THE WITCHER - SEGUNDA TEMPORADA SUPERIOR A PRIMEIRA, NÃO AGRADA FÃS...

Como já tive oportunidade de dizer em outras ocasiões, é sempre difícil transpor para o cinema ou para uma série de TV, uma obra famosa. Os fãs mais 'puristas' sempre exigem que o que vem na tela seja idêntico ao que leram nos livros ou quadrinhos. THE WITCHER sofre deste mal. Mesmo com uma temporada muito superior a primeira, alguns fãs ainda reclamam...





Uma das coisas que precisamos ter em mente é que se trata de uma "adaptação" e não uma "transposição" dos romances originais para a tela. 'Adaptação' significa "adequar, acomodar, ajustar uma coisa a outra", por que isto é importante? Porque isto mostra que muitas vezes o que funciona em uma determinada mídia, não funciona em outra...Torna-se necessário ajustar a situação para que se acomode ao novo veiculo. 


Outra coisa importante é esclarecer que, quando nos referimos a fãs, estamos nos referindo aos fãs ao redor do mundo e não especificamente aos brasileiros. E por que isto? Porque quando a primeira temporada foi lançada, alguns críticos brasileiros disseram que era ruim por causa de Henry Cavill. E não por sua interpretação de Geralt, mas porque "não foi um bom Superman" (opinião que discordo totalmente!).




Quando se agrega os fãs ao redor do mundo, percebe-se que a primeira temporada foi aprovada, mas quando se faz o mesmo com os críticos (profissionais) a situação é diferente. Para entendermos, a avaliação do 'Rotten Tomatoes' sobre a primeira temporada, mostra que possuía uma avaliação favorável de público de 91%, contra uma avaliação dos críticos de 68%. Mas, na segunda temporada as coisas mudam...




A segunda temporada nos mostra uma avaliação de público favorável em 63%, enquanto a dos críticos esta em 94%. Por que isto esta acontecendo? Porque os fãs mais recentes da obra (atraídos pela série), tiveram um tempo para se inteirar (ler) sobre o universo literário do personagem. E agora reclamam que há "inconsistências" em relação ao material original. Ou seja, houve modificações para se adaptar a história ao formato da TV (que dá pouco tempo para apresentar o universo do bruxo de forma adequada. Pois é uma midia diferente). 




Segundo informações, a segunda temporada adapta material extraído de "Sangue dos Elfos", "O último Desejo" e "Tempo de Desprezo". Os produtores alegam ter sido difícil transpor isto para a série. Por exemplo, eles dizem que, "Sangue de Elfos" fala sobre relações e movimentações dos personagens e não tem muita ação para impulsionar a história para frente. Certamente isto jamais funcionaria na série e foi necessário acrescentar mais monstros, mais personagens e enredos novos, como o problema de Yennefer com seus poderes. 




Nisto sai em vantagem quem não conhece a obra original ou não se apega a mudanças no original. A segunda temporada aprofunda os personagens principais e aprimora os efeitos visuais. Temos uma visão diferente de Geralt, de Yennefer e principalmente de Cirilla, que se torna uma personagem muito mais interessante. 




Até mesmo as intrigas da "Chama Branca", dos elfos, dos reinos do norte e do sul ficam mais substanciais. A história caminha a passos largos envolvendo o espectador, que acaba ansioso em saber onde vai dar tudo isto! Mas, nem tudo funciona a contento. Um personagem que agradou na primeira temporada e que obviamente voltaria, Jaskier o bardo, acaba deslocada e desnecessário na história. Sua entrada e participação ficam forçadas e sem graça (opinião pessoal)...




Enfim, a temporada termina com a surpreendente revelação da identidade do 'Chama Branca'. Também termina com uma aliança forçada entre Geralt, Yennefer e Cirilla. A boa noticia é que a terceira temporada já esta em desenvolvimento e terá mais coisas de "Sangue dos Elfos" (o final da temporada deixou isto claro). O maior problema é...esperar! A Netflix não é conhecida por acelerar as coisas, então...paciência! 















Postar um comentário

0 Comentários