TOP 10: dicas de como fazer uma história do Batman



Batman é um dos heróis mais adaptados de todos nos filmes. Seja o clássico gótico de Tim Burton ou o drama realista de Christopher Nolan ou os filmes do Joel Schumacher que... pensando bem, nem vou comentar... a lenda do Cavaleiro das Trevas, sobre um milionário que ao perder os pais treina para e tornar um vigilante e proteger sua cidade da corrupção e do crime, será contada até o fim dos tempos.

 


Infelizmente, embora Batman tenha filmes icônicos como o Batman de 1989 e o Cavaleiro das Trevas, eles não capturam bem a essência do Batman das hqs, ignorando aspectos importantes do herói, como por exemplo seu lado detetive ou sua relação com aliados como Robin e a Batgirl. Pra falar a verdade, os únicos filmes que considero o melhor filme do Batman, que captura a essência do herói são longas animados como Batman Máscara do Fantasma e Under the Red Hood. Ambos tem tramas de mistério, mostrando o Batman sendo um detetive mas também um drama pessoal para o herói, que exploram o personagem e sua mente complexa.

 



Com um novo reboot do Batman, feito pelo Matt Reeves, sendo produzido, decidi juntar dicas de como fazer uma boa história do homem morcego.

 

10 Evite contar a origem

 


A origem já é algo conhecido pelo publico geral. Até mesmo quem não lê quadrinhos conhece o básico : Bruce Wayne perde seus pais quando criança e passa anos treinando para vingá-los, voltando a Gotham e assumindo o manto de Batman.Não é preciso contar essa parte novamente, dando pra ter o Batman como um herói estabelecido em Gotham e sua origem pode ser resumida em apenas uma cena ou dialogo.

 

9 Não tenha medo de ser um filme de quadrinhos

 




Algo que noto nos filmes do Burton e do Nolan é como ambos  tentam abraçar um lado das histórias do Batman. Burton faz uso dos elementos fantásticos e bizarros das hqs enquanto Nolan faz uma pegada mais realista e pé no chão. Embora essas abordagens façam parte das histórias do batman, não precisa haver uma escolha entre elas. É possível fazer uma trama séria e sombria com elementos quadrinescos. Isso apenas ajuda a atrair um publico maior, seja de indivíduos interessados nas discussões de temas maduros ou daqueles interessados em ação e cenas tiradas das hqs.

 

8 Por que está tão sério?

 


Só porque Batman tem histórias sombrias, não significa que precisar ser uma história sem humor e diversão. Momentos assim ajudam a dar um equilíbrio para a trama, dando leveza e momentos descontraídos para o publico relaxar e prepará-los para o próximo momento sério e chocante. Sem falar que ajuda a dar mais personalidade para os personagens envolvidos. Ninguém precisa ser sério o tempo todo, podendo ter momentos onde os personagens revelam outros lados de sua personalidade.

Dá até para o filme ter uma pegada parecida com a do Mandaloriano, com Batman sendo um personagem sério e badass, mas os momentos divertidos e de humor vêem das pessoas com quem ele interage as dinâmicas  entre eles.

 

7 O mistério

 


De todos os erros cometidos pelos filmes, o maior de todos foi de ignorarem o lado detetive do Batman. Ele é considerado um dos maiores detetives da DC e apesar disso nos filmes nunca exploram esse lado do Batman. Dava pra ter um filme de drama policial, com uma história bem noir do Batman investigando crimes e tentando descobrir quem foi o culpado ou qual será o plano do vilão (talvez o mistério possa até envolver o Batman desvendando a origem do vilão), pegando inspirações em filmes ou séries como Entre Facas e Segredos ou Sherlock.

 

6  Adapte outras histórias


Algo que tenho reparado nos filmes do Batman (os de maior sucesso que são Batman 89 e TDK) é como eles tentam adaptar como histórias o Cavaleiro das Trevas do Frank Miller, Piada Mortal ou Ano Um.  Todas são classicos do Batman porém as tramas já estão ficando muito repetitivas. É hora de procurar novas histórias para adaptar como Longo Dia das Bruxas, Corte das Corujas, Ego, Guerra ao Crime.

