Memória Magazine | CORAJOSOS (Corageous) - 2011


Escrito por: Ney Bellas
Publicado originalmente AQUI.
''A honra começa em casa'' - Eis aí um dos (muitos) temas que são abordados neste excelente drama policial, alvo da vez em nosso PAPO DE CINEMA. CORAJOSOS, segundo filme da trilogia iniciada em "À PROVA DE FOGO" que nos põe entre 4 amigos policiais, em que eles tem diferentes problemas familiares. Acontece uma tragédia com um deles que acaba impulsionando o desejo de ser um pai melhor para sua família e ele convida seus amigos a participarem desta mudança, através da fé e da perseverança no que é certo. Uma história cativante e impactante que tem sido uma benção na vida de todos que assistem. Então, não perca mais tempo e avance neste post. Boa Leitura!

SINOPSE: Os policiais Adam (Alex Kendrick), Nathan (Ken Bevel), Shane (Kevin Downes) e David (Ben Davies) enfrentam diariamente nas ruas os maiores desafios de suas vidas e a dedicação deles é reconhecida por suas chefias. Mas se no cumprimento dessa tarefa eles não deixam dúvidas quanto a competência em cuidar da sociedade, em casa, o mesmo não pode ser dito porque eles estão falhando no papel de pais e maridos. E quando algo inesperado acontece, é preciso tomar uma decisão que mudara suas vidas.


Título: CORAJOSOS
Título Original: Corageous
Ano: 2011
País: EUA
Direção: Alex Kendrick
Produção: Stephen Kendrick
Roteiro: Alex Kendrick / Stephen Kendrick
Elenco:
 - Alex Kendrick como Adam Mitchell
 - Ken Bevel como Nathan Hayes
 - Kevin Downes como Shane Fuller
 - Ben Davies como David Thomson
 - Renee Jewell como Victoria Mitchell
 - Elanor Brown como Kayla Hayes
 - Kirk Carmeron como Caleb Hoult (versão estendida do filme)
 - Erin Bethea como Catherine Hoult (versão estendida do filme)
 - Taylor Hutcherson como Hayes Jade
 - Robert Amaya como Javier Martinez
 - Rusty Martin como Dylan Mitchell
 - Angelita Nelson como Carmen Martinez
 - Lauren Etchells como Emily Mitchell
 - David Howze como Derrick Freeman
 - Stallings 'tc' Tony como TJ
 - Ed Litton como Pastor Rogers
Produção: Sherwood Pictures
Distribuíção: TriStar Pictures
Marketing: Provident Films e AFFIRM Films
Gênero: drama policial cristão
Duração: 2 horas e 10 minutos
Orçamento:   US$ 2 milhões
Arrecadação: US$ 34.522.221 milhões

OPINIÃO
Mais uma vez, os irmãos Kendrick nos surpreenderam. E, digo isso, desde a qualidade da produção, do roteiro e até mesmo da interpretação. Que diga-se de passagem, tem a participação de poucos profissionais e de muitos voluntários. CORAJOSOS é uma sequência do filme: À PROVA DE FOGO, cuja abordagem central da trama era o relacionamento de um CASAL, já neste segundo filme, o alvo da trama são os homens. E, sim, no terceiro filme (QUARTO DE GUERRA), as mulheres são mais evidentes na trama. Ou seja, é uma trilogia focada na FAMÍLIA que busca oferecer de forma teatral subsídios morais e de fé para enfrentamento e superação das aflições cotidianas que todos conhecemos tão bem. Mas, talvez você esteja curioso e queira saber: qual a mensagem de CORAJOSOS? Sem dúvida, é a coragem necessária para nos tornarmos pessoas melhores. O longa trás vários ensinamentos sobre valorização da família, mudança de hábitos, busca intima e pessoal de Deus, mas é inegável que a mensagem principal do filme é direcionada aos homens, incentivando-nos a assumir a responsabilidade de líderes espirituais em nossos lares e nos tornarmos dignos filhos de Deus em nossas casas. Homens valorosos comprometidos a educar nossos filhos no caminho do Senhor, a fazer parte de suas vidas e a sermos modelos de fidelidade e integridade perante o Senhor. O verdadeiro cristão honra a Deus acima de tudo. CORAJOSOS também aborda a importância de ser firme na hora de rejeitar as propostas do mal, ainda que com isso, aparentemente, ou materialmente tenhamos algum tipo de prejuízo. Apesar de ser um drama, o filme também possui cenas bem divertidas e até mesmo, algumas de ação. 
Nota: 9/10

CURIOSIDADES:
  • A cena que Adam Mitchell e sua filha assistem na TV é do filme Prova de Fogo. 
  • No início do filme, há uma cena em que aparece o quartel de bombeiros de Albany. Esta locação foi a mesma utilizada no filme Prova de Fogo. 
  • Cerca de metade do elenco é composta por voluntários da igreja Batista de Sherwood. 
  • As filmagens começaram em 26 de abril de 2010 e foram concluídas em 25 de junho de 2010. 
  • A maior parte do filme foi rodado em Albany e County Dougherty, Georgia.
  • A Sherwood Pictures foi fundada em 2003 pelo pastor Alex Kendrick, da Igreja Batista de Sherwood, com US$ 20 mil em doações. Desde então, Kendrick também escreveu e dirigiu cada um dos filmes da Sherwood Pictures. O orçamento de cada uma das produções tem sido significativamente maior do que o filme diretamente anterior, de US$ 20 mil para A VIRADA (Flywheel), US$ 100 mil para DESAFIANDO OS GIGANTES (Facing the Giants), US$ 500 mil para À PROVA DE FOGO (Fireproof) e US$ 2 milhões para CORAJOSOS (Courageous).
  •  Em 2013, o Pr. Alex Kendrick e seus dois irmãos fundaram a produtora Kendrick Brothers, desvinculando a produção direta dos filmes da igreja de Sherwood.
  • Vários trechos do filme, assim como já se fez com produções anteriores, tem sido usado em vídeos motivacionais.
 
 
  
 
 
  • Abaixo, segue o modelo do termo de compromisso: Homens de Coragem
 Eu_____________________ decidi solenemente diante de Deus que assumirei total responsabilidade pela minha esposa, por mim e pelos meus filhos:
 Eu os amarei, os protegerei e os servirei e ensinarei os estatutos de Deus como o líder espiritual da minha casa.
 Eu serei fiel a minha esposa amando-a e respeitando-a
 E estarei disposto a dar minha vida por ela como Cristo fez por mim
 E ensinarei meu filho a amar Deus de todo o coração, todo o pensamento e toda a sua força
 Eu o treinarei para honrar a autoridade e para viver responsabilidade
 Eu confrontarei o mal, perseguirei a justiça e amarei a misericórdia
 Eu tratarei s outros com gentileza, respeito e compaixão
 Eu trabalharei bastante para prover as necessidades da minha família
 Eu perdoarei aqueles que erraram comigo e me reconciliarei com aqueles com quem eu errei
 Eu andarei na integridade como um homem de Deus
 Eu procurarei honrar a Deus, obedecer a sua palavra e fazer a sua vontade
 E quanto a mim e minha casa, serviremos ao Senhor.(Josué 24 : 15)
E você, homem e pai? Você teria coragem de assumir este compromisso?
 

Postar um comentário

0 Comentários