BATMAN: A SÉRIE ANIMADA (THE ANIMATED SERIES) 1992


Escrito por: Ney Bellas

Publicado originalmente AQUI.

Batman: A Série Animada (Batman: the animated series) que foi originalmente chamada apenas de Batman,.é uma produção da WARNER desenvolvida por Bruce Timm e Eric Radomski exibida a partir de 5 de setembro de 1992, encerrando-se em 15 de setembro de 1995. Totalizando 3 temporadas e 109 episódios. As aventuras do Morcego ainda continuaram na: Novas Aventuras do Batman (The New Batman Adventures) em 1997 durando até 1999 com apenas uma temporada de 22 episódios. 


A Série original de 1992 foi aclamada pela crítica e pelo público e faturou 4 dos 13 Emmys a que foi indicada, incluindo um prêmio no Primetime Emmy Awards.
Entre os méritos desta marcante série animada, vale ressaltar a ousadia de se romper com os moldes até então vigentes das animações da época. Se, até o início dos anos 90, mantinha-se a compreensão geral de que desenho animado era coisa de criança, Batman – A Série Animada marca um grande passo na desconstrução dessa ideia. Sendo seu diferencial a competência e seriedade com a qual a série foi desenvolvida. Algo de certo modo inédito que fez com que seu público aumentasse, atendendo tanto às expectativas do público adulto, quanto do público infantil.
A série gerou a produção de três filmes animados: Batman: A Máscara do Fantasma(1993)Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero(1998) e Batman: O Mistério da Mulher Morcego (2003).

Registre-se ainda que vários jogos foram produzidos com base na série. O primeiro deles foi **Batman: TAS**, de 1993, o segundo foi The Adventures of Batman & Robin, de 1994 que foram seguidos pelos jogos da nova animação: Batman: Vengeance, Batman: Gotham City Racer e Batman: Chaos in Gotham, de 2001, além de Batman: Rise of Sin Tzu***, de 2003.
O Jogo Batman: Arkham City, de 2011, tem skins baseadas na série animada para o Batman, Asa Noturna, Robin e Mulher-Gato, além de contar com o mesmo elenco de vozes.

É indiscutível que Batman: The Animated Series foi e continua sendo uma referência para as animações baseadas em personagens de Hq. O legado deixado por esta animação reflete-se em todas as produzidas desde então, pela DC. Entendo que 1992 entrou para a história marcando o início de uma bem sucedida linha de produções animadas, algo que a DC tem conservado até hoje.

BÔNUS: Assista (ou baixe) todos os episódios clicando AQUI! 



Após o estrondoso sucesso dos filmes de Tim Burton, a Warner sabiamente, tratou de encomendar uma nova serie animada do "Cavaleiro das Trevas" e em Setembro de 1992 "Batman Animated Series" fazia sua estreia na TV. Com um estilo bem parecido com dos filmes de Burton, essa animação foi um marco e se tornou febre em todo planeta, ambientada em uma Gotham City sombria e melancólica, no melhor estilo "filme noir" a serie constrói seus alicerces baseando-se em uma das melhores fases do personagem (Denny Oneil e Neal Adams) e adapta varias historias importantes da dupla. Bruce Timm seu criador, tem a sensibilidade de apresentar o personagem como ele é, um Detetive obcecado com sua cruzada e que usa de sua hiper violência para combater o crime, sem jamais cruzar a linha de tirar uma vida, pois apesar do visual de "Ninja" e de seus métodos furtivos, Batman é um Samurai, um cavaleiro Andante, um Herói. Apresentando praticamente toda galeria de vilões do Batman, e importantes personagens coadjuvantes como a Dra. Leslie Thompkins, a serie é considerada por muitos como uma das Bíblias do personagem e na minha modesta opinião o melhor desenho animado de todos os tempos. Em tempos em que o "Batman" mata e assume uma postura fascista e intolerante, precisamos mais do que nunca do verdadeiro Homem Morcego!
Contribuição do amigo: Giovanni Giugni da Casa das ideias nerd. 

CONVITE!

Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.

Postar um comentário

0 Comentários