TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS DA SOCIEDADE DA JUSTIÇA (GEOFF JOHNS)

 


TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS DA SOCIEDADE DA JUSTIÇA (GEOFF JOHNS)

 

Minha equipe favorita das hqs, depois do Quarteto Fantástico e os X-men, é a Sociedade da Justiça da América. Embora não seja tão conhecida por fãs além dos leitores de hqs, a Sociedade da Justiça é uma das equipes de heróis mais importantes não só da DC como das hqs em geral, pois eles foram responsáveis por introduzir o conceito de grupos de super heróis. Se não fosse pela estréia deles em All Star Comics# 3 em 1940, provavelmente não existira Liga da Justiça, os Vingadores, o Quarteto ou nenhum outro grupo de heróis.

 


A principio, a ideia da SJA era dela ser composta por heróis da Era de Ouro, como o Flash original (Jay Garrick), Lanterna Verde (Alan Scott), o Gavião Negro (Carter Hall) e outros. Porém, isso mudou a partir do final da década de 90, quando a equipe ganhou uma nova hq  escrita pelo Geoff Johns. Tal como viria a fazer com o Lanterna Verde e o Aquaman, Johns realizou uma mudança total no conceito da SJA, substituindo membros da equipe por seus sucessores e tendo suas histórias lidando com temáticas sobre legado, família, superação e a passagem de manto para nova geração. 

 

Tanto a hq da SJA de 1999 e o  terceiro volume da Sociedade da Justiça da America são, a fase definitiva da equipe nas hqs, tal como a fase do Frank Miller na hq do Demolidor e do Mark Waid na hq do Flash, além de serem um cartão de entrada para qualquer fã que queira conhecer a SJA.

 


Mas, supondo que o individuo só queira ler uma hq especifica dessa fase, qual seria melhor recomendação? Quais edições são as melhores histórias dessa fase tão memorável?

 

Bem, para responder isso...eis o meu top 10 melhores histórias da SJA.

 

10) Injustiça seja feita (SJA# 16 a 20)

 


Uma das coisas mais legais numa hq de super heróis é quando eles enfrentam uma equipe de vilões. No caso da Sociedade da Justiça, seus rivais a Sociedade da Injustiça, que também consiste num grupo formado por vilões veteranos e seus sucessores. Nessa arco é mostrado os vilões (Geada II, Shiv, Vespa Assassina, Conde Vertigo, Tigresa, Blackbriar Thorn, Rival, Pensador e Geomancer) sendo reunidos pelo misterioso Johnny Sorrow  para se vingar da SJA. Contudo, Sorrow está escondendo um segredo que ameaça não só a SJA mas toda a existência.

 

As lutas entre os heróis e os vilões são bem divertidas e Johnny Sorrow se demonstra um vilão bem legal, sendo astuto e manipulador, além de sua presença fazer com que a história aborde um pouco o lado místico/sobrenatural da SJA.

 

9) Terra 2 (Sociedade da Justiça vol.3 Annual 1; n°18 a 20)

 


 Admito que acho a segunda fase da Socidade da Justiça feita pelo Johns meio que inferior ao suas histórias no volume anterior. Não que foi ruim, porém os arcos não eram tão lembrados. As histórias pessoais por outro lado, focadas nos integrantes da equipe e seus dilemas eram pura emoção. Um desses exemplos foi  a Poderosa (ou Power Girl), uma versão alternativa da Supergirl que sobreviveu a Crise nas Infinitas Terras. De inicio ela era a badass sarcástica que não levava desaforo de ninguém. Porém sua história teve uma tremenda mudança após o evento do Crise Infinita, onde ela se reencontrou com seu primo Ka-L, o Superman da Terra 2, fazendo ela se lembrar de sua vida passada. Essa revelação, mais o fato do primo dela ter morrido pelas mãos do Superboy Primordial, fez com Kara desenvolve-se sentimentos de solidão, isolamento e desejo de poder voltar para seu mundo natal. Seu desejo é realizado nesse arco pessoal, onde a heroína é enviada pelo deus Gog a Terra 2. Reunida com seus colegas da Corporação Infinito, assim como sua melhor amiga Helena Wayne, a Caçadora, Kara se sente bem por estar de volta, porém sua felicidade é interrompida quando é confrontada por uma versão alternativa de si mesma, fazendo-a perceber que as coisas não são como se parecem.

 


Além de fazer uma boa homenagem as histórias clássicas da SJA pré-crise, esse arco ajuda a humanizar a Poderosa, mostrando ela percebendo a verdade por trás da Terra 2 e reconhecendo a SJA da realidade principal como sua verdadeira família, mostrando a evolução de Kara para uma heroína perdida para alguém que encontrou um novo lar na equipe.

