10 motivos pelos quais Mulher-Gato é o MELHOR filme de super-heroína!



<Texto da Tag “Escritor Convidado”, escrito por: A Doutora>

 Já faz um tempo que eu não escrevo uma lista contendo 10 motivos pelos quais... Então, resolvi publicar hoje essa, que eu já venho pensando nela há algum tempo. A sugestão partiu do nosso moderador, Riptor!

Embora muitas pessoas achem que filmes estrelados por heroínas só começaram a vingar recentemente, com sucessos como Mulher-Maravilha e Capitã Marvel, a verdade é que esse caminho começou a ser trilhado lá em 2004, com o lançamento de um filme que se tornou um marco. Sim, estou falando de Mulher-Gato, estrelado pela talentosíssima Halle Berry. Estão prontos para revisitarem esse clássico do início dos anos 2000? Então, vem comigo!


1- UMA ATRIZ OSCARIZADA!

Para já começar a lista com os dois pés no peito, não há como falar das virtudes de Mulher-Gato sem falar na escalação precisa de seu elenco. Contando nomes muito fortes no elenco, os principais destaques vão para a protagonista, interpretada pela vencedora do Oscar Halle Berry, e da vilã do longa, vivida pela Sharon Stone, indicada ao Oscar e vencedora do Globo de Ouro. Uma produção conseguir juntar tanta gente famosa e premiada não é para qualquer uma!

2- HALLE BERRY INTERPRETA UM FELINO!

Continuando falando da atriz, toda a versatilidade dela é colocada a toda prova nesse longa, pois ela interpreta uma mulher tímida e desastrada que, após ganhar seus poderes, se torna uma mulher que não apenas adquire poderes de um gato como passa a se comportar como um, entregando um verdadeiro show de atuação. Ela ronrona, ela mia, ela bebe leite em um bar, ela fica loucona com erva-de-gato. Parece que estamos, de fato, vendo um gato em tela!

3- DEMOROU PARA FAZER PAPÉIS DE DESTAQUE APÓS ESSE FILME!

Quando um ator/atriz chega ao ápice de sua carreira, é normal ter dificuldade superar um papel marcante. Peguemos como exemplo o Daniel Radcliff, não importa quantos filmes ele faça, ele vai ser sempre o "Harry Potter". Com a Halle Berry acabou ocorrendo o mesmo. O papel foi tão impactante em sua carreira que ela ficou muito tempo fazendo papéis menores e sem expressão. As produções evitavam que escalar a atriz pois sabia que sua imagem estava fortemente associada ao papel dessa grande produção. Somente de uns tempos para cá que a atriz está conseguindo fazer uns papéis de mais destaque, se desvencilhando da imagem da heroína.

4- UM FILME DICOTÔMICO!

Todo mundo sabe que é muito mais fácil viver num mundo binário, onde só existem dois lados que se opõem, sem nuances. Estamos passando por isso e está funcionando! Antecipando esta tendência, o roteiro de Mulher-Gato se mostra atemporal nos entregando também situações maniqueístas como estas: É só perceber, por exemplo, que o filme, em seu cerne, trata da batalha do bem contra o mal. Enquanto a protagonista adquire os poderes de um gato mágico, a vilã ganha os seus explorando a modernidade de nosso tempo. É o clássico Magia X Tecnologia.

5- UMA CRÍTICA AOS PADRÕES DE BELEZA!

Este é sempre um assunto que eu acho muito importante discutir. Percebam que a vilã do filme é uma dona de uma rede de produtos de cosméticos. Desta forma o roteiro nos faz uma alegoria sobre os perigos de se perseguir cegamente os padrões de beleza imposto pela sociedade contemporânea, mostrando que muito mais do que uma fonte de entretenimento vazio e barato, o filme também tem conteúdo, possuindo uma importante mensagem por trás.

6- A ROUPA DA MULHER-GATO!

É muito fácil você criar uma armadura super tecnológica ou uma série de traquitanas para combater o crime, isso qualquer um faz. Eu quero ver quem sai para enfrentar a bandidagem usando roupa de couro rasgada, um chicote e barriga completamente de fora! Essa coragem, meus amigos, só pertence àquela que é, sem dúvidas, a maior e melhor heroína que Hollywood já nos presenteou!

7- PITOF!

A Warner Bros. poderia ter escolhido qualquer diretor de renome para comandar esse filme, mas sabendo da qualidade inquestionável do mesmo, apostou num completo desconhecido cuja carreira, até este momento, conta com QUATRO ilustríssimos filmes. E podemos perceber que o diretor colocou muito de sua expertise no longa, o que nos leva ao nosso próximo item:

8- OS EFEITOS ESPECIAIS!

Embora tivesse dirigido apenas um filme em sua carreira quando foi chamado para dirigir Mulher-Gato, Pitaf já tinha uma carreira consolidada como supervisor de efeitos especiais, e podemos perceber que o diretor não teve medo de usar e abusar de sua principal ferramenta, uma vez que o longa possui CGI até em cenas que não precisava. Hoje em dia as pessoas adoram elogiar o Thanos pela qualidade dos efeitos, mas Pitaf já nos entregava personagens recriados digitalmente, como os gatos que dão poder a nossa heroína. E o grau de realismo conseguido é invejável, principalmente quando levamos em consideração o ano em que foi feito.

9- UMA HEROÍNA QUE AGE!

Na trama do filme vemos que Patience Phillips tenta impedir o lançamento de um cosmético que se torna altamente prejudicial a quem o usa. Se analisarmos bem, é provável que todo o conflito do filme se resolveria sozinho, já que ou os órgãos do governo impediriam o produto de ser lançado ou simplesmente as pessoas parariam de comprar quando as notícias de seus efeitos colaterais se espalhassem. Ainda assim, nossa destemida heroína luta com unhas e dentes (sem trocadilho intencional) para impedir este plano maléfico. E se isso não é sinônimo de heroísmo, eu não sei o que é.

10- LIBERDADE CRIATIVA!

O que eu mais vejo por aí são pessoas reclamando da falta de fidelidade do filme com seu material fonte. A Mulher-Gato não se chama Selina Kyle, a história não se passa em Gotham e o Morcegão não é citado uma única vez. Mas o que eu não vejo são pessoas exaltando a liberdade criativa que os profissionais tiveram com esse projeto. É muito fácil pegar um arco de história em quadrinhos e "adaptar" para o cinema. A história já tá pronta! Quero ver você criar personagens, tramas e conceitos do zero. Depois reclamam que Hollywood está em uma "crise criativa". Ora, decidam-se!

Postar um comentário

0 Comentários