JÁ IMAGINOU “O CORINGA” TIRANDO O OSCAR DO ROBERT DOWNEY JR DUAS VEZES?



Ontem, pensando aqui com meus botões, me dei conta de uma grande ironia da história do cinema, com nosso ganancioso preferido do MCU...

O ano era 2009, após todos aqueles “problemas” que se tornaram lugar comum na mídia sobre Robert Downey Jr, ele estava dando a volta por cima, apesar ainda de grande descrédito. Estava, claro, naquela tão saudosa fase que os atores passam, em quererem se provar excepcionais, e não baterem um texto em algum personagem que lhe cai como uma luva. Após certos êxitos de filmes como “Beijos e Tiros” (alguém ainda lembra dessa bomba do Shane Black?), e ser o Homem de Ferro, o ator tinha sua segunda chance de ganhar o Oscar, agora como coadjuvante, na comédia “Trovão Tropical” (e negão, quem diria! Onde estava a patrulha do politicamente correto naqueles dias?). Antes disso, o ator tinha tido sua chance em 1992, interpretando Charlie Chaplin, sendo derrotado por Ao Pacino, até então, o maior ponto da sua carreira antes da armadura tecnológica.



Eis que naquele ano, o cometa Heath Ledger se mostrou impagável, e contra qualquer contra-argumentação, mesmo “morto”, nos deu essa impagável expressão fácil do Downey (em 0:04):



Uma década depois, após seu nobres serviços como Tony Stark, os irmãos Russo, ainda na época da divulgação de Ultimato, falavam sobre o quanto RDJ merecia ser indicado a melhor ator, dada a sua entrega não apenas na “conclusão dos Vingadores”, como em sua saga como HDF, algo sem precedentes na história do cinema. O que tem sua forte lógica, discussões sobre versatilidade a parte, mas... Novamente, outro cometa se reascende, agora na figura de Joaquin Phoenix, recebendo elogios rasgados dos críticos – até dos quais detonaram o filme, por suas convicções pessoais – e muita gente que nem assistiu ao filme, só pelos trailers (e entendo os que podem considerar isso forçar a barra) já dão a indicação de melhor ator como garantida ao novo interprete do Coringa.



Logicamente, nem tudo é uma fantasia que líderes de torcidas organizadas que nunca leram um gibi na vida nós leitores de quadrinhos apreciemos. Apesar de Pantera Negra ter sido indicado a melhor filme no ano passado, acho bem complicado que, por mais que a Disney tenha influência massiva, consiga encaixar o Downey ao menos na vaga. Quanto ao Phoenix, que injustamente também nunca ganhou um Oscar, pesquisando em alguns vídeos, descobri que aparentemente o cara não é muito chegado no prêmio, e coberto de razões, visto que MUITAS VEZES não se trata de se premiar o melhor tecnicamente, mas quem fez a campanha mais ferrenha, irritante, baixa e cara para chegar lá. Ainda assim, por tantos papeis diversos e marcantes, eu torceria por ele, afinal, se até Di Caprio, com toda sua limitação evidente, conseguiu, como negar isso a Phoenix? Mas, e você? Acha que esse “embate” vai voltar a acontecer? Ou vai ser só mais uma daquelas disputas teóricas que inflama os participantes, que ao fim do dia, só perdem o tempo, sem ganhar um único centavo dos milhões que as empresas ganham? Será que Pedro – O Homem sem Medo, conseguirá apresentar suas provas de que o Coringa é um lixo de personagem a academia, e reverterá toda essa sina do nada pobre RDJ? Deixem nos comentários.



E ai? Gostou? Odiou? Deixe nos comentários e compartilhe o post. 

Até o próximo.



Me siga no Instagram: @ozymandiasrealista

Postar um comentário

0 Comentários