PENSA QUE É FACIL SER SUPERMAN? ENTÃO LEIA!

Todo mundo já teve em algum momento o desejo de ser Superman ou de ter suas habilidades. Super força para dar uma lição nos valentões da escola ou do bairro. Visão de Raio X para olhar aquela vizinha fantástica (não vem! Superman olhou a cor das roupas intimas de Lois no filme de 78!). Poder voar para qualquer lugar a qualquer momento. Visão de calor para esquentar alguma coisa. Super sopro para esfriar outra. Invulnerabilidade, etc...Mas, acontece que Superman também tem seus medos e preocupações! Vejam abaixo algumas delas...




Ninguém pode negar que Superman seja um dos heróis preferidos em todo o mundo. Muitos inclusive o olham como um exemplo. Por isto, logo no inicio, dissemos que muitos em algum momento quiseram ser como ele. O motivo é fácil de se entender, basta ler seu nome ou titulo: "super homem".  Ou seja, um homem superior, melhor do que os comuns. Com ideais elevados, incorruptível, altruísta e outras qualidades que almejamos ter.


Por isto pode parecer estranho ou inaceitável que insinuemos que o Super possa ter algum trauma, algum medo ou preocupação. Mas ele tem! Ele já passou por muitas em todos estes anos! Alguns problemas ela já chegou aqui trazendo! E precisamos considerar isto para conhecê-lo melhor.


E para começar...



ELE NUNCA PODE EXPERIMENTAR SUA PRÓPRIA CULTURA




Se qualquer um de nós por alguma razão precisássemos morar em outro planeta, teríamos uma vantagem enorme sobre o Superman. Conheceríamos nossa cultura, nosso planeta. Teríamos memórias e experiências daqui, da velha "Terrinha". E por mais que reclamemos dela (injustamente, porque quem a destrói somos nós!), sempre teríamos uma boa recordação. Nosso cerveja; caldo de cana com pastel; futebol; praia; nossa politica (esta não! Esquece!)...

Superman não teve, nem terá nunca esta oportunidade. Seu planeta evaporou quando ele estava saindo! A ilustração acima mostra claramente. Em relação a lembranças ou experiências em seu planeta ou com sua cultura, ele esta em total desvantagem. Até mesmo para com os kryptonianos que apareceram depois que chegou a Terra. Sua prima Kara (dependendo da origem que ler); Zod e muitos outros...

Estes conheceram mesmo a vida em Krypton, e embora Superman saiba muito sobre o assunto, graças aos maravilhosos cristais que vieram com ele na nave e também aos outros sobreviventes que veio encontrando no passar dos anos, jamais vai poder se comparar. Aliás, a princípio ele tinha a alcunha de "o último sobrevivente de Krypton", foram aparecendo tantos outros, que mudaram para: "o último filho de Krypton" (depois dele, não nasceu mais ninguém no planeta).



ELE NUNCA TEVE OPORTUNIDADE DE CONVIVER COM OS PAIS BIOLÓGICOS




Embora o Super tenha tido a sorte de cair em um país conhecido por sua hospitalidade para com os estrangeiros e ter sido encontrado por um casal amoroso e com conceitos morais elevadíssimos, não ter conhecido ou convivido com os pais verdadeiros deve tê-lo incomodado bastante! 

Não é raro vermos casos na TV, onde filhos ou filhas adotadas tem o desejo de conhecer os pais biológicos e procuram por eles por anos! Imagine Superman que sabia não ter condições de reencontrar os seus! E aqui cabe um adendo: na chamada 'era de prata', Superman vivia indo e vindo para o passado e para o futuro, mas não lembro de ter sido feita alguma história onde ele voltasse a Krypton e conhecesse pessoalmente os pais. Claro poderia criar um paradoxo...mas, quem liga para isto!?!?



ELE TROUXE O FILHO PARA UM UNIVERSO SEMPRE A BEIRA DO DESASTRE!!




Todos os que se tornam pais sabem que no momento em que vemos aquele pequeno ser, imediatamente começamos a nos preocupar com seu futuro! Queremos que ele tenha cultura, uma boa base para o trabalho, escolha bem uma pessoa para formar família e tudo o mais que possa proporcionar ao filho/a um futuro melhor...


Superman não é diferente! Porém, em seu caso as coisas se complicam. A Terra e todo o universo, vivem sendo ameaçados por algum super vilão ou alguma entidade cósmica que não tem o que fazer e resolve destruí-los! E Jon (o filho de Super) vem mostrando claramente que esta se preparando para assumir o 'manto' do pai! 


Isto significa participar no enfrentamento destes vilões ou entidades! Mesmo estando por perto, com certeza Superman se preocupa o tempo todo! E aqui cabe mais um adendo: mesmo Jon sendo mais poderoso do que o pai em alguns aspectos (o que é estranho! Jon é metade humano, como pode ser mais poderoso do  que Superman...em quaisquer aspectos?)!


ELE SABE QUE NÃO CONSEGUE FAZER O SUFICIENTE!




