TOP 10 dicas de como fazer um filme dos x-men no MCU

 


TOP 10 dicas de como fazer um filme dos x-men no MCU

 

De todas as franquias atualmente, uma de maior sucesso é o MCU (Marvel Cinematic Universe ou Universo Cinematográfico Marvel). Desde que começou em 2008 com o filme do Homem de Ferro, a adaptação do universo marvel só cresceu, introduzindo um filme diferente atrás do outro e trazendo para os cinemas muitos dos heróis icônicos da editora. No entanto de todos os personagens que os fãs esperam ver sendo adaptados, o grupo mais esperado de todos são os filhos do átomo, os x-men.

 


Como falei antes, os x-men  foram estabelecidos  na década de 60 por Stan Lee e Jack Kirby, como um grupo de heróis que usavam seus poderes para proteger a humanidade que os teme e odeia sua raça, com suas histórias tocando em assuntos como preconceito e discriminação (claramente influenciados pelos movimentos de igualdade racial da época). Embora não tenham feito muito sucesso nas suas primeiras histórias, eventualmente, graças a indivíduos como Len Wein, Dave Crockum, John Byrne e principalmente o roteirista Chris Claremont, os filhos do átomo alcançaram popularidade na década de 80 pra frente, se tornando um dos titulos de maior sucesso da Marvel, tendo adaptações em filmes, desenhos, séries e até video games.

 

No ano 2000, Twenty Century Fox lançou a primeira adaptação dos X-men nos cinemas, dirigido por Bryan Singer. O filme foi um sucesso e, junto com Blade e Homem Aranha do Sam Raimi, é considerado um dos responsáveis pelo renascimento dos filmes de super heróis. No entanto, a franquia acabou tendo um desenvolvimento muito bagunçado pra frente. Tinha uns filmes bons como X2 DOFP e Logan, porém vieram muitos filmes ruins e/ou esquecíveis, como Origens: Wolverine, Fênix Negra, com a cronologia ficando cada vez mais confusa. Além disso, com o passar do tempo, até mesmo os filmes bons começaram a ficar datados para o publico, que já seguido em frente e encontrado paixão por filmes mais próximos e fieis as hqs  como o Homem Aranha do Sam Raimi, o Cavaleiro das Trevas do Nolan, Mulher Maravilha e o MCU.

 


Agora que Fox largou o osso e devolveu os direitos dos mutantes pra Marvel é apenas questão de tempo até os x-men terem um reboot e serem reintroduzidos como parte dos heróis do MCU. Mas como a Marvel poderá realizar uma adaptação deles?  Quais mudanças Feige e colegas deveriam fazer para torna o filme diferente das outras versões? Quais elementos eles deveriam manter para tornar os x-men reconhecíveis para os fãs? Quais erros cometidos pela Fox eles deveriam evitar?

 

Bem, eu tenho umas ideias que podem servir como dicas para a reitrodução dos x-men no MCU, e são essas aqui:

 

10) Uniformes coloridos

 


Sendo uma equipe de heróis, todos os x-men usam uniformes coloridos, dando visuais icônicos para cada personagem.

 

Quando foram adaptados pela Fox, os uniformes foram excluídos e trocados por trajes pretos de couro. Considerando como filmes de heróis não eram tão populares na época e ainda estavam se recuperando da polêmica criada por Batman & Robin, a exclusão dos uniformes foi justificável. O problema  foi que, com o passar do tempo, filmes como o Aranha do Raimi e do MCU provaram ser possível fazer adaptações com visuais mais próximos das hqs. Apesar disso a Fox insistiu em manter os uniformes coloridos fora do filme a ponto que ao adaptá-los eles eram apenas como referências ou feitos de forma horrível como na Fênix Negra.

 


Visto que o MCU já demonstrou sua capacidade para adaptar filmes de heróis com um visual próximo da essência das hqs, dá pra ter confiança de que os x-men poderão finalmente aparecer com seus visuais icônicos.

