Carta do Papa ao Lula (e como ambos os lados do debate político não sabem lidar com isso)


 Ontem, o ex-presidente Lula recebeu uma carta do líder da Santa Igreja católica, Papa Francisco. Obviamente, a carta deu o que falar e não necessariamente as discussões tomaram um bom caminho. Ambos os lados do debate político (direita e esquerda, que embora sejam termos dos quais eu não gosto ainda são utilizados) me parecem estar falando bastante besteira em relação ao assunto. Vou falar especificamente de dois casos, um de cada lado, que especificamente me atraíram a atenção.

Minha opinião


 Essa parte serve para que a minha opinião fique clara, evitando confusões. Para quem nunca leu nada que eu escrevi nesse blog a respeito de religião ou política, eu sou católico e conservador (no sentido moral, tendo mais para o liberalismo quando se trata de políticas públicas). Digo isso para deixar claro e não causar qualquer mal entendido.
 Antes de falar sobre a carta em si, vale lembrar que os pronunciamentos do Papa Francisco no âmbito privado (ou seja, que não são dados em nome da sua posição dentro da Igreja) não são pronunciamentos ex cathedra (a partir da cadeira). Além de que, mesmo que Francisco pretendesse fazer de um pronunciamento político um pronunciamento oficial, a doutrina da infalibilidade papal não se aplicaria pois só é aplicada em assuntos relativos a fé e moral.
 Dito isso, não creio que haja nada demais na carta do pontífice ao ex-presidente Lula. A carta lamenta os parentes mortos do ex-presidente, fala sobre algumas doutrinas cristãs e é basicamente isso. O único ponto "problemático" da carta é quando ele diz que a analise do Lula vai ser útil para entender a situação sócio-política do Brasil, lembrando que o Papa é teoricamente um chefe de Estado (mas o Vaticano é pequenininho então isso é o de menos) e o líder da maior religião do mundo.
 No entanto, não é de se surpreender que o Papa leve a sério a analise do Lula, porque acho que já está claro para quase todos que ele compartilha de muitos pensamentos do petista. Alguns católicos conservadores estão tentando negar, mas já está claro que o Papa é esquerdista. Não que isso devesse incomodar, afinal, seguir o Papa como líder religioso não nos obriga a o seguir politicamente, pois é o nosso líder religioso e não nosso líder político.
 Para finalizar, deixo claro que não compro a tese de que o Papa é comunista. Até porque, segundo o site acidigital, ele criticou a teologia da libertação justamente pelas posições marxistas (não da mesma forma que o Papa Santo João Paulo II mas mesmo assim criticou). Também não sei se compro a ideia apresentada pelo comentarista politico americano Matt Walsh, segundo a qual o pontífice atual possui certa raiva contra o católicos conservadores.



Ps: Só para clarificar, esse não é lá meu Papa favorito, na verdade acho ele bem problemático em algumas de suas declarações, mas não acho que seja também o pior Papa da história e vejo que as vezes ele diz coisas bonitas (em especial uma frase especifica sobre a Virgem Maria que eu vou tentar colocar no final do texto).

Morning show e a carta 


 Devo dizer que geralmente eu acho que as analises do Caio Coppolla bem razoáveis e acertadas, além de crer que ele é um bom homem. Qual não foi a minha surpresa em ver justo ele não só falando besteira como sendo insensível quando comentou sobre essa situação da carta.
 Primeiramente, Coppolla falha em demonstrar empatia para com Lula pela perda de seus parentes.  Não estou dizendo que deveria cair em lágrimas, ou sequer que deveria lamentar, uma vez que eu entendo a animosidade contra o presidiário. Mesmo assim, não custava nada ter ficado quieto quanto a esse trecho da carta no lugar de soltar um "Duras são as provas que o condenam" (novamente, eu entendo os motivos que o levaram a fazer isso, mas não vou fingir que foi algo moral). Se fosse um esquerdista falando algo semelhante sobre o Bolsonaro nós nos indignaríamos (e com razão) então acho bom não ignorarmos o que foi dito.
 O segundo ponto é mais grave, pois demonstra um erro teológico relativamente grave. Caio em determinado momento do vídeo diz que não tem obrigação nenhuma de perdoar um pecador (ou no caso especifico, um criminoso pecador). Para ser justo, é possível que eles estivesse se referindo a um pecador que não se arrependeu (minha interpretação foi de que ele estava se referindo a pecadores no geral, mas é possível que eu tenha entendido errado) mas mesmo assim acho bom ressaltar que um cristão tem sim a obrigação de perdoar os mais graves crimes. Nesse caso, cito o grande filósofo C.S.Lewis:
"Ser cristão significa perdoar o imperdoável (inexcusable) porque Deus perdoa o imperdoável em nós."



 Já em relação ao Edgar (que aliais, não vejo da mesma forma que muitos "direitistas") também se nota um erro grave. Ele diz que Lula pode estar arrependido (e que não tem como sabermos se está). Eu lhe afirmo com quase toda a certeza que o ex-presidente não está arrependido. Para não incorrer em uma discussão a parte, existem duas possibilidades. Na primeira, o ex-presidente é inocente e nesse caso não está arrependido porque não tem motivos para se arrepender. No segundo caso, ele é culpado e ainda assim clama inocência, ou seja, não se arrependeu (pois se estivesse arrependido admitiria a culpa e cumpriria a sentença).

Ps: Em relação ao senhor Fefito, foi o que já esperávamos, com direito a criação de um décimo primeiro mandamento.

Revista fórum e outros


 Obviamente que a mídia não poderia ficar e fora do hall de canalhices. Tome como exemplo essa notícia da "Revista Fórum" intitulada "Rede bolsonarista se revolta com carta do Papa a Lula".
 O primeiro e mais óbvio problema é que é difícil classificar os comentários de dois eleitores do Bolsonaro e uma deputada do PSL como "Rede bolsonarista". Mesmo que ignorássemos isso, dizer que quem negou que a carta tenha sido uma declaração de apoio político estava "minimizando" a correspondência é no minimo burrice e no máximo mal caratismo.
 Em relação ao Nando Moura, a única fala preocupante é a de que o Papa "para ele" ainda é Joseph Ratzinger (Papa emérito Bento XVI). Mas Nando não é católico e para os católicos é sempre bom lembrar que não existe essa de negar que um Papa é Papa porque discordamos dele politicamente. O cara é Papa e pronto, só não é Papa se por ventura for um herege (e se quiser argumentar nesse sentido então tudo bem).



 Em resumo é isso, não esperava que uma carta simples dessas suscitasse tanta movimentação por parte do povo brasileiro, muito menos que levasse tanta gente a falar besteiras sem nem pensar duas vezes. Vou deixar aqui a frase do Papa Francisco que eu gosto, alguns prints que o Ozymandias Realista me mandou sobre o ocorrido (e que eu espero que já estejam claros em relação aos seus erros), a carta em si e um dos melhores vídeos do youtube como recompensa para quem leu até aqui.









"O cristão que não sente que a Virgem Maria é sua mãe, é um órfão."
- Papa Francisco

Postar um comentário

0 Comentários