Especial X-Men – O Fim da Era Fox e um Recomeço no MCU – Introdução



                                   
Há 20 anos atrás era lançado nos cinemas o primeiro filme dos X-Men (Não necessariamente hoje, já que o filme completou aniversário mês passado), o longa pode ser considerado o pontapé inicial de uma vindoura Era Dourada das adaptações de quadrinhos, sendo antecedido por Blade e contemporâneo a Trilogia do Homem-Aranha do Sam Raimi, a película adaptava a equipe de tanto sucesso da Marvel Comics, que já se consagrara nas animações e jogos, acabando eventualmente por ganhar sua chance de brilhar nos cinemas, após uma tentativa anterior má sucedida com Geração X, os X-Men finalmente iriam ser vistos nas telonas, mesmo possuindo seus defeitos o filme pode ser considerado um marco nos cinemas de adaptações.

(A Era da Fox)

Com um visual destoante do material fonte e claramente sendo influenciando pela perspectiva dos filmes da época como Matrix e a popularidade que os aspectos sombrios que os caracterizavam os anti-heróis, temos a primeira adaptação dos nossos queridos mutantes, deixando de lado o teor clássico e colorido dos quadrinhos, mas abraçando uma visão mais real da realidade criada por Stan Lee e Jack Kirby, o elemento do cerne da equipe ainda estava presente, o viés crítico social tão bem trabalhado por Chris Claremont, que tocava em áreas profundas como preconceito, segregação racial e luta por igualdade, sem deixar de lado a ação épica que é essencial em histórias e quadrinhos. Contudo o começo promissor acabou seguindo por um caminho tortuoso, a qualidade foi sendo deixada de lado, mesmo possuindo bons filmes em sua complexa cronologia, como X-Men 2, Primeira Classe, Dias de um Futuro Esquecido e Logan, o saldo final é negativo e os X-Men (Que carinhosamente gosto de apelidar de Fox-Men) infelizmente não obtiveram a glória que mereciam, ficando aquém do esperado.

Mas toda história tem um fim, e no famigerado Fênix Negra tivemos a conclusão, nada satisfatória da epopeia dos Fox-Men, que adaptou porcamente a consagrada saga que nomeia o filme e agora com a compra da Fox pela Disney, a equipe tem uma nova chance de ganhar uma adaptação merecida, assim espero, dessa vez, não se focando exclusivamente em certos personagens, como o Wolverine e Mística, mas dando o destaque merecido para outros heróis e adaptando da melhor maneira possível os mutantes, algo que o amigo Xandão já vinha fazendo no site, comigo sendo influenciado por ele decidi trazer minha visão ao universo mutante.Então sem mais delongas vamos ao “Amanhecer do X “ nos cinemas. A Mim Meus X-Men!!!!




Obs: Como acredito que o post será extenso, portanto essa será a primeira parte e ele terá continuações.

Antes de mais nada é necessário pensarmos na melhor maneira de introduzir os mutantes ao Universo Marvel, como bem sabemos os X-Men diferente dos outros heróis possuem seus poderes vinculados a uma origem genética, dessa forma sendo uma espécie a parte da humanidade, dito isso, para termos os personagens finalmente apresentados, primeiro é essencial ser estabelecido a origem do Gene X, e isso é o que me faz acreditar que a introdução dos mutantes deve ser de forma gradativa, quando menos percebermos os X-men já estariam inseridos, tudo isso deve ter início em Eternos, Falcão e Soldado Invernal e WandaVision, as produções podem usar elementos da franquia mutante, sejam localidades como Madripoor, organizações como a Sword e mesmo o conceito mutante em Eternos, uma simples referência a uma evolução da espécie humana seria um bom começo.



Em WandaVision bastaria dizer que os pais da Wanda e do Pietro, que foram mortos pelas armas do Stark eram pais adotivos, mostrando posteriormente que eles foram os únicos a sobreviverem aos experimentos da Hydra com a Jóia da Mente por serem mutantes, com a ação da pedra despertando o Gene X latente, isso levaria a uma aparição do Magneto.
Conforme as tramas dos filmes avançariam, cada personagem seria introduzido em outros longas, a exemplo:

Tempestade - Pantera Negra 2
Vampira e Mística - Capitã Marvel 2
Psylocke/Kwannon - Shang-Chi

Colossus - Cena pós-créditos de Viúva Negra

Fanático e Black Tom Cassidy - Doutor Estranho 2


As origens dos mutantes estariam vinculadas a duas vertentes:
  • Os mutantes mais novos teriam sua origem com o despertar do Gene X latente em consequência do uso da Manopla só Infinito, sendo algo coerente com o restante do MCU. 
  • Os mais antigos teriam duas versões, influência humana como meio de ativar o Gene, como poderia acontecer com a Wanda e o Pietro, ou despertar natural, esses seriam mais raros e em pequena escala, se mantendo escondido durante o tempo.

