AS MELHORES HISTÓRIAS DO HOMEM-ARANHA QUE JÁ LI



<Texto da Tag “Escritor Convidado”, escrito por: 🕷O TGᗩᖇᕮᒪᗩ SIᗪᕮᖇ-ᗰᗩᑎO🕷>


Já são mais de cinquenta anos de jornada, conquistando jovens de várias gerações e sem perder a magia. Criado por Stan Lee e Steve Ditko, o Homem-Aranha surgiu na edição nº 15 de Amazing Fantasy em Agosto de 1962 e o sucesso foi tanto que no ano seguinte o personagem ganhou sua própria HQ, chamada de The Amazing Spider-Man, sendo publicada até os dias de hoje. Para homenagear o aniversariante do mês, aqui está o top 10 de melhores histórias que já li desde que comecei a ler as histórias do Homem-Aranha em 2004, ainda que o conteúdo relacionado ao personagem seja tão extenso que infelizmente não pude ler ainda todas as grandes histórias que já fizeram com o nosso amado Amigão da Vizinhança:

OBS: Essa matéria já publiquei lá no Utopia Nerd, mas decidi publicar aqui também porque nem todo mundo que comenta aqui, exclusivamente comenta lá e vice-versa.


10: HOMEM-ARANHA AZUL



HQ em que foi originalmente publicada: Spider-Man: Blue #001 ao #006 (Julho de 2002 – Abril de 2003)
Escrita por Jeph Loeb e desenhada por Tim Sale.

Essa não é uma história onde vemos o Homem-Aranha deter alguns bandidos ou até mesmo salvar as pessoas que correm perigo nas mãos de supervilões megalomaníacos. Homem-Aranha Azul é a história ideal para se entender o relacionamento entre Peter, Mary Jane e Gwen Stacy, onde vemos que mesmo após todos esses anos, Parker nunca esqueceu seu primeiro grande amor, ao mesmo tempo que também nos mostra que por mais que Gwen e MJ fossem rivais na luta pelo coração de Peter, ambas ainda eram amigas. Chega a ser surpreendente saber que uma história tão sentimental como essa foi escrita por Jeph Loeb, um cara que ficou mais conhecido no ramo por escrever verdadeiras bombas…

9: A MORTE DO HOMEM-ARANHA



HQs em que foi originalmente publicada: Ultimate Spider-Man #153 ao #160 (Abril 2011 – Agosto 2011)
Escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por Várias pessoas.

Eu tenho muito carinho por Ultimate Homem-Aranha, afinal ali foi o meu primeiro contato com as HQs do Homem-Aranha e posso dizer que foi uma experiência prazerosa ler todas as 133 edições originais da versão Ultimate do personagem. Mas Bendis queria dar um adeus a Peter Parker e para isso, precisava ser uma despedida digna do personagem. E aqui vemos o Homem-Aranha encarando a maior de todas as batalhas contra o Sexteto Sinistro que acabara de deixar a cadeia. Mesmo bastante ferido, Peter lutou até o fim e sacrificou a sua vida para salvar a de sua querida Tia May e derrotar seu arqui-inimigo, o Duende Verde. Um emocionante encerramento de uma fase na linha Ultimate e que abriria espaço para a introdução do Novo Ultimate Homem-Aranha, Miles Morales.

8: HOMEM-ARANHA NUNCA MAIS!



HQs em que foi originalmente publicada: Amazing Spider-Man Vol. 1 #050 ao #052 (Julho de 1967 – Setembro de 1967)
Escrita por Stan Lee e desenhada por John Romita.

Quem conhece bem o Homem-Aranha sabe que desde o início a relação entre Peter Parker e o Homem-Aranha nunca foi muito boa: Peter tinha dificuldades de conciliar sua vida comum com toda a responsabilidade que alguém com os poderes do Homem-Aranha carrega, sendo que muitas vezes esse senso de responsabilidade o impedia de estar presente com aqueles que ele mais amava. Com sua Tia May bastante doente e com J.J. Jameson colocando uma recompensa por ele, Peter se vê desiludido e abandona a vida como Homem-Aranha. Sua vida parece ter mudado para melhor depois de tomar tal decisão até que Peter vê um vigia sendo atacado por dois bandidos. Notando que era a única pessoa presente, o jovem não pensa duas vezes e salva a vida do vigia, percebendo que ele era parecido com o seu falecido Tio Ben. Peter então se lembra da promessa que fez a Tio Ben de continuar utilizando seus poderes para defender aqueles que precisam e volta a atuar como o Homem-Aranha.

