Mega Post: LJA - Liga da Justiça da América - Parte 1 (Leitura Pré-Crise Infinita)


Mega Post com as análises de JLA #1-60, série lançada em 1997.

Grupos dos scans: Impossíveis BR, Cimerian Satan, Gibi HQ, Darkseid Club.

Li Liga da Justiça #1-4, do encadernado JLA: New World Order, com roteiro de Grant Morrison e desenhos de Howard Porter, e farei breves comentários das edições.



Edição #1: O Hyperclan, formado por Protex, Primaid, Armek, Znturion, E-Mortal, Zum, Tronix e Fluxus chega à Terra dizendo que veio para salvá-la, prometendo consertar o planeta, mas Superman questiona seus métodos, que inclui executar vilões alegando que isso tira a oportunidade da própria humanidade lutar pelo seu direito à vida. O Satélite da Liga é atacado e explode, mas Metamorfo salva os heróis que estavam no QG.
Edição #2: A Liga se divide em grupos para enfrentar o Hyperclan e descobre seus planos de conquistar a Terra, porém, os heróis são sobrepujados um por um. Ájax é o único que se separa do restante e tem uma conversa em particular com Protex.
Edição #3: É revelada a verdadeira identidade do Hyperclan, e seus planos de invadir o planeta, mas eles não contavam com a astúcia de Batman, o único que conseguiu escapar de ser preso, enquanto os outros membros estão todos encarcerados.
Edição #4: Ajax engana o Hyperclan como se estivesse do lado deles e ajuda a Liga a derrotá-los. Superman desde o início sempre foi contra o Hyperclan de consertar a Terra, e quando Diana indaga então qual seria o motivo da existência dos heróis, Clark diz que a missão deles não é fazer tudo pela humanidade, mas ajudá-la a percorrer seu próprio caminho.


Estreia de um novo título da Liga da Justiça por Grant Morrison, com uma formação clássica e estreia grandiosa, digna do grupo que reúne os grandes heróis da DC. Além disso, Morrison trabalha basicamente vários elementos fundamentais que fazem dos heróis DC serem o que são. Leitura recomendada.

Li Liga da Justiça #5-9, do encadernado JLA: American Dream, com roteiro de Grant Morrison e desenhos de Howard Porter e Oscar Jimenez, e farei breves comentários das edições.


Edição #5: No funeral de Metamorfo, Superman lamenta que poucas pessoas estejam presentes. Mas é interessante quando o padre fala “as pessoas não estão mais interessadas em funerais de meta-humanos, sabem que vocês renascem o tempo todo”, mostrando a banalidade das mortes nas HQs. A Liga abre as portas para novos recrutas. A primeira é Amanhã, uma nova heroína que, na realidade, é uma androide criada pelo Prof. Morrow para destruir a Liga. Porém, nesse ínterim, algo estranho acontece com Amanhã que se recusa a obedecer aos comandos para matar seus “companheiros” de equipe.
Edição #6: Zauriel foge para a Terra para buscar ajuda para enfrentar Asmodel. Será que forças angelicais estarão acima dos poderes da Liga?
Edição #7: Demonstrando um poder descomunal, Superman consegue salvar a Terra de colidir com a Lua e ainda ajuda seus companheiros a derrotar o anjo Asmodel. No inferno, Lorde Neron parece ter outros planos em mente.
Edição #8: O vilão Chave desperta de seu coma e consegue capturar toda a Liga. Connor Hawke, o mais novo membro se teleporta até a Torre na Lua, e antes mesmo de se tornar membro oficial, precisa ajudar libertar os heróis de seus comas induzidos.
Edição #9: Enquanto os membros da Liga da Justiça estão em coma e tendo suas próprias alucinações induzidas por um vírus psicoquímico, Connor tenta sozinho deter o Chave e seu exército de robôs.

Grant Morrison expande as fileiras da Liga da Justiça e o tom heróico e grandioso se mantém nesse segundo volume, com a presença de arcanjos e versões alternativas. Leitura satisfatória.

Li Liga da Justiça #10-15, do encadernado JLA: Rock of Ages, com roteiro de Grant Morrison e desenhos de Howard Porter, e tecerei breves comentários das edições.