Sim, os poderes de Superman são extraordinários! Com eles, Superman tem conseguido fazer coisa fantásticas, indo de um lugar para outro, apagando incêndios figurados e literais aqui e ali. Mas, mesmo assim ele sabe (e nós também), que não consegue estar em todos lugares ao mesmo tempo! 


No tópico anterior destacamos as constantes ameaças ao universo e em todas as vezes o Superman esta lá! Isto significa, que em outro lugar, outras coisas ruins acontecem e Superman não tem condições de intervir! E ele tem que viver com isto em sua consciência! 


Para piorar as coisas, algumas de sua super habilidades, acabam por acentuar este conhecimento ou reconhecimento. Por exemplo, a super audição. Com ela ele pode evitar catástrofes como atividades tectônicas; descobrir pessoas soterradas sobre escombros e evitar crimes que estão acontecendo naquele momento! Mas, ao mesmo tempo...ele também consegue ouvir aqueles a quem não conseguiu ajudar a tempo! Imaginem conviver com isto!! 


ELE NÃO PODE TER UMA VIDA NORMAL




Este tópico esta aqui, mas não havia necessidade real de estar! Todos sabemos que não há como Superman ter uma vida normal! Primeiro ele foi criado para colocar o bem estar dos outros sempre a frente do seu próprio. Os Kents o ensinaram que "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades" (desculpem, mas não resisti!!), por isto seu senso de responsabilidade é enorme!!


Ele nunca tira férias. Ele é marido, pai, escritor e super herói! Esta sempre trabalhando e não deixa de sair para ajudar as pessoas...e a qualquer momento! Para piorar a situação, as ameaças não param de aparecer! Quer sejam locais (aqui mesmo da Terra) ou no exterior (fora do planeta).


Agora imagine só: ele enfrenta tudo o que relacionamos acima (e mais algumas coisas) e tem de se controlar o tempo todo! Ele tem plena consciência que não pode perder a calma em hipótese alguma (lembrando que ele tem de controlar o uso de força 100% do tempo!)! E não pode também, em nenhuma circunstância cometer erros, pois isto pode significar a perda de centenas, milhares ou quem sabe milhões de vidas. Pois ele lida com ameaças que podem destruir cidades inteiras, o planeta ou mesmo o universo!!



TEM QUE CONVIVER COM O FATO DE QUE SE A TERRA FOR DESTRUÍDA, HÁ UMA CHANCE DELE SER O UNICO SOBREVIVENTE (DE NOVO!)




É isto mesmo, ao que parece Superman está condenado a sobreviver a destruição do mundo onde vive. Inúmeras histórias foram publicadas durante a "era de prata" onde ele sobrevivia a destruição do planeta e de formas diferentes. Inclusive postamos uma destas vezes, em duas partes, em que Superman imita a Deus recriando a vida no planeta. Você pode ler clicando aqui: parte 1 e parte 2...


Ele já morreu antes e voltou graças a sua fisiologia kryptoniana, então tem consciência de que demorará muito até que a morte o encontre definitivamente (caso não seja imortal). Isto significa que também sabe que todos com que convive (exceto Jon, talvez...) morrerão antes dele...o que nos leva ao último tópico...


ELE TEM DE CONVIVER COM O FATO DE QUE...SOBREVIVERÁ A LOIS!!




Deixamos esta por último por representar um potencial perigo para a humanidade...Superman convive diariamente com a certeza de que Lois morrerá antes dele. E pior, com seus sentidos apurados ele tem condições de ver isto acontecendo. Tanto o cinema quanto os quadrinhos já mostraram o acontecimento...sempre com resultados devastadores!




Nos cinemas, Superman foi capaz de voltar o tempo (!!) para reverter a morte de sua amada. E aqui temos polemica: Lois morreu porque Luthor provocou uma série de acidentes ao mesmo tempo, mantendo Superman ocupado em resolve-los. Um de tais acidentes envolvia um trem de passageiros correndo direto para os trilhos partidos. Superman salvou o trem, mas não pode salvar Lois...Ou seja, no momento em que voltou o tempo para salvar Lois o trem descarrilou! (Sei que alguns vão contestar, mas é lógica pura! O tempo não voltou apenas ali!). 




Já nos quadrinhos a morte de Lois foi mostrada algumas vezes, curiosamente, boa parte das vezes por culpa do próprio Superman. Um dos tais "resultados devastadores" foi torná-lo um déspota e um assassino! 


Com certeza, esta é uma das partes mais deprimentes em ser o Superman, ver aquela que é o amor de sua vida definhando e finalmente morrendo! E olha que várias pessoas que ama passarão pelo mesmo processo! E ele terá de assistir a tudo, sem poder fazer nada! 


Depois destes pontos que destacamos, talvez você já tenha uma ideia de que ser o Superman não é assim tão fácil como imaginávamos. Também é possível que você que já o admirava, agora o faça ainda mais. Qualquer conclusão que vocês tirem de nossa matéria, já a terá feito valer a pena. Elas são produzidas para vocês fãs e curiosos...




Até a próxima! 





Postar um comentário

0 Comentários