DOIS TIROS NOS PÉS

 



we need talking about Arthur Lira...

Devo inicialmente dizer que sim, eu tinha uma expectativa nesse nome pois ficou claro que o Presidente rumava para um presidencialismo de Coalizão desde maio deste ano. Rodrigo Maia obviamente estava  obstruindo algumas pautas do governo e perdeu confiabilidade do governo e da base do governo seja ela a dos ministros seja ela a do próprio eleitorado.Então em meio ao caos surge um "herói " um cara de bom diálogo na câmara, líder do centrao com suas competências na vida política etc... esse cara viu o enfraquecimento do Rodrigo Maia na Câmara e prontamente se mostrou apto a ocupar o cargo de presidente da Câmara.
O governo viu com bons olhos e deu e dá apoio aberto à candidatura de Arthur Lira. Mas é aqui que a coisa fica complicada, Bolsonaro como figura política e seu governo como um todo, vem se auto flagelado com os diversos recuos em suas pautas e as diversas concessões que são feitas ao centrao e ao STF.
É óbvio que a política é complexa e em um presidencialismo de coalizão certas concessões devem ser feitas. Todavia o que vemos no governo são altas concessões para pouquíssimo retorno.
O que fez, pelo menos para mim que sempre deu parecer positivo e de apoio ao atual governo, considerar o apoio de Bolsonaro a Arthur Lira um "tiro no pé " está no fato das suas recentes falas sobre mudanças nas leis de ficha limpa e a volta do imposto sindical.

Por mais que ele tenha se feito um bom nome para o governo e mostrado que apoia a pauta liberal/conservadora, perdeu toda credibilidade ao dar essas declarações que vão contra tudo o que o atual governo defende: a luta contra a corrupção e o pensamento liberal.
então aos conservadores que leem isso, voltemos a Roger Scruton quando ele escreve sobre a "intencionalidade social"
Quando você promete e pronuncia algo, isso começa dentro de você,  você traz para a sua intenção a ação, que é em suma concretizar o Ato.

A intencionalidade de Arthur Lira já está bem posta ao estar pronto a ceder tanto para obter a presidência da câmara.
já se mostrou um nome de não confiança para o governo e o eleitorado do presidente O governo como já disse, já se auto flagela demais, Bolsonaro já deu um tiro em um dos pés com a indicação de Nunes Marques que votou contra a constituição recentemente no STF.
Se der um tiro no outro com o apoio a Arthur Lira, é capaz de ficar impossibilitado de se mover.
e agora por fim vem o bônus do Arthur Lira, realmente vale correr o risco do desgaste político que esse nome vai trazer?
Lira é indiciado na Lava jato por esquemas de corrupção , a Mídia e a oposição vão cair matando em cima do nome dele e vão descobrir até a cor da cueca do avô dele.
tudo isso obviamente será remetido a figura do presidente, vale mesmo a pena o risco+o desgaste político?
apoiar a nomeação de Arthur Lira a presidência da câmara dos deputados é, em última instância para o governo, um jogo de soma zero.



Mais textos dele podem ser lidos em seu Instagram: https://www.instagram.com/maskaracientistapolitico/

Postar um comentário

0 Comentários