Edição #10: Mesmo sem a ajuda da Mulher-Maravilha e do Flash, a LJA consegue derrotar o Esquadrão da Vingança, mas o que eles não sabem é que Lex Luthor está por trás disso. E seus planos ambiciosos se concretizam conforme o esperado.
Edição #11: Agora finalmente Lex Luthor reúne sua Gangue da Injustiça – Mestre dos Oceanos, Coringa, Dr. Luz, Mestre dos Espelhos, Circe, e decreta três dias para a queda da LJA. Mobius aparece no satélite da Liga dizendo que o espaço e tempo estão ameaçados e ele precisa encontrar a Pedra Filosofal antes de Darkseid.
Edição #12: Circe convence Connor a ajudar Lex. Flash, Lanterna Verde e Aquaman saem em busca da Pedra Filosofal, mas Kyle descobre que é uma busca inútil. Batman paga mais do que Lex e compra os serviços do Mestre dos Espelhos infiltrando-o como espião, uma cartada que pode mudar o rumo das coisas.
Edição #13: Flash, Aquaman e Lanterna Verde falham ao salvarem a Pedra Filosofal e vão parar 15 anos no futuro, um futuro dominado por Darkseid, onde Superman e Ajax foram assassinados. Agora, os três precisam retornar em seu próprio tempo para evitar esse futuro caótico.
Edição #14: Aquaman, Flash e Lanterna Verde, os três heróis atemporais precisam retornar quinze anos antes do Superman descobrir os planos de Lex e destruir a Pedra Filosofal. Para isso, eles precisam das anomalias temporais.
Edição #15: Batman pede ajuda ao Homem-Borracha para tentar desfazer os danos no futuro. Em posse da Pedra Filosofal, e depois de desfazer os danos que afetaram o futuro, a LJA enfrenta Lex Luthor e sua Gangue da Injustiça. No final, Superman, Batman e Aquaman fazem um anúncio surpreendente.

Um dos elementos clássicos e marcantes das histórias da Liga da Justiça era enfrentar seus principais vilões também reunidos. O estilo Morrison se mantém em alto nível nesse volume, com suas famosas viagens temporais e o uso de elementos das histórias clássicas. Leitura recomendada.

Li Liga da Justiça #16-23, do encadernado JLA: Strenght in Numbers, com roteiro de Grant Morrison e Mark Waid e desenhos de Howard Porter e Arnie Jorgensen, e tecerei breves comentários das edições.


Prometheus #1: Edição que mostra a origem de Prometheus, cujos pais eram uma espécie de Bonnie e Clyde e foram mortos pela polícia durante uma perseguição. Ele possui um artefato chamado Chave Cósmica, matando e assumindo a identidade de um novo herói, Retro que estava prestes a conhecer pessoalmente a LJA.
Edição #16: A nova formação da LJA: Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Ajax, Caçadora, Homem-Borracha, Aço, Batman, Zauriel, Aquaman. Depois de ser teleportado junto com um grupo de repórteres à Torre de Vigilância na Lua, Prometheus dá início a seu plano de derrotar a LJA um a um.
Edição #17: Quando tudo parecia perdido, a inesperada presença da Mulher-Gato ajuda a LJA a derrotar Prometheus, que foge para a Zona Fantasma. No final, Órion e Barda são enviados para serem novos membros da Liga.
Edição #18: Enquanto estão em ação, alguns membros da Liga – Aquaman, Caçadora, Órion e Barda – desaparecem. O vilão Julian September cria uma máquina que afeta as leis da probabilidade trazendo o caos ao mudar vários parâmetros da história. Batman descobre o número sete como sendo a chave para solucionar o problema, mas também desaparece. Arco escrito por Mark Waid.
Edição #19: As probabilidades afetam o passado, e agora os EUA não se tornaram independentes da Grã-Bretanha, só há sete heróis no mundo, apenas sete horas por dia. E parece que apenas Ray Palmer pode arrumar essa bagunça. E ainda, com as probabilidades alteradas, os pais de Bruce não foram assassinados e não existe Batman. Como Bárbara Gordon lidará com essa situação se as leis da probabilidade forem corrigidas?
Edição #20: A LJA é raptada e levada à Rann. Lá, é forçada a trabalho escravo por Adam Strange a fim de reconstruir o planeta devastado. Adam diz que isso trará de volta sua esposa Alana que morreu durante o parto de sua filha.
Edição #21: A invasão à Rann é iminente e Adam Strange prova porque é um dos grandes heróis do universo cósmico da DC. Usando de estratégia e astúcia, o herói de Rann precisa deter a invasão e unir sua família novamente.
Edição #22: Inesperadamente o mundo parece estar num sono profundo, e alguns heróis da Liga precisam intervir com a ajuda de Sandman.
Edição #23: O caos impera no mundo dos sonhos e somente um garoto – Michael Haney – tem a solução para o problema. Superman, Mulher-Maravilha e Lanterna Verde são a única esperança no mundo dos sonhos.


