STEVE DITKO – O VERDADEIRO CRIADOR DO HOMEM-ARANHA – MORREU AOS 90 ANOS



Mais do que lamentar a morte de Ditko, só resta lamentar o pouco reconhecimento que ele recebeu em vida. Muitas vezes tomamos partido com tanto vigor de uma editora (sim, estou me repetindo) que ignoramos os artistas que muitas vezes são mastigados por ela. Sim, agimos como “uhuu, esse cara é foda” enquanto está lá, mas o mesmo quando sai, é tido como perdedor muitas vezes, independente do quanto se tenha contribuído.
E muitas vezes há aquela velha história, de ficar com a fama quem faz o gol. Toda a cronologia humana está transbordando desses tipos, os famosos “carismáticos mestres do markting”, aqueles que se tornam “quem botou a bola na rede”, com o público ignorando que para aquele lance acontecer, outros tiveram que se sacrificar.

Ditko para mim sempre foi desses “outros”.


Stan Lee criou o que seria um boneco de madeira do Homem-Aranha. Ditko foi quem lhe deu alma, coração e vida. Criou a forma acrobata de se movimentar, seus principais antagonistas e elenco de coadjuvantes inconfundível. Não a toa, a melhor história que li recente do Dan Slott, Amazing Spider-Man #801, nada mais era do que uma reconstrução de Amazing Fantasy #15, uma homenagem, e uma forma do escritor (por mais arrogante que seja, sabemos) devolver o Aranha a sua fonte em tom de reverência ao mestre.

Página de ASM #801. Além da referência obvia, o desenhista M. Martin tem um estilo de traço idêntico ao de Ditko


Só criar o Homem-Aranha, NOTE A ENFASE NA PALAVRA CRIAR, e não “construir um argumento e sinopses para serem desenhadas”, já colocariam Ditko em uma dívida histórica, de no mínimo haver um “Steve Ditko Apresenta” em cada apresentação nos créditos do Amigão da Vizinhança. Algo que sabemos, nunca acontecerá.
Ditko criou o Doutor Estranho, com direito a vários dos visuais psicodélicos que leigos pensaram terem sido inventados pela Marvel Studios, ou mesmo o Benedict Cumberbatch, vai saber.
Fez alguns dos personagens (com destaque no Questão) que serviram de base para Alan Moore (fã confesso da obra do autor) e David Gibbons criarem seu estrondoso Watchmen.
E ainda assim escolheu renegar seu passado, a indústria, criações, vivendo de forma anônima, sozinho, morrendo aos 90 anos, se recusando a receber parcialmente sobre suas obras.




<


“Descanse em paz, Steve Ditko. Sua arte era sublime.”
“Me desculpei com Dave Gibbons uma vez por ficar roubando seu formato de nove quadros o tempo todo. Gibbons me disse para eu não me preocupar; Ele roubou do Ditko. Estamos sob ombros de gigantes.”

E ai? Gostou? Odiou? Deixe nos comentários e compartilhe o post. 

Até o próximo.



Me siga no Instagram: @ozymandiasrealista

Postar um comentário

0 Comentários