TOP 10 MOMENTOS MARCANTES DE X-MEN SÉRIE ANIMADA

 


TOP 10 MOMENTOS MARCANTES DE X-MEN SÉRIE ANIMADA

Nesse final de março, irá estrear X-men 97, uma animação que dá continuidade a icônica série animada dos anos 90.



Criado por Larry Houston, Eric Lewald e Julia Lewald, essa animação, foi uma das primeiras adaptações de sucesso dos X-men em desenho animado, graças aos seus personagens carismáticos e histórias bem fieis a essência complexa das HQs.





Junto de desenhos como Batman Série Animada e Gárgulas, X-men Série Animada foi um dos responsáveis por marcar a mudança nos desenhos animados na década de 90, que passaram a abordar temas bem mais sombrios e dramáticos.





Com essa versão icônica dos X-men fazendo seu retorno, é uma perfeita ocasião para relembrar dos melhores momentos do desenho dos anos 90 que ajudaram a tornar os X-men nos ícones da cultura pop que eles são atualmente.

Portanto, vamos começar: Esse é o meu top 10 momentos marcantes de X-men Série Animada.

10)  A INTRODUÇÃO DE MAGNETO



Todo grande vilão precisa de uma introdução que faça jus a sua importância, e a primeira aparição de Magneto é um perfeito exemplo disso. Já na primeira cena do episódio “Surge Magneto”, o mestre do magnetismo faz sua estreia invadindo sozinho a prisão para libertar o Fera. Para a surpresa de Magneto, o mutante recusa sua ajuda, escolhendo conseguir sua liberdade no tribunal, para provar que mutantes podem receber justiça, o que Magneto não acredita ser possível devido ao preconceito dos humanos por eles. Mesmo não tendo salvo Hank, Magneto sai da mesma forma que entrou, derrubando todos os humanos em seu caminho.  Nesses primeiros minutos, o episódio já introduz o antagonista, mostrando seu nível de poder e suas motivações, demonstrando o quão diferente ele é dos super vilões genéricos que o público estava acostumado nesses desenhos.

09) O DUELO DO PROFESSOR XAVIER E DO REI DAS SOMBRAS NO PLANO ASTRAL





 Embora Magneto seja o inimigo mais conhecido de Charles Xavier, ele não é o único. O mentor dos X-men possui outros inimigos pessoais, como o Rei das Sombras. Ele é um mutante telepata que usava seus poderes para seus interesses pessoais até que o professor o baniu para o Plano Astral. Porém, no episódio “Memórias de Xavier”, o diabólico manipulador escapou de sua prisão e tentou possuir o corpo de Xavier, resultando em mais um duelo entre os dois rivais. Com a ajuda de Jean Grey, Xavier consegue escapar e prender o Rei das Sombras nessa dimensão psíquica.

08) WOLVERINE VS MORPH





Além de adaptar personagens das hqs, a série criou personagens originais como o Morph. Um integrante dos X-men que perde sua vida durante uma missão, uma tragédia que abala os X-men durante a temporada, principalmente Wolverine, que via Morph como um amigo, o único que o fez rir. Por causa de sua popularidade, os criadores trouxeram Morph de volta na segunda temporada, tendo sido ressuscitado pelo Sr Sinistro como um assassino insano, com sua mente estando dividida entre uma personalidade boa e uma que odeia os X-men por terem o deixado para trás.

Por ter sido um aliado, os X-men tiveram dificuldade de lutar contra ele, principalmente Wolverine. Mas o carcaju não desistia de tentar salvar seu amigo. Um dos encontros mais emocionantes dos dois foi no episódio “ O que for preciso”, em que Logan tenta convencer Morph e voltar para os X-men, apenas para ser seu antigo amigo o ataca-lo, tanto fisicamente quanto mentalmente. Mesmo podendo mata-lo, Morph deixa Logan viver, dizendo que ele precisa lidar com sua corrupção sozinho. No final, Wolverine não tem escolha exceto aceitar que as vezes só pode salvar pessoas se estiverem dispostas a serem salvas, e Morph infelizmente ainda não está pronto.

