SobreSérie: WU ASSASSINS - Artes Marciais & um roteiro ruim!

Como todo mundo sabe a Netflix quer ser o primeiro lugar em canal streaming, "Wu Assassins" faz parte do 'pacote' de séries, com que o canal planeja atingir este objetivo. Mas...


A série tem um apelo oriental e, nestes casos, é sempre bom deixar que um oriental cuide do roteiro. Todas as vezes que uma americano tenta abordar este tipo de assunto e em especial do mundo fantástico do oriente, o resultado é uma história 'sem pé nem cabeça'...


Para dar uma 'força' ao seriado, foi convidado para estrelar o ator Iko Uwais, que protagonizou o filme "Operação Invasão". Um filme com roteiro simples, mas com cenas de 'tirar o fôlego'.


"Operação Invasão" gerou inclusive uma desnecessária continuação, cuja história não tinha ligação natural com a primeira, mas 'forçou-se'  uma. Você pode ler sobre o primeiro filme aqui...


Para justificar que todos os personagens falem inglês (e eventualmente chinês), a história se passa em Chinatown, um bairro da cidade de San Francisco.


A história começa com um ataque a um prédio de apartamentos. O personagem Kai, enfrenta um grupo de homens armados que obviamente estão lá para manda-lo para o 'outro mundo'. Kai demonstra excelentes habilidades de lutas corporais, embora o que mais impressione seja a capacidade dos inimigos em terem tantos ossos fraturados e continuarem atacando...


Para percebermos que Kai é especial, em certo momento um dos atacantes atira e Kai consegue ver (!!) a bala passando. E consegue...desviar dos tiros (!!), numa referência à "Matrix" ou ao "Monge à Prova de Balas" (melhor que seja ao primeiro). 

Um dos vizinhos de Kai está sendo covardemente espancado e Kai o ajuda, inclusive pegando uma faca atirada em meio à sua trajetória...o homem pergunta quem ele é, e a resposta é: "Sou um Chefe" (referindo-se a uma chefe de cozinha)...


Aqui (e em vários outros episódios) é utilizada a técnica de "12 horas antes", ou "24 horas antes", o que significa que temos um novo início... Tudo começa em um restaurante...O chefe de cozinha Kai Jin interrompe uma agressão de elementos da 'Triade' (uma espécie de máfia chinesa), contra um de seus ajudantes...


Ora, se você mexe com alguém da 'triade'- seus dias estão contados...Porém, o que os agressores não sabem, e nós também não, é que Kai é 'protegido'. Por acaso o homem que o criou é o chefe da 'Triade'....


Mas, tudo isto é só 'pano de fundo' para a real história. Acho que a intenção era mostrar porque um chefe de cozinha é um expert em artes marciais....então, podemos considerar o que acontece a seguir, o real início da história.


Após o incidente com a 'Triade', Kai é magicamente transferido para outro mundo/dimensão. Lá ele encontra uma garota cheia de pose e vestida de monge Shaolin, como nos filmes antigos de artes marciais. Ela se chama Ying Ying (Celia Au) e lhe diz que ele foi escolhido para ser o "assassino de WUs". Mas precisa ser treinado...


"Wu Xing", são artefatos mágicos que envolvem algum elemento da natureza e que atribui poderes a quem os absorve. Isto mesmo. O artefato, na realidade um pedaço de casco de tartaruga, é absolvido pelo corpo hospedeiro e o hospedeiro passa a ter a habilidade de controlar o elemento.


Há cinco deles: fogo, água, madeira, metal e pedra...(Sei lá isto me lembra "Samurai Warriors".). A série mostra que o mais poderoso é o 'Wu madeira'...por mais improvável que pareça. O Wu da Madeira, é capaz de curar qualquer tipo de ferimento e o portador dele já vive por 500 anos, enquanto os demais são trocados de tempos em tempos (quando o hospedeiro 'contrai' morte...).