Inclui vários arcos pequenos, incluindo a Saga de Prometeus, e a estreia de Mark Waid nos roteiros, à princípio se revezando com Morrison, que como de costume, sempre revisita elementos clássicos das Eras de Prata e Ouro. Leitura recomendada.

Li Liga da Justiça #24-33, do encadernado JLA: Justice for All, com roteiro de Grant Morrison e Mark Waid e desenhos de Howard Porter e Mark Pajarillo, e tecerei breves comentários das edições.


Edição #24: Numa missão de rotina, Aquaman e Lanterna Verde quase morrem ao tentar investigar o aparecimento de Shaggy, um humanoide artificial criado por um cientista louco. Porém, quando o General Eiling anuncia sua tropa de Ultramarines, a LJA pode estar com os dias contados.
Edição #25: A Tropa Ultramarine derrota facilmente a LJA, mas começam a questionar se as ordens que receberam do Genral Eiling são válidas. Batman, Caçadora e Homem-Borracha descobrem o que está por trás das verdadeiras motivações de Eiling ao criar seus supersoldados.
Edição #26: A LJA precisa lidar com a verdade sobre o General Eiling e convencer a Tropa Ultramarine de que foram enganados. Uma nova força tarefa surge e a chegada do Homem-Hora vindo do futuro pode trazer mais surpresas desagradáveis para a Liga.
Edição #27: Batman, Superman e Ajax discutem sobre o futuro da Liga quando recebem um chamado de Oráculo – Um androide Amazo foi ativado com os poderes de todos os membros atuais e antigos. É preciso convocar os reservas também, porém, os resultados não são melhores. Somente Eléktron pode acabar com essa ameaça. E a maneira como ele derrota Amazon é bem sacada.
Edição #28: Uma versão do futuro do Homem-Hora avisa sobre um iminente ataque da Quinta Dimensão, o que leva Superman a suspeitar do retorno do Sr. Mxyzptlk. Com distúrbios acontecendo em vários lugares, a LJA pede ajuda à Jay, Alan e Ted, membros da extinta SJA. Enquanto isso, Shazam investiga anomalias mágicas.
Edição #29: Triunfo foi um dos membros fundadores da LJA que ficou perdido no fluxo temporal. De volta, ele deseja sua glória novamente, mas acaba libertando um mal secular – os Djinns. Shazam parte rumo à Quinta Dimensão. Triunfo invade a Torre de Vigilância da Liga para reclamar seu “trono” de volta. Ele tem Cigana e Ray como aliados, ambos sob seu controle mental.
Edição #30: Libertado por JJ, Raio enfrenta LGLDT, o outro gênio que veio da Quinta Dimensão. Nesta dimensão, Shazam e Lanterna Verde descobrem que Quisp, um antigo inimigo de Aquaman está por trás desse plano de destruição global. Com a LJA e a SJA derrotadas, é hora de triunfa entrar em ação.
Edição #31: Shazam e Kyle conseguem convencer as autoridades da Quinta Dimensão à capturar Quisp, mas não antes do duende diabólico fazer uam vítima. Na Torre de Vigilância da Liga, Superman enfrenta Triunfo, que não imagina ter sido manipulado.
Edição #32: História que faz parte da saga Terra de Ninguém, onde Caçadora serve como membro da LJA para ajudar aqueles que ficaram em Gotham, após se tornar uma cidade sem nação. Enquanto ela lida com os problemas dentro da cidade, o restante da Liga investiga uma suposta ligação da organização Lócus.
Edição #33: Enquanto Gotham ainda está desolada e isolada do resto do país, Batman pede para Barda, Órion, Kyle, Aço e Homem-Borracha irem atrás de um dos responsáveis pela Terra de Ninguém – Bruce Wayne?! Com o desaparecimento de Wally West, a LJA aceita em suas fileiras um novo Flash, apesar da desconfiança natural.

Arcos de histórias recheadas de ação e com muitas referências à Era de Ouro da DC, cortesia de Grant Morrison. É impossível ficar indiferente ao arco que fez referências às memoráveis e históricas reuniões entre a Liga da Justiça e a Sociedade da Justiça. Leitura recomendada.

Li Liga da Justiça #34-41, do encadernado JLA: World War III, com roteiro de Grant Morrison e desenhos de Howard Porter, e farei breves comentários das edições.


