Review: Superman – Identidade Secreta (Editora Panini)



Sinopse:
Setembro de 1990. Picketsville, Kansas. Empolgados com o nascimento de seu filho, Dave e Laura Kent decidem que seria bom o bebê ter um nome famoso. Assim nasce o Clark Kent da vida real. O garoto cresce como alguém comum, que passa pelas mesmas situações que todos nós, mas que precisa lidar com elas numa outra escala. Ele simplesmente descobre que tem os poderes de seu xará famoso; e os usa da maneira que acha correta, mesmo que fazendo isso se exponha aos olhares curiosos.

Comentários:
Edição #1: Clark Kent recebeu esse nome de seus pais, e isso o incomodava, deixando-o inseguro, chateado, maltratado pelos colegas de escola e sem uma identidade própria. De repente, num belo dia, o rapaz começa a manifestar poderes iguais ao do Superman dos quadrinhos e agora Clark não sabe muito bem o que fazer. Com o tempo, decidiu contar seu segredo no dia da Festa de Halloween, mas ao ver que se precipitou, achou melhor continuar com seu segredo.
“Eu era eu mesmo, ainda que não soubesse quem eu era”.

Edição #2: Com o tempo, Clark passa a morar em Manhattan, trabalhando como colunista no The New Yorker. Conhece uma decoradora de ambientes, Lois Chaudhari e se apaixonam. Um dia, Clark é pego pelo governo dos EUA que fazem uma série de experiências com ele. Durante os testes, Clark ouve dizerem que havia outros doze e algo relacionado à meteoros. Após escapar do cativeiro, Clark reluta em contar tudo pra Lois, mas por fim, seu amor por ela fala mais alto.
“Jamais menti a ela, mas também nunca contei a verdade”.

Edição #3: Clark e Lois se casam e se mudam para uma ilha segura. Lois engravida de gêmeos, e as preocupações do pai aumentam, tanto com o fato das crianças nascerem com alguma anomalia, quanto com o fato deles correrem risco de serem pegos pelo governo também. Para resolver essa situação, Clark faz uma proposta ao governo – eles o deixam em paz e, em troca, o Superman ajuda quando surgir alguma emergência. E Clark e Lois são pais de duas meninas.
“Não até termos aquela coisa numa gaiola”.

Edição #4: Anos avançam e as filhas de Clark e Lois – Jane e Carol – já estão jovens. A idade avança para Clark também e seus poderes não são mais os mesmos. Ainda assim, uma grande surpresa os espera quando descobrem que suas filhas também possuem super poderes!
“Quem sabe quanto tempo duram os superpoderes”.


Review:
Imagine-se na pele de um garoto que cresce sob a sombra de um personagem de quadrinhos, principalmente se esse personagem é simplesmente o Superman. Entenda suas reflexões, angústias, incertezas, típicas de um adolescente, porém, sendo diariamente ridicularizado por carregar o nome de Clark Kent. Agora, veja o que acontece quando esse rapaz descobre que ele realmente possui os poderes do Superman!

Kurt Busiek faz um belo exercício de imaginação colocando uma pessoa da vida “real” que, de repente, descobre ter os poderes que seu “xará” nos quadrinhos, sendo que se trata de ninguém menos do que o Homem de Aço. Mas, não só isso, Busiek toma o cuidado de, em nenhum momento, tirar Clark Kent do “mundo real”, nada de Brainiac, Metallo ou Bizarro. Apenas um homem com várias indagações sinceras e justas. A história é conduzida com uma simplicidade e sensibilidade, que é impossível parar de ler até o fim, uma obra dos quadrinhos. Leitura obrigatória.


Por Roger


Postar um comentário

0 Comentários