Eventos DC: Lendas (1986)


Lendas foi um evento lançando entre novembro de 1986 e abril de 1987 em seis partes, e foi a primeira grande saga após Crise nas Infinitas Terras. Influenciou também outros títulos mensais da editora.

Ø  Grupos de Tradução: Rapadura Açucarada (Na época, F.A.R.R.A)

Nota do Ozy: Para download, está apenas a saga principal, por ser deveras trabalhoso, não peguei os tie-ins, mas os mesmos (ou a maioria) podem ser achados com facilidade em pt-br na internet.
[-----------------------------------------------------------------------------]





Basicamente a trama segue Darkseid tentando manipular a opinião popular desacreditando a imagem dos super-heróis. Serviu também como prelúdio para alguns lançamentos mensais como Esquadrão Suicida, Shazam, Liga da Justiça e Flash.

Segue a ordem de leitura com breves comentários de cada edição publicada.




Legends #1: Roteiro: John Ostrander e Len Wein / Desenhos: John Byrne
Darkseid está satisfeito com seu mundo Apokólips, mas a esperança e alegria na Terra encarnadas em seus heróis o irritam. Ele cria um plano para destruir tudo o que as pessoas vêem nos heróis, enviando o Glorioso Godfrey e o Doutor Bedlam, bem como Enxofre e Macro-Man para a tarefa. Nuclear, Cósmico e a Liga da Justiça estão na linha de frente desta primeira ofensiva e Shazam é o primeiro a tombar.
Batman #401: Roteiro: Barbara J. Randall / Desenhos: Trevor Von Eeden
Ligação com Lendas. Batman e Robin estão rastreando Magpie, letal para qualquer um que esteja no caminho de sua busca por pedras preciosas com temáticas de pássaros. Enquanto isso, os cidadãos se voltaram contra os super-heróis, sob a influência do Glorioso Godfrey.
Detective Comics #568: Roteiro: Joey Cavalieri / Desenhos: Klaus Janson
Ligação com Lendas. A revolta do povo contra os heróis obriga o Presidente dos EUA a tomar uma medida drástica. Mas a dupla dinâmica continua determinada a acabar com o crime e proteger o cidadão comum. E o Pinguim é a próxima ameaça.
Green Lantern Corps #207: Roteiro: Steve Englehart / Desenhos: Joe Staton
Ligação com Lendas. Aos poucos a Tropa dos Lanternas Verdes começam a ser reconhecidos, embora entre eles, há certa estranheza pelo caso de Hal Jordan com Arísia. Guy Grdner foge de Maltus e retorna à Terra proclamando ser o líder dos Lanternas e se depara com a obra maligna do Glorioso Godfrey.
Cosmic Boy #1: Roteiro: Paul Levitz / Desenhos: Keith Giffen
Ligação com Lendas. Os legionários Cósmico e Noturna, sua namorada, viajaram para o nosso século em férias, mas encontraram um mundo turbulento, onde os cidadãos do planeta não confiam nos super-heróis. O próprio Cósmico é atacado e descobre mais uma sequela deixada pelo evento Crise nas Infinitas Terras.


