desmaiado/contundido joga seu escudo para Bucky e mandá-lo fugir junto com os outros. Bucky pergunta: “tem certeza de que vai seguir com o plano, Steve?”, Steve olha pra ele e diz: “ser herói é sobre se sacrificar”. Então, manto aparece e teleporta todos os membros do time (exceto Steve) para algum lugar desconhecido, enquanto Steve se rende. Tony diz que não vai cair nessa outra vez e dá um golpe elétrico em Steve, fazendo-o desmaiar.

Então, vemos uma cena emocionante mostrando o “epílogo” da guerra: Steve, ainda ferido, escoltado, algemado em frente a casa Branca para dar uma coletiva de imprensa a respeito de sua prisão (enquanto a música ainda toca). Ele diz que está sendo preso por defender ideais e repete o mesmo discurso que fez para sua equipe na cena da fogueira. Enquanto ele fala, vemos cenas de NY destruída, Stark deprimido dentro de sua casa assistindo por tv a prisão de Steve, Rhodes olhando com remorso sua armadura de Máquina de Combate e desligando-a (dando a entender que desistira do cargo), Peter chegando todo machucado em casa e sendo recebido pela tia may (que é idosa como nas HQs) e Visão sozinho dentro do complexo. Tudo isso ao som de uma emocionante trilha sonora. Perto do fim do discurso, a cena volta a se focar em Steve dando a coletiva. Então, a trilha sonora emocionante é interrompida por um barulho de tiro e uma cena de Steve sendo atingido na cabeça (estilo “piscou perdeu”). O filme abruptamente acaba e é dado início aos créditos finais. Na cena pós-créditos seria revelado que T’chaka morreu durante a batalha, como um civil e dá a entender que T’chala iria vingá-lo.



E com isso, toda a fase 3 seria afetada. O próximo filme seria Dr. Estranho, sem alterações, e em seguida, Capitão América 3: O Filho Caído, que mostraria as consequências da guerra para os membros do team cap, que passaria a ser um núcleo mais “urbano” do MCU, com Bucky assumindo o manto e atuando como uma espécie de “Capitão América vigilante”. O filme seria mais intimista e sem grandes reviravoltas (exceto, por Bucky se tornar o Cap). No pós-créditos, Pantera Negra, que busca vingança contra Stark, lhes ofereceria Wakanda como esconderijo. Depois a Fase 3 seguiria normalmente (com ligeiras mudanças nos roteiros só para se adaptar as consequências desse filme. Exceto Ragnarok e Homecoming, que seriam totalmente diferentes, mas isso é história pra outro post). Em Pantera Negra, tudo o que rolou no filme ainda rolaria mas haveria um sub-arco sobre os malefícios da vingança, com T’Chala superando a morte de seu pai.

Em Guerra Infinita, o papel assumido pelo Capitão seria assumido pelo Bucky (que estaria uniformizado como Cap). E eles perderiam justamente por estarem sem Steve, que retornaria em Ultimato -  que seria um filme beeeeem diferente … mas aí também é história para outro post!

Se você aguentou ler até aqui, parabéns, você é um herói! Obrigado e até a próxima!



Postar um comentário

0 Comentários