Partindo da primeira hipótese para os mutantes mais antigos seria estabelecido o seguinte:
A) Magneto foi cobaia de experimentos nazistas para recriarem o Soro do Super Soldado, tal fato não somente despertaria seu Gene X e por consequência seus poderes de controle magnético, mas também retardariam seu envelhecimento, assim justificando sua aparência mais jovem evidente todo o tempo que passou.
B) O Wolverine passaria pelo Programa Arma X, o mesmo vale para o Deadpool e outros mutantes do experimento.
A segunda parte da teoria envolveria os mutantes de origem natural, isso incluiria o Xavier, Moira (Sendo revelado posteriormente) Apocalipse (Esse seria o primeiro mutante) Mística e tantos outros.

Personagens


Um dos elementos fundamentais de toda a história dos X-Men são seus personagens carismáticos e bem desenvolvidos, sendo construídos ao longo de décadas, cada um possui características únicas que os tornam interessantes e essências, entretanto não vimos um terço disso ser aranhado nas adaptações da Fox, com breves momentos de destaque para os já mencionados Wolverine e Mística, além do Xavier e Magneto, fora isso o restante foi relegado a apenas breves participações sem profundidade alguma, dessa forma a Marvel possui em suas mãos um caminho limpo para explorar bem seus personagens, com isso, desenvolvi as características e personalidades dos personagens ao longo de suas jornadas no MCU.


Professores:


Professor X - Fundador do Instituto e grande responsável pela capacitação e treinamento dos jovens mutantes, por mais que sirva como um pai para os mutantes, acaba por ter um passado misterioso com o Magneto e uma amizade antiga com a Moira. Sua visão de mundo estaria vinculada a uma possibilidade pacífica de convivência entre humanos e mutantes, sendo uma grande oposição aos ideais de superioridade do Magneto.
Ciclope - Líder da equipe e o primeiro a chegar no Instituto, age como irmão mais velho do grupo, por mais que mostre certa insegurança. Nos filmes veríamos ele indo de alguém inseguro para o grande líder mutante.
Tempestade - Segunda líder da equipe e muitas vezes a voz da razão, será introduzida primeiro em Pantera Negra e na pós-créditos do longa irá ser chamada para o Instituto, passando certo tempo como aluna antes de ser professora da equipe. Possui um temperamento forte e ligado a seus poderes climáticos, ainda tendo uma relação maternal com alguns mutantes.
Fera - Mais velhos que os outros membros e o grande cérebro por trás da equipe, responsável pelas aulas e pela tecnologia da equipe, tem uma ótima amizade com Xavier, paralelo a isso ele lida com a questão de como seus poderes afetam sua aparência, sendo meio que um personagem com trejeitos de médico e monstro.
Alunos:
Anjo - A jornada dele mostraria ele indo de um X-Men perdendo suas asas num ataque dos Sentinelas e ganhando uma nova perspectiva ao lado do Apocalipse como seu Cavaleiro da Morte, em paralelo a isso lidaria com a pressão da não aceitação do seu pai de sua condição como mutante.
Homem de Gelo - O mais jovem do grupo, seria o alívio cômico do filme, seria um pouco imaturo, mas teria um grande coração.
Vampira - Seria a última a entrar na equipe no primeiro filme, conforme ela passaria por uma jornada de rendição, sendo introduzida como antagonista no segundo filme da Capitã Marvel, veríamos ela no começo da história ainda com um lado antagônico, mas convivendo com o dilema de usar seus poderes para o bem, de modo que deixaria os vilões e se uniria aos X-Men.
Jean Grey - Assim como nos quadrinhos originais, ela seria a novata no grupo, de modo que será os olhos do público na história, dessa forma iria servir de inspiração para os outros membros da equipe usar seus poderes para o bem do mundo. No decorrer dos filmes veríamos ela se tornar uma garota madura e passar por toda uma transformação pela Saga da Fênix.

No segundo filme teríamos a introdução do Wolverine e do Noturno, ambos poderiam ter dado as caras antes no MCU, como uma série do Wolverine e o Noturno no filme do Blade.

Noturno - Sábio e calmo, é um homem de fé e movido por suas crenças religiosas, contudo assolado com o medo e perseguição por sua aparência com similaridades demoníacas, acaba indo buscar ajuda com a promessa de cura mutante do Sr. Sinistro, lá encontraria a Vampira e criariam uma relação de amizade, que depois seriam revelados como irmãos. No decorrer da trama passaria por uma jornada de aceitação da sua condição de nascença e buscando usar os dons que Deus lhe deu para o bem, se tornando um X-Men.
Wolverine - Um homem com um passado misterioso e emaranhado em muitas lembranças de sua mente confusa, visto suas colaborações com a Shield e Tropa Alfa ou de décadas atrás como na Segunda Guerra Mundial, possuindo a princípio um comportamento agressivo e não sabendo atuar em equipe, sendo um claro exemplo do lobo solitário, contudo, sua experiência ao lado dos X-Men o levaria a mudar sua postura e se junta ao grupo, criando uma boa relação com o Noturno, se inspirando em sua fé ao tentar reconhecer o melhor nos outros, além da jovem Kitty, desenvolvendo uma afeição paternal pela mesma, com ela despertando o lado afetuoso no Carcaju. Ainda teria certas rivalidades com a liderança do Ciclope, sendo muitas vezes insubordinado, visto seu comportamento isolado, mas no fim acabaria desenvolvendo um respeito e amizade com o Scott.

