TOP 10 HISTÓRIAS DO HOMEM ARANHA (FASE STAN LEE PÓS-STEVE DITKO)

 



TOP 10 HISTÓRIAS DO HOMEM ARANHA (FASE STAN LEE PÓS-STEVE DITKO)

No mundo das hqs e cultura pop, uma das duplas mais conhecidas pelos fãs são o Stan Lee e o Steve Ditko, responsáveis por criarem o Homem Aranha. A fase que eles montaram juntos na década de 60 é um dos períodos mais importantes pro Aranha, tendo sido responsável por introduzir o herói, seu elenco de suporte e seus principais inimigos aos fãs leitores de HQs.



No entanto, devido a umas discussões e argumentos com Stan, Ditko deixou a revista após a edição 38. Stan Lee, por sua vez, continuou seu trabalho e, com o auxílio de artistas como o icônico John Romita Sr, criou uma das fases mais influentes na vida do Aranha, a fase da faculdade. Ao invés de um adolescente solitário e azarado, com histórias bem humoradas, Peter era mostrado com um rapaz mais velho, tendo novos amigos (como Harry Osborn, a Gwen Stacy e a Mary Jane) e desafios muito maiores envolvendo sua vida como um estudante universitário e sua vida heroica. As histórias desse período pós ditko são tão memoráveis que muitas das adaptações do Aranha (principalmente o desenho dos anos 90 e os filmes do Sam Raimi) pegam inspiração dessa segunda parte da fase do Stan Lee.



Mas quais histórias foram as melhores? Quais tiveram melhor roteiro, drama entre os personagens, ação, aventura e outros aspectos positivos?

Pra responder essa pergunta... esse é o meu top 10 histórias do aranha (fase stan lee pós-ditko)

 

10) A NOITE DO GATUNO/ GATUNO NUNCA MAIS (Amazing Spider man 78-79)



A melhor forma de fazer um bom vilão, na minha opinião, é tornando-o um reflexo do herói, algo que ele poderia se tornar. Esse foi o caso de Hobbie Brown, o Gatuno (Aaron Davis, tio do Miles Morales e a versão mais conhecida do personagem, só veria a surgir anos depois).

Tal como Peter Parker, Brown também é um jovem talentoso porém menosprezado pelas pessoas, tem problemas financeiros e dificuldades em seu relacionamento com sua namorada. Querendo provar seu valor ele cria um traje especial e tenta exibir suas habilidades para seu chefe. No entanto, sua imprudência acaba provando um incidente que faz ser acusado de ser um criminoso, provocando um conflito entre ele e o Aranha.



Além de ser mostrado como um antagonista incompreendido, a semelhança da história do Gatuno com Peter Parker ajuda a tornar o conflito deles bem mais pessoal pro herói, com o final tendo um bom desenvolvimento pro Aranha.

9) NAS MÃOS DO CAÇADOR (Amazing Spider man 47)



Uma das primeiras grandes mudanças feitas por Stan Lee após a saída de Ditko foi revelar a identidade do Duende Verde sendo Norman Osborn, pai do melhor amigo de Peter, Harry Osborn. No seu último conflito com o Aranha, Norman perdeu sua memória deixando temporariamente de ser o inimigo do Aranha. Apesar de parecer que seus dias como criminoso tinham acabado, as consequências de seus atos não foram esquecidas.



Enquanto era o Duende Verde, Norman chegou a contratar Kraven, o caçador, para eliminar o Aranha. Devido a sua perda de memória, Norman nunca chegou a pagar Kraven por seu serviço, fazendo com que o caçador o perseguisse, sabendo que Norman possui uma ligação com o Duende. Por não conseguir encontrar Norman, Kraven decide usar Harry como isca, colocando a vida dos amigos de Peter em perigo.



