O Céu Pode Ser Um Inferno

Dia desses, Jotabê, o Mito do Blogson Crusoe, usando-o como um paralelo à propaganda enganosa que se faz da velhice, contou um "causo" de um sujeito a quem o Capeta iludiu e convenceu a ir pro Inferno. Pintou o Inferno como "um ambiente descoladíssimo, com uma iluminação feérica, cheio de luxo e luxúria, belas mulheres, com todos os antigos companheiros de esbórnia e putaria ali reunidos, se divertindo horrores. Depois de assinado o "contrato", a cenografia muda instantaneamente e o inferno se transforma no que realmente é"

Quando chegou às profundas, o Inferno era o que tinha de ser, era aquilo para o qual foi criado : um local de autopunição e de autoexpiação da culpa cristã inculcada em todos nós desde a mais tenra infância. E tenho cá pra mim que esse seja o grande pecado original do cristianismo : dizer a uma criança que ela já nasce culpada e que seus atos e comportamento durante a vida poderão ou não redimi-la. Claro que a pessoa cresce e morre acreditando que ela merece o inferno. Nessa patifaria toda, o Diabo é só um pobre-diabo, um bode expiatório (não surpreende que seja retratado com chifres, rabo, cascos e barbicha) para a praga da culpa rogada por Deus aos peladões do Jardim do Éden e a todos os seus descendentes.

Na visão do Jotabê, aliás, visão, não, conhecimento de causa, o atual enfoque politicamente correto dado à velhice e, por que não dizer, à senilidade é tão canalha e mal-intencionado quanto o engodo do Capeta no "causo" por ele narrado. Na porta de entrada da velhice, colocam lá um grande outdoor, um festivo letreiro de neon : Melhor Idade, Feliz Idade, e outras pataquadas. Quando atravessamos a soleira e os batentes da porta, vemos que não é nada daquilo : dores nas juntas e articulações, cabelo ficando branco e/ou caindo, pele perdendo o viço, a elasticidade e a rapidez de regenaração, os olhos perdendo a acuidade, tendinites, artrites, artroses e reumatismos, hipertensão, diabetes, azia, refluxo, ganho de peso, baixa da resposta imune, redução da potência sexual etc etc.

E concordo com o Jotabê.

Mas conheço um "causo" melhor que o do cara que foi iludido para entrar no Inferno, conheço o do sujeito que, mesmo tendo a chance de ficar no Céu, escolheu e exigiu ser mandado ao Inferno. Vamos a ele.


"O cara morreu e acordou de cara para os Portões Celestiais. Ficou meio desconfiado, ressabiado, pensou que podia ser uma "pegadinha" do Capeta, afinal, não fora lá aquelas coisas em vida. Resolveu arriscar. Tocou a campainha do Céu. Atendeu-lhe São Pedro, perguntou-lhe o nome, abriu o Livro Divino, correu os dedos e as vistas por suas páginas e confirmou :

- Sim, meu filho, seu lugar é aqui, parabéns. Agora, eu lhe conduzirei ao seu local de repouso, à sua morada eterna e, no caminho, já vou lhe mostrando as dependências e áreas comuns do Céu. O cara foi seguindo São Pedro e o Porteiro do Céu foi lhe indicando onde ficava o refeitório, o salão de jogos, a barbearia, um pequeno comércio local de artesanato de imagens sacras e relíquias... quando, do nada, ouviu terríveis  gritos de agonia e sofrimento saídos de uma pequena oficina.

- São Pedro, que gritos são esses? Parece que alguém está sendo torturado, não esperava ouvir isso por aqui.

- Isso não é nada, meu filho, não é tortura, não. É que essa pessoa foi muito boa em vida, muito boa mesmo, magnânima, tão boa que vai virar santo. Esses gritos são porque estão furando a cabeça dela para ser colocado aquele halo luminoso da santidade.

- Ah, então tão certo, São Pedro.

Continuaram em direção ao novo lar do recém-chegado e com o tour pelo Céu. São Pedro mostrou o clube, a piscina, a padaria, a academia, a biblioteca do Céu... e novos gritos saídos de outra pequena oficina, ainda mais lancinantes que os anteriores.

- O que é isso, agora, São Pedro? Esse tá sofrendo mais ainda que o outro.

- É que esse, meu filho, foi ainda melhor que o outro, mais caridoso e benevolente ainda para com seus semelhantes, tão melhor que o outro que vai virar anjo e se sentar ao lado do Senhor. Esses gritos são porque estão furando as costas dele para serem encaixadas as asas. Entendeu, meu filho?

- Entendi, São Pedro, entendi, sim. Olha, Pedrão, agradeço a boa acolhida, a reserva de quarto feita em meu nome e tudo, não quero parecer mal-agradecido nem que me leve a mal ou tome o meu pedido como uma ofensa, mas não dá pra me enviar pro Inferno, não?

- Que pedido é esse, meu filho? Jeito tem, eu tenho essa autonomia, mas por que este desatino de sua parte?

- Ó, São Pedro, eu não quero fazer o senhor perder mais de seu tempo comigo, só me manda pro Inferno e pronto. 

- Meu filho, aquilo é um lugar de sofrimento eterno.

- Eu sei, São Pedro, eu já pensei que fosse mesmo pra lá. Me manda, vai.

- Um local de martírio...

- Sei, São Pedro, se precisar eu assino um termo de responsabilidade ou coisa parecida. Só me manda pra lá.

Disposto a não desistir daquela alma confusa e conturbada, São Pedro jogou a sua última cartada.

- Meu filho, quando você chegar no Inferno, a primeira coisa que o Capeta vai fazer é comer o seu cu!

- Eu sei, São Pedro, mas pelo menos o buraco já tá pronto!"


Pãããããããta que o pariu!!!!!!




Postar um comentário

0 Comentários