Review de Os Fugitivos por Brian K. Vaughan (2003-2004)


Série lançada nos EUA entre julho de 2003 e novembro de 2004 em dezoito edições.


-------------------------------------------------------------------------------
Scans pelas equipes: HComics/ Immateria.
  -------------------------------------------------------------------------------


Li Fugitivos #1-6, do encadernado Runaways: Pride and Joy, com roteiro de Brian K. Vaughan e desenhos de Adrian Alphona, e farei breves comentários das edições.


Edição #1: É noite de mais uma reunião entre seis casais amigos há décadas. Seus filhos, Alex Wilder, Gertrude Yorkes, Karolina Dean, Chase Stein, Molly Hayes e Nico Minoru estão juntos meio que à contragosto. Mas essa noite eles serão surpreendidos.

Edição #2: Uma cena inacreditável. O que antes parecia uma reunião de heróis fantasiados se transformou em um ato bárbaro de assassinato à sangue frio. Confrontados com uma dura ralidade e assustados, os garotos precisam decidir o que fazer.

Edição #3: O Orgulho é uma organização secreta formada pelos mocinhos ou pelos vilões. É hora dos jovens fazerem mais descobertas. Eles vão até a residência dos Yorkes, pais de Gertrude, e descobrem que um velociraptor estava escondido no porão, e um livro recheado de códigos.




Edição #4: A próxima parada dos Fugitivos é na mansão dos pais de Karolina Dean. Eles não encontraram o que estavam procurando, mas descobriram que eles podem ser uma espécie de alienígenas. Eles decidem buscar Molly Hayes, mas antes, fazem uma parada na casa dos Stein. Porém, os jovens são encontrados pelos pais de Chase e Nico Minoru.

Edição #5: Os jovens estão tentando fugir depois de serem descobertos. Porém, anda resta um problema. Eles precisam salvar Molly Hayes das garras de seus próprios pais. Alex Wilder bola um plano e os Fugitivos partem para o ataque.

Edição #6: O resgate não sai exatamente como o planejado. Depois de ver Nico Minoru atacar sua mãe, os poderes de Molly Hayes se manifestam. Depois de uma longa madrugada eles conseguem fugir, mas descobrem que o Orgulho é mais poderoso do que pensavam. Agora, os Fugitivos são procurados por um crime que não cometeram.

Uma bela e tediosa noite, seis jovens descobrem que seus pais podem não ser exatamente o que pensavam sua vida toda. Eles são em busca de provas e pistas que os levarão à uma jornada de descobertas. Para isso, eles se tornam “Fugitivos”. Leitura recomendada.


Li Fugitivos #7-12, do encadernado Runaways: Teenage Wasteland, com roteiro de Brian K. Vaughan e desenhos de Adrian Alphona e Takeshi Miyazawa, e farei breves comentários das edições.

Edição #7: Provando que são poderosos, o Orgulho incrimina Alex Wilder, Nico Minoru e Gertrude Yorkes pelo assassinato da jovem Destiny Gonzáles. Para piorar a situação, um dos Fugitivos deixou um bilhete dizendo que entende o que estão fazendo, jurando lealdade a eles.

Edição #8: Ao tentar impedir um assalto à uma loja, quatro dos Fugitivos descobrem que um deles é filhos dos outros dois que escaparam. Alegando ter sido obrigado por seus pais, o jovem é acolhido pelo grupo, apesar de algumas desconfianças.

Edição #9: O jovem Topher acabou de se juntar aos Fugitivos e arranjou confusão com Alex Wilder por causa do beijo que deu em Nico Minoru. E como se não bastasse, acaba dividindo ainda mais o grupo depois de se envolver com Karolina Dean.




Edição #10: Nico Minoru saiu do abrigo para espairecer. Topher a procura e revela quem é de verdade, um vampiro ancestral. Agora, ele deseja transformar Nico e matar todos os demais Fugitivos. Para sobreviver, eles precisam deixar suas diferenças de lado e se unir.

Edição #11: A polícia de L.A. pensa que Molly Hayes foi sequestrada por Alex Wilder, Nico Minoru e Gertrude Yorkes, incriminados por seus próprios pais. E solicita a ajuda de Manto e Adaga, especialistas em socorrer crianças em apuros. Enquanto isso, analisando um antigo livro em forma de códigos, Alex está próximo de encontrar respostas sobre a origem do Orgulho.

Edição #12: Planejando compensar os crimes de seus pais, os Fugitivos saem de seu esconderijo para ajudar aqueles em necessidade, mas acabam quatro deles acabam sendo capturados por Manto e Adaga. Resta a Arsênica e Fortona esclarecerem a questão.

O arco continua mostrando a vida dos seis fugitivos, tentando se adaptar à nova situação. Cada um à sua maneira, ao mesmo tempo em que tentam manterem-se unidos. Brian K. Vaughan insere um elemento interessante ao indicar que um dos jovens pode ser um espião no grupo. Participação especial de Manto e Adaga. Leitura interessante.


Li Fugitivos #13-18, do encadernado Runaways: The Good Die Young, com roteiro de Brian K. Vaughan e desenhos de Adrian Alphona, e farei breves comentários das edições.

Edição #13: Os Fugitivos aguardam por notícias de seus pais sendo presos pelos Vingadores, sem saber que Manto e Adaga foram detidos antes de retornarem à Nova York. Depois de muita insistência, Alex Wilder finalmente decifra parte do livro que conta a história do Orgulho. Desde o recrutamento dos Wilder, Yorkes, Dean, Stein, Hayes e Minoru pelos Gibborin.




Edição #14: Os Fugitivos estão horrorizados ao descobrir que seus pais cometeram crimes tão terríveis para garantir o futuro de seus filhos. Mas antes de decidir o que fazer com essas informações, seu esconderijo secreto é invadido pelos policiais leais ao Orgulho.

Edição #15: Os pais de Molly Hayes e Karolina Dean fizeram um pacto secreto para matar o resto do Orgulho e herdar a recompensa dos Gibborin. E por falar em traição, um dos Fugitivos aparentemente alertou a polícia corrupta sobre sua localização criando um clima de desconfiança entre os jovens.

Edição #16: Depois dos últimos acontecimentos, as crianças percebem que sua única chance de sobrevivência é levar a luta diretamente ao Orgulho. Esperando atacar seus pais quando estivessem ocupados realizando a cerimônia secreta, os Fugitivos invadem a fortaleza submarina dos Gibborin, mas são surpreendidos.

Edição #17: Deixando o machucado Chase Stein para trás, o restante dos Fugitivos pegam seus pais desprevenidos, ocupados com o ritual d sacrifício. O confronto é inevitável, mas no final, resta apenas um dos Fugitivos em pé, justamente o espião leal ao Orgulho desde o início.




Edição #18: Uma série de reviravoltas e descobertas chocantes acaba de forma dramática. Três meses se passaram. Os segredos do Orgulho foram revelados ao público e cada criança teve seu próprio destino. Mas resolveram se reunir esta noite e sem perder tempo, partem para uma nova missão, resgatar Alfazema.

O último arco desse volume de Fugitivos se encerra com o ataque definitivo dos jovens contra o Orgulho. Com reviravoltas e traições sendo expostas a cada página, o escritor Brian K. Vaughan consegue dar um passo importante na evolução do grupo. Leitura recomendada.

Por Roger


Postar um comentário

0 Comentários