BATMAN: "EU SOU O REI DO MUNDO!" - TITULOS DO MORCEGO E SEUS DERIVADOS ATINGEM SUPREMACIA NA DC!!

Em um grupo sobre quadrinhos, dois membros debatiam sobre o Batman. Um dizia que por ser um bom personagem as vendas de suas revistas estava liderando o ranking da editora. Já o outro (parecendo irritado) alegava que a DC Comics estava apostando tudo no personagem, por isto a colocação. Qual dos dois esta certo? Ou a resposta pode ser outra? 





Por coincidência ao entrar em uma pagina americana para saber as novidades em quadrinhos para os próximos meses, 'esbarrei' com uma postagem que responde as questões levantadas acima. 



A postagem na realidade era consequência de uma anterior que relacionava as "solicitações" para os meses de novembro e dezembro da DC Comics. "Solicitações" é como os americanos se referem aos lançamentos dos próximos meses e chamam assim porque é possível que a pessoa reserve um exemplar e o receba junto ao lançamento nas lojas, através de uma solicitação direta a editora...



Ao se ler a relação de títulos, fica evidente a supremacia daqueles relacionados ao Batman ou a seus 'derivados': revistas da 'família' morcego e relacionadas a seu universo pessoal ou aquelas em que o 'morcego' aparece como convidado especial. E os números surpreendem como poderá ser visto a seguir...



Nos meses de novembro e dezembro haverá o lançamento de 91 títulos. Importante destacar que ao nos referirmos a 'lançamentos', não estamos nos referindo somente a estreia de novos títulos, mas também a novas revistas de títulos já existentes. Somando-se todos encontramos um total de 91 revistas. 



Olhando-se mais atentamente aos títulos, observamos que das 91 revistas 54 se enquadram no que dissemos no paragrafo anterior: são estreladas por Batman ou o tem como convidado especial; por alguém da 'família morcego' (Batgirl, Robin, Asa Noturna, etc) ou relacionadas a seu 'universo'. Ora isto representa 59% do total de revistas!!



Agora se separarmos os dois meses, como ficam as proporções? Separados teremos 75 títulos em novembro e 16 títulos em dezembro. Dos 75 de novembro, temos um total de 42 relacionados ao Batman, ou em outras palavras: 56%. Do total de dezembro (16), 12 se relacionam ao morcego!! Isto equivale a espantosos 75%!!!



E já que estamos na brincadeiras das estatísticas, vamos mergulhar fundo! Dos lançamentos/solicitações de novembro 23% apresentam o nome "BATMAN" no titulo, enquanto 29% apresentam Batman como personagem principal. Isto significa que 40% dos títulos de novembro, que nem levam o nome de Batman, estão relacionados ao 'cruzado de capa' e seu elenco de apoio ou incluem uma aparição dele!! 



Para terminarmos com as estatísticas, vamos considerar as coleções programadas para novembro que são 25 no total. Mais uma vez temos a 'sombra do morcego', pois 9 ou 36% do total, são do Batman ou relacionadas a seu elenco de apoio...



Então podemos concluir que o certo, é quem disse que um maior numero de títulos provoca um volume maior de vendas? Sim e Não! O que os fãs, e não fãs, geralmente esquecem é que a DC COMICS é UMA EMPRESA. E empresas VISAM LUCRO! Este sistema de solicitações  que citamos anteriormente já serve de base aos rumos que a empresa toma...



Ora, se elas observam que os títulos relacionados diretamente ou indiretamente ao morcego vendem mais, obviamente ela vai incrementar títulos ligados à ele! A Marvel faz exatamente o mesmo! E esta procura maior não se limita ao regime de solicitações...Então, é o público quem determina o que será lançado em maior quantidade! E se o público quer mais Batman, isto significa que ele é um bom personagem! 



Chegamos então ao dilema "São Luiz", aquele que questiona: "Os biscoitos São Luiz, vendem mais porque são fresquinhos ou são fresquinhos porque vendem mais?".



Assim, perguntamos a vocês leitores: "Batman tem mais títulos porque vende mais, por ser um bom personagem, ou vende mais porque tem mais títulos?". Meditem sobre o assunto e deixem suas respostas ai embaixo nos comentários...




















Postar um comentário

0 Comentários