O DIA CHEGOU, OU CHEGARÁ EM BREVE, QUE VOCÊ NÃO CONSEGUIRÁ COMPETIR COM AS MÁQUINAS...



"... A primeira coisa que você deve lembrar, como eu aprendi há 20 anos: o dia chegou, ou chegará em breve, em que você não conseguirá competir com as máquinas. Eu não vejo isso como tragédia, se chama progresso! Vivemos em uma época em que as máquinas tomaram áreas que achávamos que eram apenas humanas, alguns aspectos de cognição. Qual cenário que sabemos como fazer, as máquinas farão melhor. Continue jogando com outros humanos, não finja ser um super-humano. Vença outros humanos! O xadrez continua ai, as pessoas não param de fazer as coisas se elas não são mais superiores. Usan Bolt não está competindo com uma Mercedez Benz! Pessoas continuam jogando xadrez porque no fim do dia é um jogo ilimitado, matematicamente falando, então você não pode "solucionar" o jogo. Você não sabe o final depois que a primeira jogada é feita e é sobre competição humana. Tem muita coisa que podemos aprender, sobre nós, humanos, jogando entre nós. E é um grande entretenimento assistir outros jogadores, eu sei porque olho pelo meu lado. O que me incomoda é quando vejo esses jogadores amadores, como você por exemplo, assistindo um jogo do Magnus Carlsen contra o Levon Aronian, e você tem seu computador, e você entra comentando algo como "jogada estúpida!"E você está certo, por acaso. Mas me incomoda que você use a máquina apenas para criticar os melhores jogadores do mundo. Quando eu joguei com Karpov, ninguém se atreveu nos criticar mesmo se errássemos, porque você sabe, dois figurões, jogo do mundial, então você deveria respeitar sua sabedoria. Mesmo se cometessem erros."



Postar um comentário

0 Comentários