O ponto alto dessa edição é forma como demonstra a compaixão de Peter. Não só ele salva a vida de Norman Osborn, mesmo após todos os problemas que ele causou como Duende, mas em sua interação Flash Thompson, que se alistou no exército. Apesar dos bullyings que sofreu nas mãos do Flash, Peter expressa que sentirá falta dele, demonstrando como os dois rivais cresceram e passaram a ter um entendimento melhor um do outro.

8) NASCE UM SUPER-HERÓI



Difícil ter uma história do Aranha sem a participação do J. Jonah Jameson, o ranzinza e mal humorado editor do Clarim Diário que odeia o Aranha. Apesar da maioria das vezes ser mostrado apenas como um senhor rabugento e alívio cômico, Jameson das hqs foi responsável pela criação de muitos inimigos do Aranha. Um deles foi seu próprio filho, Coronel Jameson. Depois de voltar de uma missão espacial o coronel foi exposto a esporos espaciais que aumentaram sua força. Vendo isso como uma chance de se vingar do Aranha e fazer seu filho ser reconhecido como um verdadeiro herói, Jameson o convenceu a ir atrás do Aranha, não percebendo que os esporos também afetaram a mente de seu filho, tornando num vilão irracional e instável.



Essa história demonstra as principais temáticas das histórias do Aranha sobre poder, decisões e responsabilidades, com Jameson prejudicando seu filho e se recusando a reconhecer o papel que teve na transformação de John, culpando o Aranha ao invés de assumir a responsabilidade por seus atos, agindo como um contraste ao herói.




Outro ponto de destaque dessa hq é o primeiro encontro do Peter com a Mary Jane, com sua primeira aparição sendo um dos momentos mais icônicos da mitologia do Aranha, tendo sido adaptado em mídias como os desenhos animados.



7) HOMEM ARANHA, UM VINGADOR (Amazing Spider man annual 3)



É curioso que um personagem tão popular quanto o Aranha não fez parte dos Vingadores quando a equipe se formou, com muitas histórias tendo brincado com a ideia dele poder fazer parte da equipe. Um desses crossovers mais lembrados foi o primeiro encontro do Aranha com os Vingadores em Amazing Spider Man Annual 3, onde a equipe decide recrutar o amigo da vizinhança. Apesar de hesitar no início, Peter decide aceitar o convite, tendo que passar por um grande teste pra conseguir sua entrada na equipe: Capturar o Hulk.



Apesar de ser um dos heróis mais populares da Marvel, o legal do Peter é que ele não se vê como um grande herói, tendo inseguranças e dúvidas sobre si mesmo especialmente quando se compara com outros heróis, tornando o motivo dele não se unir aos Vingadores bem compreensível. No entanto, essa história demonstra, ironicamente, que Peter, apesar da ansiedade, Peter tem tudo pra ser um dos melhores vingadores, principalmente em sua luta contra o Hulk a decisão que ele toma no final em relação ao monstro incompreendido.

 

 

6) A SAGA DA TABULETA ANTIGA (Amazing Spider man 68 a 75)




O Aranha não é chamado chamado de Amigo da Vizinhança à toa. Apesar de salvar a cidade e o mundo em ocasiões ele é mais um herói das ruas, enfrentando bandidos, ladrões de banco e principalmente chefes do crime. Uma das histórias a abordar esse lado urbano do herói é a Saga da Tabuleta Antiga, onde Peter tem que encarar mafiosos como o Rei do Crime e o Cabelo de Prata, todos buscando obter a Tabuleta Antiga, um artefato que contém segredos que podem tornar quem a possuir invencível.



O arco tem um estilo muito noir, cheio de twist e momentos de suspense, principalmente quando a disputa pela Tabuleta acaba envolvendo o amigo do Aranha, Doutor Curt Connors e sua família, fazendo a trama ficar bem mais pessoal pro herói aracnídeo.



