TOP 10 MELHORES LUTAS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

 



TOP 10 MELHORES LUTAS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

 

Um dos aspectos presentes nas histórias em quadrinhos são as cenas de ação, com os heróis saindo para todos os lados,  salvando pessoas do perigo e lutando contra os vilões, com o conflito enchendo o cenário de ação e pancadaria.



Claro que para muitos as lutas são apenas pura violência, onde  dois ou mais personagens ficam batendo um no outro. Porém, dependendo do roteiro e da arte, a luta do herói contra um inimigo se torna  um verdadeiro espetáculo visual, com o protagonista e seu oponente usando todas habilidades, tentando derrotar o outro, seja num conflito físico, mental ou até mesmo ideológico, além de também desenvolverem os personagens, mostrando superando obstáculos e dilemas pessoais no combate.

 

Para comprovar isso... eis o meu Top 10 melhores lutas das histórias em quadrinhos.

 

10 Thor, Odin e Loki vs Surtur (Thor # 340 a 343)

 


Nas histórias do Deus do trovão, um dos arcos mais explorados era sua rivalidade com seu irmão Loki e a ligação dos dois com Odin. No entanto, existem momentos onde é mostrado os dois rivais deixando de lado suas diferenças para enfrentar uma ameaça em comum. Um desses exemplos foi na épica Saga de Surtur, da fase do Walter Simonson, onde os asgardianos e seus aliados se uniram contra uma invasão de Surtur, o gigante de fogo, tentando impedi-lo de obter a Chama Eterna e provocar o Ragnarok.

 

Apesar dos esforços, o vilão conseguiu chegar em Asgard, se provando um inimigo difícil de ser derrotado, até mesmo por Thor e Odin. Com toda existência em perigo, Loki enganou Surtur e se une ao seu pai e irmão que odeia para derrotar o demônio. O fato dos dois rivais se unirem não só ajuda a mostrar o nivel de ameaça que Surtur representa como também ajuda mostrar um lado bom do Deus da Trapaça e um senso de esperança de que futuramente ele e Thor possam encerrar as brigas e passar a agir de fato como irmãos.

 


Além disso, a arte de Simonson ajuda a tornar o momento muito épico, retratando a luta como uma verdadeira batalha de deuses e entidades mitológicas.

 

9 Aquaman vs Mestre dos Oceanos (Aquaman #14 a 17 e Justice League vol 3 #15 a 17) 

 


Outra rivalidade entre irmãos nas hqs é a intesa relação do Aquaman com seu irmão Orm, o Mestre dos Oceanos. De inicio a relação deles era bem "Mufasa & Scar", com Orm sendo o irmão invejoso que queria eliminar Arthur e tomar posse do trono. No entanto a relação deles passou por uma grande mudança na fase do Geoff Johns, durante o reboot dos Novos 52. Ao invés de odiar Aquaman, Orm passou a ser um irmão que se importa com seu irmão e ambos possuem um respeito grande um pelo outro. No entanto, Orm não compartilha o mesma simpatia de Arthur pelo mundo da superfície, priorizando sempre a segurança de Atlantis ao invés de proteger ambos mundos.

 


Essas diferenças ideológicas logo se convertem num conflito no arco épico "Trono de Atlantis" quando alguém solta umas bombas em Atlantis, provocando uma guerra entre o reino e o mundo da superfície, colocando Arthur em conflito com seu irmão. Diferente das lutas anteriores, essa trata o conflito dos dois como uma verdadeira tragédia, mostrando o efeito negativo que a luta está tendo nos dois rivais. 

 

8 Mulher Maravilha vs Ares (Wonder Woman vol 2 #6)


Apesar de ser uma guerreira amazona, a Mulher Maravilha também é uma embaixadora, tendo a missão de passar mensagem de paz e amor das amazonas para o resto do mundo. O fato dela e suas irmãs defenderem esses ideais a torna inimiga de Ares, o Deus da Guerra, que busca espalhar o conflito e violência entre os mortais. Entre os vários combates entre a amazona e o deus da guerra, um dos mais icônicos foi no primeiro arco da fase do George Perez, onde o Deus da Guerra quase provoca terceira guerra mundial. Para impedi-lo Diana desafia o vilão para um duelo e acaba sendo brutalmente ferida.

 


Porém, quando tudo parecia perdido,  Diana obtém a vitória ao fazer Ares entrar em contato com seu laço da verdade, fazendo-o testemunhar as consequências que o sucesso do seu plano teria para os deuses, incluindo ele. No final, Ares poderia ter derrotado Diana no combate físico, mas foi a princesa amazona que o derrotou na inteligência.


