WandaVision - Impressões finais, ou santo whitewashing do Visão, Batman!

 



Finalmente, saiu o último episódio de WandaVision, a série que estava quebrando a internet, ou pelo menos o Disney Plus, e, depois de assisti-lo, pude fazer uma conclusão final do que achei do seriado. Minha opinião pessoal é que serviu só para fazer um marketing e fomentar as especulações do pessoal, sobretudo de influenciadores e youtubers da dita “mídia nerd”, ou “mídia merd”, melhor dizendo. Já tinha escrito um post sobre os dois primeiros episódios da série. Quem não leu, está aqui:

https://ozymandiasrealista.blogspot.com/2021/01/wandavision-ou-os-sintozoides-tambem.html




Desse modo, é melhor dizer o que NÃO tem na série. Não tem X-Men. Não há referência aos mutantes. Não existe também qualquer alusão ao Quarteto Fantástico e ao tal Multiverso, de onde esses personagens seriam provenientes, após a compra da Fox pela Disney.

Também não há a aparição do Mestre Pandemônio ou até mesmo do Mefisto. Eita, não é esse Mefisto!




É esse Mefisto aqui, o Capiroto da Marvel. Ele tem relação com Wanda porque os filhos gêmeos dela com o Visão são fragmentos de sua alma, pois, sendo um sintozoide, Visão não poderia gerar vida.



Da mesma forma, não há Doutor Estranho na série. Apesar de a Feiticeira Escarlate ter participação confirmada em Doutor Estranho 2, a Marvel/Disney não quis pagar o cachê do Cumberbatch, uma vez que o cachê da Elisabeth Olsen já deve ter sido uma grana preta.




Não tem o Magnum, Simon Williams, na série também. Apesar de ele ser importante para o Visão, pois os padrões cerebrais do Magnum é que foram usados para definir a personalidade do Visão. Tanto que Simon também é tarado por Wanda. Achei que ele poderia aparecer como um “ricardão”, e Wanda cornearia o Visão com ele, mas nem ferrando que fariam isso em uma série family friendly. Talvez o Magnum ainda poderá dar as caras na paródia pornô de WandaVision.






Bom, mas o que tem na série, então? Hum, uma das coisas é que teve o batido clichê de a vizinha ser a vilã e estar por trás de tudo. Como já havia me referido no outro texto sobre WandaVision, Agnes é realmente Agatha Harkness, a mestra de Wanda nos quadrinhos, interpretada por Kathryn Hahn. Na verdade, na minha opinião, essa foi uma adaptação para lá de lamentável, pois a versão da Agatha no seriado não tem nada a ver com a versão dos quadrinhos. Para começar, nas HQs, ela é uma senhora venerável e não é vilã. Em WandaVision, Agatha ficou semelhante às bruxas da Disney, tipo uma Malévola da vida.




A Bruxa Má... digo, Agatha, descobriu que havia uma atividade mística estranha em Westview e que essa magia era proveniente da Magia do Caos gerada por Wanda. Dessa forma, para poder roubar seu poder, a Madame Min... quer dizer, Agatha, se disfarçou como Agnes para poder ficar próxima de Wanda e assim usufruir de sua magia. É um belo plano da Maga Patológica... digo, Agatha. Enfim, motivação bem de bruxa da Disney e plano igual, com direito até a musiquinha quando ela enfim se revela em toda sua vilania. No entanto, é preciso dizer que Kathryn Hahn é realmente uma das poucas atrizes realmente engraçadas na série, uma vez que ela é uma comediante de gabarito.





O que mais há na série? Há o Visão branco da época dos Vingadores da Costa Oeste de John Byrne, vivido por Paul Bettany. Devo admitir que a Marvel/Disney teve coragem, fizeram whitewashing no Visão. Inacreditável. Raaacccisssmmmoooo! Para quem nunca leu ou não lembra, nessa fase, o Visão é sequestrado e dissecado por uma iniciativa intergovernamental de vários países, pois anteriormente ele havia controlado todos os computadores de todos os governos do mundo, a fim de garantir a paz mundial. Quando remontaram o Visão, aplicaram um whitewashing nele, e ele ficou todo branco e seminu. Espero que não problematizem o whitewashing do Visão no Twitter, mas com certeza devem fazer isso. Bom, se não gostarem do Visão branco, é só botar uma mão de tinta nele.






Não se pode deixar de comentar o personagem que causou o maior bafafá quando apareceu, Pietro, o Mercúrio, o irmão da Wanda. O que surpreendeu a galera foi que era o Pietro dos X-Men da Fox, interpretado por Evan Peters. Entretanto, na realidade, não era o Pietro da Fox, mas um mané qualquer sob o controle da Agatha. Por que não trouxeram o ator do Mercúrio de Os Vingadores: A Era de Ultron? Bom, basicamente é porque ninguém gostou daquela versão do personagem. Todo mundo achou o Mercúrio da Fox bem mais legal. Pessoalmente, eu prefiro o Pietro mais raiz dos quadrinhos, que é arrogante e meio babaca e pau no cu. Esse Pietro de Evan Peters é bem moleque, lembra o do desenho X-Men Evolution.



Uma adição interessante são os filhos da Wanda e do Visão, Billy e Tommy, Wicanno e Célere. A bem da verdade, não achei tão interessante assim. Os moleques são um pé no saco, muito chatos mesmo. Wanda tem de abrir mão dos filhos quando desfaz sua ilusão sobre a cidade, mas a consciência deles sobrevive.