5) E CHEGA A MORTE (Amazing Spider man 88 a 90)



Devido aos editoriais do Jameson, o Aranha é forçado a encarar a desconfiança das pessoas, com elas julgando-o uma ameaça e a polícia querendo prendê-lo. Contudo, nem todos compartilham a mesma opinião que Jameson, como no caso do Capitão George Stacy. Além de ser pai da Gwen, namorada do Peter, ele vai se demonstrando durante a fase um grande aliado para o Aranha, defendendo o herói e apoiando sua luta contra o crime.



No entanto, como muitas coisas boas na vida do Peter, Capitão Stacy encontra seu fim durante uma luta do Aranha contra o Octopus, onde o Capitão se arrisca pra salvar uma criança, sendo gravemente ferido no processo. A morte de Stacy veio a ser uma das maiores tragédias na vida do Aranha e teria grandes consequências nas histórias seguintes, principalmente em seu relacionamento com a Gwen e com os cidadão de Nova York.

4) O LAGARTO ESTÁ VIVO/ NO CALOR DA BATALHA (Amazing Spider man 76 a 77)



Um dos aspectos presentes em todas histórias do Aranha é a temática sobre decisão e consequência. Mesmo as decisões do Peter feitas com boas intenções acabam voltando pra assombra-lo. Uma delas foi não ter revelado ao público que seu amigo Curt Connors é o vilão Lagarto, para que ele não fosse punido por crimes que seu alter ego selvagem cometeu.



Ao se transformar mais uma vez no vilão reptiliano, o Largato trava uma luta contra o Aranha que acaba chamando a atenção do Tocha Humana. Diferente de Peter, Johnny não tem conhecimento da dupla identidade do Lagarto, logo não contém seus ataques, fazendo com que Aranha tenha que enfrenta um de seus grandes amigos pra poder salvar a vida de Connors e consequentemente do Lagarto. É realmente um dos grandes exemplos do Peter tendo que tomar decisões difíceis para fazer a coisa certa.

3) ...E, AGORA, O DUENDE/NAS GARRAS DO DUENDE/COMBATE INSANO (Amazing Spider man 96 a 98)



Além de mostrar as aventuras do Aranha, as histórias também focavam no desenvolvimento dos seus amigos e pessoas próximas, como o Harry Osborn, melhor amigo de Peter. Apesar de ser rico e popular, Harry tinha muitas inseguranças ligadas a sua relação com seu pai Norman Osborn, querendo provar seu valor ao seu pai. Porém o distanciamento entre eles (devido ao Norman estar sendo dominado por sua personalidade de Duende Verde) combinado a outros problemas em sua vida, fazem com que o rapaz fique viciado em drogas, colocando o Peter diante um desafio que talvez nem mesmo ele consiga resolver mesmo com seus poderes.



Além de mostrar outro lado do Harry Osborn (plantando sementes para a transformação dele num vilão) essa hq é famosa por lidar com temáticas como uso de drogas, indo  contra o comics code authority, um selo criado na década de 50 que estabelecia limitações e censura nas hqs, após elas terem sido alvo de críticas do doutor Fredric Wertham, que acusava os quadrinhos de serem má influência para os jovens. A publicação dessa história serviu de inspiração para muitos outros criadores começarem a ir contra o comics code authority e abriu as portas para hqs com temáticas muito mais maduras e identificáveis na realidade.

2) A LOUCURA DE MISTÉRIO/PARA ESMAGAR UMA ARANHA (Amazing Spider man 66 a 67)





Um dos meus vilões favoritos do Aranha é o Mysterio, com sua habilidade de ilusões sempre levando as lutas com visual bem insano e criativo. Após ter escapado da prisão, o ilusionista mais uma vez tenta se vingar do Aranha dessa vez atraindo o herói ao seu estúdio, onde ele o prende numa ilusão onde Aranha está preso numa maquete de um parque de diversões macabro, forçando o herói a sobreviver a várias armadilhas, incluindo um Mysterio gigante.