Legends #2: Roteiro: John Ostrander e Len Wein / Desenhos: John Byrne
A situação piora para os heróis em todo o mundo com G. Gordon Godfrey envenenando a mente da população. As coisas se tornam tão extremas que o presidente Ronald Reagan é obrigado a expedir um Ato Institucional proibindo as atividades dos vigilantes uniformizados. Besouro Azul é alvejado pela polícia, Robin é espancado quase até a morte e a Liga da Justiça é humilhantemente derrotada.
Justice League of America #258: Roteiro: J.M. DeMatteis / Desenhos: Luke McDonnell
Ligação com Lendas. A mente de um homem louco. Depois de repetidos fracassos contra a Liga da Justiça, o Professor Ivo está decidido a se vingar. No QG da Liga, seus membros discutem sobre sua derrota humilhante diante do Enxofre e a difícil decisão de encerrar as atividades do grupo, pelo menos, até que a ordem presidencial seja retirada. E a primeira baixa da Liga da Justiça.
Secret Origins #10: Roteiro: Mike W. Barr / Desenhos: Jim Aparo
Isaac viveu nos dias do Rei Herodes e viu sua esposa ser morta enquanto os soldados procuravam matar o bebê Jesus. Depois de sua vingança, ele passou a ser um judeu errante vagando pelo mundo. Essa é a origem secreta do Vingador Fantasma.
Secret Origins #10 (II): Roteiro: Paul Levitz / Desenhos: José Luiz Garcia-López
Em tempos remotos, quando os anjos ainda caminhavam sobre a Terra, um homem honrado estava disposto a dar sua própria vida para salvar uma cidade condenada. Essa é a segunda origem secreta do Vingador Fantasma.
Secret Origins #10 (III): Roteiro: Dan Mishkin / Desenhos: Ernie Cólon
No futuro distante, o Vingador Fantasma tenta deter um cientista louco de viajar no tempo e descobrir os mistérios da criação. Ele morre tentando impedir isso e transfere sua essência à outro. Essa é mais uma origem secreta do Vingador Fantasma.
Secret Origins #10 (IV): Roteiro: Alan Moore / Desenhos: Joe Orlando
Uma guerra entre o céu e o inferno, e uma indecisão que pode levar um ser espiritual a vagar eternamente entre os mortais. Quarta de uma série de contos que procuram desvendar o passado envolto em mistérios sobre e verdadeira origem do Vingador Fantasma.
The Fury of Firestorm #55: Roteiro: John Ostrander / Desenhos: Joe Brozowski
Ligação com Lendas. Enxofre vem causando estragos nas ruas de Manhattan, deixando pra trás a derrotada Liga da Justiça. O professor Martin Stein resolve apoiar o decreto presidencial e cessar as atividades do Nuclear, mas um distúrbio criado por Jack Sawyer, seguidor de G. Gordon Godfrey, pode mudar o rumo das coisas.
Cosmic Boy #2: Roteiro: Paul Levitz / Desenhos: Keith Giffen
Ligação com Lendas. Enquanto lidam com a agitação causada pelas aparições de G. Gordon Godfrey, Cósmico e Noturna conhecem Jason Krinnski, um astronauta que precisa de ajuda com os manifestantes. Inclusive Krinnski pode ser um ancestral do Cósmico.


Legends #3: Roteiro: John Ostrander e Len Wein / Desenhos: John Byrne
Após uma retrospectiva dos eventos até o presente momento, Darkseid e o Vingador Fantasma discutem sobre os acontecimentos na Terra. A Força Tarefa X é finalmente criada e a equipe é enviada em sua primeira missão, enfrentar Enxofre. E Billy Batson enfrenta a culpa que sente pela morte do Macro-Man.
Justice League of America #259: Roteiro: J.M. DeMatteis / Desenhos: Luke McDonnell
Ligação com Lendas. O Professor Ivo pretende se vingar da equipe original matando os membros da nova Liga da Justiça. Apesar de algo ainda o incomodar, é hora de passar para a próxima fase do plano e enviar um de seus andróides atrás de sua próxima vítima.
The Fury of Firestorm #56: Roteiro: John Ostrander / Desenhos: Joe Brozowski
Ligação com Lendas. Ronnie Raymond e o prof. Martin Stein estão em um impasse, continuam a discordar sobre a formação do Nuclear. Enquanto isso, Rapina fica sabendo que o próximo ataque de Jack Sawyer e sua turba será na Biblioteca Central de Pittsburgh
Blue Beetle #9: Roteiro: Len Wein / Desenhos: Paris Cullins
Ligação com Lendas. Mesmo depois de ser baleado pela polícia, o Besouro Azul continua na ativa. Porém, salvar uma pobre velhinha de um grupo de ciberpunks não muda o cenário desfavorável. Ainda assim, Chicago precisa de seu vigilante, pois Cronos, o Ladrão do Tempo está de volta.
Warlord #114: Roteiro: Michael Fleisher / Desenhos: Ron Randall
Ligação com Lendas. No mundo selvagem de Skartaris, o Guerreiro continua sua luta pela liberdade sob o jugo opressor de seus tiranos. Porém, Desaad chega para trazer a corrupção e manchar a valorosa reputação de Travis Morgan.
Cosmic Boy #3: Roteiro: Paul Levitz / Desenhos: Keith Giffen
Ligação com Lendas. Cósmico e Noturna decidem retornam ao futuro para garantir que as condições do século XX não afetem seu tempo. Depois de algumas tentativas fracassadas, Cósmico usa seus próprios poderes magnéticos e eles acabam quebrando o bloqueio do tempo, mas não significa necessariamente que conseguiram retornam exatamente aonde deviam.