Outra personagem que é introduzida em WandaVision é Monica Rambeau, a antiga Capitã Marvel, cujo papel é feito por Teyonah Parris. No texto sobre a série que escrevi anteriormente, fiz menção a ela. Depois, Monica é melhor desenvolvida e até desenvolve uns poderes, ao entrar em contato com o hexágono que cobre Westview. Ela é a única personagem que participa dos dois núcleos da série, dentro de Westview e fora. Entendo que quiseram dar destaque para uma mulher negra, pois isso está muito em voga em tempos de diversidade. Nos quadrinhos, a personagem sempre foi de terceira categoria, e a criaram apenas para que a Marvel não perdesse os direitos sobre o nome Capitão Marvel e este não pudesse voltar para o detentor original, o Shazam da DC, depois que mataram o Mar-Vell. É por isso que também criaram o Genis-Vell, o filho do Mar-Vell, e depois deram uma “promoção” para Carol Danvers, para que ela se tornasse a nova Capitã Marvel. Não foi apenas por “empoderamento” e para terem uma “Mulher-Maravilha” da Marvel. A meu ver, acho que o mais justo seria devolverem o nome para o Shazam, pois o Capitão Marvel e as Capitãs Marvel que criaram após o Mar-Vell não prestaram muito. Óbvio que nem ferrando farão isso. Uma pena. A meia dúzia de fãs do maior super-herói da Era de Ouro ficaria muito feliz. Sem contar que, no filme da Capitã Marvel, emascularam o Mar-Vell, fazendo Annette Baning interpretá-lo. Isso foi a mesma coisa que matá-lo de novo, sendo que o câncer era mais misericordioso.


No quesito personagem que não fez falta e ninguém pediu, temos Darcy Lewis, vivida por Kat Dennings. Ela era a sidekick de Jane Foster nos dois primeiros filmes do Thor. Personagem bem chatinha. Povo gosta dela porque ela é bonitinha, concordo, eu não dispensaria, mas a personalidade é bem imbecil. Não é engraçada. É só a garota que fica fazendo tiradas sarcásticas. E estava olhando o que mais essa Kat Dennings fez; é praticamente sempre o mesmo tipo de personagem.




Devo mencionar a participação de Jimmy Woo, interpretado por Randall Park. Infelizmente, o personagem em WandaVision é basicamente um imbecil, que não faz muita coisa. Uma pena, pois, apesar de na Marvel Jimmy Woo ser um personagem de terceira categoria, ele foi é um dos personagens mais antigos da editora. Na verdade, ele é pré-Marvel; foi criado pelo grande Jack Kirby na época da Atlas Comics para ser o antagonista do vilão Garra Amarela, um Fu Manchu dos pobres, na HQ de mesmo nome. Muito provavelmente, foi um dos primeiros personagens asiáticos dos comics a ter protagonismo. Posteriormente, ele se tornou agente da Shield e um dos subordinados de Nick Fury. Mas, ao contrário do Jimmy Woo dos quadrinhos, que é um cara sério, o da série é um pateta, que só serve para ser pau mandado de Monica Rambeau e Darcy. Nada muito surpreendente na Marvel atual, que imbeciliza os personagens homens para que as mulheres fiquem mais duronas. É só lembrar da Gamora bad-ass em Guardiões da Galáxia, enquanto o Star Lord é um imbecil completo. Mesma coisa, o Thor com a Valquíria em Thor Ragnarok e o Homem-Formiga com a Vespa. No feminismo meio maluco da Marvel atual, em um ranking, as mulheres ficam em primeiro lugar de inteligência e o homem branco anglo-saxão, em último. É de pasmar que a sociedade europeia, com sua cultura e desenvolvimento, tenha sido forjada por esses mentecaptos.



Sei que alguns devem estar tendo a impressão de que WandaVision é uma bosta radioativa, a maior porcaria do mundo, mas devo dizer que ela não chega a ser tão ruim assim. Creio que ela poderia ser melhor e teve o problema de criar hype e frustrar muita gente. No entanto, ela é sim uma série muito bem produzida e bem dirigida, com boas atuações na maioria dos casos. Evidentemente que, se uma série que teve 250 milhões de dólares de orçamento ficasse meia boca, poderiam fechar logo a Disney. Porém, a despeito do investimento alto, não se percebe de imediato para onde está indo toda essa grana, pois os efeitos especiais ganham mais força somente nos últimos episódios. Será que boa parte foi para o cachê da Olsen?

Um dos grandes problemas talvez seja o fato de que, bem ou mal, WandaVision é uma série da Disney, e ela está sempre indo até certo limite e nunca o ultrapassando, para não fugir do family friendly. E ao final é tudo muito bem explicado, sem nenhuma ponta solta, pelo menos propositadamente. Há furos de roteiro, mas é um enredo que é bem fechado, não deixa muita coisa em aberto, mas há umas cenas pós-créditos que anunciam futuros desenvolvimentos. E a escolha narrativa de usar sitcoms é sim bem inusitada, não nego, além de ser uma grande homenagem à TV, hoje em dia a caminho da extinção na era dos streamings.

Não é à toa que a série agradou ao público, porque hoje em dia até É O Tcham é mais cult que a Marvel. Assistir a filmes e séries da Marvel virou coisa de peão, com acompanhamento de Cheetos e refrigerante. Está certo que a assinatura da Disney Plus é algo meio playboy, mas a wi-fi do vizinho e Torrent existem para isso mesmo. Olha aí abaixo qual é o público-alvo dos filmes e séries da Marvel atualmente.


E ainda estou à espera da versão bananense de WandaVision, com Vera Fisher no papel de Wanda. Excelsior!



 

Postar um comentário

0 Comentários