Edição #34: A LJA contém uma rebelião na prisão Belle Reve, mas o anel de Kyle Rayner, roubado por alguns instantes e logo devolvido pode ser a chave da derrocada dos heróis. Órion avisa que Mageddom, uma grande ameaça está chegando. É o prelúdio para o arco Terceira Guerra Mundial.
Edição #35: O Espectro está descontrolado e a LJA passa ser julgado por ele. Mesmo assim, um conflito interno acontece quando Hal Jordan luta para entender as motivações do Espectro e recebe a ajuda de Ajax. História interligada ao arco Dia de Julgamento.
Edição #36: O universo corre perigo com a chegada de Maggedon, o Anti-Sol. Barda, Mulher-Maravilha e Metron vão até o Mundo das Maravilhas, mas tarde demais. Enquanto a Liga se prepara para o pior, a Torre de Vigilância é invadida por Luthor, Abelha-Rainha e General Eiling.
Edição #37: Em Gotham, Prometeus descobre que Barbara Gordon é a Oráculo, mas Batman chega à tempo de enfrentar o super vilão. Os heróis justiceiros tentam convencer os novos integrantes da Liga da Injustiça de Luthor sobre a iminente ameaça do Anti-Sol, mas em vão.
Edição #38: Órion, Barda e Mulher-Maravilha se unem aos demais justiceiros na batalha contra a Liga da Injustiça. Luthor está sendo dominado por Maggedon. A Torre de Vigilância se encontra em ruínas.
Edição #39: Metron aparece à Oráculo e lhe entrega uma Caixa Materna. Em Nova York, Sr. Milagre reúne o máximo de heróis disponíveis. Além dos atuais membros da LJA, outros heróis se reúnem para salvar a humanidade.
Edição #40: A chegada do artefato Maggedon causa devastações ao redor do mundo. Aço, Mulher-Maravilha, Barda e Homem-Borracha tentar deter a Abelha-Rainha, a última da Liga da Injustiça ainda de pé.
Edição #41: Maggedon dominou a mente do Superman. E Flash retornar com um sobrevivente do Mundo das Maravilhas. É a derradeira batalha entre a LJA e Maggedon. O destino de todo o universo em jogo.

Um final cataclísmico que encerra a contribuição de Grant Morrison à frente da LJA. O escritor encerra suas subtramas de maneira explosiva e grandiosa, assim como foi o clima desde o início de sua fase. Leitura recomendada.

Li Liga da Justiça #43-46, do encadernado JLA: Tower of Babel, com roteiro de Mark Waid e desenhos de Howard Porter, e farei breves comentários das edições.


Edição #42: O que seria um tumor cerebral, na verdade, se trata de uma cidade inteira formada por uma espécie de micróbios. Para salvar a vida de um menino, Ray Palmer pede ajuda da Liga para tentar “expulsar” os habitantes de lá, antes que os cirurgiões o façam.
Edição #43: Ra’s al Ghull quer reduzir a população terrestre para evitar uma catástrofe ecológica. As sepulturas dos pais de Bruce são violadas. Rapidamente, J’onn J’onnzz, Homem-Borracha e Aquaman são colocados fora de ação. Diana e Wally vão atrás de Kyle e o encontram cego.
Edição #44: Os cientistas de Ra’s al Ghull criam uma dislexia global, e a economia mundial entra em colapso, com a confusão gerada pela perda da palavra escrita. Aquaman descobre que seus atacantes misteriosos os localizam através da frequência de seus sinalizadores. Mulher-Maravilha e Flash são os próximos a cair. Tália ataca Superman com uma kryptonita modificada pelo Batman.
Edição #45: Como se não bastasse afetar a linguagem escrita mundial, Ra’s consegue bagunçar a língua falada, impedindo Batman de avisar seus companheiros sobre os terríveis planos do terrorista. Os heróis se recuperam aos poucos e a equipe se reagrupa, apesar da profunda decepção com o que Batman fez. Mas, não há tempo para discussões agora. Eles precisam impedir um ataque bioterrorista.
Edição #46: Batman e Superman vão atrás de Ra’s enquanto que o restante da Liga tenta impedir os terroristas de detonarem a bomba biológica. Ao final, os sete membros da Liga votam pela permanência ou não de Batman na equipe.

Uma trama inteligente que mostra porque Batman é um dos membros mais poderosos da Liga mesmo sem ter super poderes, ao mesmo tempo, expõem de maneira explícita a paranoia e obsessão do Homem-Morcego. Leitura satisfatória.

Li Liga da Justiça #47-54, do encadernado JLA: Divided We Fall, com roteiro de Mark Waid e desenhos de Bryan Hitch, Mike Miller e tecerei breves comentários das edições.


