TOP 10 MELHORES FILMES DE HQS/SUPER HERÓIS

 


TOP 10 MELHORES FILMES DE HQS/SUPER HERÓIS

Nós vivemos numa época em que super heróis, e histórias em quadrinhos em geral, dominam a cultura pop, seja em animações, vídeo games e principalmente filmes. A cada ano dois ou mais projetos envolvendo adaptações de HQs são lançadas nos cinemas. Agora no final de 2023 e aproximando do início de 2024, já tiveram vários de filmes desse gênero que marcaram uma legião de fãs, enquanto outros estão vindo no futuro.





Diante dessa realidade surge uma pergunta: Quais filmes baseados em HQs foram os melhores? Quais foram os que tiveram uma história boa e personagens carismáticos?




Na minha opinião, os melhores filmes de HQs foram...

10) LIGA DA JUSTIÇA A NOVA FRONTEIRA



Baseado na história do falecido Darwyn Cooke, essa animação se passa num período pós-guerra, quando a maioria dos super heróis foram ilegalizados pelo governo e forçados a se aposentar, sobrando apenas o Batman, que se tornou um fugitivo, Superman e a Mulher Maravilha, que trabalham para o governo. Quando o Centro, um alien poderoso, começa a influenciar as pessoas na Terra, preparando o planeta para sua invasão, cabe aos heróis, velhos e novos (como o Flash, Caçador de Marte e Lanterna Verde), e o governo deixar suas diferenças de lado e lutar contra essa ameaça em comum.

Enquanto as animações da DC, como o universo animado do Bruce Timm foram minha introdução aos super heróis das HQ, esse filme me deu um entendimento maior quanto aos personagens e suas histórias. Não só o filme tem várias homenagens e referências  aos quadrinhos clássicos da DC, representando a transição da Era de Ouro para Era de Prata, mas é um drama político. Através de personagens como o Hal Jordan e J’onn J’onzz, o filme aborda o contexto político/social, focando no drama pessoal dos heróis e a perspectiva deles desse mundo cheio de preconceito, paranoia e corrupção, questionando seus lugares no mundo que teme e desconfia dos super humanos.

Contudo, o filme possui uma mensagem sobre união e força em momentos desesperadores, com a ameaça que o Centro representa não só levando os heróis e o governo a trabalharem juntos, mas os heróis vão concluindo seus arcos pessoais, seja o Flash conseguindo a coragem para voltar à ativa após quase ter sido capturado pelo governo, Hal Jordan encarando seus traumas provocados na Guerra da Coreia e J’onn desenvolvendo um laço com o agente Faraday. Todos tem um momento de se destacar.

Claro que o título é um pouco enganoso, visto que o filme é mais focado no universo DC em geral e não apenas na Liga da Justiça, mas isso não muda o fato de ser uma animação bem feita e uma adaptação fantástica do trabalho de um grande artista.


9) SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO



Em Toronto, Canadá, vive um perdedor chamado Scott Pilgrim. Magoado com um rompimento, ele namora uma estudante Knifes Chau, tentando preencher o vazio dentro de si. As coisas mudam após Scott conhecer Ramona Flowers, uma jovem entregadora capaz de viajar através dos sonhos. Apaixonado, Scott consegue convence-la a ter um encontro com ele e os dois começam um relacionamento. Mas logo Scott começa a perceber não só que, para ficar com sua amada, ele precisa derrotar os 7 ex-namorados dela, mas que ele e Ramona não são perfeitos como ele pensa, tendo que confrontar não só esses inimigos como também seus próprios defeitos.

Embora o filme tenha suas diferenças com a HQ e uma história bem problemática na sua produção, isso, por sorte, não afetou tanto a qualidade da adaptação, que é uma obra de arte. Diretor Edgar Wright conseguiu dar uma pegada surreal para o filme, criando cenas bem estilizadas, com cada momento parecendo algo saído de um quadrinho ou vídeo game.

Porém o filme não é só ação e efeito, com seu sucesso se devendo ao carisma que o elenco dá aos personagens, todos bem representados, principalmente Scott Pilgrim de Michael Cera e Ramona Flowers de, que aos poucos vão evoluindo e aprendendo a confrontar as consequências de seus atos ao invés de ignorarem os problemas ou fugirem deles.

8) OS VINGADORES 



Quando lançaram o filme do Homem de Ferro 2008, a Marvel surpreendeu os fãs não só por terem conseguido fazer um filme bom de um personagem até então desconhecido, mas revelaram planos para criarem um universo compartilhado de seus filmes, com cada um estabelecendo os heróis principais, que se reuniram num blockbuster adaptando os Vingadores.

