10 DICAS PARA JOGAR NO LICHESS - PARTE II


Como a primeira parte foi um relativo sucesso, por que não continuar? Alguns tópicos são atualizações de alguns da postagem anterior. Lógico que em se tratando de alguém que use o site diariamente há alguns anos, não vai ver muita novidade nesse post. Indico mais as pessoas que estão ou começando agora, ou retornando aos poucos a esse esporte.


<VEJA TAMBÉM O RELATO CHAVE SOBRE ORIGENS NO XADREZ!>




 
Como não percebi que o cara encurralava minha dama em 3?

10 – OS 10.000 PUZZLES NÃO MAIS TÊM TROFÉU...

Qh4!


Esse foi imbecilmente o motivo desse post ter atrasado. Antigamente havia um humilde troféu para quem atingisse a marca de 10 mil puzzles tentados / resolvidos. E por 8 meses eu os resolvi diariamente, para atingir a meta (e claro, melhorar o meu nível de jogo), mas ao termino, o troféu tinha sido removido. Passei dias tentando descobrir o por quê, até que um dos criadores do site me respondeu por e-mail que não tinha volta, por alguma razão, ele retirou. Mas em contrapartida, os exercícios ficaram mais dinâmicos ao tirarem a seleção de dificuldades, e montarem uma linha, onde se pode voltar aos que errou.


09 – ESTUDOS EVOLUIRAM

Grob ali? Instrutor William curtiu isso!


Além de criar estudos, seja de partidas rápidas ou de GMs para análise com amigos, a comunidade do site em sua maioria torna públicos estudos específicos de aberturas, meio jogo e finais. Tudo com direito a texto e símbolos, como em qualquer livro ou programa ao estilo Chess Base. É possível também baixa-los em PGN.

08 – “APRENDA COM SEUS ERROS”

"Aprenda."


É ainda uma análise da máquina, porém mais construtiva. O jogo é analisado (seja ele seu, de outro usuário ou uma partida importada), e é dada a oportunidade de resolver exercícios em cima da partida, nos lances que foram analisados pela engine como erros ou imprecisões. Ideal para as pessoas que acham o treino de puzzles “desnecessário por cair em posições irreais”.


07 – PROFESSORES PARA CONTRATAR, E VIDEOTECA APRIMORADA



Locadora do século XXI.


Opção dedicada aos que tem interesse em levar carreira profissional no xadrez, e para tanto aprender com Mestres Fides em diante. Obviamente, que tenha um bom dinheiro para investir e tenha uma noção intermediária de inglês. Já a videoteca pode ensinar bastante, e gratuitamente. Indicado para pessoas que muitas vezes se perdem querendo aprender mais no You Tube. Os vídeos ainda são separados pelo níveis Iniciante / Intermediário / Avançado.




06 – CHESS 24, CHESS BASE, CHESS.COM OU MESMO 3D APRIMORADO, SEM SAIR DO SITE

Uma partida que nunca perde a beleza.


Além da gama considerável de peças e tabuleiros dentro do site, é possível fazer uma “adaptação” através da extensão de navegador(https://userstyles.org/styles/browse?search_terms=lichess) é possível alterar quase tudo, ás vezes até mais do que o necessário...


05 – NOVOS TORNEIOS POR CATEGORIAS



Uma fraqueza do site, é ainda não ter uma opção de torneios com emparceiramento “normal”, como podemos jogar no Chess.COM ou mesmo presenciais. Mantendo essa maneira “corrida maluca” de emparceirar. Ainda assim, o torneio por categorias ajuda a dividir melhor jogadores que estão começando e melhorando aos poucos. Tendo a para iniciantes com abaixo de 1500, intermediários com 1700 ou 2000, ou mesmo “feras” para acima de 2000.


04 – MARATONAS PARA INSANOS (E ISSO NÃO É RUIM)



A duração média de campeonato é de 50 minutos. Mas há os prolongados, com 3 há 5 horas, e os insanos, que duram 24 horas. Esse ultimo geralmente são trimestrais, e neles são possíveis enfrentar em sequência quase todos os melhores jogadores do site.


03 – COLOCANDO PARTIDAS NO SEU BLOG / SITE



Depois de anos de complicações para conseguir isso por outros sites mais “famosos”, o Lichess liberou essa ferramenta de maneira leve e didática. Uma observação válida, é que só se ganha os pontos do torneio, se jogar ele até o fim.




02 – PRACTICE APRIMORADO



O erro de muitos iniciantes é buscar truques de fácil assimilação para aplicar em outros e parar por ai, sem entrar na questão de forma ampla. No modo practice é possível ir aprendendo por exemplos nos degraus certos, não ficando a mercê dos xeques pastores da vida.




01 – “JOGUE CONTRA A POSIÇÃO, NÃO CONTRA O SEU ADVERSÁRIO”



Provável que seja o melhor “conselho” que me deram esse ano. Muitas vezes perdemos “posições ganhas” contra jogadores de rating mais alto, apenas por ter “medo” por “serem mais fortes”. É aquela autossabotagem de entrar pensando “já sei que vou perder pra esse cara”. Por mais que Lasker disse-se que devemos enfrentar mais o homem do que a posição, em certos momentos, a ponderação exagerada de quem está se enfrentando freia a ousadia necessária para ganhar. O “modo zen” serve muito bem a isso. O nome e rating do adversário, bem como qualquer informação externa além do tabuleiro, e tempo do relógio, saem. Recomendo pressionar F11 para ficar em tela cheia e melhorar a imersão.

A cara de quem chegou a ser o 2º melhor do mundo no ranking, e caiu.


Espero que alguma dessas “dicas” tenha servido para aproveitar melhor tanto o site, quanto melhorar seu desempenho como jogador. Se possível, entre no nosso time clicando nessa imagem abaixo, e até os próximos jogos.





E ai? Gostou? Odiou? Deixe nos comentários e compartilhe o post. 

Até o próximo.



Me siga no Instagram: @ozymandiasrealista

Postar um comentário

0 Comentários