Edição #47: Um antigo livro de “Contos de Fada” libera seus personagens para o nosso mundo, e a Liga, sem Batman, precisa lidar com essa loucura. Em especial, a Mulher Maravilha que está na mira da Rainha Malvada de Branca de Neve. Dentro da Floresta Negra, a Princesa Amazona é levada e agora o restante da LJA precisa encontrá-la.
Edição #48: Mudando de cenário para a Bela Adormecida, Aquaman beija a Mulher Maravilha para acordá-la de seu sono. J’onn e Homem-Borracha estão lidando com a bruxa de João e Maria. Auxiliados por Batman, a LJA descobre que o livro é a chave para enviar a Rainha de volta, junto com todos os outros personagens.
Edição #49: Para deter a Rainha, Diana precisa fazê-la enxergar a realidade, e seu laço mágico pode ser a saída. Mesmo com seus poderes enfraquecidos, cada membro da Liga deve dar tudo de si, antes que a ficção domine toda a realidade.
Edição #50: Depois de observar o grupo se desfazendo com a paranoia da desconfiança gerada pelo Batman, Clark conversa com Bruce. Após relatar a última missão da LJA, os dois resolvem revelar suas identidades secretas, como prova de confiança.
Edição #51: Uma situação completamente inusitada. Com exceção de Aquaman e Mulher Maravilha, que não possuem identidades secretas, todos os outros membros se separaram de seus alter-egos e passam a viver vidas distintas.
Edição #52: Eventos bizarros e transformações globais estão acontecendo com mais frequência. A ID parece ser a causa, incluindo a separação dos heróis e suas identidades civis.
Edição #53: Vivendo separados de suas identidades heroicas, Bruce, Clark, Wally, Kyle e Eel sentem que algo começa a dar errado, pois o que resta quando eles não conseguem colocar em prática sua força motivadora, já que ela existe?
Edição #54: Os Cathexis, seres da Sexta Dimensão que pediram ajuda da LJA para recuperar o ID, agora revelam suas verdadeiras intenções e derrotam os heróis. Agora cabe às suas identidades civis deterem os alienígenas.

Dois excelentes arcos. O primeiro, os heróis da Liga mergulham nos verdadeiros contos dos Irmãos Grimm, quando o escritor Mark Waid resolve revisitar as histórias em seu formato original, verdadeiros contos de horror, bem longe das animações infantis. E no segundo, as consequências dos atos de Batman mostrados em Torre de Babel se refletem de modo dramático em todos. Principalmente quando os heróis tem suas identidades secretas separadas de seus corpos, mostrando o quanto um depende do outro para continuar existindo. Leitura imperdível.

Li Liga da Justiça #55-60, do encadernado JLA: Terror Incognita, com roteiro de Mark Waid, Chuck Dixon e Scott Beatty e desenhos de Bryan Hitch, Mike Miller, Darryl Banks e Cliff Rathburn e farei breves comentários das edições.


Edição #55: Enquanto alguns membros da LJA trabalham em grupo, como a Mulher Maravilha, Flash, Lanterna Verde e Homem-Borracha, outros estão empenhados em suas vidas solo como Batman, Superman e Caçador de Marte. Porém, todos acabam sendo alvos de ataques psíquicos diretos, afetando suas vidas pessoais.
Edição #56: Os marcianos brancos estão abduzindo telepatas retirando seus cérebros e se alimentando deles, além de mudar a atmosfera da Terra para que não entre em combustão e vire fogo. Batman descobre seus planos e tenta em vão resgatar J’onnzz, mas ele ainda consegue escapar.
Edição #57: A alteração na atmosfera protege os marcianos contra o fogo, mas acabou criando condições completamente desfavoráveis para a sobrevivência dos humanos. A LJA, agora contando também com Ajax que escapou de sua prisão, reúnem-se na Fortaleza da Solidão com o objetivo de enviar os marcianos para a Zona Fantasma.
Edição #58: Dentro da Zona Fantasma, J’onzz expõem seu plano para deter os marcianos brancos de vez, mas para isso, será necessária a ajuda de todos os heróis ainda disponíveis, incluindo os místicos e um aliado interno misterioso.
Edição #59: Edição dedicada à história A Última Risada do Coringa, onde a LJA precisa deter o Dr. Polaris “coringuizado”. E a certeza de que Batman é o homem certo para liderar a Liga.
Edição #60: É véspera de Natal e o sobrinho de O’Brien se recusa a dormir. O Homem-Borracha resolve contar para ele como o Papai Noel se tornou o mais novo membro da LJA salvando os heróis do terrível Neron!!

O arco principal desse volume que focaliza a batalha entre a Liga da Justiça e os marcianos brancos mostra porque o Caçador de Marte é realmente a alma e o coração do grupo. Um herói no verdadeiro sentido da palavra. Esse volume também encerra a participação de Mark Waid nos roteiros. Leitura recomendada.

Por Roger

Postar um comentário

1 Comentários