Legends #4: Roteiro: John Ostrander e Len Wein / Desenhos: John Byrne
Star City. Gotham City. Los Angeles. Chicago. Nova York. Não importa onde, os vilões estão mais perigosos do que nunca com a implantação do Ato Institucional proibindo as atividades dos vigilantes. Mas nenhum super-herói hesitará em violar a ordem presidencial enquanto houver perigo nas ruas. Leitura recomendada.
Justice League of America #260: Roteiro: J.M. DeMatteis / Desenhos: Luke McDonnell
Ligação com Lendas. J’onn J’onnzz luta contra o androide que poupou a vida da Cigana e percebe o mesmo conflito e desespero que dominam a mente do Professor Ivo. Enfurecido com a morte de Vibro, Hank Heywood, o Gládio, se recusa a ficar escondido e resolve agir, deparando-se com outro androide enviado por Ivo.
Blue Beetle #10: Roteiro: Len Wein / Desenhos: Chuck Patton
Ligação com Lendas. No hospital, Ted Kord aparece e tem de mentir para encobrir o fato de que o tio de Ângela Revere é o vilão Cronos e a atacou congelando-a no tempo. Um pouco antes, o Besouro Azul impediu Cronos de roubar uma exposição de relógio antigos, mas o ladrão do tempo conseguiu escapar.
Warlord #115: Roteiro: Michael Fleisher / Desenhos: Ron Randall
Ligação com Lendas. O sósia do Guerreiro continua suas incursões liderando exércitos selvagens e conquistando mais escravos para a Cidadela. O verdadeiro Travis Morgan continua alheio à situação, enquanto Desaad conclui seus planos de acabar com a lenda do Guerreiro.
Superman #3: Roteiro e desenhos: John Byrne
Ligação com Lendas. Lois Lane foi enviada pelo Planeta Diário para entrevistar G. Gordon Godfrey. Clark Kent é transportado até Apokolips pelos Raios Ômega de Darkseid, que esperava a chegada do Superman. Sem saber sobre sua identidade secreta, o Homem de Aço é jogado junto aos Cães Famintos.
Adventures of Superman #426: Roteiro: Marv Wolfman / Desenhos: Jerry Ordway
Ligação com Lendas. Superman enfrenta o Pacificador nas ruas sujas de Apokolips e cai nas Crateras de Fogo. Ele é encontrado vivo, porém sem memória. Logo, as notícias se espalham entre o povo e chama a atenção de Grace.
Action Comics #586: Roteiro e desenhos: John Byrne
Ligação com Lendas. Controlado por Darkseid e Grace, o Salvador (Superman) acaba por trair o próprio povo que liderava na revolução contra o tirano de Apokolips. Com o destino de Nova Gênese em perigo, o Pai Supremo envia Órion e Magtron para libertar o Superman do domínio de Darkseid.
Cosmic Boy #4: Roteiro: Paul Levitz / Desenhos: Keith Giffen
Ligação com Lendas. Descobrindo que o Senhor do Tempo está mexendo com a história do século 20, Cósmico e Noturna tentam confrontá-lo. Mas para derrotá-lo, acabam participando de um jogo perigoso e precisam descobrir o caminho de volta a seu século.


Legends #5: Roteiro: John Ostrander e Len Wein / Desenhos: John Byrne
Desencadeando seu exército de Cães de Guerra, Darkseid continua sua Operação Humilhação. Enquanto isso, a mensagem de ódio de G. Gordon Godfrey contra os heróis vai tomando conta da população. É hora do Senhor Destino reunir uma legião de heróis para combater as forças do mal. Leitura satisfatória.
Justice League of America #261: Roteiro: J.M. DeMatteis / Desenhos: Luke McDonnell
Ligação com Lendas. Dizimada pelos eventos desencadeados em Lendas e pelos ataques inesperados do Professor Ivo, o Caçador de Marte e Vixen são os últimos membros da Liga da Justiça. Víxen parte para a vingança, mas acaba caindo em uma armadilha.


Legends #6: Roteiro: John Ostrander e Len Wein / Desenhos: John Byrne
Guy Gardner, Canário Negro, Besouro Azul, Batman e outros heróis da DC foram convocados pelo Senhor Destino para combater os parademônios e os Cães de Guerra de Darkseid. Mas a luta verdadeira pode estar nos ideais das Lendas e não em seu poder de fogo. Leitura recomendada.
Secret Origins #14: Roteiro: John Ostrander / Desenhos: Luke McDonnell
A Origem Secreta do Esquadrão Suicida. Das cinzas do evento Lendas surge uma nova versão do Esquadrão Suicida. Uma equipe formada por supervilões enviados em missões secretas e aparentemente impossíveis de se realizar. Um projeto encabeçado por Amanda Waller como parte do projeto ultrasecreto do governo, a Força Tarefa X. A história remonta aos tempos da Segunda Guerra Mundial, onde a primeira versão do Esquadrão Suicida foi criada.


Postar um comentário

0 Comentários