7  Ciclope vs Mestre Mental e os X-men (Uncanny X-men 174 e 175)

 


De todos os x-men, Ciclope é um dos integrantes mais subestimados pelos fãs. Devido aos filmes da Fox, muitos julgam Scott um personagem chato e sem carisma, que só serve pra ser obstáculo entre o Wolverine e a Jean Grey. Na realidade, como visto nas hqs, Scott é um dos melhores personagens das hqs dos mutantes, um líder badass e estrategista que sempre busca garantir a sobrevivência da sua equipe e dos mutantes, tendo várias histórias que mostram sua evolução.

 


Uma dessas histórias foi na história de duas partes "Romance/Fênix" onde Scott confronta o Mestre Mental, responsável por corromper Jean Grey e transformá-la na Fênix Negra. Com seus poderes ilusionista, o vilão engana os X-men, fazendo eles acharem que Scott é a Fênix Negra, virando-os contra seu antigo líder. No entanto, mesmo sendo forçado a lutar contra seus colegas, Scott consegue sobreviver, usando sua inteligência e o conhecimento das fraquezas dos X-men, e eventualmente os liberta do truque do Mestre Mental. Além de mostrar Scott vingando a morte de Jean, esse conflito é a prova de que o Scott não é só um chato mandão. Ele foi escolhido pra ser líder dos X-men é sua inteligência, coragem e determinação, conseguindo ser um badass mesmo se colocado contra seus próprios companheiros .

 

6 Doutor Estranho vs Barão Mordo (Strange Tales #139)

 


Antes de treinar o doutor Stephen Strange nas artes místicas, o Ancião tinha como discípulo o Barão Mordo. No entanto, ele acabou ficando fascinado pelo mau e se virou contra seu mestre, virando inimigo do Doutor Estranho. Após ser derrotado pelo novo aluno do Ancião, Mordo formou uma aliança com Dormammu, recebendo novos poderes do tirano. Mais poderoso do que nunca, Mordo conseguiu derrotar o Ancião e forçou o Strange a fugir.

 


Após várias aventuras, Strange acabou sendo encontrado pelos homens de Mordo e percebeu que não poderia mais ficar escondido. Num ato corajoso, ele desafiou Mordo para um duelo definitivo, conseguindo derrotá-lo por meio das formas criativas que ele executa seus feitiços, fazendo com que Mordo ficasse mais dependente da magia de Dormammu. Isso ajuda a demonstrar porque o Doutor Estranho é o Feiticeiro Supremo da Marvel: Não é pelo fato que ele tem grande poder místico, mas sim pela forma como ele usa esse poder.

 

5 Batman vs Azrael (Batman: Legends of the Dark Knight #63)

 


Um dos momentos mais icônicos das hqs do Batman foi sua derrota pelas mãos do Bane, durante a saga A Queda do Morcego. Com sua coluna quebrada e impossibilitado de continuar como Batman, Bruce passou seu manto para Jean Pau-Valley, o vigilante Azrael, tornando-o  no novo cavaleiro das trevas. Entretanto, devido a sua instabilidade mental, Jean aos poucos foi se tornando um vigilante cada vez mais violento e cruel, manchando a reputação do Batman ao invés de honrar seu legado.

 


Quando se recuperou, Bruce percebeu seu erro e enfrentou Azrael na Batcaverna, fazendo-o aos poucos se livrar de sua armadura e reconhecê-lo como o verdadeiro Batman. Essa luta não só mostrou o retorno do Batman mas também sua redenção, com o herói tendo aprendido com sua derrota e vencendo Azrael não através da violência mas sim através de sua compaixão e sabedoria, demonstrando a diferença entre os dois Batmans.

 

4 Homem Aranha vs Fanático ( Amazing Spider man #229 e 230)

 


"Não importa o quanto eu apanhe eu sempre encontro um jeito de me levantar!". Essas são as palavras que melhor definem o Homem Aranha e sua determinação como um herói. Não importa o desafio, Peter sempre dá seu melhor para poder proteger os inocentes. Um dos grandes exemplos disso foi no seu conflito icônico contra o Fanático, o vilão que "quando se move nada pode pará-lo".

 


Com a vida da telepata Madame Teia em jogo, Peter recorreu a todos os métodos possíveis para derrotar o Fanático, desde sua força física, sua teia, até mesmo uso de veículos e objetos a sua volta. Cada vez que um plano falhava ele usava outro e outro, nunca desistindo, mesmo perante os poderosos ataques do Fanático.  O desenvolvimento do conflito dos dois realmente ajuda a tornar a vitória do Aranha no final muito recompensadora e emocionante, com o Aranha finalmente superando o vilão imbatível.