 


9) Planeje a introdução dos mutantes

 



Uma das dificuldades de se trazer os x-men para o MCU é como explicar a existência dos mutantes e o motivo deles nunca terem sido citados até agora.

 

Muitos fãs tem proposto fazer uso da série da Wandavision e da trama do Doutor Estranho 2 e ter a Wanda realizando uma Dinastia M reversa, usando seus poderes para retconizar o MCU e introduzir os mutantes, com os personagens como se eles sempre tivessem feito parte do MCU. Minha resposta a isso é simples:

 


Não! Apenas não!

 

Não só essa ideia é meio preguiçosa, mexe muito com a continuidade de uma franquia que foi bem trabalhada até agora, mas prejudica muitos personagens como Wolverine e Magneto, cujas histórias são dependentes do fato deles terem vivido anos sofrendo com o fato de serem mutantes. Sem falar que isso muda o conceito dos mutantes, estabelecendo eles como humanos que tiveram o DNA alterado por alguém, tipo os Inumanos, ao invés de serem simplesmente pessoas que sofreram um salto na evolução.

 

Portanto qual poderia ser a melhor forma de introduzi-los?

 

Na minha opinião, acho que poderiam estabelecer que os mutantes sempre estiveram presentes no MCU, só que sendo uma população muito pequena, com o professor X usando seus poderes para manter a existência deles em segredo. Os mutantes que eram descobertos eram visto como lendas urbanas como Pé Grande, bruxas, deuses mitológicos entre outros.

 


Na série da Wandavision e o Doutor Estranho 2 podia ser revelado que a  Wanda também é uma mutante, só que os poderes dela não foram despertados de forma natural, mas sim por causa da joia da mente, revelando que elas possuem o poder de desperta o gene X. A partir daí podia ir tendo a aparição de mutantes nos filmes do MCU (ex: Tempestade apareceria nos filmes do Pantera Negra, Vampira na Capitã Marvel 2), sendo revelado que tem aparecido mutantes desde que o Hulk trouxe as vitimas do Thanos de volta com a manopla do infinito. No filme dos X-men podia ser revelado que foi o poder da joias que, ao trazer as vitimas do Thanos de volta, acabou despertando o gene X em algumas das vitimas, causando um aumento grande na população mutante, de forma que o Xavier não era mais capaz de manter a existência deles em segredo.


 

8) Não, Magneto...

 


De todos os inimigos dos x-men, um dos mais importantes é Magneto mestre do magnetismo. Pra falar verdade, ele é considerado por muitos um dos maiores vilões da cultura pop em geral, estando no mesmo patamar que Darth Vader e Coringa. Difícil fazer uma franquia dos mutantes sem a presença dele e seu conflito ideológico com Xavier.

 


Nos filmes da Fox, ele foi bem representado tanto por Ian Mckellen quanto Michael Fassbender. O ponto onde os filmes erraram foi o uso do Magneto. Embora eu entenda a importância dele como o vilão, os filmes ficarão dependentes demais do Magneto, a ponto que sempre encontravam de jogar ele na história, mesmo quando não era necessário como foi o caso de filmes como Apocalipse ou Fênix Negra, além de seu arco indo de um vilão a aliado e vice versa ficou muito repetitivo e chato conforme o progresso dos filmes.

 


Com o MCU sendo um recomeço para os x-men, espero que o Magneto seja usado, mas não já de cara como o vilão do primeiro filme. Melhor seria guarda-lo para uma sequência, talvez ele possa dar as caras na cena pós-crédito do primeiro filme, revelando-o como um vilão agindo nas sombras, que na versão do Evolution.

 

 


7) Krakoa

 


Mas se eu não acho que Magneto deva ser o primeiro vilão dos x-men no MCU, quem poderia assumir esse papel?

 

Krakoa a ilha mutante.

