NIMZOWITSCH É ESSENCIAL OU ULTRAPASSADO?



[Texto da tag “Escritor Convidado”, escrito pelo GM Rafael Leitão, o texto é um dos vários que chegam dele semanalmente no e-mail, que podem ser assinados gratuitamente em seu site: https://rafaelleitao.com/]

Há um debate que sempre esquenta as discussões entre enxadristas: o livro “Meu Sistema” é bom ou ruim?

A obra, escrita por Aron Nimzowitsch entre 1925 e 1927, sedimentou a teoria do xadrez posicional e influenciou gerações de enxadristas. É um dos poucos livros clássicos que tem uma tradução para o português.
Muitos o consideram um dos melhores livros da história do xadrez, com conceitos que são válidos até hoje. 

Para outros tantos, o livro é dogmático, de leitura difícil, escrito com um estilo pedante. Entre seus notáveis detratores, Yasser Seirawan ridiculariza alguns exemplos que são mostrados no livro e Nigel Short disse que a obra “deveria ser banida”. 
A minha opinião? Eu nunca gostei de alguém que tenta “impor as verdades da vida”, como é o caso do Nimzo. Por isso sempre tive uma certa birra com esse livro, apesar de ter lido seus trechos mais conhecidos. Mas é um livro fundamental para a história do xadrez e, naturalmente, tem lugar de destaque em minha biblioteca (tenho uma edição em inglês e uma em português). 
Entretanto, é inegável que ele lançou algumas pedras fundamentais do conhecimento enxadrístico. Principalmente o conceito de “profilaxia”.
Claro que não adianta ler o Meu Sistema e sair usando as ideias dele nos torneios atuais. Algumas precisam ser totalmente descartadas e os melhores conceitos precisam de atualização.
Aqui na Academia nós temos um especialista no Nimzo. E ele foi convocado para dar sua opinião.
O MI Renato Quintiliano gravou esta semana a aula “Revisando o Meu Sistema”, que está simplesmente imperdível (opinião 100% parcial). Ele mostra as atualizações dos conceitos mostrados no livro. 
Essa aula está disponível para os assinantes, juntamente com outras centenas de aulas que podem ajudar o seu entendimento do jogo de xadrez.
Quer entrar para o time?

Postar um comentário

0 Comentários