Ué? Mas é Só o Brasil? Cadê os Outros?

Li hoje, no blog do Jotabê, um texto de um tal Jamil Chade, no qual ele se mostra alarmado e preocupadíssimo com a imagem do Brasil no exterior, "a pior desde o fim do Regime Militar", segundo ele. A culpa, é claro, total e integralmente do intrépido e imbrochável Bolsonaro. Mas deixemos isso de lado, por ora.

Fui ver quem era o tal e verifiquei que o cara tem pedigree. Que é cachorro grande. É jornalista e correspondente brasileiro na Europa há quase vinte anos. Dos mais conceitudos, respeitados e premiados do seu ramo. Tem mestrado em Relações Internacionais cursado em Genebra. Fez parte de um grupo de direitos humanos que ajudou nas investigações da Comissão da (meia)Verdade. De onde dá pra sentir a música que o cara toca. Um currículo vastíssimo e invejável (de verdade). Escritor de livros, também. Talentoso, competente e inteligentíssimo, pareceu-me ser Jamil Chade. Porém, a soldo da esquerda.

Em seu texto, ele diz que, aos olhos do mundo, o Brasil passou da condição de pária para a de uma "ameaça global", por conta das estratégias governamentais de combate à Peste Chinesa (adoro me referir a ela desta maneira, e saber que não estou a cometer nenhuma imprecisão ou ato de xenofobia), por conta de um "louco genocida" que nos governa.

Ele relata uma série de pequenos episódios de seu triste cotidiano europeu para fazer com que seus leitores brasileiros entendam e tenham conhecimento do quão terrível é a imagem feita de nós pelos estrangeiros. Imagem essa que deve ser muito fundamentada na imagem que o próprio jornalista tem do Brasil; afinal, há quase vinte anos residindo na Europa, grande parte do olhar dele já é o de um estrangeiro..

Ele conta que, ao levar o filho ao dentista, que os sabe brasileiros, o bom doutor, ressabiado e receoso, perguntou se ele estivera recentemente no Brasil. Oh, constrangimento!!!!

Também que, ao entrar na sede da ONU, em Genebra, foi abordado por um jornalista do New York Times horrorizado sobre o tratamento dado por Bolsonaro à pandemia da Peste Chinesa (os EUA têm maiores números absolutos e maior porcentagem de mortos pelo comunavírus que o Brasil, como logo mostrarei). Por que o "horror" deste jornalista ianque?

Fala de manchetes de jornais britânicos que estamparam uma caçada das autoridades sanitárias em busca da pessoa contaminada pelo "vírus brasileiro". Dizer vírus chinês é preconceito, tá proibido, né, seus porras? Vírus brasileiro, variante de Manaus etc, tá liberado. Ora, vão todos tomar em vossos cus!

Diz, ainda, que perguntou a um dirigente da OMS sobre a opinião dele a respeito de Bolsonaro : "louco, louco", foi a resposta recebida.

Vivemos um contexto de pandemia, de infecção mundial. A Peste Chinesa flagela e colhe em sua foice pessoas de todas as nações. Por que apenas o Brasil, segundo Jamil Chade, é visto como uma ameaça global? Será que a maioria dos outros países estão em situação muito melhor que a nossa nesse quesito, senão pior? Será o imbrochável Bolsonaro o governante mais inepto e sanguinário do planeta?

Deixei de lado o texto de Jamil Chade e fui ter com os números. Ah, os números. Tão impessoais e confiáveis. Adoro os números. Eles não mentem nem deixam que mintam em seus nomes. Por isso, a maior parcela das pessoas os odeiam e à Matemática. Por isso, preferem as "ciências" humanas, putas baratas e facilmente moldáveis e ajustáveis às conveniências de cada um, de cada época.

Pesquisei as populações atuais dos EUA, da Itália, da Espanha, da França, do Reino Unido, da Suíça e do Brasil. Também os respectivos números de mortos pelo comunavírus em cada um deles e calculei a porcentagem de mortos entre as suas populações.

Os dados são de hoje (10/03/21) e foram retirados do site Country Meters. Tabelei-os.

País

População atual

Mortos pela Peste Chinesa

% de mortos

EUA

332.998.465

527.352

0,158

Itália

60.556.770

100.479

0,166

Reino Unido

68.214.810

124.797

0,183

Espanha

46.630.892

71.436

0,153

França

65.550.062

89.301

0,136

Suíça

8.742.053

9.374

0,107

Brasil

214.096.627

268.568

0,125

Dentre os países pesquisados, só estamos pior em números porcentuais que a Suíça. Todos os outros, todos países de primeiro mundo, apresentam índices piores que os nossos.

Por que, então, só o Brasil é internacionalmente considerado uma ameaça global e tem essa terrífica imagem lá fora? Por que só Bolsonaro é tido como um "louco genocida"? Por que não os outros países da minha tabela? Por que não os seus governantes? Nem de Trump foi dito que ele é um genocida. Por que estamos no topo da lista de suspeitos das barreiras alfandegárias do Reino Unido e outros países europeus? Se tivéssemos por aqui a mesma proporção de vítimas fatais que no Reino Unido, estaríamos já a bater na cifra dos 400 mil mortos.

Não estou negando que nossa realidade seja terrível : ela o é. Nem estou a dizer que Bolsonaro tem mais acertado do que errado no combate à Peste Chinesa : ele não tem. Mas a situação está tão terrível quanto a nossa em vários outros países, muito mais desenvolvidos e com melhores estruturas que as nossas. Muitos outros líderes mundiais também estão mais a errar do que a acertar. E por um simples motivo : ninguém nunca teve de lidar com tal conjuntura, é novidade para todo mundo.

Por que, então, a imagem do Brasil às vistas do mundo é muito pior que a imagem de países com maiores índices de mortos que o nosso, EUA, Reino Unido etc?

Para mim, a coisa é clara : a imagem que um estrangeiro tem de um país X, que não é o seu, é a imagem que lhe é transmitida pela própria imprensa do país X. A terrível e alarmista imagem que os europeus têm do Brasil é a terrível e alarmista imagem pintada por nossa própria imprensa. Imprensa esquerdista (na maioria dos casos), desmamada da cornucópia das verbas governamentais petistas e que tem se valido da situação para tentar minar e derrubar o governo, pouco se lixando, de fato, para os mortos, usando-os apenas como bucha de canhão aos seus propósitos.

A imagem do Brasil no exterior que tanto apavora Jamil Chade é a imagem veiculada por seus próprios colegas da imprensa vermelha, que querem reaver as benesses e as regalias que tinham nos governos anteriores.

Quanto ao autor do texto, será que ele está mais preocupado com a imagem do Brasil no exterior ou com a sua própria imagem frente aos estranjas com quem convive? Será que ele está mais preocupado com o estrago intensificado, segundo ele, por Bolsonaro da imagem do Brasil ou com o estrago de sua imagem para "inglês ver", ou para americano ver etc?

Repito :  a situação é, de fato, terrível e apavorante. Mas por que demonizá-la só aqui? "Ué? Mas é só o Brasil? Cadê os outros?" Perguntaria o sábio e indignado Macaco Sócrates, criação de Orival Pessini, do humorístico O Planeta dos Homens, da época em que a rede Globo produzia bons programas humorísticos. Épocas pré-zorra total, pré-Adnet e pré-outros idiotas metidos a gênios.


Conheça também: 

               http://amarretadoazarao.blogspot.com/  

Postar um comentário

0 Comentários