TOP 10 Melhores vilões dos Vingadores

 


TOP 10 Melhores vilões dos Vingadores

Apesar da popularidade de grupos como Quarteto Fantástico e os X-men, os Vingadores são a “Liga da Justiça” do universo Marvel, uma equipe composta por vários heróis da editora, sejam heróis populares (no contexto da atualidade) como o Capitão América, Homem de Ferro e Thor  a vilões buscando redenção como o Gavião Arqueiro e a Feiticeira Escarlate.



Por ser um grupo composto pelos “heróis mais poderosos da Terra, naturalmente seus vilões teriam que apresentar um nível grande ameaça para justificar esses heróis se reunirem. Assim com os Vingadores, eles são diversificados, podendo serem grupo de vilões em busca de vingança, robôs, alienígenas, viajantes do tempo, deuses do mal, etc....





Nessa lista, irei apresentar 10 vilões que considero terem sido os maiores desafios que os Vingadores enfrentam em suas histórias e o que torna eles antagonistas tão marcantes.

Vamos começar....

 

10) Michael Korvac



Primeira aparição: Giant-Size Defenders #3 (1975)

Michael Korvac era um técnico de computador nascido no ano de 2977. Quando a Terra foi invadida pela Irmandade de Badoon, ele traiu a humanidade e foi transformado num ciborgue. Um tempo depois, Korvac usou suas habilidades para viajar ao passado e acabou indo parar na nave de Galactus. Ao se conectar com os sistemas da nave, ele acabou absorvendo o poder cósmico, se tornando um deus capaz de enfrentar todos os Vingadores, mesmo com eles recebendo a ajuda dos Guardiões da Galáxia.

Korvac é um perfeito exemplo de como um personagem pode evoluir, não só em questão de habilidades mas também de personalidade. Antes, Korvac era um vilão manipulador obcecado por poder. Mas, após receber o poder cósmico, seus objetivos se tornam muito mais complexos e até simpáticos, com Korvac buscando criar um universo livre do caos e injustiça, porém são métodos e instabilidade que justifica o porquê dos Vingadores não poderem deixar que ele realize suas ambições.

9) Gráviton



Primeira aparição: The Avengers vol.1 #158 (1977)

Franklin Hall era um físico ambicioso que, durante a construção de um teletransporte, sofreu um acidente que lhe deu controle sobre gravidade. Com esse poder, combinado com sua personalidade megalomaníaca, Gráviton se tornou um dos inimigos mais poderosos dos Vingadores, conseguindo quase derrotar os heróis em várias batalhas. 

Ironicamente, suas derrotas seriam causadas por sua própria arrogância e falta de compreensão de seu poder, que muitas vezes acaba se virando contra o próprio Gráviton.

 

8) Conde Nefária



Primeira aparição: The Avengers vol.1 #13 (1965)

Conde Nefária é um rico europeu que secretamente, é líder do sindicato criminoso Maggia. Em suas primeiras aparições, ele era apenas um estrategista, optando por manipular outros para fazer seu trabalho sujo. Em algumas ocasiões, ele atacava os heróis com hologramas e ilusões (similar a vilões como Mysterio).

Depois de sofrer derrotas nas mãos dos Vingadores, Nefária enganou três super vilões (Laser Vivo, Homem Poderoso e Tornado) e roubou seus poderes, se tornando um “Superman do mal”, conseguido bater de frente heróis como o Thor e o Magnum. Entretanto, tal como Gráviton, o poder Nefária seria a causa de sua derrota, com o conde pomposo descobrindo que suas habilidades o faziam envelhecer mais rápido.

Sempre vi essa transformação de Nefária não só como um exemplo de como um personagem pode ser reinventado, mas também um resultado das ações dos Vingadores, de como sua luta contra o mal leva criminosos a evoluírem e virar super vilões.

 7) Ceifador



Primeira aparição: The Avengers vol.1 #52 (1968)

Eric Williams era um criminoso e irmão do ex-vilão e vingador Magnum. Apesar de suas diferenças, Eric se tornou o Ceifador para vingar a morte de seu irmão, culpando os Vingadores pela tragédia. Ele também possuía um ódio particular pelo Visão, pelo androide ter seus padrões mentais baseados nos de seu falecido irmão. Um tempo depois, Magnum viria a ser revivido, mas isso não encerraria a vingança de Eric, com o desiludido acusando seu irmão de ser um impostor.

A princípio, Ceifador era apenas um assassino habilidoso, armado com uma foice presa ao seu braço (que podia ser usada como uma espada e disparar laser). Porém, um tempo depois, ele viria adquirir a habilidade de conjurar e controlar os mortos (incluindo de Vingadores), forçando os Heróis mais Poderosos da Terra a lutar contra seus falecidos amigos.

6) Doutor Destino



Primeira aparição: Fantastic Four vol 1 #05 (1962)

Um dos maiores vilões da histórias em quadrinhos. Embora os principais rivais de Victor Von Doom sejam o Quarteto Fantástico (em particular, Reed Richards), ele também enfrentou os Heróis mais poderosos da Terra em muitas ocasiões, assim como se aliou em outras, dependendo da forma como ele se beneficiaria na situação.

De todos os encontros dos Vingadores com o Destino, os mais memoráveis foram nas duas Guerras Secretas (a dos anos 80 e a de 2015), onde Destino, em ambas ocasiões, roubou os poderes cósmicos do Beyonder, se tornando praticamente um deus, forçando todos os heróis se unirem para deter suas ambições.