 

3 Reed Richards vs Doutor Destino (Secret Wars #9)

 


Sendo um grande fã do Quarteto Fantástico, não tinha como fazer esse top sem citar a rivalidade icônica do Reed Richard e Doutor Destino. Esses dois oponentes possuem muitas similaridades. Ambos são gênios  que buscam melhorar o mundo. No entanto, enquanto Reed é movido por objetivos altruístas, tendo uma família para ajudá-lo superar sua obsessão, Destino é um tirano solitário e egoísta, que se recusa a reconhecer seus erros, criando conflito bem intensos entre os dois gênios.

 


Um dos seus maiores duelos veio a ocorrer na épica saga das Guerras Secretas, onde Destino, com a ajuda do Doutor Estranho, roubou os poderes dos Beyonder e usou para salvar o multiverso da Incursão, um fenômeno cósmico que estava provocando a extinção das terras paralelas. A partir dos destroços dos planetas extintos, Destino criou o Mundo Bélico, onde ele governa como um deus, sendo casado com a Mulher Invisível e tendo Franklin e Valeria Richards como seus filhos. Infelizmente a tranquilidade de Destino foi interrompida quando Reed Richards, junto de outros heróis que sobreviveram a Incursão, chegaram ao Planeta Bélico.

 


Após vários incidentes e conflitos entre os heróis, a história chega ao seu clímax decisivo com Reed confrontando Destino em seu castelo. Embora os dois rivais apliquem golpes um no outro, o verdadeiro embate ocorreu em seu dialogo, com Reed no final convencendo Destino a abrir mão de seus poderes, fazendo-o admitir o que ele sempre negou a admitir: Reed Richards está certo. Esse confronto realmente trouxe uma sensação de encerramento para a história do Reed e do Destino, fazendo parecer o fim de uma história que veio sendo construída desde a primeira aparição de ambos nos anos 60, tornando a história muito mais relevante para essa rivalidade icônica.

2 Flash vs Flash Reverso (Flash vol 2 #78)


Um dos personagens que teve melhor desenvolvimento nas hqs foi Wally West. Tendo começado como sidekick do Flash, o jovem acabou tendo uma enorme evolução quando seu mentor morreu nos eventos da Crise nas Infinitas Terras, fazendo com que Wally assumisse o manto do Flash, para honrar o legado de Barry. Apesar de suas habilidades e conquistas, Wally sempre teve uma certa insegurança, temendo superar seu mentor e fazer pessoas esquecerem do Flash original.

 


Porém, Wally teve que encarar esse medo quando  história icônica "O retorno de Barry Allen", quando  enfrentou o Flash Reverso, o arqui inimigo de Barry Allen. De inicio, o velocista do mal tinha vantagem sobre Wally, que se recusa a usar o verdadeiro potencial da sua velocidade. No entanto, conforme o Flash Reverso foi se gabando que iria destruir o legado de Barry Allen, Wally superou seu medo e demonstrou sua verdadeira força, conseguindo derrotar Thawne, provando-se como o verdadeiro sucessor do Flash,

 

1 Superman vs Manchester Black & a Elite (Action Comics# 775)

 


Superman é um dos personagens mais subestimados pelos fãs, que dizem ser difícil fazer histórias com um herói "poderoso e perfeito". No entanto, é fácil que esquecer que existem formas de criar desafios para um herói como Superman, colocando-o em situações que ele não pode resolver apenas com a força física, como foi o caso do seu conflito contra a Elite.

Liderados pelo telepata Manchester Black, a Elite são um grupo de metahumanos baseados no Authority de Mark Millar. Ao contrário do homem de aço, eles não possuíam o mesmo código moral, matando criminosos sem misericórdia. Para piorar as coisas pro Clark, a população começou a apoiar os métodos dos novos "heróis", julgando Superman como um herói ultrapassado.

 


Com o mundo tendo se virado contra ele, Superman desafia Elite para uma luta e, após ser atingido por vários ataques, ele finalmente solta seu verdadeiro poder, aparentemente matando todos os membros da Elite, exceto Manchester, dando a humanidade uma demonstração do que ele pode fazer sem seu código moral.

 


Contudo, num twist surpreendente, Superman revela no final que tudo não passou de uma encenação. Os membros da Elite estão todos vivos e prestes a serem transportados para prisão. Tudo não passou de um plano para dar  humanidade uma demonstração do quão terrível é um herói sem seu código moral ou compaixão, expondo o erro dos métodos da Elite.

 


É facil fazer uma história onde o herói simplesmente bate num vilão, porém é mais impressionante uma história em que o herói supera não só o vilão mas o dilema do conflito, mostrando sua força de vontade para resolver seus problemas sem sacrificar o que torna  um verdadeiro herói. Por essa razão e outras, a luta do Superman contra a Elite é uma das melhores lutas de todas hqs.

 


Então é isso! Quais lutas vocês consideram as melhores das hqs? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo!


Postar um comentário

0 Comentários