Essa é uma das histórias mais lembradas pelos aracnofãs até hoje, já tendo sido adaptada até em outras mídias como em Homem-Aranha 2.

7: A DÁDIVA



HQs em que foi originalmente publicada: Amazing Spider-Man Vol.1 #400 (Abril de 1995)
Escrita por John Marc DeMatteis e desenhada por Mark Bagley.

A Saga do Clone é infame para muitos leitores do Cabeça de Teia, mas diante de tantas histórias duvidosas que ocorreram na época, essa foi um verdadeiro ponto fora da curva (ainda que a Marvel tempos depois tenha jogado sua conclusão no lixo, aqui eu estou analisando como uma história fechada, desconsiderando as mudanças que a editora fez depois).

A história começa com Peter descobrindo que sua Tia May havia recuperado de seu estado de saúde no hospital e ainda que contra a vontade da doutora, a tia de Peter resolve deixar o local e poder passar seus últimos dias de vida em casa. Ao chegar no recinto, ela por intuição descobre a gravidez de Mary Jane e fica contente com o fato de ver o sobrinho finalmente formando uma família. Dias depois, ao levá-la até o topo do Edifício Empire State, tanto Peter quanto nós leitores, somos surpreendidos com a revelação de que a Tia May sabia o tempo todo de que Peter era o Homem-Aranha. De repente em um momento de recaída, o estado de May piora e ao ser levada para casa, ela se despede pela última vez de seu amado sobrinho, ciente de que precisava aguentar um pouco para que pudesse ter um momento final a sós com ele. A história foi um dos (poucos) momentos emocionantes da Saga do Clone junto com a descoberta da gravidez de Mary Jane e poderia até ter sido mais uma das várias clássicas histórias do personagem… Mas não deixa de ser algo que me emocionou na primeira vez que li.

6: TORMENTO



HQ em que foi originalmente publicada: Spider-Man #001 ao #005 (Agosto – Dezembro de 1990), escrita e desenhada por Todd MacFarlane.

Todd McFarlane fez uma rápida, mas marcante fase escrevendo histórias do Homem-Aranha entre o final da década de 80 e início da de 90. Porém quando Todd ganhou uma HQ do aranha só para ele, decidiu ir mais além e inserir o cabeça de teia realmente em uma história de suspense e terror. Tormento tem conexão com a história que está no top 3 da minha lista: O Lagarto, mais monstruoso e animal do que nunca, passa a cometer crimes e a devorar pessoas em Nova York. Peter decide investigar e percebe que há algo de estranho com o vilão e ao lutar contra ele, acaba sendo envenenado por uma misteriosa bruxa chamada Calipso que revela controlar o Lagarto através de um feitiço esse tempo todo e que estava ali por vingança contra Parker, afinal ela era relacionada a um antigo vilão do Amigão da Vizinhança…

Com arte detalhista e única de Todd que inclusive popularizou a "teia espaguete" pela forma como ele desenhava a teia do Homem-Aranha, o quadrinho chegou a bater o recorde de venda na época, alcançando o número de 2,5 milhões de exemplares vendidos, que só foi superado depois pela X-Force desenhada por Rob Liefield e pela estreia de Jim Lee nos X-Men.

5: A ÚLTIMA CAÇADA DE KRAVEN



HQs em que foi originalmente publicada: Web of Spider-Man #31 (Outubro de 1987); Amazing Spider-Man Vol.1 #293 (Outubro de 1987); Peter Parker, The Spectacular Spider-Man #131 (Outubro de 1987); Web of Spider-Man #32 (Novembro de 1987); Amazing Spider-Man Vol.1 #294 (Novembro de 1987) e Peter Parker, The Spectacular Spider-Man #132 (Novembro de 1987);
Escrita por John Marc DeMatteis e desenhada por Mike Zeck.

Kraven nunca foi o vilão mais memorável do Homem-Aranha, ainda que tenha feito parte de diversas formações do Sexteto Sinistro. Mas A Última Caçada de Kraven mostrou ser um divisor de águas para o personagem e não é errado afirmar que aqui os papéis estão invertidos: Kraven é o protagonista enquanto que o Homem-Aranha vira um antagonista. Preparando a armadilha perfeita para que possa finalmente vencer o seu notável adversário, o Tarzan de NY consegue o seu tão sonhado triunfo, chegando até a enterrar Peter vivo (!) e a se vestir como o Homem-Aranha. Em uma trama densa e envolvente, A Última Caçada chega até ser algo fora dos padrões para quem está acostumado com histórias tradicionais do Homem-Aranha, mas que sem dúvida, se tornou um clássico ao personagem.