 

5) Loki



Primeira aparição: Journey into Mystery #85 (1962)

Além de ser o irmão, e também arqui-inimigo, de Thor, Loki tem um papel crucial nas histórias dos Vingadores, tendo sido o primeiro vilão que a equipe enfrentou. Seu plano era apenas manipular o Hulk para atrair Thor para uma armadilha. No entanto seu ato acabou chamando a também a atenção do Homem Formiga, da Vespa e do Homem Formiga, levando o vilão a ser desmascarado e derrotado. Esse foi o evento que levou os 5 heróis a passarem a trabalhar juntos e virar os Vingadores. Se não fosse pelo Deus da Trapaça, talvez os Heróis Mais Poderosos da Terra nunca teriam sido existido

 

4) Thanos



Primeira aparição: The Invincible Iron Man vol.1 #55 (1973)

Conhecido como o Titã Louco, Thanos foi um habitante de uma das luas de Saturno que se apaixonou pela Lady Morte, a personificação da morte no Universo.

Essa paixão o levou a atacar seu próprio planeta, Titã, com armas nucleares, matando milhares de habitantes. Desde então Thanos se tornou um conquistador sádico, buscando impressionar sua amada realizando um genocídio cósmico.

Thanos é um vilão nível cósmico, tendo enfrentando não só os Vingadores como vários heróis da Marvel, além das entidades cósmicas mais poderosas do Universo Marvel. Ele não só é forte fisicamente como também possui grande conhecimento de ciência e misticismo, além de, em ocasiões, ter possuído o poder de itens como o Cubo Cósmico e, o objeto mais associado com o Titã Louco, a Manopla do Infinito.

3) Mestres do Terror



Primeira aparição: The Avengers vol.1 #6 (1964)

Se os Vingadores são os Heróis Mais Poderosos da Terra, os Mestres do Terror são os Vilões mais Poderosos da Terra. Eles são um grupo criado pelo Barão Heinrich Zemo para derrotar seu inimigo, o Capitão América, e seus aliados.

Assim como os Vingadores, os Mestres do Terror passaram por várias formações diferentes com o passar do tempo, tendo tido como membros figuras como Homem Radioativo, Garra Sônica, Encantor & Executor, A Gangue da Demolição, Rocha Lunar, entre outros.

De todas as formações, a melhor, na minha opinião, foi o grupo criado por Helmut Zemo, filho de Heinrich, durante o arco “Sob Ataque”, onde os vilões invadem a mansão dos Vingadores, capturando alguns heróis, espancam Hercules e o mordomo Jarvis e, o pior de tudo, destroem a única que o Capitão tinha de sua mãe. Apesar dos Vingadores conseguirem virar a batalha ao seu favor, os vilões deixaram cicatrizes profundas nos heróis.

 

2) Kang



Primeira aparição: The Avengers vol.1 #8 (1964)

Nathaniel Richards (descendente de Reed Richards) é um guerreiro do século XXX com uma obsessão por desafios e conquista. Com sua tecnologia avançada e conhecimento de eventos históricos, Kang viaja através do tempo buscando dominar outros períodos históricos.

Devido a natureza de viagem do tempo no Universo, as ações de Kang acabam criando variantes dele mesmo, permitindo existir em várias épocas diferentes, com diferentes nomes e habilidades (ex: Faraó Rama-Tut, Centurião Escarlate, Immortus e o Rapaz de Ferro). Alguns desses variantes agem como os seguidores do Kang original enquanto outros buscam elimina-lo e assumir seu lugar (refletindo o narcisismo de Kang).

Alguns podem achar que um vilão que só é interessado em conquista é algo bem simples e pode tornar o personagem chato e genérico, mas Kang compensa por isso, sendo um vilão astuto e competente, além de ter uma personalidade que atrai atenção dos leitores. Em algumas histórias ele demonstra ser um colecionador, com seu esconderijo, Cronolopolis, sendo uma cidadela composta por pedaços de períodos que ele dominou em suas viagens.

 

1) Ultron



Primeira aparição: The Avengers vol.1 #55 (July 1968)

Sem sombra de dúvida um dos vilões mais sombrios que os Vingadores já enfrentaram.  Ultron era um androide, criado pelo Hank Pym, que desenvolveu uma consciência e se rebelou contra seu criador, buscando eliminar todas as formas de vida.

Além de ter um corpo quase indestrutível e cheio de armas e defesas, Ultron é praticamente “imortal”. Não importa quantas vezes os Vingadores o destruam, ele sempre transfere seu programa para um novo corpo, sempre adaptando-o para seus futuros conflitos, até que ele atinja a perfeição.

Em sua busca para destruir os Vingadores, Ultron criou outros androides, como o Visão e Joscata, esperando que eles o ajudassem em seu objetivo. Ironicamente, ambos se rebelaram contra Ultron (tal como ele fez com o Hank Pym) e se tornaram membros dos Vingadores.

Apesar de agir como uma máquina fria e calculista, Ultron, ironicamente, não é desprovido de emoções, demonstrando ter uma obsessão pela esposa do Hank, Janet Van Dyne, e um ódio profundo por seu criador. De certa forma, Ultron é um monstro mecânico, mas, ao mesmo tempo, uma “criança rebelde”, o que contribui para tornar Ultron mais assustador mas, ao mesmo tempo, tão complexo.

Então é isso! Quais são os melhores vilões dos Vingadores? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.





Postar um comentário

0 Comentários