O projeto veio a ser concretizado em 2012 pelas mãos do agora polêmico Joss Wheadon. A trama envolve Loki chegando na Terra roubando o Tesseract, planejando usar seu poder para abrir um portal e deixar os Chitauris invadir a Terra. Diante desse problema, Nick Fury reúne os heróis, que precisam aprender a trabalhar juntos para deter o Deus das Mentiras.

A história é bem simples porém entrega o que prometeu: Os heróis interagindo, com o roteiro dando a cada frases memoráveis, momentos de destaque, personalidade própria, e boa dinâmica entre eles, fazendo o momento em que os heróis se tornam uma equipe na luta final bem épico.

Alguns podem até dizer que Guerra Infinita e Ultimato são melhores e, embora eu concorde em certos pontos, acho que o primeiro Vingadores teve mais importância pelo contexto em que foi feito. Quando os dois foram feitos Marvel já tinha conquistado a confiança dos fãs e provado que conseguia fazer crossover. Na fase 1, essa confiança não tinha sido feita ainda, com Marvel tomando um grande risco ao tentar essa ideia de um crossover. O fato que no final conseguiram um filme de sucesso torna o primeiro Vingadores uma das maiores vitórias da editora na área do cinema e uma adaptação que elevou o nível de filmes de super heróis.

7) SKY HIGH – SUPER ESCOLA DE HERÓIS



Eis um filme que alguns devem se lembrar. Para quem não sabe, Sky High foi um filme feito pela Disney, em 2003. Se passa num mundo onde super heróis são treinados numa escola especial, Sky High. Nessa escola, os alunos passam por uma avaliação de poderes, determinando se serão heróis ou ajudantes. Um deles, Will, por não ter desenvolvido poderes acaba indo parar na classe dos ajudantes, criando drama entre ele com seus pais, o Comandante e a Super Jato.

Coisas mudam quando Will desperta seus poderes e é transferido para a classe dos heróis, finalmente se tornado parte da classe dos heróis. Porém, ele logo se vê dividido entre sua nova popularidade e seu relacionamento com seus amigos da classe dos ajudantes. Para piorar as coisas, um inimigo dos pais de Will retorna e começa um plano para se vingar deles e de toda escola Sky High, colocando a vida deles e dos amigos de Will em perigo.

Quando se fala em Disney e filmes de escola, muita gente já pensa que vai ser um filme tosco e infantilizado, porém Sky High é bem divertido. O mundo que esses heróis habitam é bem criativo e os personagens tem carisma e um drama bem relacionável. Uma pena Disney não ter ido em frente com planos para sequências ou série de TV, pois esse filme merece um pouco mais de atenção.

6) HOMEM ARANHA NO ARANHAVERSO



Se tem um motivo por trás da popularidade que Miles Morales ganhou nesses últimos anos, com certeza é essa animação de 2018.

O filme mostra a origem de Miles, com o rapaz sendo picado por uma aranha e ganhando poderes similares ao do Peter. Ao fazer uma investigação, Miles testemunha uma luta do Homem Aranha contra os capangas do Rei do Crime, que estaria fazendo experimento com um aparelho de teletransporte ligado ao multiverso. Apesar de seus esforços, luta termina com Peter sendo morto pelo vilão. Agora cabe a Miles assumir a responsabilidades que vem com o manto do Aranha e se unir a outras versões do herói, incluindo a Spider Gwen e uma versão alternativa do Peter, para concluir o trabalho de seu antecessor e derrotar o Rei do Crime.

Mesmo envolvendo algo tão complexo com o multiverso, a trama consegue trabalhar com esse conceito sem complicar a história, com o foco sendo para a evolução do Miles Morales, conforme o rapaz vai aprendendo a confrontar suas inseguranças e aceitar seu papel como o novo Homem Aranha. Mas, isso não significa que as outras versões do Aranha são deixadas de lado, com cada personagem tendo um momento de destaque, principalmente o Peter B Parker, que começa como um Aranha quebrado e deprimido para, aos poucos recuperar seu propósito na vida, e virando um mentor para o jovem Miles.

5) CAPITÃO AMÉRICA GUERRA CIVIL



Produzido pelos Irmãos Russos em 2016, Guerra Civil envolve o Sentinela da Liberdade, e seus colegas Vingadores, tendo que lidar com a perda de confiança do público, após uns inocentes terem sido mortos durante uma de suas missões. Em respostas a esses danos colaterais, o governo cria os Acordos de Sokorvia, decretando que os Vingadores teriam que agir sob suas ordens. Diante disso, os Vingadores ficam divididos, com alguns como Capitão se opondo aos Acordos por interferem com seu trabalho enquanto outros como o Homem de Ferro apoiam a decisão do governo, vendo como algo necessário para eles responderem pelos erros que cometeram. Quando Bucky, o Soldado Invernal é incriminado pelo misterioso Zemo, Steve decide ir contra o governo e provar a inocência de seu amigo, tendo que confrontar Tony e os heróis que buscam impedi-los.

