As músicas talvez desconhecidas da MPB

 Bem, o Ozymandias me pediu para escrever esse texto, pois de acordo com ele, eu conheço muitas músicas, enfim...

1 - Se eu pudesse conversar com Deus. - Antônio Marcos.


Bem, essa não é tão desconhecida, porém não vejo muitos comentando sobre. É uma música profunda e sofrida, principalmente quando se conhece um pouco da vida de Antonio Marcos, que sofreu muito com o álcool. O eu-lírico da música, é uma pessoa que está sofrendo por amor e por tantas, as tristezas da vida, e tem um simples desejo: Falar com Deus, para ver se os seus problemas ao menos seriam menos doídos. Uma música que deveria ser mais ouvida/difundida.


2 - Sem Essa - Jards Macalé.



Uma música melancólica e até simples, mas que retrata bem o sofrimento e a indecisão por um amor que está perdido e a passagem do tempo não colabora com as feridas abertas.



3 - Viagem ao fundo de mim - Rita Lee.



Bem, essa é uma músicas simples e retrata a própria descoberta da juventude e o principal, a vibe no entorno da música, na linha dos mutantes e psicodelic rock dos anos 70, sensacional.



4 - Será que eu vou virar bolor? - Arnaldo Baptista.



Provavelmente é a música mais famosa dele, de maneira solo, desligado dos mutantes, Arnaldo entra na vibe de criar o seu próprio álbum. A música representa bem o que é a dúvida de todos ao fim de determinadas "zonas de conforto", as mudanças repentinas e as reflexões de todos os valores, seja nos bens materiais ou não.



5 - A luz e a semente - Sérgio Sampaio.



Sempre jogado para o lado "b" da mpb, Sérgio Sampaio, um cantor e compositor de mão cheia, morreu as mínguas, e sem alcançar o seu sucesso merecido, com suas letras sempre fortes e que retratam a vida, independente de tudo. A luz e a semente ilustra muito bem isso, um cara perdido, que tenta acertar sempre o caminho, porém as adversidades da vida sempre o joga para o vento.



6 - Canção Agalopada - Zé Ramalho



Uma música bem oculta do Zé, que pesa muito a mão em suas visões de mundo e como os acontecimentos vão mudando tudo, a draga do tempo nunca para. O qual prefere viver em meio a solidão, e não se entregar para a loucura do mundo.



7 - Você não morreu - Vanusa.



Talvez fruto da relação complicada de Vanusa e Antonio Marcos, temos essa música, que é bem um sofrimento amoroso, um choroso e melancólico sofrimento. Esse álbum da Vanusa é maravilho, ainda é famoso por simplismente ter a música "What to Do" que o Black Sabbath plagiou na cara dura, e claro, a clássica "Manhãs de Setembro"



8 - Meu pobre Blues - Zizi Possi/Música escrita por Sérgio Sampaio.



Uma homenagem direta a Roberto Carlos, o qual Sérgio Sampaio era muito fã, uma tristeza o Roberto nunca ter ligado muito, porém, a música é recheada de referências as músicas do Roberto. E claro, interpretada maravilhosamente bem pla inexorável Zizi Possi.




9 - Sonhos de um palhaço - Antônio Marcos e Vanusa.


Essa música, essa sim é a representação do sofrimento e a tristeza do ser humano, a melancolia, a dor que envolve essa música é simplismente intensa, Vanusa arrebenta na interpretação da música escrita por seu marido, na época, Antonio Marcos.

AO VIVO:



GRAVADO:



10 - Dose pra Leão - Cesar Costa Filho


Talvez essa seja realmente a mais desconhecida, porém de uma letra soberba, que acompanha um conselho. Dose pra Leão, é um hino, esquecido, mas que deveria ser muito valorizado. Assim como todas as músicas dessa pequena lista.


Bem, encerro minha lista aqui, cabem muito mais músicas, se a recepção dos leitores for boa, farei cada vez mais. Digam nos comentários se gostaram, é muito importante, um baita termômetro sobre o que vocês gostam. 

Me siga no instagram: @Bluehcomics




Postar um comentário

0 Comentários