 


Além de ter sido a vilã do Giant Size X-men 1, a revista que reintroduziu os x-men na Marvel, sendo considerado o ponto de partida para o sucesso da equipe nas hqs, Krakoa oferece um desafio novo e diferente para os heróis do MCU.

 

Pra começar, Krakoa é uma personagem desconhecida para o publico geral, ou seja os escritores do MCU poderiam levar em várias direções. Eles podem ter ela sendo um mutante maligno ou podem tê-la como uma inimiga incompreendida, incapaz de controlar seus poderes (batendo na temática dos x-men sobre se opor ao preconceito e nunca julgar um livro pela capa)

 

Ela também é literalmente uma ilha viva, podendo se transformar num monstro gigante, representando a chance de um climax épico com várias cenas legais como Ciclope disparando contra uma montanha que seria as costas de Krakoa ou Noturno pulando por umas arvores porém a camera revela que ele na verdade está escalando Krakoa por seus galhos.

 

Considerando como Krakoa se tornou um fator importante na fase atual dos x-men, ter ela aparecendo no primeiro poderia servir para construir para uma futura adaptação da fase do Hickman, assim como uma mudança no status quo dos x-men.



 

6)  Expanda as temáticas da história e dos mutantes no MCU

 



Um dos pontos que o filme da Fox acertou que o tornou um sucesso para a época foi o fato que ele representou bem o dilema dos mutantes, de serem vitimas do preconceito da sociedade. Não importa se eles eram bons ou maus, os humanos temem e odeiam os mutantes, vendo todos como uma ameaça.

 

O problema é que essa temática pareceu ser repetida muitas vezes no filme, com a história quase sempre sendo a mesma. O filme começa com humanos não confiando nos mutantes o filme termina com humanos ainda não confiando nos mutantes. Mesmo quando eles conseguiam dar uma variada no dilema com histórias como a Cura mutante do X-men 3, ou os x-men conseguiam conquistar a confiança do publico, era mal executado ou pouco importava visto que o filme seguinte ignorava ou termina desfazendo o desenvolvimento.

 


Nos filmes dos mutantes do MCU, essas temáticas sobre lutar contra preconceito e defender a igualdade tem que estar presentes, mas tem também que serem desenvolvidas e não repetidas. É necessário que explorem outros lados da situação dos mutantes e a forma como eles lidam com a discriminação dos humanos.

 


Um exemplo bom disso estão em séries animadas, que sabiam variar a temática em vários temas como a busca por fé num mundo sombrio ( x-men serie animada)  o preconceito sofrido por jovens nas escolas e busca deles por aceitação (x-men evolution) ou a ideia dos mutantes terem uma nação própria (Wolverine e os X-men).

 



 

5) Filme de escola

 


Apesar de serem filmes de super herói, todos os filmes do MCU mostram serem capazes de ter uma identidade própria, com cada filme representando também um gênero diferente de filme. Por exemplo : Capitão America Soldado Invernal é um filme de espionagem, o Pantera Negra é um drama político, Guardiões da Galaxia é uma aventura espacial, Homem Aranha é um drama adolescente, e por aí vai.

 

Dito isso, qual seria o estilo ideal para um filme dos x-men?

 

Na minha opinião acho que o filme dos x-men no MCU poderia seguir o exemplo do Homem Aranha do Jon Watts e ser um drama escolar, tipo filmes como "clube dos cinco" e "escola da vida". Ao invés de focar nos x-men sendo super heróis salvando o mundo, focaria no drama pessoal deles, com os x-men sendo jovens que estão aprendendo a controlar seus poderes e assumir seu papel como uma equipe de heróis.

 



A ideia de filme escolar dos x-men pode parecer estranha e o filme correria um risco de ser um "High School Musical" dos x-men, mas eu acho que funcionaria bem para um grupo de heróis que vive numa escola, tornando ajudando a diferenciar o filme deles de outras equipes do MCU como os Vingadores e os Guardiões da Galaxia.