 07) FÊNIX SALVA O UNIVERSO DO CRISTAL M’KRAAN



O ponto alto da série animada foi em sua terceira temporada, quando adaptaram a icônica Saga da Fênix. Diferente dos filmes, o desenho a escala cósmica da HQ original, com a trama sendo bastante fiel as HQs, envolvendo os X-men se unindo a Lilandra do Império Shiar para impedir seu irmão, D’Ken, de obter o cristal M’Kraan. Infelizmente, o tirano consegue libertar o poder do cristal, fazendo com que ele comece a consumir todo o universo. No entanto, Jean, tendo sido possuída pela Fênix, consegue selar D’Ken no cristal, levando-o para o núcleo de um sol, sacrificando-se para ninguém possa se apossar desse poder. A despedida de Jean ao Scott e os X-men é de derramar lágrimas, demonstrando como os criadores da série sabiam fazer dramas bem pesados para os personagens e fazer o público se importar com eles.

06) X-MEN VÃO SALVAR SENADOR KELLY DOS SENTINELAS





Apesar de figuras como Magneto e Apocalipse serem vilões bem poderosos, o maior inimigo dos X-men, ironicamente é a humanidade que eles defendem. Não importava quantas vezes os X-men salvavam o mundo, eles continuavam sendo vítimas de preconceito e discriminação e muitas pessoas ligadas ao governo como Senador Kelly realizavam campanhas contra a raça mutante. Essa relação tensa dos X-men com os humanos é testada no final da primeira temporada, quando Kelly é sequestrado pelos Sentinelas, sob as ordens do Master Mold, planejando transformar os líderes do mundo em escravos. Para salvar o senador não tem escolha exceto um ataque direto a base dos Sentinelas.

Alguns X-men criticam esse plano, questionando porquê se arriscarem para salvar a vida de Kelly depois de tudo que ele fez os mutantes passarem. Mas é aí que o Ciclope mostra o grande líder que ele é. Com poucas palavras consegue convencer os X-men a fazerem a coisa certa e irem na missão, incluindo Professor X. Essa cena finaliza com Magneto falando uma das melhores frases na série

“Tolos...Tolos heróis...O bravo é sempre o primeiro a morrer!”

05) O JULGAMENTO DO FERA



Como eu disse no item 10, o Fera tinha sido preso no início da série, rejeitando qualquer ajuda para fugir, escolhendo permanecer na prisão para poder ter seu dia no tribunal e provar que mutantes podem receber justiça na lei dos humanos. Infelizmente, no mesmo episódio, as palavras de Magneto se provam verdadeiras, pois em julgamento Fera tem que suportar várias pessoas do júri que o odeiam simplesmente por ser mutante, com o caso sendo adiado. Isso foi uma forma astuta do desenho aborda temas como injustiça que sistema judiciário podem cometer a minorias e grupos vítimas de opressão, nesse caso representado pelos mutantes.

04) O ADEUS DE LOGAN E ORORO



Um dos conceitos sci-fy que o desenho adaptou das HQs foram as viagens no tempo, com muitos episódios apresentando linhas do tempo alternativas e futuros apocalípticos. Um desses mundos foi apresentado num  dos melhores episódios da série, “O Valor de um homem”, onde o mutante Fitzroy, seguindo as ordens dos Sentinelas, volta no tempo e mata o Xavier ainda adolescente, criando uma linha do tempo onde Magneto foi quem criou os X-men e eles estão em guerra com os humanos. Por sorte, os viajantes do tempo Bishop e sua irmã Shard descobrem o que aconteceu e recrutam as versões alternativas do Wolverine e da Tempestade (que são um casal nessa realidade) para impedir o assassinato de Xavier. Apesar de Ororo aceitar ajuda-los, Logan é mais relutante, sabendo que ele e Ororo nunca mais estarão juntos na realidade original, algo que muitas histórias envolvendo viagem no tempo não abordam, o preço que as ações dos viajantes do tempo tem em suas vidas.

No final, após passarem por várias dificuldades e reviravoltas, o grupo consegue ter sucesso, com Logan e Ororo tendo um último beijo antes de serem apagados, encarando seu fim da forma como começaram: juntos.