Opinião impopular: Não sou fã da Guerra Civil das HQs. Eu acho que as ideias que história apresenta, embora interessantes não são exploradas direito, os confrontos são forçados e muitos personagens são descaracterizados e representados de forma muito antipática, principalmente do lado do Homem de Ferro.

Logo achei uma boa decisão os Russos optarem por uma abordagem mais pessoal para a adaptação, enfatizando os personagens o drama em suas relações. Isso não tornou a produção do filme fácil, visto que os Russos ainda tinham que fazer um filme com participações especiais de vários personagens, incluindo introduzir novos como o Pantera Negra e, o mais importante, Homem Aranha, e ainda por cima finalizar a trilogia do Capitão. Contudo, o roteiro conseguiu balancear as cenas de ação com o drama da história, com cada personagem tendo momentos de destaque, arcos próprios, e motivações cativantes.  Até Zemo, que poderia tornar esse filme em mais um blockbuster genérico de super herói, acaba sendo um dos vilões mais complexos da franquia, com o motivo de suas ações se encaixando nas temáticas que o filme aborda.

Porém, o melhor aspecto do Guerra Civil é a dinâmica dos dois rivais: O Capitão América e Homem de Ferro. Por um lado é fácil entender o Steve ir contra o governo para ajudar Bucky, que, após a morte de Peggy Carter, se tornou a última pessoa que Steve tem de seu tempo na Guerra. Mas ao mesmo tempo o comportamento do Tony faz sentido com tudo que ele tinha passado durante o período. Ser parte dos Vingadores era, para Tony, a única coisa que ele tinha em sua vida.  É justificável seu desespero quando o governo começa ameaçar desfazer o grupo e sua frustação com Steve por estar disposto a colocar a equipe em risco para salvar Bucky (que nos olhos de Tony é um assassino instável). Mesmo ignorando as interações nos filmes anteriores, Guerra Civil constrói a tensão entre os dois, dando a eles cenas em que eles interagem, tentam se entender mas acabam ficando mais frustrado. É trágico ver a confiança que esses dois heróis construíram ser quebrada

4) GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL 3



Nessa terceira aventura espacial, dirigida pelo James Gunn nesse ano de 2023, os Guardiões são atacados por Adam Warlock, que veio atrás de Rocket Rackoon. Consequentemente, o guaxinim acaba sendo gravemente ferido na batalha. Se recusando a deixar seu amigo morrer, Peter Quill e seus amigos saem numa jornada para salvar Rocket, enquanto são perseguidos pelo criador do guaxinim falante, o Alto Evolucionário, que deseja roubar o cérebro de Rocket para seus objetivos.

Já tinha sido impressionante que James Gunn conseguiu pegar os Guardiões da Galáxia, uma equipe desconhecida pela maioria do público, e fez um filme de sucesso, porém ele conseguiu se superar a fazer uma trilogia de sucesso, mantendo uma consistência de qualidade entre os filmes e suas histórias divertidas mas com momentos bem emocionantes entre os personagens.

Enquanto a maioria dos filmes do MCU sempre termina com pistas para futuros filmes, Guardiões da Galáxia vol 3 age de fato como o ultimo capitulo de uma trilogia, com cada personagem completando seu arco pessoal, especialmente Rocket, que tem seu passado explorado e aprender a encarar seus traumas, aceitar quem ele é a importância que os Guardiões tem como sua nova família.

3) O BATMAN



Dirigido por Matt Smith e lançado em 2022, “O Batman” mostra um cavaleiro das trevas, ativo por 2 anos, investigando uns assassinatos cometidos pelo misterioso Charada. Quanto mais Batman vai se aprofundando nesse mistério, ele começa a descobrir mais sobre a corrupção de Gotham, o passado de seus pais e aprende sobre as consequências que seus atos de vigilante tem para cidade e como ele afeta a vida das pessoas.

Quando se trata de filmes do Homem Morcego existem muitos exemplos de adaptações boas como o clássico gótico do Batman do Burton ou o blockbuster sombrio e influente do Cavaleiro das Trevas. Porém, o que torna O Batman diferente é como o foco da história no próprio Batman. O filme tem as cenas de ação como os outros, mas o núcleo da trama é o desenvolvimento do Bruce, que vai de um rapaz amargurado e violento para no final virar um verdadeiro herói e um símbolo de esperança para o povo Gotham.