Sem falar que um filme desses do x-men não seria novidade nenhuma para as adaptações dos mutantes, visto que uma das melhores séries deles, X-men Evolution também seguiu uma premissa parecida e é bastante popular.

 


Considerando que vivemos numa época onde séries de maior sucesso são Cobra Kai e My Hero Academy, cuja trama também envolve jovens aprendendo com a velha geração, o filme dos x-men no MCU também poderia seguir esse estilo e ter chance de ser um sucesso.

 



4) A primeira classe

 


X-men são uma das maiores equipes das hqs quando se trata de integrantes. Eles possuem inumeras formações em sua longa história nas hqs. Muitas opções para Feige e os colegas do MCU escolherem. No entanto uma equipe que eu acho que merece pelo menos um pouco de reconhecimento é a Primeira Classe dos X-men.

 

Antes de Wolverine, Tempestade, Noturno e outros mutantes icônicos darem as caras nas hqs dos x-men, a equipe era composta por Ciclope, Anjo, Fera, Jean Grey e Homem de Gelo, todos liderados pelo Professor Xavier. Embora os jovens não tenham feito o sucesso na época, eles tem fãs nos dias atuais, que ainda esperam ver o grupo sendo adaptado num filme ou série.

 


Considerando como os responsáveis pelo MCU se mostraram capazes de pegar heróis não tão populares como os Guardiões da Galaxia e Homem Formiga e torna-los um sucesso, eles possuem o potencial para fazer o mesmo com os x-men, começando a primeira classe para depois ir introduzindo os x-men mais conhecidos.

 

No entanto, vai que eles também achem a Primeira Classe um fracasso e queiram focar na equipes que vieram depois como o Giant Size, por terem mais diversidade e serem mais populares...

 

Nesse caso, existem uma outra solução, algo que eu acho que deveria ter rolado nas hqs quando os novos x-men foram introduzidos : Ter a primeira classe agindo como professores da escola Xavier ao lado do Professor X, treinando a nova geração de mutantes para continuarem seu legado (que nem o Hank Pym com o Scott Lang nos filmes do Homem Formiga). Nem precisa ter todos os membros da primeira classe, só alguns como Ciclope, Jean e o Fera, enquanto outros poderiam dar as caras nos filmes seguintes como antigos alunos do Xavier.

 


Dessa forma o foco do filme poderia ficar tanto nos alunos tentando aprender a controlar seus poderes e assumirem seu papel como membros da equipe, quanto nos x-men veteranos tentando treinar a nova geração e passar o que aprenderam para eles (além disso, ter mais professores com o Xavier ajudaria a explicar porque nenhum dos pais dos mutantes estranha a escola Xavier ter apenas um cara como professor).

 

 

3) Nada de Wolverine... ainda não

 


De todos os x-men, o mais icônico de todos é Wolverine. É impossível pensar nos x-men sem imediatamente pensar na imagem do carcaju.

 

Nos filmes, ele foi bem representado por Hugh Jackman, sendo um dos atores mais recorrentes dos filmes dos mutantes, tendo vivido Logan por 9 filmes. No entanto, isso trouxe um problema para os filmes... O foco exagerado no Logan. 90% dos filmes dos x-men davam protagonismo demais para ele e ignoravam os outros membros da equipe. Isso fazia o filme dos x-men parecer mais um filme do "Wolverine e os outros caras" do que um filme da equipe.

 


Se o MCU deseja conquistar a confiança dos fãs no primeiro filme dos mutantes seria melhor deixar o Logan excluído da primeira aventura, mostrando a equipe original se virando e conseguindo andar com as próprias pernas, para depois, numa sequência introduzir o Wolverine (o que faria jus a personalidade de Lobo solitário do Wolverine) e mostrar ele passando a trabalhar com a equipe e como sua chegada afeta as dinâmicas na equipe.