03) VAMPIRA VS MS MARVEL





Como muitos desenhos da Marvel, X-men Série Animada tinha participação de vários personagens desse vasto universo, seja num papel principal ou apenas um cameo. Desses heróis, uma mais importantes foi Carol Danvers, na época a Ms Marvel. Na série, ela tem apenas uma aparição no episódio “Uma História da Vampira” é mostrada estando em coma, após ter tido seus poderes roubados pela Vampira, que na época era uma integrante da Irmandade, mas na personalidade estava presa na mente da mutante. Devido a manipulações da Mística, a personalidade de Carol acaba vindo à tona e começa a tentar possuir o corpo da Vampira.

Com a ajuda de Jean Grey, Vampira consegue travar um duelo com a Carol pelo controle, selando a personalidade mais uma vez. Mas a vitória não é nada agradável, com a Vampira se lamentando pelo que fez com a Carol.

02) NOTURNO DESCOBRE QUE MÍSTICA É SUA MÃE



Como eu disse antes, Noturno é meu X-men favorito e também um dos meus super herói favorito de todos e desenho foi o responsável por me tornar fã do personagem. Enquanto sua primeira aparição no episódio “Um mutante dos diabos” foi uma boa introdução a esse mutante simpático e religioso, “Exame de sangue” é quando o personagem tem seus valores colocados a prova. Após saber que sua mãe biológica está viva e aprisionada pelos Amigos da Humanidade, Noturno pede ajuda aos X-men para resgata-la. O grupo conseguem invadir a base, mas acabam descobrindo não só que a Mística é mãe do Noturno como também do Craydon Creed, líder dos Amigos da humanidade.

Enquanto os X-men confrontam os caçadores de mutantes, Noturno vai atrás de sua mãe, questionando o motivo dela o ter abandonado. De cara, a Mística confirma pro Kurt que ela de fato o abandonou, que ela nunca quis ter um filho, esperando que ele a odiasse. No entanto, Noturno expressa não raiva mas compaixão, dizendo que apesar de tudo que ela o fez passar, ele ainda irá rezar para que ela possa se redimir.

A reunião dos dois é interrompida por um ataque do Craydon Creed, que dispara contra sua mãe, fazendo ela cair num rio. Kurt falha em encontrá-la, porém do episódio revela Mística observando seu filho, com lágrimas em seu rosto revelando que a fé Kurt conseguiu alcançar seu coração.

01) A DESPEDIDA DE XAVIER



Hoje em dia muita gente gosta de zoar o professor Xavier com o meme do “Professor Xavier é um idiota”. Mas, gostem do Xavier ou não, uma coisa que a série animada deixou bem claro era a importância do professor para a equipe. Se não fosse por ele os X-men nunca teriam se tornado os heróis que eles são na série. Esse detalhe é o que torna o final da série, “dia de formatura” tão emocionante.

A trama desse grand finale tem como foco o Xavier sendo gravemente ferido pelo ativista anti-mutante Henry Gyrich. Com a ajuda de Magneto os X-men conseguem energia a mente de Xavier para pedir ajuda a Lilandra, porém ela avisa que Xavier só poderia sobreviver sob os cuidados de Shiar. Ele nunca mais poderia voltar a Terra.

Muita gente pode achar que Lilandra avisando que o Xavier não vai morrer prejudica a história dos X-men perdendo seu mentor, mas pra mim esse detalhe não afeta o quão emocionante foi esse final de série. As últimas palavras de Xavier foram bem marcantes, mostrando a forte conexão entre eles e o Xavier, que conseguiu um final decisivo, se reunindo com seu grande amor, Lilandra, e confiando seu sonho para seus alunos, seus X-men.  Isso pode não ter sido o final cheio de ação que os fãs esperavam, mas foi um final cheio de drama e emoção, o que fez a série animada dos X-men ser tão especial e esse momento final do Xavier é a representação disso tudo.



Então é isso! Para vocês, quais são os momentos mais marcantes do X-men Série Animada? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.


Siga Xandão no Disqus: https://disqus.com/by/xandodeoliveirafrauches/

Postar um comentário

0 Comentários