BATMAN: Antes e Depois de KEATON (1989)


Em 1989, eu estava me reencontrando com os quadrinhos. Havia parado de ler essas histórias maravilhosas por razões pessoais. Mas por causa de uma HQ que minha irmã havia sem querer trazido para casa, dentro de um jornal do trabalho dela,  eu acabei me reaproximando desse mundo de fantasias.

A HQ era o 2º número, de 4 partes em formatinho e papel de jornal de Batman: Ano Um. E fiquei tão fascinado que comecei a procurar em sebos os outros exemplares, visto não ser mais uma HQ nova, nem ter sido lançada naquele ano, pois as edições eram de 1987 e já estávamos em 1989 dois anos depois que eu as conheci.
Ainda tenho esses exemplares apesar de anos depois ter comprado as reedições de luxo, capa dura e definitivas. Jamais poderia me desfazer daquelas que me devolveram ao fascinante mundo da nona arte. A partir daí me reintegrei a esse mundo lendo tudo que podia e me atualizando ao que tinha acontecido até aquele ano.
Nisso, algo inesperado acontece. Vejo num anúncio pequeno de uma foto só e bem minúscula em uma edição no Jornal O Globo de Maio de 1989 na capa bem abaixo do lado esquerdo uma foto e não acreditei quando eu fitei melhor a foto: ERA O BATMAN!!!! O Batman, em carne e osso, numa foto em um jornal? Quando olhei o título do artigo surtei: "A Volta do Cavaleiro das Trevas as Telas dos Cinemas."...O QUE? O QUEEEEE? COMO???
Foto ilustrativa
Dentro do jornal o artigo era insignificante, sem fotos nenhuma, só desenhos do Batman das HQs, seu logo e outras imagens de personagens do mundo dele. Mas havia uma breve sinopse do filme e que achei interessante pois no final dizia:"Batman volta as suas raízes e deixa de ser um personagem cômico como foi sua última versão na TV, para ser um vigilante implacável na pele de Michael Keaton dirigido por Tim Burton."
Só de ler isso, me agradou muito e a pequena foto (que ainda guardo até hoje de papel de jornal e que me fez comprar o jornal todo e joga-lo fora sem ler depois de recorta-la) foi a única imagem que eu tinha de Batman que iria voltar ao cinemas. Não conhecia nem Keaton e nem Tim Burton e numa época que as informações sobre essas coisas eram muito escassas mesmo depois de meses eu ainda não sabia quem era que estava debaixo daquele capuz e nem quem era o diretor do filme.
Meses mais tarde uma grande revista da época chamada Manchete edição de Julho/1989 fez um grande artigo sobre o que e como seria o filme. E mais que rapidamente comprei a revista. Era uma revista de luxo e eu com meus 20 e poucos anos e desempregado não tinha muito dinheiro. Mesmo assim me ferrei e comprei a revista só para poder ler e ver as fotos do que seria esse filme.
SURTEI DE NOVO!!! As fotos não mostravam o rosto de Keaton que pra mim eram um mistério, mas mostravam o suficiente para eu amar aquele filme antes mesmo de assisti-lo. Eu vi o Batmovel saindo do meio de explosões, a roupa de Batman do Keaton, ele saindo dos destroços do Batwing todo ferrado, ele descendo pelo teto com a capa em forma de asas de morcego abertas e pensei PQP P$#@ ISSO VAI SER F$#$@@#!!!
Uns meses se passaram e saiu outra revista, mais especializada em assuntos de cinema e
que tb não existe mais hoje, chamada SET e que de capa vinha com o Batman que estrearia em Outubro daquele mesmo ano. Já nesse artigo por ser uma revista especializada o artigo era logo com 8 páginas repletas de fotos, desenhos e informações. Aparecia inclusive o diretor Tim Burton numa foto de braços abertos na parte mais alta traseira do Batmovel. Mas fotos de Keaton???? Nenhuma.
Quando numa notícia próximo ao mês do filme se mencionava o ator escolhido e como isso estava gerando polêmicas por causa de sua baixa estatura, magreza e poucos cabelos e se mostrou ele rapidamente na TV, eu também fiquei espantado. Realmente aquele não era o Batman/Bruce Wayne das HQS. Mas eu já estava apaixonado pelo que já havia lido e visto do filme e resolvi ir em frente com minha paixão por esse filme.
Peguei naquele mesmo mês numa locadora de vídeos (naquela época VHS) o tão comentado filme Os Fantasmas se Divertem que ele ficou famoso. E que ironia, um dos atores cotado para o papel de Batman participava do filme, que era Alec Baldwin que tinha mais de Bruce Wayne que Keaton, mas que negou o papel. Mesmo assim não reclamei e vi que Keaton era mesmo um excelente ator.
Bom o resto quem viu o filme já sabe e quem estava na época nos cinemas sabe o que aconteceu. Quem não estava não adianta contar, não vão entender mesmo, só sentindo pra saber. Eu mesmo, vi o filme 5 vezes nos cinemas, por sorte o lanterninha era meu amigo no Cine Olaria do Rio de Janeiro e não precisei pagar nenhuma vez e ainda ganhei de presente o poster principal original do cinema com o novo logo tipo do Morcego (a famosa "boca Banguela") que emoldurei e tenho té hoje.


DEPOIS DAQUILO O CINEMA E O MUNDO DAS HQS NUNCA MAIS FOI O MESMO, O QUE SUPERMAN 1979 COMEÇOU BATMAN 1989 SOLIDIFICOU E O RESTO SÓ VEIO NO RASTRO DESSES DOIS ASTROS CELESTES FEITO COMETAS ERRANTES. E MUDOU TUDO DAÍ POR DIANTE...É ISSO!!!


PS.: Escrevi isso tudo de meus pensamentos e lembranças porque é pura e genuína MEMÓRIA NERD.
Texto: Edson T. Silva Junior

CONVITE!
Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
 JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA MAGAZINE 

Postar um comentário

0 Comentários