 

Além disso, como falei, Hugh Jackman fez esse papel por anos. A imagem dele ainda está gravada na mente de muitos fãs. É bom dar um tempo do Logan, deixar a mente das pessoas aos poucos esquecer o Wolverine, para depois substituí-lo por um novo ator (sugestão : Milo Gibson).

 

 

2) Não tenha medo de ser filme de hq

 


Como falei, os filmes dos x-men começaram numa época onde o gênero de super heróis estava morto por causa do péssimo resultado de Batman & Robin, e não eram levados a sério pelo publico. Fox conseguiu evitar esse problema mantendo um tom bem pé no chão, com pouco elementos das hqs e um foco maior e mais realista nos heróis e sua luta contra preconceito e discriminação.

 

Atualmente, vivemos numa época diferente, onde super heróis são um fenômeno na cultura pop. O publico adora os conceitos fantásticos das hqs e como eles são adaptados para os filmes. Até mesmo filmes como os Guardiões da Galaxia, que tem como heróis um guaxinim e uma arvore falante , conseguiu ser um dos maiores sucessos do MCU.

 


Esse é o caminho que os x-men devem seguir. Nas hqs, eles não ficam apenas em Nova York lutando contra outros mutantes. Eles também são super heróis. Eles vão para outros lugares, incluindo o espaço, a Terra Selvagem  e outras dimensões como Mojoverso e o Limbo, enfrentando ameaças como robôs sentinelas, aliens, demônios e monstros. Melhor exemplo disso está no ultimo evento, X de Espadas, onde os x-men lutam contra demônios numa dimensão mística. Seria legal o filme abordar esse lado aventureiro dos x-men também, criando um equilíbrio entre o drama pessoal e o lado fantástico das hqs no filme.

 


1)  Foco na equipe e seus integrantes

 


De todos os erros cometidos pelos filmes da Fox, o maior de todos foi o o foco exagerado em personagens como Wolverine e Jennifer Lawrence, a custo dos membros da equipe. Em todos os filmes, eles jogavam os personagens na história e não desenvolviam eles direito. As vezes eles nem pareciam com os personagens das hqs (ex: Tempestade, Vampira, Homem de Gelo) ou não tinham personalidade nenhuma (ex: Ciclope, Anjo) ou pior, eram feitos assim pra aumentar o protagonismo de personagens como Wolverine (ex: Ciclope)

 

O legal de uma equipe de heróis é ver vários personagens diferentes interagindo, falando um com outro, trabalhando juntos, explorando as dinâmicas entre eles. Esse foi o motivo de filmes como os Vingadores e os Guardiões da Galaxia serem um sucesso. Até mesmo os Defensores, que é uma série bem fraca acertou nesse aspecto com seus protagonistas. Esse tem que ser o caso para os x-men. O filme tem que ser sobre a equipe, não um personagem. Mesmo que um personagem tenha apenas uns minutos de cena, ele deveria ter uma fala ou momento que mostre quem ele é e qual sua personalidade.

 


Como uma equipe, os x-men tem inúmeros personagens legais com histórias e dinâmicas que podem gerar excelentes arcos durante os filmes do MCU como Ciclope lidando com suas inseguranças, indo de um rapaz tímido e afastado para um líder inspirador; Vampira tendo sua jornada de redenção, começando como uma integrante da Irmandade mas percebendo seu erro e se unindo aos x-men, conquistando a confiança deles; Noturno agindo como um mentor e a consciência para outros como Wolverine e inspirando o lado bom deles; Anjo tendo sua humanidade e personalidade leal e amigável roubadas pelo Senhor Sinistro e transformado num cavaleiro do Apocalipse e sendo forçado a lutar contra seus amigos.

 




Se o MCU for capaz de dar foco na dinâmica entre os heróis e desenvolver a  relação deles tão bem quanto fizeram com os Vingadores e as outras equipes do MCU, com certeza eles poderão fazer o melhor filme de todos dos x-men até agora.



Postar um comentário

0 Comentários