A Bandeira Contaminada

Uma charge genial, pra lá de bem sacada, publicada no jornal dinamarquês Jyllands-Posten - não consegui descobrir o nome do chargista - irritou a chinesada, a tal ponto do governo chinês exigir um pedido de desculpas por parte do periódico, uma retratação.

A embaixada chinesa se diz profundamente indignada pela ofensa à pátria do genocida Mao Tse-Tung e declarou que o jornal "ultrapassou o limite inferior da sociedade civilizada e o limite ético da liberdade de opinião e ofendeu a consciência humana".
A China falando em ética, sociedade civilizada e consciência humana? Não é justamente a China que está a comprar ações e comoddities por valores baixíssimos agora na pandemia e que irá lucrar imensamente com eles quando a crise passar? Não é a economia chinesa que irá se fortalecer ainda mais quando a poeira baixar? Como já aconteceu durante a gripe aviária, a gripe suina e a peste suína da África?
E a China vai ficar querendo o tal pedido de desculpas. O editor-chefe do Jyllands-Posten, Jacob Nybroe disse que não vai pedir desculpas porque não considera que tenha feito algo de errado. E mesmo que a chinesada comedora de morcego queira levar a "gravíssima" ofensa para o tapetão, para esferas maiores, também tomará na tarraqueta, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, defendeu o jornal e disse que há liberdade de opinião na Dinamarca. "Temos uma tradição muito forte não apenas de liberdade de opinião, mas também de desenhos satíricos, e vamos continuar a tê-la no futuro."
Abaixo a charge, uma ideia genial, a melhor que já vi até agora sobre o tema, quereria eu tê-la tido.

Postar um comentário

0 Comentários