Qual o segredo do "Flash Time"?

   

Série do Flash (1991)

Em 2021, o seriado clássico do Flash completa 30 anos de sua estreia, com o icônico John Wesley Shipp fazendo o papel de Barry Allen. Além desta, anos mais tarde, a emissora americana CW lançou uma nova série do velocista da DC no mesmo universo de Arrow, dando início a segunda série do Arrowverse.
 
  Junto com a super velocidade, vem um combo de poderes, como atravessar objetos, fazer redemoinhos com as mãos, fator de cura e vamos dar uma explicação ao "Flash Time" ou o "Slow Motion", um dom incrível dos velocistas.

  Nas telas, a primeira vez que tivemos a oportunidade de ver essa habilidade foi num filme dos X-Men, com o Mercúrio, em Dias de um Futuro Esquecido (2014), inclusive uma das cenas clássicas do Universo Cinematográfico dos Mutantes.

Mercúrio em X-Men: Dias de um futuro esquecido (2014)

  Depois desse filme da Marvel, novamente foi mostrado uma cena em "Slow Motion" em X-Men: Apocalypse (2016). Mas cadê o Flash nessa história? Como a DC ainda não possui um longa-metragem do personagem, temos alguns episódios da série que mostram o "Flash Time", inclusive como referência ao mutante da Marvel, e, recentemente, no lançamento da Liga da Justiça do Zack Snyder, vimos um pouco do quão o velocista escarlate é poderoso com um bônus ao usar essa habilidade, a viagem no tempo. Agora o principal detalhe: Por que existe esse tal "Flash Time"?

The Flash (2014) 4x02 - "Sinais Mistos"

 

Bom, para termos uma explicação sólida, vou apresentá-los a um grande conceito da física: a relatividade. Não vou entrar muito nas famosas teorias da relatividade restrita e geral de Albert Einstein, mas só o que vamos absorver delas é o conceito de espaço-tempo, no qual Einstein diz que o tempo é a 4º dimensão (e errado ele não está). 

Vamos imaginar a situação em que o Flash dá uma volta ao mundo em um determinado intervalo de tempo, com isso, nós podemos ver o movimento de duas maneiras: Como uma pessoa normal que observa apenas um vulto avermelhado passando ou como o próprio velocista, por estar em altíssima velocidade, acaba sofrendo o efeito de dilatação temporal. A dilatação temporal consiste em um corpo que se move próximo a velocidade da luz, vive um tempo diferente, ou seja, o tempo vai passar mais devagar para objetos em alta velocidade ou alta aceleração.

  Um exemplo com uma medida mais humana, se posicionarmos dois relógios atômicos (que possuem uma extrema precisão) em altitudes distintas - digamos o relógio 1 no nível do mar e o 2 no alto de uma montanha - e tendo ciência que o aparelho 1 está sofrendo uma influência maior da gravidade do planeta, o tempo passa mais devagar para o relógio 2, que está sob menor aceleração (da gravidade), entretanto esse tempo perdido não representa quantidades significativas para uma vida humana.

  Voltando para o Flash Time, é bem comum termos essa visão durante o nosso dia a dia. Basta tirar uma foto de dentro de um carro quando estiver acelerando, assim você verá que o corpo (carro e os objetos dentro dele) tem uma perspectiva diferente de um observador na calçada. Como aparece na imagem a seguir:

 


Um conceito simples, um pouco mais complexo, esse referencial e a questão da relatividade é a introdução às duas famosas teorias de Albert Einstein: a teoria da Relatividade Geral e a Relatividade Restrita. Porém, esse é um assunto a se discutir em breve.


Postar um comentário

0 Comentários