Sem falar que o filme é um bom drama detetive noir, com cinematografia, a narração do Batman de Robert Pattison e a espetacular trilha sonora do Michael Giacchino, conseguindo dar a um filme que poderia se tornar um “Batman do Nolan 2.0”, seu estilo e sua própria identidade.

2) HOMEM ARANHA



Dirigido por Sam Raimi em 2002, O primeiro filme Homem Aranha mostra a origem do amigão da vizinhança, com Peter sendo estabelecido como um jovem nerd que ganha seus poderes ao ser picado por uma aranha geneticamente modificada. Apesar de no início buscar usar seus poderes para conseguir dinheiro e impressionar sua paixão Mary Jane, Peter aprende uma dura lição sobre “poder e responsabilidade” após seu tio ser morto por um ladrão que ele deixou escapar, e passa a proteger a cidade como o Homem Aranha. Ao mesmo tempo, Norman Osborn, pai do amigo de Peter, ao fazer experimento em si mesmo, se torna o Duende Verde. Quando os dois se encontram é iniciada uma rivalidade, com Aranha tentando não só proteger a cidade do Duende, como também as pessoas próximas a ele.

Tal como Batman, Homem Aranha é um personagem que foi adaptado várias vezes nos filmes, tendo várias adaptações distintas, boas, medianas e fracas. Embora alguns fãs preferem filmes como Homem Aranha 2, NWH ou Aranhaverso, pra mim o primeiro Aranha do Raimi muito memorável, com uma história simples mas cativante, cenas de ação bem marcantes (com efeitos práticos bem executados) e personagens bem carismáticos e bem desenvolvidos, com destaque para o trio principal do Peter, da Mary Jane e do Harry Osborn, vividos pelo Tobey Maguire, Kristen Dust e o James Franco.

Além disso, o filme se destaca por ter sido um dos responsáveis, junto com Blade e o primeiro filme dos X-men, a ressuscitar o gênero de super heróis, que estava sumido dos cinemas desde o fracasso do Batman & Robin. Se não fosse pelo sucesso do Aranha do Raimi, provavelmente não teria filmes como a trilogia do Batman do Nolan, o MCU ou qualquer outra dessas adaptações que estão presentes nessa era de cultura pop que estamos vivendo.

1) OS INCRÍVEIS



Criado em 2004 pela Pixar, Os Incríveis é um filme que se passa num mundo protegido por super heróis, até que os danos colaterais de suas ações levaram o governo a torna-los  ilegais, forçando os heróis a se aposentar. Um desses heróis foi Roberto Pera, o Sr. Incrível, que se vê preso no trabalho em uma agência de seguros e sente falta dos seus dias de glória.

Após perder a cabeça com seu chefe e ser demitido, Beto acaba sendo contatado pela misteriosa Miragem, que pede sua ajuda numa missão em uma ilha misteriosa. Vendo isso como uma chance de ser um herói mais uma vez, Beto aceita. No entanto, logo ele descobre ser uma armadilha de seu antigo fã, o Síndrome, que busca se vingar do herói por tê-lo rejeitado no passado, além de buscar executar um plano maior. Com o Sr. Incrível capturado, a sua esposa Helena (a Mulher Elástica) e seus filhos (Flecha e Violeta) vão a ilha para resgata-lo e juntos poderem impedir Síndrome e salvar sua cidade.

Essa animação é combinação de tudo de legal num filme de super herói: Tem ação, lutas, referências as HQs, excelente animação, um grande vilão e uma história emocionante . Mesmo com toda aventura, o filme consegue equilibra-la com o drama da família Pera. O Sr. Incrível pode até ser o mais envolvido com a história principal, mas o filme explora outros membros da família, que são protagonistas bem relacionáveis, com cada um tendo seus problemas e conflitos pessoais. É só quando começam a se abrir um com o outro e a se ajudar durante essa aventura, que eles conseguem superar seus dilemas e completar seus arcos. Isso torna o reencontro deles na ilha, o momento em que eles começam a trabalhar juntos, muito especial, representando perfeitamente a mensagem do filme sobre o valor de uma família.

Tem muitos filmes de heróis bons, como O Batman e Homem Aranha, e muitos filmes bons de equipes de heróis como os Vingadores e os Guardiões da Galáxia, mas, na minha opinião, os Incríveis são com certeza o melhor de todos os filmes do gênero, e também um dos meus filmes favoritos em geral.


Então é isso! Quais são seus filmes de HQs/Super heróis? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.


Siga Xandão no Disqus: https://disqus.com/by/xandodeoliveirafrauches/

Postar um comentário

0 Comentários