A Marreta do Bolsonaro


Fala do intrépido Bolsonaro, na tarde de hoje (01/10), em discurso para integrantes da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros da Serra Pelada na portaria do Palácio do Planalto :

“O interesse na Amazônia não é no índio nem na porra da árvore, é no minério. O Raoni fala pela aldeia dele, fala como cidadão, [mas] não fala por todos os índios, não. É outro que vive tomando champanhe em outros países por aí.”

Truculência e linguagem chula à parte (recursos que eu também uso aqui no Marreta, mas não sou presidente de nação, só falo por mim mesmo), alguém consegue detectar alguma mentira no pronunciamento do presidente?
Alguém acredita mesmo que o viadão do Macron está mesmo preocupado com a "qualidade do ar do planeta"? E o tal do Raoni, então? Picareta silvícola das antigas. Mais do que manjado desde a época em que o Sting o levava a tiracolo mundo afora, para exibi-lo feito um papagaio, uma arara, ou qualquer outro espécime exótico lá para o europeu.
Que é isso o que o Macron, outros líderes europeus e ONGs do caralho querem : manter o índio como um animal de zoológico. E, claro, continuarem a embolsar milhões de fundos de "preservação" da vida selvagem. Não querem integrá-lo à sociedade porra nenhuma. Não querem o índio produtivo, o índio cidadão, dono de seu próprio nariz. Querem manter as reservas indígenas como parques temáticos para gringo ver e os índios, como figuras vivas de um museu.

Postar um comentário

0 Comentários