 

5 A inteligência Batman

 


Um aspecto que não curto muito nos filmes é que poucas vezes é mostrado a inteligência do Batman em ação. Muitas das lutas ele resolve o problemas na pancada mas não mostra seu lado estrategista, usando truques para enganar e derrotar seus inimigos. Ia ser legal se o filme seguisse um estilo parecido com o clímax Doutor Estranho, com o Batman derrotando seu inimigo não batendo nele, mas usando sua inteligência para impedir seus planos, tornando um duelo físico num duelo de inteligência.

 

4 Chega de Coringa


Não me entendam mal. O Coringa é um dos vilões mais icônicos das hqs, principalmente do Batman. Os dois tem várias histórias importantes e o vilão foi muito bem adaptado, sendo feito por grandes atores como Jack Nicholson e Heath Ledger. No entanto aí que está o problema : Ele foi abusado demais nas adaptações, principalmente nos jogos como o Arkham, o que faz as histórias ficarem repetidas e a galeria de vilões do Batman parecer pequena. Melhor dar um tempo no palhaço e deixar outros vilões terem sua chance de se destacar, principalmente desconhecidos como Cara de Barro, Morcego Humano ou Hugo Strange.

 

3 Relação do Batman com seus aliados


Um dos elementos importantes nas hqs do Batman é a bat-familia. Embora seja retratado como um solitário, personagens como Robin e a Batgirl, além de outros como Alfred, Leslie e Comissário Gordon ajudam a humanizar o Batman, dando-lhe suporte e mostrando o desenvolvimento de suas relações como sua cruzada contra o crime afeta elas.

 

2 Batman humanizado


Nos últimos anos, muitas histórias do Batman tem retratado demais o herói sendo um Justiceiro da DC, mostrando ele como um cara antipático e ultra violento e no processo ignoraram um aspecto muito importante do herói : Seu lado heróico.

Apesar  de ser um cara sério e atormentado, Batman não é um monstro sem coração. Bem no fundo ele é muito mais sentimental. Ele é um homem que se dedicou a se torna um herói com apenas um objetivo em mente : impedir que qualquer pessoa seja traumatizada como ele foi.

Em muitas hqs boas como Guerra ao Crime ou até mesmo na série animada é mostrado esse lado onde Batman mostra compaixão pelos outros, incluindo seus inimigos, reconhecendo que no fundo, eles são apenas pessoas traumatizadas como ele, e tenta oferecer-lhes ajuda (tem casos onde ele usa sua identidade de Bruce Wayne, para oferecer um emprego para os criminosos quando eles são libertados da prisão). É esse lado que torna o Batman um personagem tão complexo e faz o publico se interessar por ele e suas aventuras.


1 Tenha um personagem agindo como os olhos do público


Um aspecto fundamental do Batman é que ele não apenas um herói, mas um personagem misterioso, um mito criado por aqueles que o temem e interagem com ele. Sua presença em Gotham tem um efeito na população, com muitas pessoas tendo perspectivas diferente quanto ao morcego. Isso permite a criação de uma história onde o protagonismo não fica sendo no Batman em si mas em alguém com quem ele interage.

Um exemplo bom disso é a hq Batman Ano Um. Embora ela seja a origem do Batman, o foco é dado ao Jim Gordon mostrando a evolução do policial conforme ele é inspirado a lutar contra a corrupção em Gotham e confiar no novo vigilante como seu aliado.

 


Outro bom exemplo é o fan filme Shadow of the Bat, que pega inspirações do Ano Um, mostrando o Jim Gordon narrando um caso solucionado pelo Batman e mostrando como o vigilante afeta a vida das pessoas em Gotham. O fato do filme ser narrado pelo Gordon  também ajuda a transmitir a dar um clima noir pra o filme (link nos comentário).

Caso  duvidem que essa ideia seja furada, recomendo que assistam o filme "Entre Facas e Segredos" de Rian Johnson, um filme de mistério e investigação, cujo foco não é no detetive que investiga o crime mas em um dos suspeitos, com detetive, vivido por Daniel Craig, agindo como um observador, aparecendo em cenas fundamentais da trama. Mesmo quando ele não está presente, ainda é possível sentir sua presença. 



Postar um comentário

0 Comentários