O MITO DE JAN VOJIK - Capítulos 14 à 16

 


Capítulos 1 e 2 podem ser lidos AQUI.

 Capítulos 3 e 4 podem ser lidos AQUI.

Capítulos 5 e 6 podem ser lidos AQUI. 

Capítulos 7 e 10 podem ser lidos AQUI. 

Capítulos 11 e 13 podem ser lidos AQUI

 

CAPÍTULO 14

 

Mike estava ansioso para assistir a fita. Assim que deu o play não pode conter a excitação de poder analisar a sua movimentação bem com a de Jan, esperava com isso encontrar a chave para desvendar os truques utilizados por seu treinador.

E ao começar a assistir à luta, não pode deixar de notar, como sua movimentação havia mudado, e como estava rápido! Ele não podia acreditar que havia desenvolvido aquela velocidade, em tão pouco tempo.

 

-Está notando Mike? Seu jeito de andar dentro do ringue mudou, e sua velocidade aumentou de maneira considerável. Ao aumentar a intensidade do exercício sem perceber, você acabou forçando seu corpo a acompanhar o ritmo veloz que eu comecei a impor.  E a forma como me movimento também o forçou a caminhar de maneira mais dinâmica, você consegue cortar o ringue com muito mais velocidade, desperdiçando muito pouca energia nesse processo.

Tyson estava exultante com o que via. Incrível como podiam manter aquele ritmo frenético durante tanto tempo.

- Seus movimentos defensivos também estão irrepreensíveis, você não só conseguiu evitar meus ataques como já prontamente contra golpeava. Nesse quesito Mike, sua educação está completa. Se tornou um lutador muito difícil de ser acertado, tanto na ofensiva como no contra-ataque. Posso dizer com segurança que nenhum peso pesado hoje no mundo domina isso como você.

-Isso é ótimo Jan, estou maravilhado com o que vejo. Só falta duas coisas então....

-Falta decifrar o meu jogo de pernas, e conseguir me acertar um golpe limpo, perfeito. E também falta uma terceira coisa Mike....

Mike olhou com cara de surpresa para seu treinador.

- Lembra o que conversamos no primeiro dia? Falta definir qual história quer escrever no boxe. Não é mesmo?

 

Mike ficou um pouco perturbado com isso. Ele estava tão imerso no duro treinamento que aquela conversa de apenas alguns dias atrás parecia ter ocorrido há meses.

 

- Mas não precisa se preocupar, o que vamos fazer agora te proporcionará essa resposta. Me acompanhe até a parte da frente da casa.

 


CAPÍTULO 15


Quando chegaram na parte da frente da casa, Mike notou que havia uma cabana montada na entrada do terreno, também percebeu que todas aquelas pedras que haviam chamado sua atenção estavam dispostas ao redor da pequena cabana formando um círculo. Havia também uma fogueira mais ao lado. Jan havia preparado tudo isso enquanto Mike descansava do treino.  Também percebeu que no interior da cabana saia vapor e fumaça, mesmo não vendo o seu interior dava pra sentir que ali dentro estava bem quente.

Ao ver essa cena, ele olhou para Jan, sem entender absolutamente nada.

- Deve estar confuso né Mike? Bom, te dou uma breve explicação agora, e depois da experiência que você vai passar por aqui, pode ficar à vontade para me perguntar o que quiser, pois sei que deve estar curioso com todo o mistério que envolve a minha participação até aqui.

Mike assentiu com a cabeça e esperou Jan finalizar.

- Essa cabana é chamada de cabana do suor*(1), e faz parte de um ritual bem antigo que muitos povos chamados "primitivos" costumavam fazer. Ela tem algumas finalidades entre elas, serve como purificação, e também é uma excelente forma de encontrar respostas pra grandes questões de nossa vida. Um local de revelação, assim podemos dizer. É aqui que você vai saber qual história irá contar dentro do ringue.

Mike a princípio achou aquilo um tanto inusitado, mas como convivia com Cus há tanto tempo, meio que já havia se acostumado com práticas pouco ortodoxas. Afinal Cus fazia as sessões de hipnose com Mike há anos. D'amato também era aficionado em desenvolver poderes mentais como a telepatia, então aquilo seria uma outra experiência não convencional a que ele se submeteria em prol do boxe.

Jan tratou de finalizar os preparativos e em seguida os dois entraram na cabana do suor.

NOTAS:

1-Cabana do Suor: Ela é conhecida como Temazcal, Inipi, Sauna Indígena ou Sweet Lodge. Ou então, simplesmente, Tenda ou Cabana do Suor. A prática xamânica das sociedades indígenas das Américas (México, Guatemala e América do Norte) ajuda-nos a sair do estresse, afastar as dores musculares e equilibrar corpo e mente.

É a mais antiga cerimônia que se tem registro na história nativa e é praticada de alguma forma por todas as outras culturas no mundo. Nossos antepassados estabeleceram o banho térmico para facilitar a cura, purificação e relaxamento. Muitas tribos usam a Cabana do suor tradicionalmente para purificação, limpeza e cura da mente, do corpo, das emoções e do espírito."

A cerimônia representa o útero da Mãe Terra. É uma forma de oração para honrar todas as nossas relações.



CAPÍTULO 16


O interior da cabana contava com algumas pedras que ficavam na entrada da casa, porém essas pedras estavam aquecidas, isso explicava porque a cabana era tão quente, e justificava o nome de "cabana do suor". Uma vez ali dentro os dois sentaram da maneira mais confortável possível. Jan pediu para Mike fechar os olhos e então começou a entoar alguns cânticos, numa língua totalmente desconhecida para Mike, e enquanto Jan ia cantando Mike ia entrando num estado de profundo relaxamento, e depois de alguns minutos, Jan colocou sua mão no ombro de Tyson e falou:

-Permaneça com os olhos fechados, enquanto falo você vai se conectando com seres espirituais, guardiões do futuro e do passado, seres que podem mostrar a você o caminho a seguir, mas preste atenção: ele não mostram um único caminho, ela apontam várias direções possíveis, e o seu coração fará a escolha mais adequada. Ao escolher o caminho, você saberá imediatamente todas as condicionantes dessa escolha, saberá o que se espera de você, saberá o que deve fazer ou não para se manter fiel ao caminho que decidiu trilhar.

Jan deu uma pausa, enxugou o suor da testa, e continuou:

- Cada escolha, traz um preço. Há um anjo e um demônio em todas as estradas que se apresentam diante de você, não deixe de fazer uma escolha por temer o demônio que a espreita, mas também não escolha uma ignorando totalmente o preço a se pagar. A oportunidade da escolha é ampla, e você é um abençoado por ter essa oportunidade. A decisão que tomar lhe dirá a história que você vai escrever, no esporte e no mundo. Sei que entendeu tudo Mike, e agora vou me retirar da tenda, e você irá se concentrar na sua tarefa. Saia quando não tiver mais nenhuma dúvida em seu coração.

Jan deixou a tenda, e Tyson permaneceu ali por mais alguns minutos. Estava pingando de suor. Se afastou da tenda e ficou sentado em uma das grandes pedras que estavam escoradas próxima das árvores, e ali ficou contemplando o belo céu estrelado. Se sentia extremamente satisfeito, com um senso de realização plena.
Depois de alguns minutos, Mike saiu da cabana, molhado de suor, saiu engatinhando, sem forças para se levantar. Jan imediatamente o socorreu e o tratou de levar para dentro da casa.

Continua...

 


 Instagram: @Boxeando com a História        

 Clique AQUI para acessar os Livros escritos por Antônio na Amazon.


Postar um comentário

0 Comentários