Vale lembrar como curiosidade que a história inicialmente não seria feita para o Homem-Aranha, mas sim para outros personagens como o Magnum e o Batman.

4: O MENINO QUE COLECIONAVA HOMEM-ARANHA



HQ em que foi originalmente publicada: Amazing Spider-Man Vol. 1 #248 (Janeiro de 1984); Escrita por Roger Stern e desenhada por Ron Frenz.

Uma curiosidade que eu tenho para falar a respeito dessa história é que ela se trata na realidade de um "extra", não sendo a história principal da edição, mas que ficou muito mais marcada na cabeça dos leitores. A história é bem simples: o Homem-Aranha faz uma visita a um jovem chamado Timothy Harrison, paciente de um hospital e que ganhou um artigo no Clarim demonstrando ser um grande fã do Homem-Aranha, tendo colecionado várias matérias dos jornais nos quais haviam reportagens do Cabeça de Teia. Na conversa Peter conta todas as dúvidas que o menino tinha a respeito dele, chegando até revelar sua identidade secreta e o que motivou a se tornar o Homem-Aranha. Com um final comovente para os leitores, vale lembrar que a história serviu de inspiração para um episódio da série animada do Homem-Aranha dos anos 90, intitulado, "Faça Um Desejo".

3: A TRILOGIA DAS DROGAS



HQ em que foi originalmente publicada: Amazing Spider-Man Vol. 1 #096 ao #098 (Maio – Julho de 1971)
Escrita por Stan Lee e Desenhada por Gil Kane.

Essa é a famosa história em que o Stan Lee desafiou a censura do Comics Code Authority, trazendo uma história fora dos padrões para época, falando sobre os efeitos negativos das drogas e a sociedade sendo influenciada por elas. A primeira impressão que se dá é de que se trata de mais uma história envolvendo o Duende Verde, que retorna a ativa depois de Norman sofrer mais uma crise de identidade e relembrar que era o supervilão, bem como a identidade de Peter Parker. Porém o principal refém dessa história é ninguém mais, ninguém menos que o filho de Norman, Harry, que se torna um viciado em LSD, atormentado pelos sumiços constantes do pai e também por levar um fora de Mary Jane, sofrendo uma overdose que o acaba levando até o hospital. Revoltado pela situação do amigo, Peter chega até a encontrar e agredir o homem que vendeu as drogas para o Harry, ao mesmo tempo que trava uma batalha difícil com o Duende Verde pelos arranha-céus de Nova York, procurando convencer a Norman de que seu filho precisava mais do que nunca da ajuda do pai no momento. Uma trama que rendeu muitos prêmios e teve aclamação pública, por mais que tenha sido escrita nos anos 70, consegue ser atual até hoje.

2: SE ESTE FOR O MEU DESTINO...


HQs em que foi originalmente publicada: Amazing Spider-Man Vol.1 #31 ao #33 (Dezembro 1965 – Fevereiro 1966);
Escrita por Stan Lee e Desenhada por Steve Ditko.

Dizem que “brasileiro não desiste nunca”, então provavelmente o nosso amado super-herói tenha um pouco de sangue brasileiro em suas veias e essa história representa isso mais do que nunca. Originalmente publicada em três partes, talvez tenha sido a mais importante história da parceria conturbada entre Lee e Ditko, fora Amazing Fantasy #15.