O treinamento de Kai é feito no outro mundo ou dimensão, chamado Tao. Lá o tempo é diferente, o que é uma excelente desculpa para Kai ser treinado em algumas horas. 

O 'treinamento' a princípio era mover uma rocha enorme por alguns centímetros. A princípio Kai faz o que qualquer um faria: a rocha é arredondada, basta empurrar certo? Errado! Com o tempo Kai descobre que basta...quebrar a pedra a socos!!


O resto do treinamento consiste em resistir a cada um dos elementos. Só vemos, muito rapidamente, o treino contra o fogo (que ele usa no início) e contra a água...


Para dar conteúdo a trama são acrescentados outros personagens:

A policial disfarçada C.G. (codinome que impossibilita sua idenficação, pois seu nome verdadeiro é Christine Garvin). 


O amigo de infância Lu Xin Lee, que tem um complexo por ter queimaduras nas costas e pescoço (a origem delas é mostrada em um episódio). 


A amiga de infância e dona do restaurante Jenny Wah, que como toda oriental tem problemas com os pais. 


E o irmão de Jenny: Tommy Wah, o perdedor do grupo, viciado em cocaína...


A exceção de Tommy, todos são experts em artes marciais...

Para aumentar o drama, o 'Wu do Fogo' é Uncle Six (Byron Mann que tem, sem duvida, o melhor apelido da série...) Acontece que Six também é o líder da Triade e o homem que criou Kai. E conforme Ying Ying diz o tempo todo, Kai tem de mata-lo...mas Kai prefere outro caminho. 


Talvez  o roteiro possa parecer interessante ao leitor desta postagem, mas algumas coisas incomodam e acabam tornando a série apenas regular.

Uma das coisas que incomodam, é a capacidade de Kai repelir (com apenas os punhos) bolas de fogo e rochas atiradas contra ele, mas tem dificuldade em vencer meros capangas e até mesmo uns caipiras numa cena de briga de bar! Lu Xin acaba se saindo melhor do que ele! 

Outra coisa que incomoda são cenas aleatórias e que depois o diretor 'espertamente' liga a acontecimentos futuros. Por exemplo, em uma cena, Tommy rouba uma arma que estava trancada em um cofre. Em momento algum se explica para que. 

Mas, na cena seguinte ele esta com a arma em um taxi. Encosta-a no banco do motorista, engatilha e a deixa cair quando o carro de repente freia. A arma dispara e ele foge do taxi. Para quê apontou a arma para as costas do motorista? Ninguém sabe! 

Mas, depois ele é preso por causa da arma, que havia 'sido usada em um assassinato'. Na realidade era só para o personagem estar na delegacia nos últimos episódios da temporada e ser pego de refém...

Em outra cena, Zan (personagem desperdiçada e que apresenta as melhores lutas) simplesmente entra em uma delegacia...e mata todo mundo! Caramba! Eles estão em San Francisco! Nos EUA! Alguém entrar em uma delegacia e matar quase todos os policiais, não passaria 'em branco'!!


Um dos sobreviventes é o Capitão do departamento de polícia, ele simplesmente é esquecido, sem nenhuma conclusão para seu personagem que descobre que há algo de 'sobrenatural' no ar! 

Enfim, se o espectador quiser apenas ver algumas lutas marciais (poucas são realmente boas) e 'desligar' o cérebro para a história, é possível que goste muito da série. Nem mesmo ligando para o objetivo do 'grande vilão' revelado na parte final...(até agora me pergunto, por que os demais Wus se juntaram a ele!!).

Se você quiser comprovar por si mesmo, se a série é boa ou não, mas não tem o canal por assinatura Netflix. Não tem problema! Estamos enviando abaixo um link de um site onde você poderá assistir legendado ou dublado...Divirta-se! 


Não poderia deixar de mostrar a Wu da Agua: Summer Glau!
O Wu da Madeira, o 'grande' vilão




Postar um comentário

0 Comentários