O Instituto de Pesquisa DataCamelô Dá Vitória Disparada a Bolsonaro

Datafolha é o caralho! Ibope é a puta que o pariu! Que são todos institutos de pesquisas vendidos e macomunados a setores políticos e econômicos da nação. Tudo pesquisa encomendada, tudo dado viciado.

As mais recentes "pesquisas" mostram o Sapo Barbudo com larga vantagem sobre o Cavalão. Mas onde e com que público essas pesquisas são feitas? Os pesquisados são, de fato, escolhidos aleatoriamente? Compõem uma amostragem confiável e representativa da população? Duvido. 

Duvido que algum desses "respeitáveis" institutos de pesquisa saia às ruas, vá aos pontos de ônibus, aos botequins pés sujos, aos canteiros de obras, aos pontos de parada de caminhoneiros, às lojas de R$ 1,99, aos restaurantes de prato feito, às filas dos postos de saúde, enfim, duvido que alguma dessas empresas ouça o povão, o baixo clero da população.

Pois foi o que fez, ainda que inadvertidamente, o camelô pernambucano Zedequias Serafim, de 58 anos, que tem a sua barraquinha numa grande avenida do centro de Fortaleza, Ceará. Sem querer, Zedequias realizou uma pesquisa informal sobre as preferências do brasileiro para o próximo pleito presidencial. Pesquisa feita com o povão, com o brasileiro de raiz.

No fim do ano passado, com mira às vendas de Natal, Zedequias começou a comercializar toalhas de banho com os rostos de Jair Bolsonaro e Luis Inácio Nove-Dedos da Silva.

Para a surpresa do vendedor ambulante, a venda de toalhas do atual Chefe do Executivo "estourou", superou em muito a tiragem das toalhas do maior larápio da história do Brasil.

"A aceitação, a gente está vendo que está muito mais para Bolsonaro. Eu não imaginava que aqui, em Fortaleza, ele tinha essa aceitação, porque aqui é PT, você sabe, do governador, todo mundo…", declarou Zedequias.

Até o dia 30 de dezembro de 2021 (data da reportagem da qual tirei essas informações), em pouco mais de duas semanas da oferta dos dois produtos, Zedequias disse ter vendido 660 toalhas de Bolsonaro contra 130 de Lula. Cinco vezes mais toalhas do Mito!

Perguntado sobre que toalha ele compraria, Zedequias saiu pela tangente : "Uns criticam, outros comentam, mas eu não quero trabalhar só com um. Se botar alguma de Moro aqui, eu vendo também. Eu quero é vender."  E tá certo, o Zedequias.

Porém, todo cuidado é pouco (e inútil) com pesquisas eleitorais, mesmo com uma que apresenta a lisura e a imparcialidade da do Zedequias.

Nesse caso, apesar da aparente e inconteste vantagem de um dos presidenciáveis, nada assegura que a preferência ou por Bolsonaro ou por Lula no momento de comprar uma toalha de banho irá se reproduzir nas urnas, na hora H da escolha do candidato. Nada garante que o cara que comprou uma toalha do Bolsonaro não venha a votar no Lula, e vice-versa. A muito depender do porquê o cara adquiriu ou essa ou aquela toalha.

Explico. Eu nunca votei no Lula! E nem votarei jamais! Voto em qualquer outro que vá com ele para o segundo turno. Mas, se eu passasse em frente à barraca do Zedequias, eu compraria uma toalha do Lula. Para enxugar o cu com a cara do Sapo Barbudo! Para passar a rola nas fuças do Seboso de Caetés!

Segundo Zedequias, a margem de erro da pesquisa é de oito toalhas, para mais ou para menos.

Pããããããããta que o pariu!!!!! 


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