 

8) Roubando Relâmpago (SJA# 32 a 37)

 


Outro sucessor criado por Johns foi Jakeen Trovoada, um moleque que conseguiu obter uma caneta contendo o Relâmpago, um gênio da Quinta Dimensão que pertenceu ao antigo herói Johnny Trovoada. De inicio, Jakeen era bem irresponsável e podia ser chato porém, conforme a fase foi avançando, foi se demonstrando sua evolução num jovem mais legal e responsável. No entanto, sua felicidade chegou ao fim quando ele se encontra com um idoso Johnny Trovoada, que pede para ter o Relâmpago de volta. No entanto, quando Jakeen entrega a caneta, é revelado que Johnny está possuído pelo Ultra Humanoide, que usa o poder do Relâmpago para alterar a realidade em sua própria imagem.

 

É uma história excelente que mostra o quão perigoso pode ser o poder do Relâmpago se cair em mãos erradas, com Jakeen confrontando não só seu antecessor mas também uma representação do tipo de pessoa que ele poderia se tornar se decidi-se abusar do seu parceiro.

 


É também uma boa história do Geada II, com o antigo inimigo da SJA se unindo a eles para salvar a realidade, demonstrando ter um coração de ouro por trás de sua atitude fria e vilanesca.

 

7) Gato Furioso (SJA#10)

 


Um dos meus integrantes favoritos da SJA é o Pantera. Além de ser um dos membros veteranos ele também foi treinador de muitos lutadores da nova geração incluindo Canário Negro, Mulher Gato e até mesmo Batman. No entanto, muitos subestimam o herói pelo fato dele não ter poder especial ou gadgets como Batman. Esse tipo de pensamento é comprovado como um grande erro nessa edição, onde o herói tem que proteger sozinho o quartel-general da SJA de um ataque da Sociedade da Injustiça. Mesmo estando em grande desvantagem, o Pantera encontrar várias estratégias diferentes para lidar com os vilões, demonstrando que seu grande poder no final é sua inteligência, coragem e determinação.

 

 

6) Indestrutível (Sociedade da Justiça vol.3 #7)

 


Quem assiste Legends of Tommorrow, já deve conhecer Nathan Heywood, o super herói Gládio (um titulo que ele herdou de seu avô). Embora eu curta a versão dele na série ela não chega nem aos pés da versão das hqs. Nessa história, Nate ganha seus poderes após sobreviver a um ataque de vilões nazista que matam sua mãe e seu irmão. Ao ser salvo pela SJA, Nate descobre que ele possui uma força sobre-humana. Mas, devido ao metal absorvido por sua pele, ele não é capaz de sentir as coisas que toca, além de não ter controle de sua força, sendo obrigado a usar um traje especial.

 

Tal como Vampira nos X-men, a história do Nate é bem trágica mas ao mesmo tempo inspiradora, com ele tendo um poder que prejudica sua vida pessoal porém opta por usar essa mesmo poder para ajudar as pessoas, convertendo sua maldição em sua força.

 

5) Tempo Esgotado (SJA# 65 a 66)

 


Quando a SJA foi criada nos anos 40, um de seus membros fundadores era o Homem Hora (Rex Tyler), um cientista que usava pílulas Miraclo para ganhar super força e combater o crime. Após sua morte no evento "Zero Hora", seu manto foi assumido por seu filho Rick Tyler. Porém, esse não foi o fim de Rex pois, na hq da SJA, foi revelado que, antes de sua morte, Rex esteve num laboratório no nexus do tempo e espaço, que Rick pode visitar quando quiser.

 

Após um incidente onde Rick transporta seu pai para o presente, a presença de Rex acaba tendo efeitos na linha do tempo, fazendo reconhecer que ele precisa voltar para o passado e encarar seu destino. Desesperado para salvar seu pai, Rick tenta trocar de lugar com ele, colocando os dois num conflito para decidir qual deles ira se sacrificar pelo bem da cronologia.

 


Em certos casos, esse tipos de histórias envolvendo pais e filhos pode parecer algo bem clichê e "sessão da tarde", porém o roteiro de Johns ajuda a tornar o drama dos dois homens hora bem interessante, com o leitor sendo capaz de simpatizar com ambos lados do debate, sem falar que o final consegue ser surpreendente e ao mesmo tempo, de derramar lágrimas.

 

 

4) Sinos e Apitos (Sociedade da Justiça vol.3 #8)

 


Falando no Rick Tyler, outra personagem a receber destaque nas hqs da Sociedade da Justiça foi a esposa do herói, Liberty Belle (Jesse Chambers, conhecida pelos fãs por seu alter ego de Jesse Quick).  Apesar de ser associada com a família Flash, a Jesse ganha um destaque muito maior nessa história da SJA, onde a ex velocista tem que impedir que seu colega Damage mate o vilão Zoom, responsável por ter desfigurado seu rosto.

 


O ponto alto da história é a forma como aborda o passado da Jesse e seu drama de querer atender as expectativas do seu pai, o velocista Johnny Quick. Porém, aos poucos ela vai aceitando suas falhas e reconhecendo elas não tornam inferior ou um fracasso para o legado de sua família, mas sim o que ajuda a crescer como uma heroína própria e independente, representando perfeitamente a temática da SJA  sobre legado e busca por identidade própria.