Essa é uma das lutas mais divertidas da fase do Stan Lee e um grande exemplo da arte de John Romita Sr no seu auge. Desde que Steve Ditko saiu, muitos fãs subestimaram a decisão da Marvel em escolher um novo artista, achando que ele não conseguiria chegar no nível do traço de Ditko. Contudo, Romita Jr provou o contrário, com sua arte bem mais expressiva, cartunizada e dinâmica conseguindo combinar com o estilo das histórias do Aranha, se tornando o design oficial do personagem por um bom tempo, com muitos artistas tentando recria-lo.

MENÇÃO HONROSA: ARANHA OU HOMEM? (Amazing Spider man 100)



Quando se fala na fase do Stan Lee, uma história pouco citada é 100ª edição, a última feita por Stan Lee. Muitos conhecem ela pelo final com um cliffhanger pra uma das histórias mais estranhas do Aranha, porém esquecem detalhes importantes presentes na hqs.



Nessa história Peter está passando por uma crise existencial, lidando com a morte do Capitão Stacy e o fato da Gwen culpar seu alter ego pela perda do pai. Isso leva o rapaz a criar um soro para tirar seus poderes. No entanto ele acaba desmaiando e tendo um sonho que o leva a diferentes eventos em sua vida, com o Aranha confrontando vários de seus inimigos clássicos e refletindo sobre as mudanças em sua vida desde que foi picado pela aranha radioativa.



Embora essa história seja mais uma retrospectiva de hqs passadas, o Stan Lee, de forma astuta, conseguiu utilizar esse tipo de narrativa pra desenvolver o Peter, com ele refletindo sobre todos esses eventos que ele passou e questionando sobre seu papel como um super herói, com a interação entre ele e o Capitão Stacy sendo o momento onde Peter finalmente compreende todo o bem que o Homem Aranha fez, apesar dos danos que causou em sua vida pessoal. A frase do Stacy sobre o Aranha ser “uma dádiva e uma maldição” pro Peter capturando a essência do Aranha e os dilemas que lida, tentando equilibra sua vida heroica com sua vida normal.


1)  HOMEM ARANHA NUNCA MAIS (Amazing Spider man 50)



Um dos maiores desafios do Peter sempre foi a relação complicada com seu alter ego. Por ser um super herói, Peter sempre tem que abrir mão de outros compromissos para poder combater o crime. Como resultado ele acaba saindo prejudicado: Ele não consegue aceitar uma oportunidade de emprego, não consegue estar presente pra ajudar sua tia doente ou participar de festa com seus colegas.

Nessa edição, os problemas em sua vida chegam a um ponto que Peter simplesmente desiste de ser Homem Aranha. Ele nunca pediu por esses poderes, as pessoas que ele protege temem e não apreciam suas boas ações. Qual a razão dele continuar se arriscando? Por que sua vida tem que sofrer por isso?



No dia seguinte, a vida de Peter começa a melhorar. Ele consegue melhorar suas notas e tem tempo pra sua tia e amigos. No entanto, na ausência do Aranha, o Rei do Crime chega ao poder e inicia uma onda de crimes. 



Com a cidade sofrendo, Peter é forçado a encarar grande dilema: Ele deve continuar com sua “vida feliz” carregando o conhecimento dos problemas ao seu redor e a culpa por não ter feito nada quando podia, ou deve abrir mão de sua felicidade para ajudar as pessoas?



Com um bom roteiro do Stan Lee e arte fantástica do Romita, essa história consegue ser muito marcante, desconstruindo o Peter e mostrando o que o torna um dos melhores heróis da Marvel: Sua força de vontade para abrir mão de sua felicidade pessoal pra fazer a coisa certa não importa o efeito que isso tenha em sua vida pessoal. Por essas razões Homem Aranha Nunca mais é uma das melhores histórias do Aranha, principalmente da fase Stan Lee Pós-Ditko.

Então? Quais histórias do Homem Aranha do Stan Lee pós-Steve Ditko são suas favoritas? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.

 



Postar um comentário

0 Comentários