RELEMBRANDO: O PRIMEIRO BOND, A GENTE NÃO ESQUECE!!!

 Existem aqueles que gostam de ir ao cinema para assistir a um filme qualquer ou o que esta "em alta" no momento e existem aqueles apaixonados pela arte cinematográfica e que apreciam qualquer genero. Aqueles que se lembram de sua primeira vez no cinema, o primeiro filme ou como conheceu determinada cine série... Hoje falaremos em nossa matéria sobre o primeiro encontro com..."Bond, James Bond".





Em qual dos grupos eu estou? Bem deixe-me dizer-lhe o seguinte: A primeira vez que fui ao cinema foi entre os 5 e 7 anos (não lembro com certeza). O filme era na verdade uma animação que não era exibida há algum tempo no Brasil. Era uma apresentação especial patrocinada pelo "novo sabão em pó, com nova fórmula: OMO TOTAL"...


O filme era "Branca de Neve e os Sete Anões". Fui assistir em um dos cinemas mais luxuosos da cidade. A bilheteria era cercada por duas escadas em arco que levavam aos balcões superiores. A capacidade era para aproximadamente 1.200 pessoas. A bilheteria também tinha uma roleta que permitia acesso ao salão principal. Fiquei maravilhado com o prédio e depois muito mais com o filme. O que não gostei, é que não ganhei nenhum dos brindes dados pelo patrocinador...


Bem, ai nasceu a paixão, a declaração de amor (frequentar o cinema) só viria alguns anos depois, quando eu tinha condições de guardar dinheiro para pagar o impresso. Mesada? Sim, existia...para as classes altas. Para minha classe era uma lenda urbana, 'mesada' em minha casa era um encontrão com o móvel doméstico...


Havia um cinema na cidade que exibia o "Festival James Bond" e eu era louco para ir assistir, porém caia sempre em período de aula, de forma que fiquei 'vigiando' o cinema aguardando uma oportunidade. A oportunidade veio, era o último dia de provas finais e se iniciou o festival! Claro, que imediatamente fui verificar em quais filmes eu poderia entrar...


Sim, porque na época a censura era severa e não se conseguia passar pela roleta sem documento comprovando a idade! Para se ter uma ideia "Goldfinger" recebeu censura 18 anos. Por que? Porque no filme uma mulher tem o corpo inteiro pintado à ouro e morre asfixiada. Bond a encontra morta na cama com o 'bumbum dourado' aparecendo (fofinho, ein!?), bem o censor achou que era 'nudez inadequada'...Além disto o capanga de Goldfinger, Oddjob, morre eletrocutado. Cena considerada "excessivamente violenta"...


Notem que o "bumbum" estava coberto! Não havia nudez real!!


A cena "excessivamente violenta"...


O filme a ser exibido em que eu poderia entrar sem problemas, para minha sorte é aquele considerado o melhor estrelado por Sean Connery. O filme que ficou conhecido como "aquele do vulcão" e também "aquele que aparece a Pequena Nellie"...Claro, que outros lembram por ter sido o primeiro em que aparece o rosto de Ernst Stravo Blofeld, o homem que mataria a esposa de Bond em "A Serviço Secreto de Sua Majestade" (filme seguinte)...


O filme a que me refiro era: "Com 007 Só se Vive Duas Vezes". Neste filme James parte para uma aventura no Japão, investigando o roubo (em pleno espaço!) de uma nave espacial americana e de uma soviética. Obviamente o plano é que uma nação acusasse a outra. Mas, o MI6 conseguiu acompanhar a nave roubada até sobre o mar do Japão, motivo pelo qual Bond foi para lá. 




Foi interessante ver Bond com uma altura considerável, se disfarçar de pescador japonês...Este filme acaba trazendo algumas coisas bastante interessantes. Como por exemplo um assassinato usando veneno administrado através de um fio de linha!! Também, fantástico foi descobrir que o esconderijo do vilão, Blofeld era um...vulcão falso!!




Neste filme também tem uma cena que foi repetida em outros filmes e até mesmo no episodio piloto da série "Viagem ao Fundo do Mar". Um carro persegue Bond e seus aliados utilizam um grande imã em um helicóptero para pegar o carro e jogá-lo no mar!!! É neste filme também que Bond é assassinado pela primeira vez no inicio. Anteriormente no filme "Moscou Contra 007", um assassino com uma mascara de Bond foi morto por um agente russo, em uma demonstração...ou seja, esta 'morte' não conta. 


Bem, já vimos veneno em fio de linha; Bond Morto; vulcões falsos; Blofeld; helicópteros com imãs gigantes...o que mais poderíamos ter? Ora, um helicóptero portátil!! "Q" envia para Bond um protótipo de um mini helicóptero (que deveria ser devolvido inteiro), tratava-se da "Pequena Nellie". 




E foi assim, em meio a tudo que falei acima e mais algumas coisas, como por exemplo a fantástica musica tema cantada por Nancy Sinatra (musica esta que acho a melhor da fase Sean Connery e que esta anexada abaixo) que me apaixonei outra vez! Desta vez, pela cine série de 007! Claro, que no dia seguinte estava no cinema novamente, desta vez para assistir: "A Serviço Secreto de Sua Majestade"...




Curiosamente, quando finalmente consegui assistir ao festival, o filme "O Satânico Doutor NO" não era mais exibido. O que fez com que só pudesse assistir a 2 filmes do festival, já que os demais eram proibidos para menores. Isto fez com que "O Satânico Dr. No" se tornasse o primeiro James Bond que assisti na TV!! E foi na TV Globo! A seguir assisti (ainda na Globo): "Moscou contra 007" e "007 Contra Goldfinger" (com as cenas do 'bumbum dourado' e Oddjob eletrocutado cortadas...).




Finalmente completei a fase Sean Connery ao assistir "007 Contra a Chantagem Atômica" no 'Cinema Especial Royal Label' (sim, o wisky) e ao último e pior filme com Connery: "007 Os Diamantes São Eternos" em VHS, pois os videocassetes haviam chegado ao Brasil com apenas 10 anos de atraso...


E foi assim que começaram meu amor pelo cinema e pela série do agente 007 James Bond. E você? Como foi? Quando foi? Deixem ai embaixo nos comentários, vamos trocar experiências...



Postar um comentário

0 Comentários