Wolverine é sem dúvida um dos grandes heróis da Marvel, reconhecido por todos. Não só por leitores de HQs, mas também pelo público em geral, graças às versões para animações e cinema, ainda que Hugh Jackman seja alto e galã demais em comparação à versão dos quadrinhos. No entanto, há algumas histórias que revelam a essência do personagem e que se tornaram clássicos. Uma delas é Promessas, escrita por Peter David e desenhada por Gene Colan, duas lendas dos quadrinhos, e publicada originalmente em Wolverine no 9, de 1989.
No enredo, um grupo de homens mal-encarados chegam a um hotel no interior, fugindo de algo. Eles deixam o atendente, que só queria “ler” sua Playboy, muito assustado. O líder do grupo é um homem chamado Malone. Ao chegarem no quarto, um dos homens, Van Slyke, parece aliviado, seja o que está atrás deles, ficou há quilômetros de distância. Lego engano, porém, as garras de Wolverine atravessam a parede e dão cabo de Van Slyke sem dó. Logo ficamos sabendo que, para Logan caçá-los, eles com certeza são homens maus e a situação vai ficar feia para eles.
Apesar do estresse, os homens estão cansados e dormem. Em seus sonhos, Malone lembra-se de que, dias antes, ele e seus homens estavam se divertindo caçando. Um deles, Schmidt, avista um veado e vai atrás do animal. Após, alguns instantes, solta um grito horrendo, e a voz do Wolverine ecoa: “ele não está bem. Eu poderia matar todos vocês agora, mas isso não seria certo. Comecem a correr”. E logo o corpo de Schmidt cai da árvore. Malone desperta suando frio. Ele nota alguém deitado e pensa ser Rollins, que ficou de vigia. Entretanto, quem se revela é Wolverine, que fala “lembra do Iraque?” e pula pela janela. No lado de fora, encontram o corpo de Rollins.
Malone então se recorda do tempo em que ele e seus homens eram mercenários contratados por militantes para ocupar a embaixada dos EUA. Após tomar a embaixada, Malone e seus homens ficaram entediados, esperando as negociações com o presidente. Havia uma freira de que ele tinha gostado, e todo dia fazia um jogo sádico com ela, fingindo que a fuzilaria e depois dizendo “hoje, não. Talvez amanhã”. Um pouco depois, uma equipe de militares norte-americanos conseguiu invadir e retomar a embaixada. Malone conseguiu matar um dos comandos e trocar de uniforme com ele. Ao ser confundido por um dos iraquianos, que iria alvejá-lo, ele é repentinamente salvo e nota que o homem teve a garganta cortada de orelha a orelha. Engraçado que essa história é de 1989, Saddam Hussein era o ditador do Iraque naquela época, e a Guerra do Golfo ocorreria dos anos depois, mas o Iraque já não era um lugar muito tranquilo desde aquela época.
Então Malone percebe que era Wolverine quem tinha feito aquilo e que o aniversário da retomada da embaixada faria cinco anos amanhã. Para sua sorte e de seus homens, dois homens em uma jangada os avistam e oferecem ajuda. Malone os rende e rouba a jangada. Agora ele pensa que pode escapar de Logan, mas obviamente está errado. Wolverine destrói a jangada e mata outro de seus homens no rio.

Malone aterrorizado retruca: “mas eu não a matei”. E Wolverine responde: “tu fez pior. Fez mais. Destruiu seu espírito. Sua alma. Até o ponto em que não havia mais perdão dela nem para ti, e certamente nenhum perdão meu. Depois disso, eu andei... ocupado, mas nunca esqueci. E agora, no aniversário de cinco anos de sua morte, te rastreei para cumprir essa promessa. Malone então diz que Wolverine não poderia matá-lo hoje porque o aniversário da morte da freira seria só amanhã, mas Logan esclarece: “você esqueceu o fuso-horário, Malone. No Iraque, já é amanhã”. Malone em seguida diz: “como fui tolo. Então agora você vai me matar, para manter sua promessa. Isso vai te fazer muito feliz, não? Meu sangue escorrendo por suas garras. Bem, a última coisa que quero é te ver feliz”. E então aponta a arma na cabeça e estoura seus miolos, caindo no precipício.
Essa história, ao meu ver, revela o que é o Wolverine, qual sua essência e seu restrito e implacável senso de justiça. É o puro suco do Wolverine. Um eterno clássico do personagem, que tem outras histórias igualmente boas. Ao contrário das histórias mais recentes do Wolverine, que têm sido umas porcarias.




















