EXPLOSÃO DE ARMAZÉM NO LÍBANO


Semana de caos no oriente médio, enquanto em Israel temos diversos protestos que fomentam uma crise política no país, ontem (04/08/20) tivemos uma explosão de proporções “atômicas” na cidade de Beirute, Capital do Líbano.

Não se sabe ao certo o número de mortos, mas já se tem mais de 3000 mil feridos. O equivalente a Ministro da Defesa do Líbano Abbas Ibrahim, diretor da Segurança Geral do Líbano, informou que a explosão pode estar relacionada a alguns materiais a explosivos que foram confiscados e estavam guardados em um armazém, possivelmente esse armazém do ocorrido de hoje, por anos. Vale lembrar que o Líbano já sofreu com ataques terroristas antes além de já ter passado por diversas “operações de paz” chefiadas pela ON(das quais até ano passado o Brasil fazia parte) para a resolução dos conflitos do País com a Síria e Israel.


O que deve estar se passando pela sua cabeça, e passou pela minha também é: foi um possível ataque terrorista ? ao que tudo indica, não mas muitas coisas fazem com que isso seja uma possibilidade, por exemplo essa semana no Líbano será realizado o veredito de um julgamento contra quatro pessoas ligadas ao Hezbollah. Essa Pessoas são incriminados por terem participado do assassinato do ex-primeiro ministro do Líbano Rafik Hariri em 2005.
2° ponto interessante, essa semana o Líbano faz comemorações ao feriado Muçulmano Tabaski, e grupos terroristas são famosos por colocar uma significância a “mais” em seus ataques. Fazendo esse possível ataque na semana de comemorações eles atingem o Moral de toda um aparte da população e outra ponto findamental: A explosão se deu em uma região portuaria onde haviam Navios de operações da ONU e o local em si já representa o "coração ecônomico" do País. Grandes veiculos da Mídia indicam o Hezbollah como possível mandante desse suposto ataque terrorista, mas esquecem que as últimas células do estado islâmico com algum potencial de reação estavam alocadas na síria, que por sua vez faz fronteira com o Líbano.
Células terroristas se proliferam e países onde o caos reina, que é exatamente o caso do Líbano que já enfrentava problemas Políticos, sociais e econômicos desde antes da pandemia, além de que ao notarmos o modo de operação do Estado Islâmico vemos que eles também gostam de atacar em datas de festividade, e seu discurso islâmico radical pode se alastrar facilmente contra o atual primeiro ministro do País que é cristão ( e sim, a religião tem um peso muito forte no Líbano, falamos aqui de um Estado confecionalista), ou seja o Líbano é um terreno fértil para novas células do estado islâmico. Os cidadãos do Líbano relatam agora estarem com medo pois lembraram dos antigos ataques terroristas de grupos como Hezbollah e Hamas, além de outros ataques do governo israelense.
Que os governos do mundo possam mostrar apoio a esse momento difícil pelo qual o Líbano Passa, e que em meio a todo esse caos de cenário externo tão incerto e anárquico possamos ver que o medo é o principal gerador de uma covardia silenciosa. Que o Brasil como membro da sociedade internacional, não abandone os libaneses à própria sorte ou ao próprio medo. O Líbano é um dos poucos países do oriente médio onde vivem cristãos, muçulmanos (sunitas e xiitas) e judeus de forma praticamente pacifica, ou seja eles são mais um dos tantos exemplos que temos para provar, que partimos de um só ponto e o que o futuro aponta é que todos podemos um dia ser um.



Mais textos dele podem ser lidos em seu Instagram: https://www.instagram.com/maskaracientistapolitico/


Postar um comentário

0 Comentários