No terceiro filme seriam introduzidos novos integrantes, como a Kitty e o Colossus
Kitty Pryde - Uma jovem divertida e determinada que não compreende os seus dons, na trama ela seria introduzida em meio ao caos com o preconceito e a perseguição mutante, inspirada pelos atos dos X-Men nos filmes anteriores ela iria usar sua mutação para ajudar as pessoas, contudo seria alvo dos Protótipos dos Sentinelas, sendo salva pelo grupo de heróis criando um vínculo e grande amizade com a Tempestade, assim como tendo uma relação de aprendiz com o Wolverine. No decorrer da trama a mesma iria acabar sendo capturada e levada para o Meteoro M, mas seus ideais nobres iriam influenciar outros mutantes a verem os problemas da Nação do Magneto.
Colossus - Por mais que possua uma aparência forte e passe um ar rústico, Colossus esconde sob sua pele de metal um coração doce e amável, no começo da história iria ser aliado do Magneto devido a promessa do mesmo de salvar sua irmã do Limbo. No decorrer da trama o mesmo por influência da Kitty, perceberia que os ideais do Mestre do Magnetismo são distorcidos e errado, assim, ele se juntaria aos X-Men.


Inimigos:

Magneto - Um homem que ostenta uma áurea misteriosa e possui um grande ímpeto de controle e justiça, seu passado traumático como cobaia de uma versão do Soro do Super Soldado nos campos de concentração da Hydra/Nazista, e a perda de sua esposa e filhos em decorrência do preconceito humano, moldaram seus ideais em relação a humanidade e o papel dos mutantes como superiores e dominantes do planeta. Esse seu viés acaba por se opor as ideias do Xavier, outrora grande amigo, passando a atuar com um papel antagônico na história. Mesmo assim, por trás de suas maquinações acaba por revelar um sonho de paz e uma busca pela sobrevivência da mutandade, isso o leva a criar a Irmandade de Mutantes e manipular Krakoa para um ataque a NY. Nas sequências acabaria por fundar os Acólitos e construir o Asteroide M, um paraíso mutante militarizado, que esconde por trás um desejo de dominação. No fim, apoiaria o Xavier ao se opor a ameaça do Apocalipse, unindo ambas as equipes.
Senhor Sinistro - Um médico e geneticista que possui um grande interesse pela evolução humana, vendo nos mutantes o próximo passo para a perfeição da humanidade, ele realiza estudos na espécie, de modo que para concretizar seus planos ele acaba por lançar uma suposta cura mutante através da Essex Corp, contudo acabaria por usar os voluntários na vacina como cobaias em seus planos e experiências. Assim, ele tentaria alterar seu DNA e criar o humano perfeito.
No decorrer das sequências acabaria por se revelar um aliado do Apocalipse e seu plano de dominação mutante.
Ainda, seria mostrado que ele possui uma relação com o Programa Arma X de décadas passadas.
Mística – Uma personagem misteriosa e que começa sua jornada como general do Magneto, sendo seu braço direito e comandando em campo a Irmandade de Mutantes, que posteriormente acabará liderando. Possui uma relação maternal com a Vampira, sendo sua filha adotiva, por mais que use os poderes da jovem para os seus planos a envolvendo o grupo de vilões, de mesmo modo com suas habilidades transmorfas consegue se infiltrar camuflar em ambiente inóspitos, o que reflete seu desejo de sobrevivência, que aliado ao seu conhecimento militar a torna em uma arma, entretanto por trás de sua pele azul e todo os seus segredos ela esconde um lado amável, marcado por um passado nublado, com seu filho perdido, o Noturno e a sua companheira Sina.
Apocalipse – Considerado o primeiro mutante, possui poderes incomparáveis, não sendo somente oriundos de sua mutação, mas também de aprimoramentos genéticos e tecnológicos de origem Celestial, o que exprime seu desejo para a evolução ideal e revela a sua busca pela sobrevivência dos mais fortes, pautando-se em sua visão de superioridade acabou ao longo dos séculos sendo um grande governante do Egito Antigo, agindo sempre ao lado de seus Quatro Cavaleiros, ditando seu viés e buscando moldar o mundo sob sua imagem e semelhança, com o seguinte dito:


"Vejam meus filhos, fomos agraciados com o dom da evolução, deveríamos ser príncipes desse mundo, mas vocês são oprimidos, o opróbrio da Terra, contudo eu vos libertarei e porei em seus lábios um novo cântico, mas não de paz e sim de guerra, um hino de vitória perante os homens, o sinal do julgamento eterno de toda a criatura, que define o mais forte e o sobrevivente, potencializa o nosso interior e que torna ao pó os mais fracos... Eu tenho sob minhas mãos a vida e a morte, eu vós serei o seu Apocalipse e sob as cinzas desses mundo construiremos uma nova Era"


Continua...




Siga o Spidey no Disqus: https://disqus.com/by/Spideytheamazing/


Postar um comentário

0 Comentários