OLHANDO PARA TRÁS: "O TENENTE" - A 'PRIMEIRA VEZ' DE GENE RODDENBERRY!

  Tomando emprestado o slogan de "Smallville": "Toda história tem um começo" (e gostamos justamente destes 'começos'), escolhemos contar sobre  GENE RODDENBERRY, que todo mundo liga no ato a "Star Trek", como assunto para nossa matéria. Afinal, ele também teve sua 'primeira vez', sua primeira série, antes de chegar a "Star Trek". E é justamente desta primeira que falamos. Você não pode ficar de fora desta! Vamos lá??





Como muitos devem saber, Gene Roddenberry se formou em Ciências Policiais (seja o que for) e também se interessou por aviões, tirando sua licença de piloto, tornando-se assim um piloto e não um policial. Mas, não conseguiu se sair bem na área, já que sofreu três acidentes: dois enquanto estava na aeronáutica americana e um quando foi piloto de aviação comercial. Em 1948 resolveu abandonar sua carreira na aviação para perseguir seu sonho, ser um escritor, em especial para a nova e crescente indústria da televisão...




Mas, como já tinha família e não era tão fácil entrar no ramo de roteirista, Gene se candidatou para um cargo na policia de Los Angeles (1949). Passou 16 meses na divisão de trânsito ate ser transferido para a 'unidade de jornal', que mais tarde se tornou a Divisão de Informações Públicas. Nesta posição ele se tornou o elo de ligação entre a polícia e a popular (na época) série de TV: "DRAGNET". O pessoal da TV estava sempre precisando de consultores técnicos para episódios das séries. 




Isto deu oportunidade de Gene escrever alguns roteiros, baseados em casos reais, para "Dragnet" e para a série "Mr. District Attorney". Nesta ocasião ele escrevia com o pseudônimo 'Robert Wesley'. Como 'Wesley' ele também começou a vender roteiros para a série "Higthway Patrol". Logo percebeu que ficava difícil conciliar o trabalho na policia com o trabalho de roteirista e assim (para desgosto da esposa que preferia o dinheiro no dia certo todo mês) em 1956 renunciou a seu cargo na policia para se dedicar aos roteiros. 


Depois de escrever para várias séries e ter algumas de suas ideias 'apropriadas' para outras séries (com outra pessoa sendo creditada), Gene começou a discutir em 1961 com um colega da MGM, uma série que envolveria uma tripulação multiétnica que viajaria em um balão ao redor do mundo (parece familiar?). Sua ideia se baseava no filme de 1961, "Master Of The World" (no Brasil: 'Robur, o conquistador do mundo'), mas na época o momento não estava propício para ficções cientificas e assim, Gene começou a trabalhar naquela que seria sua 'primeira vez', sua primeira série. Uma criação apresentada para a Arena Productions e que foi aceita para ser exibida na NBC a partir de 1963...





O TENENTE (THE LIEUTENANT/1963)


A história gira em torno do segundo tenente William Tiberius Rice (Gary Lockwood), um recém formado da academia naval dos EUA, que recebe seu primeiro comando, um pelotão de fuzileiros. Ele é um jovem idealista e educado que ainda tem muito a aprender. 




Para ajudá-lo a se acostumar com o comando e melhorar suas habilidades o tenente tem um mentor mais velho e experiente, o capitão Raymond Rambridge, interpretado por Robert Vaughn que após o cancelamento desta série ganhou o protagonismo de "O Agente da U.N.C.L.E."




Outro que o ajuda é o comandante da companhia o Tenente-Coronel Steve Hiland, interpretado por Richard Anderson, que mais tarde ficaria mundialmente conhecido como Oscar Goldman, o homem que podia 'reconstruir o coronel Steve Austin por 6 milhões de dólares, bem como sua namorada Jaime Sommers ("O Homem de Seis Milhões de Dólares" e "A Mulher Biônica"). 




A série girava em torno de vários problemas que o tenente enfrentava em seu primeiro comando. Com o tempo a série começou a transformar o tenente em uma espécie de investigador, usando a desculpa de 'inteligência militar'...Claro que muitas das atribuições dadas ao tenente não são de sua alçada, mas a série tinha que ter dramas, certo?


A série teve apenas uma temporada de 29 episódios, mas isto não significa que não agradou ao publico. Na verdade teve uma boa repercussão, porém era muito comum na época as séries terem apenas uma temporada. Além disto o método de pesquisa de audiência, falhava vergonhosamente...



LEGADO



A série deixou algum legado que vemos especialmente em "Star Trek". Por exemplo: notem que o segundo nome do tenente é 'Tiberius', que descobrimos mais tarde que também era o segundo nome do Capitão James T(iberius) Kirk. 

Também temos a participação na série de alguns atores e atrizes que estariam em 'Star Trek': 

Chekov


Spock


Uhura


Majel Barret - Enfermeira Chapel


Gene Roddenberry usaria novamente o ator Gary Lockwood no segundo piloto da série "Star Trek", série original (o primeiro piloto "The Cage" foi recusado), "Onde Nenhum Homem Jamais Esteve", como o tenente comandante Gary Mitchell: 






É muito difícil achar um episódio completo da série dublado ou legendado, mas estamos anexando um trecho de um episódio "Mãe Inimiga", com a dublagem original e com a participação de Walter Koenig, mais conhecido como 'Chekov'...





Mais um trecho (outro episódio)







Postar um comentário

0 Comentários