 

 

 

3) Reino Sombrio (SJA# 56 a 58 e Gavião Negro# 23 a 25)

 


Uma das sacadas geniais do Geoff Johns foi em trazer o Adão Negro como novo membro da SJA. Sua participação nas aventuras da equipe ajudou a mostrar um lado mais simpático e humano, mostrando seu passado e os eventos que o levaram a ir do campeão do Mago Shazam para um tirano impiedoso. No entanto, a redenção do vilão não durou para sempre e logo Adão saiu da SJA, formando uma equipe de heróis renegados, incluindo ex-aliados da SJA como Alex Montez (primo da segunda Pantera) e Esmaga Átomo, e tomando controle de sua terra natal Kandahq, que esteve sob o domínio de um ditador. Para evitar que Adão Negro decida expandir seu domínio sobre o mundo, a SJA, liderada pelo Gavião Negro, inicia um ataque contra o vilão em seu país, resultando não só numa batalha entre as duas equipes mas também um debate ideológico sobre o que define a verdadeira justiça e qual a melhor forma de aplicá-la.

 



Legal como a história não só ajuda o leitor a simpatizar com o Adão Negro e seus seguidores mas também apresenta as falhas da SJA, principalmente do Gavião Negro, comprovando que nenhum dos lados está totalmente certo ou errado, demonstrando como até mesmo alguém com boas intenções pode cometer deslizes e erros com grandes consequências e tornando o dilema mais complexo

 

2) Príncipes das trevas (SJA# 45 a 51)

 




Dos inimigos da SJA, o meu favorito é Mordru. Com seu domínio de magia e uma personalidade sádica, cruel e carismática, Mordru é tipo de vilão que o leitor "ama odiar". Toda vez que ele dá as caras numa hq, é sinal que vem coisa grande contra os heróis. Sua participação na hq da SJA não é exceção.

 


Nesse arco épico, Mordru (que já tinha aparecido nas primeiras edições) inicia seu plano mestre, fazendo uma aliança com os vilões Eclipso e Manto Negro (filho do Alan Scott) e executando um encantamento que cobre o mundo em trevas. Para dificultar as coisas, ele também tira o seu rival, o Sr Destino, da jogada, forçando os membros da SJA a se virarem contra esse trio poderoso sem o auxilo de seu  aliado feiticeiro.

 

Essa é com certeza uma das histórias mais intensas da fase do Johns. O suspense é bem construindo, com o cenário ficando cada vez pior para os heróis até que eles finalmente conseguem encontrar uma solução, tornando o momento de sua vitória bem merecido e satisfatório.

 


Melhor parte ainda é a forma como Johns consegue fazer uma história tão grande e dá um bom desenvolvimento para vários personagens incluindo Sr Destino (com Hector desenvolvendo sua relação de mentor/discípulo com Nabu), Shazam e Sideral (os dois passam a ter um romance) e, principalmente Alan Scott (que confronta o Manto Negro, confrontando os erros que cometeu no passado tentando redimir seu filho e trazê-lo de volta para o lado do bem).

 

1) SJA/SJA (SJA#68 a 72)

 


Após ter dado foco aos novos membros da SJA, aprendendo com os veteranos e crescendo como individuos, amigos e uma familia, Johns coloca os heróis diante seu desafio supremo. Nessa épica aventura, o viajante do tempo Per Degaton, volta ao passado de domina o mundo quando a SJA foi dissolvia pelo governo dos EUA. Para impedir o plano do vilão, Rip Hunter, outro viajante do tempo, pede ajuda aos sucessores da SJA para voltarem ao passado e ajudarem a SJA original a derrotar Degaton, salvando o passado e o presente.

 


O ponto alto dessa história são as interações entre a SJA do presente e seus antecessores, que demonstram como os jovens heróis cresceram durante as aventuras anteriores, com eles não só lutando ao lado de os heróis a quem eles herdaram os títulos mas fazendo-os perceber como seus atos heróicos terão impacto para gerações no futuro. A melhor interação de todas é entre o Starman original e a Sideral, com Courtney meio que assumindo o papel de protagonista da história (o que é apropriado visto que ela foi uma das primeiras criações do Geoff Johns em seus trabalhos na DC).

 


 Se Johns tivesse encerrado sua fase com esse arco, com certeza teria sido um final satisfatório, pois ele demonstrou nesse arco seu conhecimento, amor e respeito pela SJA e sua mitologia nas hqs. Com os rumores de que ele voltará atualmente para mais uma fase da SJA, só posso esperar otimista que ele ainda consiga fazer histórias tão boas quanto SJA/SJA, que eu considero, sem sombra de dúvida, uma das melhores histórias dessa fase tão memorável da Sociedade da Justiça.


Então é isso, Quais histórias da Sociedade da Justiça do Geoff Johns são suas favoritas? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários abaixo...






Postar um comentário

0 Comentários