Peter havia acabado de ingressar na Universidade Empire State quando é surpreendido com a notícia de que sua Tia estava doente e tinha pouco tempo de vida, sem falar que as contas chegavam e o jovem não sabia como iria pagá-las. Tudo isso faz com que Peter fique alheio as pessoas ao seu redor, dando uma primeira impressão ruim aos estudantes da universidade, achando que ele era esnobe por ser um bolsista. Com a ajuda de Curt Connors, Parker descobre que somente o soro ISO-136 poderia salvar May, mas a gangue do Planejador Mestre interceptou a encomenda, pois o misterioso vilão necessitava do produto para fins escusos. O aranha invade o covil do vilão, somente para descobrir que o Planejador Mestre era na verdade o Doutor Octopus. A fúria do herói é tanta que o vilão não tem outra escolha a não ser fugir. Contudo, o Cabeça de Teia acaba soterrado sob um gigantesco maquinário. O impacto causa rachaduras na instalação, e a água começa a entrar no ambiente. E quando tudo parece perdido e o nosso herói estava fica a mercê, esperando apenas o trágico destino, somos agraciados com uma das cenas mais memoráveis na história dos quadrinhos, que é a do Homem-Aranha erguendo incalculáveis toneladas de aço, obtém o soro e é levado pela onda gigante que invade o lugar. Quando pensa que tudo está terminado, dezenas de capangas mascarados surgem para matá-lo. O que se vê a seguir é impressionante: Cansado e ferido, o herói se recusa a tombar, pois a imagem de sua tia enferma permanece em sua mente. Ele luta, revida… e mesmo quando todos caem desacordados, o Aranha continua socando o ar, continuando a exorcizar sua fúria… até se dar conta que venceu. Logo depois a vida de Tia May é finalmente salva pelo soro. Se Esse For O Meu Destino é aquela clássica história do Homem-Aranha, onde vemos que por mais que as coisas estejam ruins para Peter Parker, ele sempre dá um jeito de superar e também serve de lição de moral para nós, de nunca desistir e superar as adversidades.

1: A NOITE EM QUE GWEN STACY MORREU



HQ em que foi originalmente publicada: Amazing Spider-Man Vol.1 #121 e #122 (Junho à Julho de 1973);
Escrita por Gerry Conway e Desenhada por Gil Kane e Arte-Final de John Romita e Tony Montellaro.

Quando comecei essa lista, estava na dúvida se colocaria esta história ou Se Este For O Meu Destino em Primeiro Lugar, pois são realmente histórias com um peso muito grande na vida do herói. Mas a carga nessa história de Conway é tão sentimental que ela merece estar no topo da lista. Gwen Stacy sempre será uma das personagens femininas mais memoráveis que já passaram na vida do Homem-Aranha e o seu relacionamento com Peter estava em um nível bem avançado, com ambos inclusive tendo o mesmo gosto pela ciência e também por ter experimentado a dor da perda de seus entes queridos: Peter havia perdido seu Tio Ben, que ele considerava como se fosse um pai; já Gwen havia perdido seu pai, o capitão de polícia George Stacy, morto em um confronto entre o Homem-Aranha e o Doutor Octopus. Mais cedo ou mais tarde, os dois se casariam, era inevitável se não houvesse um trágico destino para ambos…

Depois dos eventos da Trilogia das Drogas, Harry tem uma recaída e novamente uma nova crise de overdose causada por LSD. Como se isso não fosse bastante para Norman, o dono da Oscorp descobre que suas ações caem dia após dia, correndo sérios riscos de ver o seu império financeiro desmoronar. Tudo isso deixa Norman bem atormentado, voltando a ser lembrar de que era o Duende Verde e consequentemente da idade secreta do Homem-Aranha, acreditando que o único responsável por toda a situação era o aracnídeo e por causa disso, ele merecia pagar. O Duende Verde sequestra uma Gwen Stacy aparentemente desmaiada e a leva para o topo de uma ponte. Logo, o Homem-Aranha e o Duende e Homem-Aranha lutam, e o vilão atira Gwen da ponte. Peter lança sua teia em suas pernas e a pega. Quando ele a puxa para cima, ele acredita que a tenha salvo, contudo, ele rapidamente percebe que ela está morta. O seu pescoço foi quebrado devido a parada súbita ou já tinham sido quebrado pelo Duende antes da sua queda, e Peter se culpa por sua morte. Uma nota nas páginas de carta em The Amazing Spider-Man #125 afirma: “entristece-nos a dizer que o efeito da parada súbita que ela sofreu quando Aranha a parou tão de repente, foi, na verdade, o que a matou.”

Triste, violenta e abrupta, essa história causou um verdadeiro impacto para os quadrinhos norte-americanos. Antes era impensável matar um personagem tão importante como Gwen Stacy era e também era impossível ver um super-herói cometer um erro desastroso, a menos que ele era parte de sua história. A morte de Gwen se tornou algo que ecoa nos pensamentos de Peter e dos aracnofãs até hoje, tão memorável como a morte do próprio Tio Ben.

Sentiu falta de alguma história na minha lista? Comente abaixo nos comentários, pois eles são importantes. Fui!

Texto escrito por Spider-Mano.



Postar um comentário

0 Comentários